Capa do livro: A TEORIA COMO CONDIÇÃO DA LIBERDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A TEORIA COMO CONDIÇÃO DA LIBERDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores: Cassiana Magalhães - Juliana Carbonieri (Orgs.)

Pensar a teoria como condição da liberdade docente significa acreditar no docente como intelectual capaz de contribuir com o desenvolvimento de cada criança. Significa romper com modelos prontos, com materiais apostilados e atividades sem sentido para crianças pequenas. Significa buscar amplas possibilidades de promover o encontro da criança com a cultura por meio da música, da literatura, da arte, porque compreende a importância da sociedade na produção da atividade humana.

Nesse sentido, cabe ao adulto/docente criar novas necessidades humanizadoras na criança, o que só será possível por meio da apropriação teórica.

Esse livro é gestado no projeto de extensão: Apropriações Teóricas e suas Implicações na Educação Infantil num período de Pandemia (Covid-19) com um esforço enorme de não romper com as atividades anteriores em andamento, por acreditarmos que as crianças pequenas merecem grandes professores. Que não as enxerguem como menores e incapazes, ao contrário, que as vejam como cheias de possibilidades, mas que precisam no entanto, de condições objetivas para se desenvolverem.

Cassiana Magalhães e Juliana Carbonieri

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-564-7
ISBN DIGITAL:978-65-5578-563-0
DOI: 10.24824/978655578564.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A TEORIA COMO CONDIÇÃO DA LIBERDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ANGELO ANTONIO ABRANTES
Doutorado em Educação pela Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – São Paulo), graduação em Psicologia e Licenciatura plena pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências – UNESP e líder do grupo de estudos e pesquisa em Psicologia Social Neppem.

CAMILA FREITAS BARROS
Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – Bauru. Bolsista do projeto PROGRAD no programa do Núcleo de Ensino “Fazer pedagógico e a promoção do desenvolvimento de bebês na escola de educação infantil” (2019) e extensionista PROEX em “Interface psicologia-pedagogia na escola de educação infantil: em busca do ensino desenvolvente” (2019).

CAMILA ORPINELLI
Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – Bauru, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, SP. Integrante do Projeto de extensão “Educação Infantil e Formação Humana: A mediação da literatura infantil” (2018) e bolsista PROEX no projeto “Interface psicologia-pedagogia na escola de educação infantil: em busca do ensino desenvolvente” (2019).

CASSIANA MAGALHÃES
Pós doutora em Educação pela Universidade de Évora – Portugal (2017). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2014). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. É Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e Psicopedagoga Institucional pela Universidade Norte do Paraná (2001). Graduou-se em Pedagogia na Universidade Tuiuti do Paraná (2001). Atualmente é professora Adjunto D do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Feipar Pé Vermelho e Membro do MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Líder do grupo de pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância cadastrado no CNPq.

CRISTIANE DOS SANTOS FARIAS
Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008). Trabalha como professora de Educação Infantil na SME de Londrina (2011/2020). Trabalha como professora colaboradora nos cursos de licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (2019/2020). Tem experiência como professora pedagoga na SEED-PR (2010/2018). Pesquisadora CNPq – Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância; Projeto de Extensão: Apropriações teóricas e suas implicações para a Educação Infantil (fase II). Colaboradora do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR) GT Pé-Vermelho. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas de Educação Infantil e Política Educacional.

DANIELLE NUNES MARTINS DO PRADO
Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e UEL (cotutela). Mestre em Educação (UEL). Graduada em Pedagogia (UEL). Atua na Gerência Educacional de Apoio Especializado na função de Assessoria Pedagógica e formação dos Professores de Apoio a Inclusão (SME Londrina). Associada do Instituto Paulo Freire de Portugal (2018). Pesquisadora vinculada ao CeiEd (Lisboa). É membro do Grupo de Pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância.

GABRIELA GUERETA
Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina. Atuou como bolsista no projeto de extensão: Apropriações Teóricas e suas Implicações na Educação Infantil nos anos de 2018 e 2019.

GISELLE MODÉ MAGALHÃES
Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista campus de Araraquara (2011) e doutorado em Programa de Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista campus de Araraquara (2016). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural e educação escolar.

GREICE FERREIRA DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Marília – SP (2013). Partilhou a coordenação do Grupo de Estudos da Infância: Teoria e Práticas (GEINTEPRA) com a Prof. Dra. Suely Amaral Mello na Unesp/Marília (2008 – 2017) Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Leitura, Biblioteca Escolar e Mediação Pedagógica nessa Universidade.

HELOISA CORSO BAPTISTA DOS SANTOS
Graduanda em Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e atuou como bolsista no projeto Apropriações Teóricas e suas Implicações na Educação Infantil de 2019 a 2020.

JÉSSICA NUNES MENEZES
Estudante de graduação do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina – Paraná (UEL). Iniciou como residente em (2018) no programa Residência Pedagógica e finalizou o mesmo em (2020).

JONATAS CARVALHO ALVES
Graduando no Curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, campus de Bauru (Unesp-FC). Em 2018 foi extensionista no projeto “Fazer pedagógico e a promoção do desenvolvimento de bebês na escola de educação infantil” e em 2019 realizou formação de professoras na rede municipal de Bauru vinculado ao projeto de extensão orientado por Juliana Pasqualini.

JULIANA CAMPREGHER PASQUALINI
Professora do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP Araraquara, com pós-doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. É graduada em Psicologia pela UNESP Bauru, mestre em Educação Escolar pela UNESP Araraquara e doutora pelo mesmo programa. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Center for Sociocultural and Activity Theory Research (Centro de Pesquisa Sociocultural e de Teoria da Atividade) (CSAT) da University of Bath, Inglaterra. Foi membro da Comissão Gestora da Subsede Bauru do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2010 a 2011) e coordenou de 2011 a 2016 o projeto de extensão universitária que produziu a “Proposta Pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP”. Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, psicologia do desenvolvimento, educação infantil, psicologia da educação, formação de professores e processos grupais.

JULIANA CARBONIERI
Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. Atualmente é graduanda em Pedagogia pela UEL, bolsista CNPq de Iniciação Científica, colaboradora do FEIPAR- Pé Vermelho desde 2017 e do projeto de extensão “Apropriações teóricas e suas implicações na Educação Infantil”. É membro do Grupo de Pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância.

LARA BRIDI COSTA
Estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina. Fez parte do projeto Apropriações Teóricas e suas Implicações na Educação Infantil entre os anos de 2018 e 2019, sendo uma das colaboradoras do Blog BaguncEI.

LUANA HARUKA KAWAGOE
Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina. Participou do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), assim como no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), colaboradora no projeto de extensão “Apropriações Teóricas e suas Implicações na Educação Infantil”. Possui como interesse de estudo a área de Educação Infantil e Teoria Histórico-Cultural.

LUCINÉIA MARIA LAZARETTI
Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná (Campus Paranavaí). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e Especialista em Teoria Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural, Educação Infantil; Organização do ensino; Desenvolvimento Humano; Formação de Professores. É integrante do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE/UEM)

NADIA MARA EIDT
É professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina – Paraná (UEL). Tem doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

SUELY AMARAL MELLO
Paulista de Dois Córregos, doutora em educação pela UFSCAR, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Marília. Tenho duas militâncias: pelo direito de as crianças viverem sua infância e pela sustentabilidade do planeta. E uma obsessão: ver nosso país tratando dignamente todos os seus cidadãos e cuidando de seus recursos naturais.