Capa do livro: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: <br>desenvolvimento humano, formação e atuação profissional

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL:
desenvolvimento humano, formação e atuação profissional

Autores: Marilda Gonçalves Dias Facci - Alexandra Ayach Anache (Orgs.)

Esta obra expressa os esforços de pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas universidades brasileiras para produção de trabalhos que superem a concepção determinista e fatalista da deficiência. Os capítulos, muitos deles amparados pela Psicologia Histórico-Cultural, apresentam estudos sobre: desenvolvimento do psiquismo humano, processo de aprendizagem, discussões de práticas profissionais que resultam de pesquisas sobre a formação e atuação da psicologia escolar e educacional e reflexões sobre o campo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Todos os capítulos remetem a uma discussão sobre a constituição do sujeito em uma sociedade que exclui, discrimina, e não cria, ainda, possibilidades plenas para que os indivíduos com deficiência possam gozar do direito humano a educação. As temáticas abordadas instigam os(as) leitor(as) à refletirem sobre a importância de se assumir o compromisso com propostas que promovam condições necessárias para que os processos de apropriação do conhecimento e aprendizagens de todos os estudantes sejam exitosas, provocando o desenvolvimento psíquico e contribuindo para o processo de humanização.

Impresso
de R$ 71,88 por
R$ 62,28
Digital
de R$ 71,88 por
R$ 50,32

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-542-5
ISBN DIGITAL:978-65-5578-541-8
DOI: 10.24824/978655578542.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: <br>desenvolvimento humano, formação e atuação profissional
ALEXANDRA AYACH ANACHE
Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas, do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora da Linha de Pesquisa CNPQ Desenvolvimento Humano e Educação Especial.

ALICIENE FUSCA CORDEIRO MACHADO
Doutora em Educação: Psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente no curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da região de Joinville – Univille.

ANA PAULA CAMILO CIANTELLI
Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Ciências – UNESP/Bauru. Realizou o Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) na Universidade do Algarve/UAlg em Faro, Portugal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão (GEPDI/CNPq).

BRUNA FERNANDA FERREIRA FERNANDES
Graduanda em Psicologia na Universidade Estadual da Paraíba – Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Inicialização Científica (PIBIC/CNPq2019/2020.

CLÁUDIA ROSANA KRANZ
É professora adjunta do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da UFRN e do Mestrado em Educação Especial. Possui doutorado em Educação pela UFRN. Atualmente, coordena o Curso de Pedagogia Presencial (Campus Natal) da UFRN. Compõe o Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural. Desenvolve pesquisas na área da Educação Matemática Inclusiva, formação inicial e continuada de professores e Desenho Universal Pedagógico.

DAYANE SUELEN DE MORAES
Psicóloga pela Universidade da Regiao de Joinville (Univille), pós-graduanda em Neuropsicologia pela Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP). É sócia-proprietária do Mediar – Psicologia da Educação onde atua como psicóloga infantil.

DENISE MESQUITA DE MELO ALMEIDA
Psicóloga. Doutora em Educação. Professora Adjunta no Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

DHIENIFER ESTEFANI PEREIRA BARBOSA
Psicóloga formada pela Universidade Federal de Rondônia. Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia.

FABÍOLA MÔNICA DA SILVA GONÇALVES
Professora do Departamento de Educação da UEPB, Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores – PPGFP da UEPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UFPE. Membro do GT 59 da Psicologia e Políticas Educacionais (ANPPEP), Pesquisadora do Núcleo de Acessibilidade Inclusiva da UEPB. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem, Leitura e Letramento – GEPELLL – DGp-CNPq.

GUILLERMO ARIAS BEATÓN
Psicólogo com doutorado em ciências pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba (1987) e mestrado em psicodrama e processos grupais (2009). Atualmente é professor titular da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana. Centro de Estudos Culturais Juan Marinello. Sociedade Económica de Amigos del País. Também é presidente da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana.

HÉLIO DANIEL PARRUQUE
Doutorando na Linha Educação e Infância, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Mestre em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique. Professor na Escola Primária Completa de Djuba, localizada no Distrito de Boane na Província de Maputo.

HERCULANO RICARDO CAMPOS
É professor titular do Departamento de Psicologia da UFRN, onde coordena o Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural, e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRN. Possui doutorado em Educação pela UFRN e desenvolveu estudos pós doutorais em Psicologia na UEM. É membro da ISCAR, da ABRAPEE e da ANPEPP, na qual coordena o GT Psicologia e Políticas Educacionais. Atualmente preside a Fundação Estadual do Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte. Pesquisa na interface Psicologia-Educação, com base na Psicologia Histórico-Cultural.

IRACEMA NENO CECILIO TADA
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa. Pesquisa sobre formação e atuação do psicólogo escolar, educação especial, educação inclusiva, fracasso escolar, políticas públicas em educação.

LÚCIA PEREIRA LEITE
Livre-docente em Psicologia da Educação. Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs – UFSCar). Doutorado em Educação pela UNESP/ Marília. Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Ciências – UNESP/Bauru. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão (GEPDI/CNPq). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

LUCIANE MARIA SCHLINDWEIN
Doutora em Educação pela PUC de São Paulo. Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP/SP. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, PPGE/UFSC

MARIA JÚLIA LEMES
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR.

MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI
Doutora em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP (2003); Pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. É professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e professora visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

MARLENE APARECIDA WISCHRAL SIMIONATO
Professora aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestre em Ciências da Saúde pela UEM. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM.

MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atua como docente no Instituto de Psicologia da USP e coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar. Orientadora nos Programas de Pós Graduação de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano e de Integração da América Latina USP.

MAYARA NUNES ALMEIDA
Graduada em psicologia pela Universidade Paranaense (UNIPAR, Cascavel). Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como psicóloga clínica e docente na Universidade Paranaense, unidades de Cascavel-PR e Francisco Beltrão-PR.

SIDINARA DA SILVA SÓRIS
Psicóloga formada pela Universidade Federal de Rondônia. Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia.

SONIA MARI SHIMA BARROCO
Graduada em Psicologia (UEM), fez pós-doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia – USP), doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara. É professora voluntaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM e professora do Programa Professor Visitante Nacional Sênior na Amazônia – PVNS-Amazônia (Capes), na Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

TATIANA PLATZER DO AMARAL
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atua como docente do curso de Pedagogia da UMC, presencial e EAD, bem como coordenadora o curso de Pedagogia EAD. É pesquisadora do Mestrado em Políticas Públicas da UMC.