Autores: Sílvia Andreis Witkoski
A comunidade surda brasileira, por meio de forte mobilização social, conquistou o reconhecimento da Libras como língua oficial das pessoas surdas e o direito de optar por um ensino bilíngue em escola específica. No entanto, além das escolas de surdos serem poucas, no território brasileiro, questiona-se a qualidade do ensino que efetivamente está sendo mediado, nestas, para este alunado. Neste livro apresenta-se o resultado de um estudo etnográfico, desenvolvido em uma escola de surdos de uma capital brasileira, que oficialmente se autodenomina como bilíngue, e no qual se denuncia a precariedade do ensino destinado a estes alunos. A realidade observada demonstra que, na contramão da proposta bilíngue prevista para a educação dos mesmos, se constatou a absoluta ausência de um ensino qualificado e diferenciado para os surdos, com o predomínio de práticas oralistas, de natureza preconceituosa. A apresentação e discussão desta realidade, questionando as práticas pedagógicas absolutamente contraproducentes, e os preconceitos em relação a estes sujeitos e à Língua de Sinais, que os conduzem à categoria de iletrados funcionais, condição que a maioria dos surdos brasileiros alcança mesmo depois de permanecer anos nos bancos escolares, mostra que é primordial transformá-la, de forma que finalmente seja garantido aos mesmos o direito a uma educação de qualidade em escolas bilíngues de surdos, conforme o anseio da comunidade surda e o que está previsto na legislação brasileira.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-414-0
DOI: 10.24824/978858042414.0
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 106
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
SÍLVIA ANDREIS WITKOSKI
É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2011), com pesquisa sobre educação de surdos e preconceito. Atualmente é pós-doutoranda, também em Educação, pela UFPR, desenvolvendo o projeto de pesquisa: Educação de surdos, pelos próprios surdos: uma questão de direitos. É também autora e ilustradora de livros infantojuvenis, entre os quais destaca: A Estrela (2012) e Brincando com Portinari (2006) e O Galo Apaixonado (2006). De pertencimento: surda, bilíngue em Língua Portuguesa (oral e escrita) e Libras.