Capa do livro: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, ÉTICA E PROFISSIONALIDADE

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, ÉTICA E PROFISSIONALIDADE

Autores: Carlos Alberto Vilar Estêvão

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Sinopse

Esta obra pretende analisar as políticas de formação em contextos diversificados, assim como as suas implicações nos planos ético e profissional. Os autores aqui reunidos reflectem particularmente sobre as orientações da formação tendo presente as características das nossas sociedades, adoptando um registo crítico face a algumas interpretações da pós-modernidade, à financeirização dos tempos actuais, às dimensões éticas e identitárias da profissionalidade (com realce particular para a profissionalidade docente), às potencialidades do diagnóstico de necessidades e da avaliação em interacção no processo formativo, às lógicas de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos, às tensões entre educação e formação no contexto do mecanismo de aprendizagem ao longo da vida, ao processo crítico de liderança em articulação com a formação, às lógicas ocultas que permeiam a formação, a cidadania organizacional e a justiça. Trata-se, pois, de um livro que pretende disponibilizar um outro olhar, mais analítico e interpretativo, sobre a construção das políticas de  formação, sem omitir as suas dimensões éticas e o sentido do desenvolvimento da profissionalidade, referida aos saberes e ao desempenho  mobilizados no exercício da profissão.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-385-3
DOI: 10.24824/978858042385.3
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 228
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, ÉTICA E PROFISSIONALIDADE

Autores

Carlos Vilar Estêvão

Professor Catedrático, doutorado em Educação, na área de Organização e Administração Escolar. Exerce os cargos de Vice-Presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho e Presidente do seu Conselho Pedagógico. Leccionou em vários Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em universidades portuguesas e estrangeiras. Orientou mais de 50 projectos de doutoramento e de mestrado. Participou em mais de 50 júris de agregação, de doutoramento e de mestrado, em várias universidades. Coordenou um projecto transnacional financiado pelo Programa Leonardo e o Projecto “Educação, direitos humanos, justiça e democracia”, financiado pelo Centro de Investigação do Instituto de Educação da UM; participa, como membro, no Projecto “Carreira e Cidadania”, financiado pela FCT. Publicou mais de 100 trabalhos, entre livros, capítulos de livros, artigos e comunicações.

Ivanilde Alves Monteiro

É Doutora em Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação, pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. É Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, atuando como docente e pesquisadora da área da formação e profissão docente, especificamente das questões voltadas para a identidade profissional e ética docente.

Leonor Lima Torres

É Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Doutora em Educação, especialização em Organização e Administração Escolar. Exerceu o cargo de diretora-adjunta do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional, coordenou o Mestrado em Educação, especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos e, na atualidade, coordena o Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação de Adultos. Os principais interesses de pesquisa têm sido a cultura organizacional em contextos educativos, a formação em contexto de trabalho, a construção da excelência académica, os processos de liderança nas organizações escolares. Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos científicos em revistas nacionais e estrangeiras.

Manuel Silva

É Licenciado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 2007 concluiu a sua tese de doutoramento, dedicada à problemática da formação e do modo como tem vindo a ser construída ao longo das últimas décadas. É actualmente Professor Auxiliar no Departamento Ciências Sociais da Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Diretor da Licenciatura em Educação deste Instituto e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Participou em diversos programas e projectos de intervenção sócio-educativa. Integrou a equipa de investigação do Projecto FIIP, Formação Inicial e Identidade Profissional dos professores do 1.º CEB, projecto realizado na Universidade do Porto e financiado pela FCT.

Paulo Silva

É Licenciado em Educação pela Universidade do Minho e mestre em Gestão de Recursos Humanos pela mesma Universidade. Gestor de projetos de Educação, Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos na TecMinho – estrutura de interface da Universidade do Minho para a formação contínua, transferência de tecnologia e empreendedorismo universitário. Foi docente no ensino superior (Universidade do Minho) nas áreas de recursos humanos e gestão da formação, bem como na área pedagógica. Coordenou diferentes projetos em empresas, relacionados com sistemas de gestão de desempenho, comunicação organizacional, entre outros. Coordenou diversos trabalhos relacionados com a gestão da formação em empresas, assim como projetos de investigação. Integrou, enquanto investigador / consultor diferentes projetos de investigação sobre os temas do emprego, da formação e recursos humanos (nacionais e europeus). É autor e co-autor de algumas publicações nas áreas das competências, das políticas e práticas de formação e perfis profissionais.

Fernando Ilídio Ferreira

É Professor Associado da Universidade do Minho do Departamento de Ciências Sociais da Educação. Doutorado por esta Universidade, em 2003, com uma tese intitulada “O Local em Educação: Animação, Gestão e Parceria”. Coordena um Grupo de investigação no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e o Mestrado em Associativismo e Animação Sociocultural. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais e publicado em diversos livros e revistas. Desenvolve também várias atividades de interação com a sociedade, sendo consultor de um Centro de Formação de Associação de Escolas e de dois Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.

Virgílio Rego da Silva

É Licenciado e Mestre em ciências da Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professor de Educação Visual e Tecnológica de uma Escola Básica 2/3, de Braga. Exerceu cargos de administração e gestão de escola (Diretor, Presidente de Conselho Executivo, Vogal, Assessor) e de um Centro de Formação de Associação de Escolas (Avaliador, Assessor, Consultor, Formador). Autor e coautor de trabalhos no âmbito da formação contínua, avaliação da formação, avaliação de projetos curriculares, poder e liderança e escolas prioritárias.