Capa do livro: PESQUISAR COM AS PSICOLOGIAS: <br>artesanias e artifícios <br>Coleção Transversalidade e Criação – Ética, Estética e Política. - Volume 10

PESQUISAR COM AS PSICOLOGIAS:
artesanias e artifícios
Coleção Transversalidade e Criação – Ética, Estética e Política. - Volume 10

Autores: Flávia Cristina Silveira Lemos - Dolores Galindo - Pedro Paulo Gastalho de Bicalho - Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira - Leandro Passarinho Reis Júnior - Ataualpa Maciel Sampaio - Mariane Batista Bitencourt Couto - Amanda Gabriella Borges Magalhães - Felipe Sampaio de Freitas - Diana Coeli Paes de Moraes (Orgs.)

A presente coletânea internacional visa abordar escrituras e fazeres metodológicos, produzidas como as tecituras de um artesanato. Por isto, a nomeação utilizada de artesania e artifícios explicita a materialidade das práticas sociais trabalhadas em um livro com textos de muitos países, autores(as) de inúmeras universidades e programas de pós-graduação. Vale salientar o quanto os trabalhos publicados trazem intensidades e conexões relevantes tanto no plano do cotidiano quanto no campo de um lugar institucional em que o ofício consiste em elaborar conceitos, operadores analíticos e maquinarias empíricas por meio de táticas artesãs do pensar, problematizar, escrever, realizar e descrever pesquisas em variações metodológicas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4098-8
DOI: 10.24824/978854444098.8
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 688
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PESQUISAR COM AS PSICOLOGIAS: <br>artesanias e artifícios <br>Coleção Transversalidade e Criação – Ética, Estética e Política. - Volume 10
ADRIANA MACEDO
Psicóloga-UNAMA, Mestre e Doutora em Psicologia – UFPA, Profa substituta na Universidade Federal do Espírito Santo.

AIRLE MIRANDA DE SOUZA
Logoterapeuta, Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Professora Titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA) e do PPGP/UFPA.

ALCINDO ANTÔNIO FERLA
Médico, doutor em educação. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFRGS), Psicologia (UFPA) e Saúde da Família (UFMS).

ALESSANDRO CARNEIRO DA SILVA
Graduando de Psicologia (UFPA); Integrante do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Transversalizando (CNPQ).

ALINE REIS CALVO HERNANDEZ
Psicóloga. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Psicologia Social e Metodologia pela Universidade Autónoma de Madrid (UAM). Pós Doutora em Psicologia Social e Política, PUCRS. Professora Adjunta, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do grupo de pesquisa POLEMHIS - Psicologia Política, Educação, Memórias e Histórias do Presente (CNPq).

ÁLVARO PINTO PALHA JUNIOR
Psicólogo no Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia – DSEI BA.

ALYNE ALVAREZ SILVA
Alyne Alvarez Silva Professora Adjunta do curso de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (2015), tendo feito estágio doutoral na Università degli Studi di Trieste (Itália). Psicóloga (2006) e Mestre (2009) em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Atuou como pesquisadora do Observatório Nacional de Saúde Mental e Justiça Criminal/UFF e no Observatório de Análise Política em Saúde/OAPS. É integrante do Núcleo de Pesquisa Lógicas institucionais e Coletivas da PUC-SP e participa do GT Subjetividades contemporâneas da ANPPEP.

AMANDA GABRIELLA BORGES MAGALHÃES
Graduada em Psicologia - Formação do Psicólogo na Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na mesma instituição. Atua como Psicóloga Educacional da Universidade Federal do Pará - Campus Breves. Tem interesse nas áreas de Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Social e História da Psicologia. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Social e Política - transversalizando em história, filosofia e educação.

ANA BEATRIZ FREITAS SILVA
Bacharelanda em Direito na Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia.

ANA CAROLINA FARIAS FRANCO
Psicóloga-UFPA, Mestre em Psicologia-UFPA, Doutora em Educação-UFPA. Psicóloga concursada no IFPA.

ANA MARIA CAMPOS DA ROCHA
Graduanda em psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

ANDERSON REIS DE OLIVEIRA
Graduando em psicologia-UFPA, Bolsista de iniciação científica do CNPQ.

ÁNGEL MARTÍNEZ-HERNÁEZ
Catedrático de Antropologia Médica da Universitat Rovira i Virgili (URV). Diretor do Centro de Pesquisa em Antropologia Médica (MARC, URV). Doutor em Antropologia (Universitat de Barcelona, UB) e mestre em Psiquiatria Social (UB). Professor Associado na Universidade de Barcelona (1995-2001) e Professor Visitante nas seguintes universidades: Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade da Califórnia San Diego (Fulbright), Universidade degli Studi di Perugia, Universidad Nacional Autónoma de México, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre outras. Atividade científica: pesquisa etnográfica em saúde, saúde mental, teorias em antropologia médica, políticas sanitárias na Europa e América Latina e culturas amazônicas. Tem sido avaliador de diferentes programas, entre eles o VI Framework Programme da União Europea e AlBan de EuropeAid e é experto da WHO-Europe. No ano 2012 recebeu o Prêmio de Qualidade da Pesquisa da URV.

ANNA AMÉLIA DE FARIA
Professora Adjunta do curso de Psicologia do Mestrado em Psicologia e Intervenções em Saúde a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

ARTHUR ELIAS SILVA SANTOS
Músico (UEPA), Psicólogo (UFPA), Mestre em Psicologia (UFPA), Doutorando em Psicologia (UFPA).

ARTUR NASCIMENTO BARBEDO COUTO
Psicólogo-UFPA, Mestre em Psicologia-UFPA e Doutorando em Psicologia-UFPA.

ATAUALPA MACIEL SAMPAIO
Graduado em psicologia e Mestre em Psicologia Social pela UFMG. Foi professor da Sociedade de Ensino Superior de Patos de Minas (SESPA), Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e Faculdade Patos de Minas (FPM). Trabalhou como psicólogo do CAPS 2 e foi psicólogo do NASF 03 nas equipes da ESF de Patos de Minas por 12 anos; atua como psicólogo no Hospital Regional do Gama, na UTI pela Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal. Atua no CAPS-AD como psicólogo também, desde maio de 2020.

BRUNO JÁY MERCÊS LIMA
Enfermeiro-UEPA. Psicólogo-UFPA, Mestre em Psicologia-UFPA, Doutorando em psicologia-UFPA.

CAMILLA MARTINS DE OLIVEIRA
É psicóloga do Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (PROINAPE) da rede municipal do Rio de Janeiro. O encontro desta profissional com o recurso da Poesia Falada favoreceu a construção de um modo estético potente de intervir no cotidiano escolar. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

CARLA DE CASSIA CARVALHO CASADO
Psicóloga. Especialista em neurociência (ICHC – FMUSP) e em Gestão do trabalho e educação em saúde. Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia, no programa de Teoria e Pesquisa do comportamento, laboratório de Psicologia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). É pesquisadora dos projetos: Avaliação Cognitiva em crianças com epilepsia e transtorno de aprendizagem, Avaliação cognitiva e comportamental de paciente com distrofia de Duchene, Avaliação das habilidades pré-alfabetização de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.

CARLA JÉSSICA DE ARAÚJO GOMES
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista de extensão. Integrante do VIESES-UFC.

CARMEN HANNUD CARBALLEDA ADSUARA
É doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA; mestra em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, campus de Araraquara; graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências do campus de Bauru da mesma universidade. Possui formação como Agente Jurídica Popular, na qualidade de rábula, pelo Centro de Direitos Humanos de Cristalândia - TO. Trabalhou como agente de pesquisa para o Conselho Indigenista Missionário - CIMI GO/TO e como Assessora de Pesquisa em Psicologia e Políticas Públicas no Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas - CREPOP/CRP 23º. Atualmente atua como docente na Faculdade Católica Dom Orione-FACDO. Integra na Comissão Especial Psicologia e Povos do Cerrado do CRP 23º. E é membra dos grupos de pesquisa: Grupos de Estudos Indígenas Miguel A. Menendéz - CEIMAM na UNESP, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos de Subjetivação na Contemporaneidade-GEPPSC na UFPA, e Grupo de Estudos em Psicologia Humanista e Social-GEPHS na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.

CLARISSA DE ARRUDA NICOLAIEWSKY
Professora do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ). Professora do projeto de extensão e pesquisa “Encontros com educadores na Baixada Fluminense: diálogos a respeito de inclusão e mediação”.

CRISTIANE DE SOUZA SANTOS
Assistente Social-UFPA, Mestre em Psicologia-UFPA.

CRISTIANNE PINHEIRO SILVA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2016). Pós-graduação em MBA em Gestão de Pessoas (2018) e em Psicologia Forense e Jurídica (2019). Atua como psicóloga clínica servidora pública efetiva no IASB (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém).

DAGUALBERTO BARBOSA DA SILVA
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq). Integrante do VIESES-UFC.

DAIANE GASPARETTO DA SILVA
Psicóloga-UFPA, Mestre e Doutora em Psicologia-UFPA. Psicóloga na SUSIPE-PA.

DANIEL CASTRO SILVA
Graduando em Psicologia-UFPA, Bolsista de iniciação científica CNPQ.

DENIS AXELRUD SAFFER
É psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família no município do Rio de Janeiro e professor substituto da Universidade Federal Fluminense, no campus de Rio das Ostras. Fez residência em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

DIEGO SILVA TRUJILLO
Psicólogo-UFPA. Mestre em Psicologia-UFPA.

DOLORES GALINDO
Possui Pós-Doutorado (2015-2016), Doutorado (2006) e mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi vice-coordenadora e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea. Na graduação, atua como Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (LABTECC). Foi da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2016-2017).

DOMENICO UHNG HUR
É psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona/Catalunya, e pós-doutoral na Universidad de Santiago de Compostela/Espanha. Professor associado de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor convidado do mestrado em Psicologia Social e doutorado em Ciência Sociais da Universidad Pontificia Bolivariana (Medelin/Colômbia). Secretário de Pesquisas da Associação Iberolatinoamericana de Psicologia Política. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq.

EMANUEL MESSIAS AGUIAR DE CASTRO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (2014) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente, cursa doutorado na Universidade Federal do Ceará sob orientação do professor doutor Aluísio Ferreira Lima. Trabalhou como Professor Temporário da Universidade Estadual do Ceará (2018-2019). É coordenador e professor do curso de Psicologia da Faculdade Princesa do Oeste.

FABIANA SILVA
Psicóloga-UFPA, atua na clínica.

FERNANDA CRISTINE DOS SANTOS BENGIO
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e docente da mesma universidade lotada no Campus de Altamira. Atuou como professora substituta da Universidade do Estado do Pará (UEPA) entre os anos de 2016-2018 e 04/2019 a 08/2019, como itinerante.

FILIPE AUGUSTO BARBOSA ALENCAR
Psicólogo, mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do VIESES-UFC: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação.

FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Possui graduação em Psicologia/UNESP (1999). Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007). Realizou pós-doutorado em Psicologia e Subjetividade, na UFF. É professora associada II, na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA. Integra a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). É Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2, desde 2013. Integra o GT ANPEPP Psicologia Política. Compõe o GT Deleuze da ANPOF. Foi membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO (2016-2017). Integra a Diretoria Nacional da ABEP (2017-2019).

FREDERICO VIANA MACHADO
Psicólogo, doutor em psicologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFRGS).

GABRIEL CALAZANS BAPTISTA
Psicólogo, mestre em saúde coletiva. Editor da revista Saúde em Redes.

GABRIELA VITÓRIA DE OLIVEIRA
Bióloga. Mestre pelo Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), fotógrafa profissional.

GEISE DO SOCORRO LIMA GOMES
Psicóloga-UFPA, Mestre em Psicologia-UFPA, Doutora em Educação-UFPA. Profa substituta de Psicologia da Educação-UFPA.

GIOVANNA MARAFON
Pós-doutora em Educação. Doutora em Psicologia. Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Vice-coordenadora do PROMOVIDE (Programa Movimentos Sociais, Diferenças e Educação) e professora do Projeto de extensão e pesquisa “Encontros com educadores na Baixada Fluminense: diálogos a respeito de inclusão e mediação”. Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ.

GUILHERMO ARIAS BEATÓN
É Psicólogo com doutorado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba (1987) e mestrado em psicodrama e processos grupais (2009). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Psicologia da Universidad de Havana. Foi professor adjunto do Instituto Pedagógico Enrique José Varona. Na atualidade é Presidente da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicología da Universidade de Havana, professor do Doutorado Professionalizante desta faculdade e realiza outras atividades docentes. Dirigiu o trabalho de aperfeiçoamento da Psicologia Educacional e Educação Especial e, participou da educação inicial e pré-escolar e primária entre os anos de 1971 a 1991, no Ministério da Educação. Ele realizou inúmeras investigações na área de desenvolvimento infantil, atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais e serviços de aconselhamento em psicologia. Criou, organizou e dirigiu o Centro de Aconselhamento e Atendimento Psicológico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana. Ele tem inúmeras publicações sobre os assuntos mencionados e participação em eventos internacionais e nacionais. Participou em intercâmbios acadêmicos e trabalhos científicos conjuntos em Institutos de Pesquisa da Antiga Academia de Ciências Pedagógicas da exURSS. Ele ministrou cursos e palestras em universidades e centros de pós-graduação no México, Chile, Estados Unidos, Brasil, Espanha, Noruega, Itália, Reino Unido, Porto Rico, Costa Rica e Colômbia. Ele foi professor visitante nas Universidades de Porto Rico, México, Espanha e Brasil em Programas de Mestrado e Doutorado, na área da Psicologia Educativa, Psicologia Clínica e Psicodrama. As principais linhas de pesquisa estão relacionadas com o estudo de famílias e professores capazes de promover o desenvolvimento de seus filhos e estudantes, aplicação do enfoque histórico-cultural no campo da Educação, da Orientação Psicológica, da Saúde Mental, a Psicología Social por conta do psicodrama e os processos grupais e o estudo de sujeitos que apresentam problemas e dificuldades de aprendizagem. Tem trabalhado na sistematização crítica dos conhecimentos produzidos pelo enfoque histórico-cultural.

HELENA CAROLLYNE DA SILVA SOUZA
Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), bolsista de extensão do projeto: Rodas de conversa apoio aos cuidadores de crianças com desenvolvimento atípico no Centro de Atenção da Saúde da mulher e da Criança (CASMUC). Tem experiência com aplicação de Aba, para crianças com desenvolvimento atípico, participou de monitoria para acadêmicos da UFPA com Dislexia e TDAH (Coacess/Saest) e é participante do grupo de pesquisa do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED/ UFPA).

HELENA VASCONCELOS
Mestra em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Professora no curso de Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Psicóloga Ambulatorial com experiência na área de Oncologia, graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Experiência em apresentação em eventos, desenvolvimento de artigos científicos com apoio de bolsa de Iniciação Científica (FAPESB 2013/2014; 2014/2015) sobre autoestima e constituição de identidade pessoal e profissional em Psicologia. Experiência teórico-prática em clínica hospitalar na rede pública e privada.

HÉLIO LUIZ FONSECA MOREIRA
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1989), Graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (1999), Especialização em Educação e Problemas Regionais (1993), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (2002), Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2007), Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2019). Professor Associado do Instituto de Ciências Jurídicas/UFPA, com experiência nas áreas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Sociologia e Metodologia da Pesquisa. Desenvolve estudos na seguinte linha pesquisa: Os enunciados do STF E STJ: práticas discursivas e a organização do trabalho no campo jurídico-penal.

IGOR DO CARMO SANTOS
Psicólogo-UFPA, Mestre em Psicologia-UFPA, Doutorando em Psicologia-UFPA.

JANARI DA SILVA PEDROSO
Psicólogo. Mestrado (UFPA/NAEA). Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental (Universidade Federal do Pará-UFPA/NAEA). Pós-Doutorado em Psicologia (Universidade Católica de Brasília). Professor Associado 3 da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). Coordena o Laboratório de Desenvolvimento e Saúde – LADS/UFPA. Bolsista Produtividade CNPq-nível 2.

JAYLLISE GASPAR PIRES DE MEDEIROS
Servidora do Ministério Público Federal no Pará, Chefe do Núcleo de Tutela Coletiva da PRPA. Graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (2011), Pós-Graduação em Direito Público pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2016), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2019). Desenvolve estudos na seguinte linha de pesquisa: Sociedade do espetáculo, decisões judiciais e campo de forças, mídia e sociedade.

JÉSSICA MODINNE DE SOUZA
Psicóloga-UFPA, Mestre em Psicologia-UFPA, Doutoranda em Psicologia-UFPA.

JOÃO PAULO PEREIRA BARROS
Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do VIESES-UFC: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação.

KARLA MARIA SIQUEIRA COELHO AITA
Terapeuta Ocupacional, Doutoranda do Programa de Pós Graduação de Psicologia (PPGP/UFPA), Mestre em Psicologia (UFPA) e Professora Assistente da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

KÁROL VEIGA CABRAL
Psicóloga; Doutora em Antropologia pela Universitat Rovira i Virgili (URV), validado nacionalmente como Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS); Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Experiência em gestão, atenção e participação no âmbito da saúde mental no Sistema Único de Saúde. Professora e pesquisadora em saúde mental, saúde coletiva, acompanhamento terapêutico, psicanálise, reforma psiquiátrica, experiência urbana. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

KATIA FARIA DE AGUIAR
Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de pesquisa Subjetividade, Política e Exclusão Social. Foi coordenadora do setor de Psicologia Social e Institucional e Supervisora Geral do Serviço de Psicologia Aplicada / UFF. É mestre em Educação / Universidade Federal Fluminense e doutora em Psicologia Social / PUC-SP. Psicóloga, tem experiência nos campos da educação, saúde e assistência. Desenvolve pesquisas e intervenções, numa perspectiva micropolítica, com interesse na produção de subjetividades nos processos de formação e de gestão e no diálogo com trabalhadores sociais e organizações populares. Foi coorganizadora dos livros “Economia dos Setores Populares: modos de gestão e estratégias de formação” e “Distintas faces da questão social: desafios para a psicologia”.

LARISSA AZEVEDO MENDES
Psicóloga-UNAMA, Mestre em Psicologia-UFPA.

LARISSA SAIUMY DE LIMA VERBICARO
Psicóloga.

LEANDRO PASSARINHO REIS JÚNIOR
Doutor em Educação - Currículo, Epistemologia e História pela UFPA. Mestre em EDUCAÇÃO pela UEPA. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Pará (1998), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Pará (1999) e Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professor Adjunto I da Faculdade de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UFPA e Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará - UFPA, Linha de Pesquisa: Psicologia, Saúde e Sociedade. Também atua como professor/orientador do Mestrado Profissionalizante no Ensino de Biologia - PROFBIO UFMG/UFPA. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP. Consultor Ad hoc de Pesquisa da Universidade do Estado do Pará - UEPA.

LETÍCIA MARIA SOARES PALHETA
Psicóloga no CREPOP-CRP10.

LUANA ALMEIDA DE CARVALHO FERNANDES
Psicóloga graduada pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LUANNA TOMAZ DE SOUZA
Doutora em Direito em 2016 (Universidade de Coimbra). Professora da Faculdade de Direito e da Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia.

LUCIANA LOBO MIRANDA
Doutora em Psicologia pela PUC-RJ, com estágio doutoral no Programa de Ciência da Educação em Paris 8, França; estágio pós-doutoral no Programa de Psicologia Social Crítica e Personalidade pela City University of New York (CUNY), EUA. Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Coordenadora do Projeto de Extensão É da Nossa Escola que falamos (UFC).

LUIZ PAULO CARVALHO PIRES DE OLIVEIRA
Graduado em Ciências Sociais. Mestre em Antropologia. Doutorando em Medicina e Saúde Humana. Docente na escola Bahaiana de Medicina e Saúde Pública.

MÁRCIO ALESSANDRO NEMAN DO NASCIMENTO
Psicólogo. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Coordenador do Laboratório Esquizoanalista de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI). Pesquisador no grupo de pesquisa NAPLUS (Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais).

MÁRCIO MARIATH BELLOC
Psicólogo, Psicanalista, Doutor em Antropologia pela Universitat Rovira i Virgili, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e investigador em antropologia médica, saúde coletiva, psicanálise, arte e experiência urbana. Professor visitante na Universidade Federal do Pará, junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professor do Mestrado en Salud Mental da Universidad Nacional de Córdoba.

MARIA AUGUSTA NICOLI
Médica psiquiatra. Agência Sanitária e Social da Emilia Romagna.

MARIA CRISTINA GONÇALVES VICENTIN
Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), Mestrado em Psicologia Social (1991) e Doutorado em Psicologia Clínica (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora doutora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde coordena o Núcleo de Lógicas Institucionais e Coletivas.

MARIA LÚCIA CHAVES LIMA
Psicóloga-UFPA, Mestre em Psicologia-UFPA, Doutora em Psicologia Social-PUC/SP. Profa adjunta IV em Psicologia Social-UFPA na graduação e na pós-graduação de Psicologia, Coordenadora do grupo de pesquisa Inquietações-CNPQ.

MARIA LUIZA LEMOS AZEVEDO
Graduanda de Psicologia-UNICEUB

MARIANE BATISTA BITENCOURT COUTO
Psicóloga-UFPA, Pedagoga-UEPA, Mestre em Psicologia-UFPA, Profa e Coordenadora do Curso de Psicologia-FAM.

MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA
Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997-atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica. Professora do Curso de Graduação em Psicologia da USP. Editora Chefe da Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013, Avaliação Qualis Periódicos A2). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2006-2008) e Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2009-atual, Avaliação Qualis Periódicos - A2). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-atual) e Presidente Anterior. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005-2007 e 2008 a 2010). Vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2014-2016). Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2016-2020). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Realizou Estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002) e participou como Professora Visitante em 2007 (bolsa do Consulado Canadense). É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia - SIP. Membro da AHILA - Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus.

MARINA CASTRO E SOUZA
Doutora em Educação PUC-Rio. Professora do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ). Professora do projeto de extensão e pesquisa “Encontros com educadores na Baixada Fluminense: diálogos a respeito de inclusão e mediação”. Vice-coordenadora do grupo de pesquisa Educação Infantil e Políticas Públicas (EIPP), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

MARLIZE RUTH ALBUQUERQUE PACHECO
Marlize Ruth Albuquerque Pacheco – Psicóloga-UNAMA. Atua na clínica e nas políticas públicas.

MARTÍN CORREA-URQUIZA
Doutor em Antropologia Médica e Saúde Internacional pela Universidade Rovira i Virgili (URV), mestre em Antropologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e bacharel em Ciências da Comunicação pela Universidade de Buenos Aires. Professor e pesquisador da Universidade Rovira i Virgili, professor da Universidade Oberta da Catalunha (UOC) e do 17 Instituto de Estudos Críticos do México. Co-diretor, coordenador e professor das duas edições (Barcelona e Madri) do Curso de Pós-Graduação em Saúde Mental Coletiva (URV-FCCSM). Consultor em projetos de participação e construção coletiva de processos de saúde e vida no campo da diversidade funcional e da saúde mental. Membro fundador e coordenador da Associação Socio Cultural Radio Nikosia (saúde mental e participação). Revisor e avaliador externo em publicações científicas internacionais, como a Revista Phisis de Saúde Coletiva (Brasil), Revista Salud Colectiva (Argentina) entre outras. Membro do Grupo de Pesquisa Consolidado da Generalitat de Catalunya, membro do Centro de Pesquisa em Antropologia Médica (MARC), membro do Institut Català d´Antropologia (ICA). Membro do Comitê Científico da Associação Espanhola de Neuropsiquiatria (AEN). Professor no Mestrado Interuniversitário em Antropologia Médica e Saúde Global (URV, UB), professor convidado no Mestrado em Estudos Avançados em Exclusão Social da Universidade de Barcelona, no Mestrado Interuniversitário em Juventude e Sociedade (UAB, URV, UdL UPF).

MAYARA NUNES DA SILVA
Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pelo Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade Estadual do Pará (UEPA), no Campus Universitário de Igarapé-Açu, Campus X. Pós-Graduanda em Ensino de Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Participou como monitora bolsista da disciplina de Psicologia da Educação na Universidade do Estado do Pará. Desenvolve pesquisas no âmbito do grupo GEOCARTA/UEPA- Geoprocessamento, Cartografia e Agrária na Amazônia.

MICHEL OEIRAS
Psicólogo-UFPA, Mestre em Psicologia-UFPA.

MÔNICA RAMOS DALTRO
Professora Titular do curso de Psicologia, do Mestrado em Psicologia e Intervenções em Saúde e do Doutorado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

MORGANA MOURA
Graduada em Psicologia pela UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis. Mestre em Psicologia Social pela PUC São Paulo. Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, vinculada ao grupo de pesquisa Laboratório de tecnologia, ciência e criação (LabTecc). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Drogas da Universidade Federal do Ceará. Foi conselheira-presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª região (MT), gestão 2016-2019, também coordenou a comissão de saúde do CRP18. Conselheira do CONESD - MT (Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas). Com experiência nos serviços socioassistenciais e na atenção em saúde mental, atua como psicóloga clínica, docente do ensino superior e psicóloga do programa no Ministério Público de Mato Grosso.

MYLENA NAHUM SOUSA CARDOSO
Mestranda do Programa de pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFPA).

PABLO MARTINS CARNEIRO
Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB. Especialização (Pós-Graduação lato sensu) em Psicanálise infantil e da adolescência pelo Centro Lydia Coriat, Porto Alegre, e Unicampo. Educador há 17 anos e Coordenador da Associação Pró Educação Vivendo e Aprendendo, Brasília. Psicanalista no Coletivo Psicanálise na Rua, Brasília.

PATRÍCIA BINKOWSKI
Agrônoma. Mestre e Doutora em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Líder do grupo de pesquisa Observatório de Políticas e Ambiente (ObservaCampos/CNPq).

PATRÍCIA DO SOCORRO MAGALHÃES FRANCO DO ESPÍRITO SANTO
Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006). Docente da Universidade Federal do Pará.

PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestrado em Saúde Pública - Ensp (1998) e Doutorado em Saúde Pública - Ensp (2005). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Psicologia, em que atua nos seguintes campos do conhecimento: saúde do trabalhador, sofrimento psíquico, análise institucional, política de saúde e monitoramento e avaliação. É membro da Abrasco-Associação Brasileira de Saúde Coletiva e Diretor da Rede Unida. Participa do Conselho Editorial da Revista Saúde e Debate e é membro do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - CEBES e membro do GT da ANPPEP de Psicodinâmica do Trabalho. É Coordenador da Rede Unida/ Região Norte e Coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFPA.

PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Professor Associado da Universidade Federal do Pará, cadeira de Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina. Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia. Gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFPA.

PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO
Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq).

PEDRO ROMÃO DOS SANTOS JÚNIOR
Graduando de Psicologia (UFPA). Membro do Laboratório do Desenvolvimento e Saúde (LADS-UFPA), na linha de pesquisa prevenção e tratamento psicológico. É bolsista de Psicologia no Distrito Sanitário Especial Indígena – Guamá/Tocantins, por meio do convênio entre UFPA e DSEI-GUATOC. Desenvolve atendimento clínico supervisionado no Ambulatório de Ansiedade e Depressão do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. Tem experiência nas áreas de Psicologia com ênfase em Ludoterapia, Psicoterapia, Ansiedade, Depressão, Desenvolvimento Humano, Direitos Humanos, Saúde Mental e Povos Indígenas.

RAFAELE HABIB SOUZA AQUIME
Psicóloga, Graduada pela Universidade da Amazônia (UNAMA), em 2012. Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2015, na linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde e Doutoranda em Psicologia pelo mesmo Programa. Dentre as experiências profissionais, atuou como Psicóloga Fiscal da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do Conselho Regional de Psicologia (CRP) 10º Região Pará/Amapá e como Psicóloga do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), lotada em Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Atualmente é Professora substituta da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Professora da Universidade Federal Rural do Pará.

RICARDO PIMENTEL MÉLLO
Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará tanto na Graduação como na Pós-Graduação. Tese de Professor Titular (2017). Conceito de Cuidado). Pós-graduação: Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012 - Teoria Ator-Rede); Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 - Tese: Abuso Sexual Infantil); Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994 - Dissertação: Violência Agrária); Formação em Psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo (2000); Especialização em Psicologia Clínica e Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Pará (1992 - Monografia: Pulsão de Morte). Graduação: Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1986 - TCC: Relações Sexistas); Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1985). Realiza estudos e pesquisas sobre uso recreativo, abusivo e compulsivo de drogas/substâncias psicoativas, lícitas e/ou ilícitas. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Drogas (UFC) e colabora com: Núcleo de Estudos sobre Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (PUC-SP); Núcleo de Lógicas Institucionais e Coletivas (PUC-SP); Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Drogas (UFCG)

ROBENILSON MOURA BARRETO
Psicólogo. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP-UFPA). Pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da Universidade Federal do Pará (LPPF/UFPA).

ROSA SOARES NUNES
Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE UP), aposentada. Investigadora Integrada do Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) da FPCE UP. Associated Editor – Educational Acton Research – an international journal, London, Routledge. Membro da Comissão de Ética da FPCE UP. Vice-Presidente da Assembleia Geral do Instituto Paulo Freire de Portugal Membro do Conselho Consultivo do Programa – Lisboa Cidade de Todas as Idades. Coordenou vários Projetos nacionais e internacionais de que destaca o Projecto Internacional da UNESCO – “Formação de Professores para Escolas Inclusivas”, no Norte de Portugal. Constituiu e coordena o “Círculo de Estudos e Intervenção na Medicalização da Educação”, sedeado na FPCEUP. Foi Vice-Presidente da Direção da Associação Portuguesa Para a Cultura e Educação Permanente (APCEP), da qual é sócia fundadora.

ROSELI CALDAS
Graduada em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista (1979), Especialista em Psicologia Escolar (2002), Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e Doutora em Psicologia pelo Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo (2010). Atua como docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Psicologia. Sua experiência está voltada para as áreas de Psicologia escolar, Educação e Formação de Professores. Pertence a grupos de pesquisa vinculados ao CNPq, desenvolvendo estudos e pesquisas nas seguintes áreas: processos de escolarização, inclusão de imigrantes/refugiados na educação, medicalização da educação, políticas públicas em educação, formação de professores e atuação do psicólogo na educação. Participa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE, sediado no IP USP. É presidente eleita da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, participa do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar - GIQE e do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

SANDRA FRANCESCA CONTE DE ALMEIDA
Psicanalista em consultório particular. Doutorado em Ciências da Educação e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Professora convidada do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica (Pós-Graduação lato sensu), do Centro Universitário UniCeub, Brasília. Professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – UnB. Ex-Professora da Universidade Católica de Brasília -UCB, da Universidade Federal do Ceará - UFC, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR. Orientadora de dezenas de Dissertações, Teses e Supervisões de Pós-Doutorado. Autora, coautora e organizadora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, em temáticas de seu interesse e competência e dos Grupos de Estudos e Pesquisa com os quais tem parceria e colabora, atualmente.

SILVIO JOSÉ BENELLI
Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis. Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia (USP), São Paulo. Professor assistente doutor no Depto. de Psicologia Clínica e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FCL/UNESP, Assis, SP.

SUZANE BANDEIRA DE MAGALHÃES
Possui graduação em formação de psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (1995), Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (2009) e Doutora pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública na linha Medicina e Saúde Humana onde tem um projeto de pesquisa sobre Experiências de Luto de Familiares de Pacientes Oncológicos. Leciona na Escola Baiana de medicina e saúde pública (EBMSP) no curso de psicologia e participa do curso de pós-graduação como professora da Faculdade Rui Barbosa e no mestrado em psicologia e intervenções em saúde da Bahiana. Atualmente é coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Aristides Maltez, onde vem atuando como supervisora de estágio nos últimos dez anos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica, Hospitalar, Psico-Oncologia e em Cuidados Paliativos. É membro fundadora da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. É coautora do livro "Diretrizes para assistência Interdisciplinar em câncer de mama", realização da SIS -Senologia International Society - 2012/2013.

TADEU LUCAS DE LAVOR FILHO
Doutorando e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (Bolsista FUNCAP-CE), Fortaleza- CE, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Colaborador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Extensionista no Projeto É da Nossa Escola que falamos (UFC). Membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades. Bolsista FUNCAP.

TATIANA BICHARA
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e mestrado em Psicologia Social (Núcleo Organização e Ação Social - prof. Dr. Peter Spink) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP no Depto. de Psicologia Social e do Trabalho. (2014) sob a orientação da Prof. Dra. Ianni Scarcelli. É docente titular do Instituto de Altos Estudios Nacionales - IAEN - Equador (set/16-atual). Atuou como Coordenadora Geral de Pesquisa do Instituto de Altos Estudios Nacionales - IAEN - Equador (jan/17-ago/18). Atuou como docente do Programa Rede Sampa, na área de Redes de Atenção Psicossocial (maio/2015 - ago/16). Atuou como docente da graduação do Curso de Psicologia da Universidade Nove de Julho - UNINOVE - de março de 2011 a dezembro de 2014.

THIAGO CARDASSI SANCHES
Doutor em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/Campus Cuiabá). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Comunicação Popular e Comunitária (UEL). Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (Pitágoras), e em Turismo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Participante do grupo de pesquisa Artes Híbridas: intersecções, contaminações e transversalidades (UFMT/ Campus Cuiabá).

THIAGO TENÓRIO PEREIRA
Psicólogo-UFPA.

VALBER LUIZ FARIAS SAMPAIO
Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas em Serviço Social pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) na linha de "Psicologia, sociedade e saúde" e doutorando na mesma linha (UFPA). Docente dos cursos de Psicologia e Serviço Social da Faculdade UNINASSAU (Belém). Foi docente da Pós-Graduação da Faculdade de Educação Superior de Paragominas (FACESP). Integra o integra o grupo de Estudos e Pesquisa Transversalizando (UFPA). Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região, PA/AP (CRP 10) na gestão de 2016-2019 e atualmente faz parte diretoria na gestão. Representante do CRP 10 na Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) e no Grupo de Trabalho do Conselho Federal de Psicologia (CFP) de Medidas Socioeducativas. Foi integrante da Comissão de Ética (COE) do CRP.

VICTOR AUGUSTO CAVALEIRO CORRÊA
Terapeuta Ocupacional, Doutor em Doenças Tropicais pela UFPA, Mestre em Psicologia pela UFPA e Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO/UFPA) e do PPGP/UFPA.

VINCENZA PELLEGRINO
Bióloga, mestre e doutora em antropologia. Professora de políticas sociais e processos culturais e comunicativos na Universidade de Parma/Itália.

VITÓRIA GABRIELLE MARQUES DA SILVA
Psicóloga-UFPA.

WLADIRSON RONNY DA SILVA CARDOSO
Doutor em Antropologia Social [PPGA/UFPA]; Mestre em Direitos Humanos e Inclusão Social [PPGD/UFPA] e Bacharel/Licenciado em Filosofia [IFCH/UFPA]. Professor auxiliar I da Universidade do Estado do Pará [UEPA] e ex Coordenador de Interiorização do Campus XI UEPA-São Miguel do Guamá, entre 07/2013 a 12/2014. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea – COGITANS. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é Coordenador Pedagógico e Administrativo do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Universidade do Estado do Pará [UEPA/CCSE/DFCS - Campus I/Belém].

YASMIM NAGAT YOSANO
Bacharelanda em Direito na Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia.

ZULEMA GARCIA YANEZ
Fonoaudióloga. Psicomotricista. Especialista em Educação Psicomotora. Membro-fundador e Terapeuta do Centro Lydia Coriat, Porto Alegre. Coordenadora e Professora do Centro de Estudos Paulo César D’Ávila Brandão, Porto Alegre. Fundadora do Instituto Travessias da Infância e Coordenadora e Professora do Centro de Estudos Lydia Coriat, São Paulo.

ZUREIDE DO SOCORRO FERREIRA ALVES
Assistente Social. Pós-Graduação lato-sensu em Educação Especial e Inclusiva. Docente pela Universidade Paulista – UNIP (Castanhal – PA).