Capa do livro: LER E ESCREVER:<br> diferentes possibilidades no contexto escolar inclusivo

LER E ESCREVER:
diferentes possibilidades no contexto escolar inclusivo

Autores: Adriana Leite Limaverde Gomes - Francisca Mônica Silva da Costa - Lilianne Moreira Dantas (Orgs.)

livro impresso
de R$ 50,90 por
livro digital
de R$ 50,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta coletânea de textos nos auxilia a refletir sobre as contribuições da educação escolar inclusiva para a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças e jovens que apresentam deficiência intelectual. Os capítulos evidenciam também a importância da prática e da mediação docente para a formação do leitor e escritor, considerando os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem. Além disso, o uso de softwares educativos no contexto do atendimento educacional especializado (AEE), é destacado como um recurso potencial para a alfabetização desses estudantes. Os textos enaltecem também a importância do trabalho de parceria entre os professores da sala de aula comum e os do AEE para a inclusão escolar, em especial, daqueles que apresentam deficiência intelectual. A eficácia dessa parceria implica na realização de um trabalho colaborativo entre esses professores, respeitando as especificidades de suas atuações profissionais no processo de ensino e aprendizagem. Todas essas dimensões abordadas pelos autores deste livro nos auxiliam a refletir sobre as potencialidades de aprendizagem de estudantes que apresentam deficiência intelectual. 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-576-0
ISBN DIGITAL:978-65-5578-575-3
DOI: 10.24824/978655578576.0
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

LER E ESCREVER:<br> diferentes possibilidades no contexto escolar inclusivo

Autores

ADELAIDE DE SOUSA OLIVEIRA NETA
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Atendimento Educacional Especializado – UFC e em Alfabetização de Crianças pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora do Atendimento Educacional Especializado da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

ADRIANA LEITE LIMAVERDE GOMES
Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Pesquisadora nas áreas de alfabetização, deficiência intelectual, educação especial e educação inclusiva.

CAMILA BARRETO SILVA
Atualmente em estágio Pós-doutoral pelo programa Capes/FUNCAP para jovens doutores. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade 7 de Setembro. Professora da Rede Municipal de Fortaleza. Formadora nos campos da linguagem escrita, deficiência intelectual, educação inclusiva e Atendimento Educacional Especializado.

DAYANE RIBEIRO DOS SANTOS
Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atuei em projetos voltados para a área da linguagem e educação especial com foco na leitura e na Deficiência Intelectual.

FRANCISCA GERUZA GADELHA
Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em AEE e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atuei por 12 anos no Atendimento Educacional Especializado em escolas da Rede Municipal de Fortaleza.

FRANCISCA MÔNICA SILVA DA COSTA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Educação Brasileira pela UFC. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora da Rede municipal de Fortaleza.

GERLUCE LOURENÇO DA SILVA
Mestre em Educação Pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação (IFCE). Graduada em Letras Português/Espanhol pela UFC e em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Professora da rede Municipal de Fortaleza.

JANAÍNA LUIZA MOREIRA DE CASTRO
Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC.

LILIANNE MOREIRA DANTAS
Pedagoga, Doutora e Mestra em Educação no eixo Escola e Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação da UFC. Técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Horizonte, CE. Pesquisadora na área de educação especial, práticas pedagógicas inclusivas e deficiência intelectual.

MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES
Pedagoga, especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Mestre em Educação no eixo de pesquisa Escola e Educação Inclusiva pela UFC. Professora na área da Educação Especial no AEE em Caucaia, CE. Como também atuo na Educação de Jovens e Adultos-EJA em Fortaleza, CE.

NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA
Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Pedagoga- UFC; Professora da rede Municipal de Fortaleza, CE.