Capa do livro: (RE)VISITANDO TEMAS DA EDUCAÇÃO <br> Coleção Temáticas contemporâneas - Volume 4

(RE)VISITANDO TEMAS DA EDUCAÇÃO
Coleção Temáticas contemporâneas - Volume 4

Autores: Inaiá Brandão Pereira - Lucília Inês Andrade Gomes (Orgs.)

Uma produção em rede, fruto de uma mobilização para expressar e registrar pesquisas desenvolvidas por mestres e doutores que, em suas diferentes áreas do conhecimento, dedicam-se a pensar a educação e construir novos horizontes e utopias. Assim traduzimos o espírito e propósito dessa obra que, ao ser intitulado de “(Re)visitando Temas da Educação”, propõem diferentes olhares sobre o processo educativo com o objetivo de contribuir com referências epistêmico-metodológicas, fundamentadas em reflexões,  análises e sugestões sobre os diversos desafios educacionais (escolares ou não), a partir de perspectivas históricas, sociais e políticas. A obra está dividida em três partes, de acordo com o enfoque das subtemáticas. Na parte I estão os textos que abordam as Práticas educacionais e Experiências formativas, na parte II, Educação escolar e Prática docente e na parte III, Saberes e Educação Ambiental. Cabe ressaltar, ao final desta apresentação, que ao mesclar reflexões epistêmicas e metodológicas, elaboradas sobre diferentes contextos socioculturais e políticos, esta coletânea almeja contribuir para a reflexão e a construção de novos e/ou outros significados à Educação neste século XXI.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-842-6
ISBN DIGITAL:978-65-5578-843-3
DOI: 10.24824/978655578842.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

(RE)VISITANDO TEMAS DA EDUCAÇÃO <br> Coleção Temáticas contemporâneas - Volume 4
FLÁVIO FONTES FRAGA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional Para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) na Universidade Federal de Sergipe (UFS, 2019). Servidor Público Federal, atuo como técnico administrativo, no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto. Pós-Graduação em Educação Ambiental com Ênfase em Educadores Sustentáveis (UFS, 2016). Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, 2015). Possui Graduação em Matemática pela Universidade Tiradentes (UNIT, 2009).

NÚBIA DIAS DOS SANTOS
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1990), mestrado em Geografia Agrária (1994), Doutorado em Geografia (2012) pela mesma instituição e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Atua no PRODEMA/UFS e coordena o PROFCIAMB/UFS. Coordenou o Campus Avançado Xingó como experiência de interiorização das ações da UFS no sertão sergipano. Atuou no programa Xingó parceria da CHESF, SUDENE, CNPq com as instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, na área de abrangência da Hidroelétrica Xingó.

INAIÁ BRANDÃO PEREIRA
Doutorando em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC – UNEB). Mestre em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC – UNEB), Brasil. Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia / SEC-BA. Pesquisador do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/ UNEB/ CNPq. Desenvolve pesquisa nas áreas de Dinâmicas Socioespaciais, Politica, Geotecnologias, Tecnologias da Informação e Comunicação, Jogos Digitais, Educação Geográfica e Cartográfica.

MARIA MILENA FERREIRA LIMA
Mestrando em Ensino das Ciências Ambientais (UFS); Especialização em Processos Históricos, Técnicas e Tecnologias de Convivência com o Semiárido (UFPB); Graduada em Biologia (AESA-CESA).

ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Professora Adjunta - III no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora Acadêmica do PEAC - Com atuação no Conselho Gestor, do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras - PEAC/UFS/IBAMA/PETROBRAS/SE, desde 2017. Docente Permanente do PRODEMA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Área de Atuação Desenvolvimento de Regiões Áridas e Costeiras. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais - PROFCIAMB. Membro da Comissão Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (COMPIBIC/UFS/COPES/POSGRAD), Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD/UFS. Doutora em Geografia, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA/UFS; Especialista em Ecologia de Ecossistemas Costeiros ECOS/UFS; graduada em Geografia Licenciatura pela (UFS). Atua nas áreas de: Planejamento e Gestão Ambiental, Planejamento de Projetos em Educação Ambiental, Ética e Meio Ambiente, Gestão de Recursos Naturais, Dinâmica Ambiental, Epistemologia das ciências, Teoria e Método das Ciências e Geografia Humana. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Filosofia e Educação - NEPGFE. Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Gestão, Saúde e Educação Ambiental; Pesquisadora da Saúde Ambiental na linha de Pesquisa: Recursos Naturais e Tecnologia. Possui livros e artigos publicados na área das Ciências Ambientais e Geografia. Palestrante e orientadora de trabalhos científicos de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Sergipe.

FLÁVIA DAMARES SANTOS BATISTA
Professora da Rede Privada de Ensino, Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e História pela Unicam Prominas. Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela UFBA. Linhas de Pesquisas: Urbanização, Geografia e Arte, Artes na prática pedagógica.

DIVINA MILENA GOMES
Divina Milena Gomes, Graduada em Letras - Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2020). Participou do 3° e 4° seminário de pesquisa (SEPEF) da FALA (UERN). Orientada na monografia de conclusão de curso pelo Prof. Doutor Wanderley da Silva.

WANDERLEY DA SILVA
Doutor em Ciências da Educação Universidad Americana-UA; Mestre em Ciências da Educação Educação-UA; Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN; Especialista em gestão escolar-UA; Licenciado em Letras - língua inglesa e língua portuguesa-UERN; Professor Adjunto IV da UERN; Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL) - UERN; Coordenador de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC – Cnpq; Coordenador do Núcleo Docente Estruturante de Letras Língua Inglesa. Possui publicações na área de educação, ensino e metodologia de ensino de língua inglesa.

ROBSON SOUZA DA SILVA
Graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2011), Especialista em Docência do Ensino Superior (2012), Especialista em Ensino da Geografia e Meio Ambiente. Atualmente cursa o Mestrado Profissional no Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB - UFS-SE). Atuando principalmente nos seguintes temas: meio técnico-científico-informacional, educação, ensino e aprendizagem, meio ambiente, ensino. Servidor Público do Estado de Sergipe e do Estado da Bahia como Professor do Ensino Básico (Fundamental e Médio) e do Curso Técnico em Agroecologia. Já atuou como professor de cursos preparatórios para concurso e pré-vestibulares.

FLORISVALDO SILVA ROCHA
Doutor em Educação (UFRN/2008), Mestre em Educação (UFS/1996) e Graduado em Geografia Licenciatura (UFS/1992). Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Educação desde 1996. Professor permanente e pesquisador do Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Experiência na área da Educação, com ênfase na relação entre TIC e Educação, além de também discutir o Ensino de Geografia, a Mídia e a Educação, as Ciências Ambientais, a Didática e a Educomunicação. Atuando principalmente com os temas: Educação a Distância, Linguagem Audiovisual, Leitura Crítica da Mídia, História de Vida, Meio ambiente, Ensino de Geografia e Didática. Líder do grupo de pesquisa EDaPECI (Educação a Distância e Práticas Educativas, Comunicativas e Interculturais) e Coordenador Acadêmico do Núcleo de Educomunicação do PEAC.

RAUL MAURICIO ARAGÃO SOUZA
Mestrando em Ensino das Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Ensino de Química e Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Pernambuco e Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Docente da rede privada de ensino em Aracaju/SE e Rede de ensino Estadual da Bahia, onde atua na gestão de unidade de ensino. Atua na área de Ensino de Ciências Ambientais sob a linha de pesquisa Recursos Naturais e Tecnologia como também sobre temas de Impactos Socioambientais e Produção de Recursos Didáticos.

ROSIVÂNIA DOS SANTOS
Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialização em Mídias e Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialização Ensino de Língua Portuguesa (UCAM). Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES). Docente do Colégio Estadual Castro Alves. Docente do Colégio Municipal de Adustina.

JOSÉ ANDRÉ SOUZA SILVA
Graduando em Letras – Língua Portuguesa pelo Centro Universitário UniAGES, como bolsista integral do Prouni.

DOMINIQUE FERREIRA DO AMARAL
Graduado (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010), Especialista em Planejamento Tributário pela Universidade Salvador - UNIFACS, (2012), Graduado em Ciências Contábeis (2016) e Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (2019) pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Membro do grupo de pesquisa: Educação, Federalismo e Controle Social (GEFeCS), certificado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa / CNPQ. Professor efetivo na Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC-BA, lecionando a disciplina Geografia.

SERGIO HENRIQUE DA CONCEIÇÃO
Graduado em Ciências Contábeis (1996), Especialista em Controladoria (2003), Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (2006) e Doutor em Educação e Contemporaneidade (2013) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do grupo de pesquisa Educação, Federalismo e Controle Social (GEFeCS), certificado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa / CNPQ. Professor Titular na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) no Campus XIX - Camaçari (Ba), no Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) no Departamento de Educação (DEDC), Salvador.

JEANE RODELLA ASSUNÇÃO
Doutora em Ciências da Educação; Mestre em Educação; Especialização em Psicomotricidade, Metodologia do Ensino Superior, Ergonomia, Tutoria em Educação a Distância e Educação Física Escolar; Graduada em Educação Física e Pedagogia; Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Salvador/BA; Docente de graduação do Centro Universitário Jorge Amado e Uninassau; Docente dos cursos de pós-graduação da Unijorge e Atualiza Cursos; Pesquisadora Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física - NEPEF/Unijorge; Coordenadora do curso de Especialização em Psicomotricidade (UNIJORGE); Possui livros e artigos publicados na área da educação. Palestrante e orientadora de trabalhos científicos.

LUCÍLIA INÊS ANDRADE GOMES
Doutora em Educação (UA) e Mestre em Geografia (UFBA). Especialista em Ensino de Geografia, Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Especialista em Educação Ambiental. Licenciada em Pedagogia pela FAAC e Geografia (UFBA). Servidora pública do Estado da Bahia, atuando na Secretaria de Educação (SEC) como Professora Formadora da Coordenação de Ensino Médio da Superintendência de Políticas para a Educação Básica-SUPED/SEC e Diretoria de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais-DICAT/SEC. Servidora pública da Secretaria de Educação do Município de Salvador/Ba (SMED), onde ministra as disciplinas de Geografia e Educação Ambiental para o Ensino Fundamental II e turmas de Jovens e Adultos (EJA). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Comunidades e Territórios Tradicionais (LIECTT) no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Suas pesquisas são direcionadas para aspectos teórico-conceituais, metodológicos, políticos e sociais das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Mídias Sociais. Atua como tutora presencial na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

MARIA BEATRIZ DE JESUS SILVA
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB na Universidade Federal de Sergipe - UFS, linha de pesquisa: Ambiente e Sociedade. Graduada em Licenciatura plena em Geografia pelo Centro Universitário AGES. Integrante do Grupo de Pesquisa Geoambiental - GPGEO. Realiza pesquisas científicas nas áreas ambientais e educativa.

GABRIELA LIMA DOS SANTOS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Linha de Pesquisa: Ambiente e sociedade. Especialização em andamento em Ensino de Geografia e Meio Ambiente - FAVENI. Graduação em Geografia Licenciatura pelo Centro Universitário AGES. Integrante no Grupo de Pesquisa Geoambintal - GPGEO, com realização de pesquisa científica nas áreas ambiental, cultural e educativa. Atuou em Projetos de iniciação cientifica no Colegiado de Geografia, na linha de pesquisa do cenário atual das aulas de geografia nas escolas públicas, bem como organização de eventos institucionais, Feira das Profissões - FEIPROF e Consciência Negra.

ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Graduada em Licenciatura Plena em Geografia, Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Especialista em Geografia e Ensino, Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí - UFPI (PRODEMA/UFPI), Doutora em Geografia, Universidade Federal de Sergipe - UFS, realizou Estágio Doutoral na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É professora da Universidade Federal de Sergipe - UFS, atua como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial - GEOPLAN (CNPq) da Universidade Federal de Sergipe - UFS, Grupo de Pesquisa e Ensino em Ciências Ambientais (GPECIAMB/CNPq). Foi Coordenadora Adjunta do Mestrado em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB) Associada UFS, atualmente é Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão da Educação Básica, gestão (2019-2021) (NEPEEB-UFS), na gestão (2016-2018) foi Coordenadora Adjunta. Trabalhou na Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Faculdade Maurício de Nassau/FAP e na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC-MA). Tem experiência em Educação nos Ensinos Básico, Superior e Pós-Graduação (Ensino Fundamental e Médio); (Graduação nos cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia); (Professora Permanente do Mestrado em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais) (PROFCIAMB) na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Principais áreas de atuação Planejamento e Ordenamento Territorial, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Estudos dos Espaços Sistêmicos.

LUCIANO ANDRADE DA SILVA
Professor da Rede Estadual da Bahia, Mestre em ensino das Ciências Ambientais pelo Programa de pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) pela Universidade Federal de Sergipe. Especialização em educação ambiental pela Universidade Candido Mendes e em Território, Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Faculdade José Augusto Vieira, graduado em geografia pela Universidade de Federal de Sergipe (UFS). Linha de pesquisa Ambiente e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: Impactos Socioambientais, Educação Ambiental, Produções Didáticas Musicalidade no contexto escolar e Estudo do Meio.

MÁRCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe e dos Programas de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB/UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFS). Possui doutorado em Geografia pelo PPGEO/UFS e o Pós-doutoramento pelo LABOCLIMA na Universidade Federal do Paraná com a temática Geografia da Saúde. Atua nas áreas de Análise Ambiental, Recursos Hídricos e Planejamento Territorial, Ambiente e Saúde, Educação Ambiental, Biogeografia e Formação de Professores. Foi coordenadora de área do PIBID/GEOGRAFIA/UFS e da Residência Pedagógica/GEOGRAFIA/UFS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEOPLAN/CNPq/UFS. Orienta o Grupo de Estudos: Geografia, Recursos Hídricos e Problemas Socioambientais.

ALBERLENE RIBEIRO DE OLIVEIRA
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS) com estágio Doutoral na Universidade Federal de Paraná. Mestre em Geografia pelo PPGEO/UFS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial - GEOPLAN (CNPq) da Universidade Federal de Sergipe - UFS. E Pesquisadora de Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Filosofia e Educação- NEPGFE/CNPq/UFS. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa de Ensino em Ciências Ambientais - GPECIAMB/UFS. Professora de Pós-Graduação em Rede Nacional em Ensino das Ciências Ambientais. Docente da Faculdade Amadeus (FAMA). Servidora Pública do Município de Poço Verde/SE (SMPV). Atua em Geografia com ênfase em Climatologia Geográfica, biogeografia e dinâmica ambiental, nos temas semiárido, meio ambiente, análise socioambiental, clima socioambiental, agricultura, Educação Ambiental e Gestão Ambiental. E no Ensino da Geografia em Prática de Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Didática de Ensino Superior e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). E tem experiência no Ensino Superior na área de Geografia e em Pedagogia.