Capa do livro: EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: <br>reflexões teóricas e práticas<br> <br> Coleção Experimentação no ensino de Química - Volume 1

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA:
reflexões teóricas e práticas

Coleção Experimentação no ensino de Química - Volume 1

Autores: Robson Macedo Novais - Wallace Alves Cabral (Orgs.)

O Livro “EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: reflexões teóricas e práticas” é produto de um trabalho coletivo, envolvendo estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), professores da Educação Básica e pesquisadores da área de educação Química. Nosso Livro é constituído por cinco sequências didáticas, que incluem atividades experimentais elaboradas em torno dos seguintes temas da Química: Transformações Químicas, Equilíbrio Químico, Cinética Química, Reatividade de Metais e Química Orgânica, além de três capítulos introdutórios que tratam sobre a experimentação na educação Química. Cada sequência didática possui uma introdução ao tema, os objetivos da sequência, o tempo estimado em aulas, as normas de segurança para realização dos experimentos, algumas instruções para o professor, um roteiro experimental para os estudantes e sugestões de atividades complementares para serem realizadas antes e após o laboratório.
Esperamos que esse Livro possa oferecer subsídios para a abordagem de atividades experimentais na escola e seja utilizado por licenciandos em suas atividades de estágio, assim como por professores de Química em exercício.

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-673-6
ISBN DIGITAL:978-65-5578-652-1
DOI: 10.24824/978655578673.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 116
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: <br>reflexões teóricas e práticas<br> <br> Coleção Experimentação no ensino de Química - Volume 1
ANA CLÁUDIA DOS SANTOS
Discente do curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Possui Mestrado em Ciências e Graduação em Química - Licenciatura e Bacharelado – pela UFSJ.

ANDREIA FRANCISCO AFONSO
Professora Adjunta no Departamento de Química, no Programa de Pós-Graduação em Química e no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Química pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, interdisciplinaridade, avaliação, currículo e estratégias didáticas para o ensino de Ciências.

ARIANE LUIZA COSTA SILVA
Discente do curso de Química -Bacharelado - da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

BIANCA CRISTINA BELO
Discente do curso de Química - Bacharelado – da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

BRUNA CAROLINA ALMEIDA SILVA LOPES
Possui Graduação em Química/Licenciatura pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

DENILSON ALVES DE ARAÚJO
Professor de Ciências na Educação Básica. Técnico de Laboratório de Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Possui Graduação em Química/Licenciatura pela UFSJ, Pós Graduação Lato Sensu – MBA – Educação Ambiental e Social pela UFSJ e Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da UFSJ. Atua na EaD no Núcleo de Educação a Distância da UFSJ e em pesquisa no Ensino de Química.

EZEQUIEL CASSEMIRO DOS SANTOS CRUZ
Discente do curso de Química/Licenciatura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

FABÍOLA DE ALMEIDA FERREIRA
Professora de Química na Educação Básica da Escola Padre Nunes (MS). Possui graduação em Química/Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

FERNANDA LETÍCIA DE SOUSA JOAQUIM
Professora de Química na Educação Básica. Possui Graduação em Química/Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

FERNANDO MARQUES LISBOA
Discente do curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Possui Graduação em Química - Licenciatura e Bacharelado – pela UFSJ.

GEOVANI ANDRADE COIMBRA
Discente do curso de Química/Licenciatura do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IFET).

GUILHERME RUBENS SOARES BOA MORTE
Discente do curso de Química/Licenciatura da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

HELOISA GONÇALVES DE ALMEIDA
Técnica em Química Industrial pela Fundação de Ensino de Contagem. Possui Graduação em Química/Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

ISRAEL CRISTIAN DA CUNHA RIBEIRO
Formado em Técnico em Química Industrial e discente do curso de Química/Bacharelado da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Divulgador científico, criador da página “Enfim Quântica” no Instagram e cohost do PodCast “Projeto Pauling”. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando nos seguintes temas: Density Functional Theory (DFT), sólidos inorgânicos, complexos de coordenação, formalismo da Química Quântica e Química Computacional.

JUAN CARLOS AGUIAR FERREIRA
Discente do curso de Química/Licenciatura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

JULIO MARCOS BARROSO CREMONESI
Discente do curso de Química/Licenciatura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

KÉTHENY GERMANO TORRES
Analista de Controle de Qualidade Junior na indústria farmacêutica. Possui graduação em Química/Bacharelado pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

LAÍS SALES PORTO
Discente do curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Possui Graduação em Química/Licenciatura e Bacharelado pela UFSJ.

LARISSA SANTOS CALIXTO
Discente do curso de Química/Licenciatura da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

LEDA MARIA DE MELO VENTURA COIMBRA
Discente do curso de Química/Licenciatura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

LORENA LAIZE SANTOS ALVES
Auxiliar de laboratório em indústria de borracha. Possui Graduação em Química/Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da UFSJ.

RAFAELA NASCIMENTO FARIA
Discente do curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Química e Física de Materiais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e discente do curso de Química/Bacharelado da UFSJ. Possui Graduação em Química/Licenciatura pela UFSJ.

ROBSON MACEDO NOVAIS
Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC) e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática da UFABC (PEHCM). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação Química (NIEQ) da UFABC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem no Ensino de Ciências (GEPLEC) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Possui Licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em ensino de Ciências, na modalidade ensino de Química, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal, e “doutorado sanduíche” na Universidad de Extremadura, na Espanha. Tem experiência na área de ensino de Química, com ênfase no processo de ensino-aprendizagem da Química e na formação de professores. Atua nos seguintes temas de pesquisa: aspectos afetivos da docência, com o foco na influência das emoções no ensino de Ciências/Química, e recursos e estratégias didáticas para o ensino de Ciências/Química.

SAMARA MARQUES DA SILVA
Professora de Química na Educação Básica. Possui Graduação em Química/ Licenciatura pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

TEREZA INÊS RODRIGUES DE SOUZA
Professora de Química na Educação Básica e professora bolsista na Associação Brasil Alemanha de Desenvolvimento Social (ABADS). Possui graduação em Química/Licenciatura pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

WALKER VINÍCIUS FERREIRA DO CARMO BATISTA
Possui graduação em Química/Bacharelado pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), graduação em Química/Licenciatura pela UFSJ, mestrado em Física e Química de Materiais pela UFSJ.

WALLACE ALVES CABRAL
Professor Adjunto no Departamento de Ciências Naturais (DCNAT) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Possui licenciatura em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFJF. Pesquisador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd-UFJF).

WILLIAM GRACILIANO CORRÊA
Discente do curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Possui graduação em Química/Licenciatura e Bacharelado pela UFSJ. Atua como analista de laboratório químico na empresa LSM Brasil S/A, com ênfase no preparo de amostras e análises químicas utilizando a Espectrometria de Emissão Atômica por plasma.