Capa do livro: TEMAS ATUAIS SOBRE A QUEIXA ESCOLAR – EM FOCO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

TEMAS ATUAIS SOBRE A QUEIXA ESCOLAR – EM FOCO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Autores: Nilza Sanches Tessaro Leonardo - Silvia Maria Cintra da Silva - Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal - Fauston Negreiros (Orgs.)

O livro “Temas atuais sobre a queixa escolar – em foco, aprendizagem e desenvolvimento” apresenta resultados de estudos e pesquisas desenvolvidas por pesquisadores de várias universidades públicas do Brasil: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Mato Grosso (UFM), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade de São Paulo (USP). O livro surgiu com o propósito de fazer uma contraposição às concepções de queixas escolares engendradas a partir de um viés naturalizante e biologizante de aprendizagem e do desenvolvimento humano. Os textos aqui apresentados fundamentam suas análises na perspectiva histórico-cultural, que parte de uma concepção de ser humano cujo desenvolvimento do psiquismo subordina-se às leis do desenvolvimento histórico-cultural, isto é, o indivíduo apenas se torna humano apropriando-se da humanidade produzida historicamente. Assim, busca-se romper com a ênfase dada aos aspectos orgânicos e biológicos que individualizam as explicações das queixas escolares, vislumbrando outros olhares que consideram aspectos para além do indíviduo, como os sociais, culturais, econômicos, políticos etc.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-300-1
ISBN DIGITAL:978-65-5578-301-8
DOI: 10.24824/978655578300.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TEMAS ATUAIS SOBRE A QUEIXA ESCOLAR – EM FOCO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
SOBRE OS ORGANIZADORES
NILZA SANCHES TESSARO LEONARDO
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá.  Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; e estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia-MG. Atualmente, é professora do departamento de Psicologia da UEM e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas.

SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA
Psicóloga (Puc Campinas), mestre e doutora em Educação (Unicamp), Pós-Doutorado (USP). Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia, ministra aulas na graduação e no mestrado do Instituto de Psicologia. Primeira Secretária da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) (gestão 2018-2020). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Membro do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP.

ZÁIRA FÁTIMA DE REZENDE GONZALEZ LEAL
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, Editora Assistente da Revista Psicologia em Estudo.

FAUSTON NEGREIROS
Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP. Professor Associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI) dos Programas de Pós-Graduação de Psicologia e Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia Educacional, Desenvolvimento Humano e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade. Membro do GT Psicologia e Política Educacional da ANPEPP. 

SOBRE OS AUTORES
ADRIANA DE FÁTIMA FRANCO
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Bauru (1996), Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2001) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

BEATRIZ DE PAULA SOUZA
Psicóloga e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP, onde coordena o Serviço de Orientação à Queixa Escolar, do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE. Organizadora das coletâneas Orientação à Queixa Escolar, Medicalização de Crianças e Adolescentes, e autora do livro Histórias de Educação, além de artigos e capítulos de livros de Psicologia na interface com a Educação. Organizadora do Portal da Orientação à Queixa Escolar https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br. Membro do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar – GIQE, do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE.

BEATRIZ MOREIRA BEZERRA VIEIRA
Mestra em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, na linha Desenvolvimento Humano e Processos Educativos. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2011-2015) e Especialização em Teoria Histórico-Cultural pela mesma universidade. Trabalhou como psicóloga no projeto de extensão “Educação Especial e Tecnologia Assistiva: Formação de professores e processos criativos para inclusão escolar”, do Programa Universidade Sem Fronteiras (Governo do Estado do Paraná/SETI). Possui estudos e interesse nas seguintes áreas: educação, relações de gênero e desenvolvimento humano, medicalização da vida e da infância, Psicologia e Saúde na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Atualmente, é docente no curso de Psicologia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão.

CAMILA TURATI PESSOA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006-2011), Mestrado em Psicologia pela mesma instituição (2012-2014), Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2015-2018) com período sanduíche realizado na Universidad Pablo de Olavide em Sevilla, Espanha (2017-2018) e estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual de Maringá (2019-2020). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (2019) na área de Psicologia e Educação. Estuda e pesquisa Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Escolar e Educacional, formação inicial e continuada de professores, atividade docente, arte, processos criativos, dentre outras temáticas no diálogo entre Psicologia e Educação.

CAROLINE ANDREA POTTKER
Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. É docente do Centro Universitário Ingá – Maringá-Pr. Tem experiência na área de Psicologia Escolar com ênfase em Educação Especial.

CHIARA FACCHINI
É psicóloga clínica formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Desenvolveu pesquisas junto ao Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE deste Instituto, pelo qual participou, também, da elaboração do Portal da Orientação à Queixa Escolar. Tem interesse nas áreas de Psicologia Escolar e Psicologia Clínica.

FABÍOLA BATISTA GOMES FIRBIDA
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (2017). Pós-Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Psicologia, atuando como docente no Ensino Superior principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, psicologia, psicologia escolar, professores, desenvolvimento e aprendizagem. Participa de projetos de pesquisa e faz parte do corpo editorial da Revista Psicologia Em Estudo da Universidade Estadual de Maringá.

FABÍOLA MÔNICA DA SILVA GONÇALVES
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestrado e Doutorado em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores – PPGFP da UEPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UFPE. Membro do GT 59 da Psicologia e Políticas Educacionais (ANPPEP). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem, Leitura e Letramento – GEPELLL – DGp-Cnpq. Pesquisadora do Núcleo de Acessibilidade Inclusiva da UEPB.

FAUSTON NEGREIROS
Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP. Professor Associado da Universidade Federal do Piauí/UFPI, no qual é professor-pesquisador dos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) de Psicologia e Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia Educacional, Desenvolvimento Humano e Queixa Escolar/ PSIQUED. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional/ABRAPEE. Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade. Membro do GT Psicologia e Política Educacional da ANPEPP.

FLÁVIA CAROLINE SANTOS CARDOSO PEREIRA
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Mestrado em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Pós-Graduada em Psicologia Jurídica – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Graduada em Psicologia pela Faculdade Ingá (2012). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social, Psicologia Jurídica e Políticas Públicas, com ênfase em Sistema Único de Assistência Social, Sistema Socioeducativo-SUAS/SINASE. Atua principalmente com temas: adolescência, desenvolvimento humano, direitos da criança e do adolescente, práticas na educação, políticas públicas da infância e adolescência, medidas socioeducativas e adolescente em conflito com a lei.

GLAUCIA RODRIGUES DA SILVA DE OLIVEIRA
Psicóloga, Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

GUILHERME REGIS MAIA
Pedagogo pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. É professor de Ensino Fundamental I na rede privada de São Paulo. Desenvolveu pesquisas junto ao Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE, do Instituto de Psicologia da mesma Universidade. Tem interesse nas áreas de Psicologia Escolar, Educação Especial e atendimento à diversidade e Medicalização da Educação.

JÉSSICA PAGLIARINI MACHADO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2016) e Mestrado em Psicologia pela mesma Universidade (2019), linha de pesquisa: Processos Psicossociais em Saúde e Educação. Atualmente, possui vínculo institucional como professora na Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação de Uberlândia (ESAMC). Atua em atendimentos clínicos para crianças, adolescentes e adultos.

JULIANA TRINDADE BARBACELI
Doutora Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na área de Psicologia e Educação (2017) e Mestra em Educação pela mesma instituição (2013), Especialista em Psicopedagogia e graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Professora substituta do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Interesses: Psicologia e Educação, Psicologia social e do desenvolvimento humano, interfaces educação/trabalho, formação de professores, políticas educacionais.

LAÍS CASTRO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Tendo realizado projetos de extensão nas áreas de: violência doméstica e intrafamiliar, em uma ONG; mobilização social e sexualidade, em que se desenvolveu a articulação entre academia e o movimento social das travestis; e escolar, que consistiu na formação de professores da rede pública. Além disso, a realização de pesquisa com o tema violência escolar e adolescência. No que se refere aos estágios profissionalizantes, atuou: no Centro de Referência em Assistência Social; com um grupo de travestis profissionais do sexo, em um estágio que se intitulava Saúde, Sexualidade e Cidadania?; e na área escolar, com adolescentes, em um colégio de aplicação. Profissionalmente, atuou como Agente Redutora de Danos, na Escola de Redução de Danos do município de Uberlândia-MG. Mestra pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), tendo pesquisado a Política de Redução de Danos segundo o materialismo histórico, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Silvana Calvo Tuleski. Atualmente, doutoranda do Programa de pós-graduação em Psicologia da UEM, com pesquisa de continuidade a temática do mestrado; e atua como professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

LARISSA ANDRADE BELTRAME
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

LAYLLA CRISTIANE DE MOURA CARVALHO
Graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Formação em Logoterapia e Análise Existencial aplicada a infância. Psicóloga Educacional no Colégio Diocesano Santa Luzia (Mossoró-RN). Psicóloga Clínica.

LILIAN SUZUKI
Psicóloga com aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar e especialização em Psicanálise. Especialista em Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Professora de curso de graduação e pós-graduação. Psicóloga Escolar em Serviço de Apoio Psicopedagógico de Ensino Superior. Psicóloga Clínica atuando principalmente nos seguintes temas: queixa escolar, psicanálise e desenvolvimento humano. Co-autora do livro: Universos Diversos em Diversos Universos. Elaborou o glossário do livro Subjetividade e Objetividade: relação entre desejo e conhecimento. Integra o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, o Grupo Interinstitucional Queixa Escolar – GIQE e a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE. Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (gestão 2019-2022).

LUANA GOIS CORBELO
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2016), com ênfase em Educação. Especialista em Psicologia Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2018). Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia recomendado pela CAPES da Universidade Estadual de Maringá – UEM (2019) com área de concentração “Constituição do Sujeito e Historicidade”, vinculada à linha de pesquisa “Desenvolvimento Humano e Processos Educativos”. Doutoranda em Psicologia Pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Tem experiência na área de Psicologia voltada para Psicologia Social e Psicologia da Educação e Escolar, com interesse nos seguintes temas: desenvolvimento, aprendizagem, psicologia histórico-cultural e gênero.

MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); Doutorado em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP (2003); Pós-Doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. É professora voluntaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e professora visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA
Professora titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997- atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica. Professora do Curso de Graduação em Psicologia da USP. Editora Chefe da Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013, Avaliação Qualis Periódicos A2). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2006-2008) e Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2009-atual, Avaliação Qualis Periódicos – A1). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-atual) atualmente no cargo de Presidente Anterior. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005-2007 e 2008 a 2010). Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP (2014-2016). Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2016-2020). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Realizou Estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002). Foi Professora Visitante nas seguintes Universidades: York University, Canadá; Instituto Politécnico Nacional, México, Departamento de Investigaciones Educativas do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados; Universidade de Bologna, Itália, Faculdade de Psicologia; Universidade do Porto, Portugal, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia – SIP. Membro da AHILA – Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus. Pesquisadora e docente da área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: políticas públicas em educação, formação e atuação de psicólogos, formação de professores, escolarização, medicalização da educação e da sociedade, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina. Membro da Academia Paulista de Psicologia, Cadeira no 2, Lourenço Filho.

NILZA SANCHES TESSARO LEONARDO
Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001/2004); e estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia-MG (2019). Atualmente, é professora do departamento de Psicologia da UEM e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – Mestrado Profissional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área de Psicologia e Educação.

RAFAEL IGLESIAS MENEZES DA SILVA
Graduado em Psicologia (2012), Mestre em Psicologia (2015) e cursa o Doutorado em Psicologia (2018-2022) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trabalha e pesquisa com as temáticas ligadas à teoria histórico-cultural, determinação social do psiquismo, ideologia, psicologia da educação e social. Tem experiência como docente colaborador na rede pública e privada tanto na graduação de psicologia como em cursos de outros centros e áreas afins. Atualmente é professor colaborador do departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (DPI-UEM).

ROSANA APARECIDA ALBUQUERQUE BONADIO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Atuou como Psicóloga Escolar da Unidade de Psicologia Aplicada – UEM até (2015). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, e interesse em temas como: Psicologia Escolar, Educacional e Educação.

SILVANA CALVO TULESKI
Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional. Especialista em Psicologia da Educação, Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR, Doutora e Pós-Doutora em Educação Escolar pela UNESP – Campus de Araraquara/SP. É professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá-PR. Participa dos Diretórios de Pesquisa/CNPq intitulados: Estudos Marxistas em Educação, Psicologia Histórico-Cultural e Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural. É membro do corpo docente do Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e orienta trabalhos ligados aos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, Neuropsicologia luriana e problemas de escolarização na abordagem da Escola de Vigotski. Coordenadora do LAPSIHC (Laboratório de Psicologia Histórico Cultural) da Universidade Estadual de Maringá.

SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA
Graduada em Psicologia pela PUC Campinas, Mestra e Doutora em Educação pela Unicamp. Realizou Pós-Doutorado na USP, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia, ministra aulas na graduação e no mestrado do Instituto de Psicologia. Primeira Secretária da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) (gestão 2018-2020). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Participa do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP.

SOLANGE PEREIRA MARQUES ROSSATO
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Especialização em Educação Políticas Sociais e Atendimento a Família e Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP/ Assis (2016). Pós-Doutorado em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá (2017). Atualmente, é professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá- PR. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Social, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional; atuação com: educação, educação especial, infância, adolescência e formação de professores. Experiência como docente da Educação Básica e Superior. Pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural, sobre queixa escolar na Educação Especial, atividade docente e políticas públicas referentes a esta modalidade de ensino. Projeto de pesquisa sobre a Queixa Escolar no que se refere às dificuldades de aprendizagem, problemas de aprendizagem e alternativas de trabalho do professor.

VANESSA DE OLIVEIRA BEGHETTO PENTEADO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Teoria Histórico-Cultural na Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá, bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Centro Universitário Integrado. Atualmente, é professora colaboradora na Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão.

ZÁIRA FÁTIMA DE REZENDE GONZALEZ LEAL
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2010), estágio Pós-Doutoral em Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia-MG, concluído em setembro de 2018. Atualmente, é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e supervisora de estágio em psicologia escolar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, adolescência, inclusão e exclusão, Educação Especial, queixa escolar e problemas no processo de escolarização. Tem realizado e participado de pesquisas em queixa escolar, violência escolar, afetividade e adolescência.