Capa do livro: EDUCAÇÃO EM PRÁTICA: <br>feitos e escrituras

EDUCAÇÃO EM PRÁTICA:
feitos e escrituras

Autores: Osimara da Silva Barros - Luciane Ferreira Bomfim - Najara Santos de Oliveira (Orgs.)

Considerando o processo educacional dinâmico, versátil e único para cada sujeito que atua e aprende enquanto vive as experiências, a coletânea consiste em um compilado de textos que visam refletir, discutir as interações relacionadas aos muitos processos educativos, a fim apresentar/valorizar experiências exitosas de práticas de ensino diversificadas em forma, tempo e espaço.  
Educação em prática: feitos e escrituras, reúne um conjunto de artigos de pesquisadores que se propõem a socializar múltiplas interações do processo educativo e expressar de forma científica vivências exitosas, escrituras, feitos e bem feitos no universo educacional. Assim, abrimo-nos para pesquisas que revelassem saberes, vivências pedagógicas reais, experienciadas desde a sala de aula formal a formação colaborativa em rede enquanto espaços de aprendizagens, formação e autoformação docente. São textos que trazem em si realidades, saberes, experiências e resultados elaborados na trajetória de pesquisa de cada um dos autores que o construíram. Acreditando que pensar a educação a partir do respeito aos distintos espaços e aos diferentes sujeitos é a ponte para chegarmos ao que ansiamos enquanto educadores.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-385-8
ISBN DIGITAL:978-65-5578-379-7
DOI: 10.24824/978655578385.8
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO EM PRÁTICA: <br>feitos e escrituras
ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA
Pesquisador do CNPQ, DT2. Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006). Atualmente trabalha na Universidade do Estado da Bahia. É Professor do Doutorado Interinstitucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidades. Coordenador de Projetos de Pesquisa financiados pelo FNDE, MEC, MCT, CAPES, CNPQ, FAPESB e UNEB.

ANA PATRÍCIA FERREIRA REIS DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2014) e Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Salvador – UNIFACS Campus Lapa na Cidade do Salvador-Bahia. Atualmente é professora concursada da Rede Municipal de Feira de Santana, esteve como pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia, atuando nos seguintes temas: história da educação e cultura africana. Tem experiência e capacitação na área de inclusão, desenvolvendo trabalho como empreendedora individual por 3 anos, em atendimento pedagógico individual com crianças com e sem necessidades individuais.

CARINE BASTOS DE OLIVEIRA SOUZA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Anhanguera-UNIDERP. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Uniasselvi. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Uniasselvi. Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior pela Uniasselvi. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I da Rede Privada de Santo Estevão-Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

CRISTINA MARIA D’ÀVILA TEIXEIRA
Doutora em Educação com Pós-doutorado em Formação de Professores pela Universidade de Montreal, Quebec, Canadá e Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris 5 – Sorbonne, Paris, França. Professora Titular de Didática da Faculdade de Educação Universidade Federal da Bahia(UFBA). Membro da Rede Inter-Regional de Pesquisadores sobre Docência na Educação Superior (Rides) e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade. Atua na área da Didática, Docência no ensino superior, formação de professores e ludicidade. Coordena o Grupo de Estudos e pesquisas em Educação, didática e Ludicidade (GEPEL), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. É pesquisadora do grupo GREAS-CEAQ (Sorbonne, Paris-Descartes). Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa sobre formação de docentes universitários nos ateliês didáticos e Baú brincante. Atua na área da Didática, Docência no ensino superior, formação de professores e ludicidade. Publicou oito livros, na área educacional, organizou dois dossiês nas Revistas Educação e contemporaneidade, um dossiê na Revista do GEPEL, e um na Revista Entreideias, totalizando quatro dossiês. Escreveu três livros de literatura infantil, e um livro de poemas que se encontra em 2ª edição. Publicou mais de 20 artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui 3 processos ou técnicas e outros 24 itens de produção técnica.

DANIELE LIMA DA SILVA
Doutoranda e mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC – UNEB). Linguista com concentração na área de estudos linguísticos. Bacharel em Fonoaudiologia (UNEB), especialista em Psicopedagogia (FGF) e em Gestão em Saúde (UNEB). Membro do Grupo de estudos e pesquisas em psicanálise, educação e representações sociais (Geppe-rs). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).  

FERNANDA ALMEIDA PEREIRA
Possui graduação em Pedagogia – Habilitação em Séries Iniciais pela Universidade do Estado da Bahia (1996), mestrado em Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica pela Faculdade de Educação da Bahia (2010) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente é prof. do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, ludicidade, trabalho docente, experiência, conhecimentos específicos, educação e educação infantil, concepção de educação, práxis pedagógica.

HÉLCIO PIRES DE MENDONÇA JÚNIOR
Oficial do Exército. Graduado em Direito. Psicopedagogo. Especialista em Educação Especial. Chefe da Seção Psicopedagógica e da Seção de Atendimento Educacional Especializado do Colégio Militar de Salvador.

HILDA LEDOUX VARGAS
Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL); Mestre pela Universidade de Brasília (UNB); Advogada; Professora Assistente na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Anísio Teixeira (FAT).

IVANDSON MACEDO DOS SANTOS FILHO
Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Possui graduação em Química pela Universidade do Estado da Bahia (1984), graduação em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2013)). Atualmente é professor de ensino médio pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia – COLÉGIO ESTADUAL DUQUE DE CAXIAS e Analista Universitário da Universidade do Estado da Bahia, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos educacionais, desigualdade, diversidade e intolerância religiosa.

JANEDE SANTANA PERUNA PASSOS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Salvador (UNIFACS). Pós-graduada pela Universidade Estadual de Maringá em Educação Especial e Inclusiva. Pós-graduada pela Faculdade Batista Brasileira em Políticas Publica. Atualmente trabalha como professora da Educação Especial e Inclusiva da Educação Básica.

JENNIFFER SCHIMITZ DE CARVALHO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF; Especialista em Docência no Ensino Superior e Mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação na Universidade do Estado da Bahia (GESTEC-UNEB). Membro do Grupo de pesquisa Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos – ELUFOTEC (UNEB).

LÍBNA CARNEIRO MIRANDA
Graduada em Pedagogia pela UNEB. Mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação-GESTEC/UNEB. Especialista emSupervisão Escolar e Coordenação Pedagógica. Metodologia e Didática do Ensino Superior e Pedagogia inclusiva. Pesquisadora no grupo de pesquisa INTERGESTO: Interculturalidades, Gestão da Educação e Trabalho-UNEB. Possui experiência na área da Educação, com ênfase na Gestão e Educação Social. Coordenadora Pedagógica na rede Municipal de Educação em São Francisco do Conde-Bahia.

LUCIANE FERREIRA BOMFIM
Possui graduação em Pedagogia (2010). Professora de Libras pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde. Especialista em LIBRAS (2013) e Especialista em Atendimento Educacional Especializado (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva. Mestrado pelo Programa de Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC (2018). Cofundadora da empresa – Você Pode Trabalhos Acadêmicos, cujas atividades são de orientação e assessoria em trabalhos acadêmicos. Pesquisadora do TIPEMSE – Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação da UNEB e o do EDUCID – Educação, Inclusão e Diversidade (UNEB). As principais publicações concentram-se nas áreas de formação de professores, educação e surdez.

MÁRCIA BARBOSA MARIÑO
Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (1995). Especialista em Alfabetização Infantil pela UNEB (1998). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Batista de Salvador (2002). Cursando Especialização em Neuropsicopedagogia com ênfase em educação Especial/Inclusiva pela UNIFAVENI. Atua como Coordenadora Pedagógica numa Unidade Escolar de São Francisco do Conde pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia desde 1999. Gestora de uma Instituição Escolar da Rede Privada em São Francisco do Conde desde 1997. Atual Gerente da Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde.

MARIA FERNANDA ROCHA
Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (Licenciatura e Bacharelado). Atualmente é mestranda no programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (UFBA). Estuda Literatura de Cordel escrita por mulher e integra o Programa de Estudos e Pesquisa em Literatura Popular – PEPLP.

MARIA JOSÉ PITANGA SUZART DA SILVA

Possui graduação em Administração com ênfase em Marketing pelo Instituto de Educação Superior Unyhana, (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, (2015). Integrante do Grupo de Pesquisa TIPEMSE – Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação da UNEB, liderando a Oficina de Origami, participando de Ações Sociais pela Educação em diversas Comunidades na cidade do Salvador-Bahia. Pós-Graduação em Psicopedagogia – Universidade Salvador – UNIFACS.

MARILIA GABRIELA RIBEIRO BARRETO
É especialista em Psicopedagogia pela Universidade Salvador – UNIFACS (2019). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem, Ensino, Projeto Pedagógico, Avaliação da Aprendizagem, Supervisão e Gestão Educacional. Bolsista do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – PRONATEC, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, exercendo a função de Supervisão de turma. Também tem experiência em docência nas séries iniciais na rede pública de ensino.

NAJARA SANTOS DE OLIVEIRA
Oficial da Polícia Militar da Bahia; Coach de Mulheres e de Vida Acadêmica; Cofundadora do Você Pode e Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação da UNEB; Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicada a Educação (UNEB); Pós-Graduada em Prevenção da Violência e Promoção da Cidadania (UFBA) e em Psicopedagogia Institucional (Faculdade da Cidade); Bacharel em Segurança Pública (APM), MBA em Curso de Master Coach (FAPRO). Tem experiência em educação formal, informal e não formal. Atua como Mobilizadora Social pela Educação através das redes sociais, com foco na oferta de informação útil para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos de qualidade e para o empoderamento de mulheres. Atua também na formação de policiais militares em Direitos Humanos, Policiamento Comunitário e Mobilização Social. É pesquisadora das Práticas Restaurativas no Ambiente Escolar, da Cultura de Paz nas Escolas, das interfaces do Policiamento Comunitário Escolar e do Coach como potencializador das atividades acadêmicas.

OSIMARA DA SILVA BARROS
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduc-UNEB); Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional; Licenciada em Pedagogia. Coordenadora Pedagógica do Curso de Licenciatura em Pedagogia EAD da Faculdade OK; Professora de Tecnologia de Comunicação e Informação da Escola Experimental; Tutora Presencial da Universidade do Estado da Bahia na Licenciatura em Geografia; Cofundadora da Empresa – Você Pode Trabalhos Acadêmicos, cujas atividades são de orientação e assessoria em trabalhos acadêmicos. Pesquisadora do TIPEMSE – Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação da UNEB. As principais publicações concentram-se nas áreas de Educação, Tecnologias Digitais, Formação de Professores.

ROZENILDA DA CONCEIÇÃO FERREIRA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Pós-Graduada em psicopedagogia pela Uniasselvi. Pós-Graduanda em Educação Inclusiva pela Uniasselvi. Estudante o curso de Multimeios Didáticos pelo IFBA. Assistente pedagógico efetivo na Secretaria de Educação de Santo Estevão-Bahia.

SANDRA CONSTANTIN POPOFF
Doutoranda em Educação PPGE/UFBA. Mestre em Educação (FACED/UFBA), Especialista em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo de Pessoas pelo Instituto Transludus.