Capa do livro: ESCALAS GEOGRÁFICAS TENDÊNCIAS E MÚLTIPLOS OLHARES

ESCALAS GEOGRÁFICAS TENDÊNCIAS E MÚLTIPLOS OLHARES

Autores: Manoel Alves de Oliveira - Maria Goreth e Silva Nery - Wagnervalter Dutra Júnior (Orgs.)

Do ponto de vista da Geografia, a paisagem é uma determinada porção do espaço, num determinado tempo, o resultado da combinação dinâmica, portanto em constante mudança, de elementos físicos, biológicos e humanos, que, reagindo dialeticamente uns sobre os outros, formam um conjunto único e indissociável e em contínua evolução. Então, o domínio do visível/perceptivo se transforma de acordo com diferentes momentos políticos, econômicos e socioculturais vivenciados pela humanidade, gerando o espaço geográfico – objeto de estudo da Geografia desde que essa passou a ser concebida como ciência, procurando compreender a relação homem-natureza de maneira complexa como uma totalidade. Nesse processo, o crescimento econômico potencializa a exploração de recursos biofísicos a tal ponto de promover conflitos de classes sociais, em razão de necessidades criadas em um mundo cada vez mais incorporado ao sistema de mercado. Desse modo, ESCALAS GEOGRÁFICAS – Tendências e múltiplos olhares traz um bloco de textos que versam sobre variadas nuances dessa ciência, envolvendo estudos da Geografia Humana e da Geografia Física no Brasil, discorrendo acerca de posturas humanas em relação a ambientes de atuação. Considera-se, portanto, que a obra seja fruto de um esforço científico direcionado ao rompimento de dicotomias, à construção de elos e de pontes na vivência geográfica acadêmica.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-384-1
ISBN DIGITAL:978-65-5578-374-2
DOI: 10.24824/978655578384.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 290
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESCALAS GEOGRÁFICAS TENDÊNCIAS E MÚLTIPLOS OLHARES
ALEX DE OLIVEIRA MARTINS
Graduado em Licenciatura em Geografia e membro do Grupo de Estudos em Geoprocessamento do Laboratório de Cartografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, Caetité.

ANA PAULA NOVAIS PIRES KOGA
Professora Adjunta A na Unidade Acadêmica Especial Instituto de Geografia – Universidade Federal de Goiás. Pós-Doutorado em Geografia em andamento na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP). Doutora em Geografia (Linha de Pesquisa Análise e Gestão Ambiental) na FCT/UNESP. Bolsista CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS) (2013-atual). Mestre em Geografia (Linha de pesquisa – Estudos Ambientais) pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão (UFG/CAC). Bolsista CAPES. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA) (2011 – Janeiro/2013). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (2004 – 2008). Especialista em Análise do Espaço Geográfico (Linha de Pesquisa – Análise Ambiental) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

ANDREVÂNIA SANTOS DE MATOS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) – Departamento de Ciências Humanas (DCH)/Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus VI, Caetité – BA. Graduada em Geografia pela UNEB – Campus VI. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (GPEGEO).

ESPEDITO MAIA LIMA
Possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (1987), Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (1988), Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1992) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. É Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, exercendo a docência nesta Instituição desde julho de 1991. Atua como docente e orientador no PPGeo/UESB (Mestrado em Geografia). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico ambiental, avaliação ambiental, dinâmica ambiental urbana, estudos integrados em bacias hidrográficas e zoneamento ambiental.

EUVÂNIA MÁIRA SILVA MOURA
Professora Substituta na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atuou como docente no Colégio Estadual de Urandi (2019) e no Colégio Estadual Duque de Caxias (2017-2018). Especialista em Geografia Física e das Populações (UCAM Pró Saber, 2017). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB – 2016), Campus VI.

FLÁVIO RODRIGUES DO NASCIMENTO
Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2000), Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2001), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é pesquisador e conselheiro do Centro Del Agua para Zonas Áridas y Semiáridas de América Latina y el Carib, professor do Doutorado interinstitucional em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso, professor visitante da Universidade Eduardo Modlane e professor da Universidade Estadual do Ceará. É coordenador do Núcleo de Pesquisas em Hidrogeografia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia hidrográfica, gestão e qualidade ambiental, degradação ambiental e recursos hídricos.

GABRIELA SILVEIRA ROCHA
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB – 2003). Especialista em Geografia do Brasil pela (FIJ – 2005). Mestre em Geografia pela UFS (2011). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/ Campus V. Leciona no curso de Geografia e no Mestrado em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS). Coordena projetos de Pesquisa e Extensão e o Grupo de Pesquisa de Educação e Ensino de Geografia – GPGEO no Campus VI da UNEB.

GLAUBER BARROS ALVES COSTA
Doutor em Educação (UFSCAR – 2019) em que pesquisou a formação docente e as políticas públicas com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa em Portugal (ULISBOA – 2017). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS – 2011). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB – 2004) e licenciado em Pedagogia pela Claretiano (Claretiano – 2018). É especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA – 2007). Vencedor do prêmio “Melhores práticas do Ensino de Geografia do Brasil” da AFS e Embaixada Turca. Atualmente é professor assistente da UNEB Campus VI e líder do GEPEGEO, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Geografia do DCH campus VI – UNEB. Professor orientador do programa de Mestrado em Ensino da UNEB Campus VI.

GLEYSSY KAELLY DE SOUZA SOARES BARBOSA
Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI. Professora do Ensino Básico da rede pública municipal de Caetité.

JANIO ROQUE BARROS DE CASTRO
Possui graduação e especialização em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, mestrado em Geografia e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus V – Santo Antônio de Jesus. Professor do quadro permanente do Mestrado em “Estudos Territoriais” da Universidade do Estado da Bahia, no campus I – Salvador e do Mestrado Profissional em “Intervenção Educativa e Social”, no campus XI – Serrinha. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Recôncavo: Território, Cultura, Memória e Ambiente. Membro do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações – NEER.

JOÃO LÚCIO DE MORAIS GOMES NETTO
Tem Bacharelando em Medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). É Técnico em Agroindústria pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Batalha. Atualmente é coordenador de extensão da Liga Acadêmica de Nefrologia da UNCISAL (LANU) e membro da Liga Urológica Acadêmica da UNCISAL (LUAU), e participante dos projetos de extensão universitária Saúde, Alteridade e Liberdade (SAL), Medensina, ABCDialise, vinculados à UNCISAL e ao projeto Pense Bem (UFAL).

JOSÉ LUCAS NUNES DE FARIAS
Fez Bacharelando em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C. Simões. É Técnico em Agroindústria pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Batalha e membro do Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/ UFAL/ CNPq), onde desenvolve atividade extensionista.

JUNÍVIO DA SILVA PIMENTEL
Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor Assistente e coordenador do Laboratório de Cartografia do Campus VI – Caetité, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

MANOEL ALVES DE OLIVEIRA
Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestrado em Geografia cursado na Universidade Federal de Sergipe (2007), especialização em Ensino de Geografia (2000) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e Licenciatura Plena em Geografia (1996) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus VI), lecionando Componentes Curriculares na Graduação e na Pós-Graduação. É membro dos Grupos de Pesquisa Geografia e Transformações contemporâneas (UNEB), e Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (GPEGEO). Coordena os Laboratórios de Estudos Ambientais e de Audiovisual do Campus VI da UNEB. Tem experiência em Geografia, com ênfase em Geomorfologia, Climatologia, Pedologia, Hidrografia, Biogeografia, Geografia Política e Atividade de Campo.

MANOEL FERNANDES DE SOUSA NETO
Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1992, 1993), realizou mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1997, 2004) e pós-doutorado em História da Cartografia pela Universidade do Porto (2012-2013). Docente da Universidade Federal da Paraíba (1993-1998), Universidade Federal do Ceará (1998-2007) e da Universidade de São Paulo desde 2007 onde realizou Livre Docência em 2019 e é Professor Associado. Atuou como Professor Visitante na Université Cergy-Pontoise (2019) e presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – ANPEGE (2018-2019). Poeta-docente publicou livros, artigos e ensaios voltados à compreensão da história da geografia no Brasil, à geografia histórica do capitalismo, à história da cartografia e ao ensino de geografia.

MARIA CÉLIA CARDOSO MAGALHÃES
Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (Campus VI). Especialista em Geografia e Meio Ambiente, Docência do Ensino Superior: a Universidade no Contexto Atual e Ensino de Geografia pela Faculdade Montenegro.

MARIA GORETH E SILVA NERY
Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2016), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2004), Especialização em Geografia Regional e graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Membro do Grupo de Pesquisa: Geografia e transformações contemporâneas (UNEB). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria calçadista da Bahia, atividade industrial, mobilidade populacional, ensino de Geografia, espaço e políticas públicas.

MARIA HELENA RODRIGUES DA SILVA MARTINS
Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus VI. Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto intitulado Linguagens e Ensino de Geografia: Práticas pesquisas e Possibilidades. Ex-Bolsista do Projeto de Iniciação Científica com o subprojeto intitulado Educação Inclusiva no ensino de Geografia: o papel da Geografia na formação cidadã. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia – GPEGEO – UNEB.

MARINALVA NUNES FERNANDES
Possui Doutorado em Educação pela PUC/GO (2015), Mestrado em Educação pela PUC/GO (2011), Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1995). É Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI da Universidade do Estado da Bahia, vinculada a Linha II Ensino, Saberes e Práticas Educativas. É Diretora do DCH/Campus VI/UNEB, Coordenadora do Projeto de Extensão “Observatório dos Planos Municipais de Educação no Território do Sertão Produtivo”. Integra o Grupo de Pesquisa Cultura Sociedade e Linguagem (GPCSL/CNPq), vinculada à linha Educação, Linguagem, Cultura e Memória. Coordenou o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) e o Curso de Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares do DCH/Campus VI, e tem experiência em Educação Básica e Coordenação Pedagógica.

MATTEUS FREITAS DE OLIVEIRA
É Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Modelagem e Ciências da Terra e do Ambiente, e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro do Grupo de pesquisa Desenvolvimento e sustentabilidade no sertão de Alagoas (IFAL/CNPq) e desenvolve projeto de extensão com o Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/ UFAL/ CNPq). Atualmente é professor EBTT de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Batalha.

NEI ALVES GONDIM JUNIOR
É graduado em Tecnologia de administração de pequenas e médias empresas pela UNOPAR (2007), licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2016) e fez pós-graduação em Gestão ambiental na FTC (2011). É membro da ONG Ambientalista Pura Natura de Ituaçu, presidente do Grupo Araras de Espeleologia e diretor de turismo da Secretaria Municipal de turismo, cultura, esporte e lazer de Ituaçu.

NILCÉA SANTOS CALMON
Possui graduação em Licenciatura Curta em Estudos Sociais pela Universidade do Estado da Bahia (1988) e graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (1996). Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia.

NÚBIA MARIA DE BRITO SILVA
Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia (UFBA), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (FACE) e Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia. Professora efetiva e Coordenadora do curso de Geografia da UNEB (DCH/Campus VI-Caetité). Foi Professora e Coordenadora curso de Pedagogia do Programa REDE 2000 (UNEB) e Coordenadora dos cursos de Geografia e Letras do Programa Prolin (UNEB/Ituaçu). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Estágio Supervisionado. Possui estudos, publicações e atua na área de Formação de Professor, Ensino, e Currículo com experiência em Gestão.

POLIANA MACHADO DA SILVA MOREIRA
Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2011); Especialista em Educação Ambiental pela Unibahia (2009); e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008). Atualmente é professora da rede básica de ensino do município de Dom Basílio – BA e Professora Substituta do Colegiado de Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VI. Tem experiência em dinâmica ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, conflitos e análise socioambiental e impactos em áreas de mineração.

SILENE SANTANA DE CASTRO
Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI, 2015). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes. Atua nas redes municipal e estadual de ensino de Caetité, Bahia.

VALTER LUIZ DOS SANTOS MARCELO
Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1990), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1995), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2001). É Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela Universidade Católica do Salvador (2016). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e Professor Efetivo do Colégio Estadual de Jequié, Bahia. Atuando na área da Geografia Urbana, Planejamento Territorial e Metodologia da Pesquisa, com ênfase nos seguintes temas: cidades médias e pequenas e desenvolvimento urbano e regional.

WAGNERVALTER DUTRA JÚNIOR
É graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002), e Especialização em Ciências Ambientais pela mesma universidade. Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa: Estado, Capital e Trabalho e as Políticas de reordenamentos territoriais – GPECT/NPGEO/UFS/CNPq (www.grupogpect.org/). Membro do Grupo de Pesquisa Geografia e Transformações contemporâneas (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, mobilidade e relação campo-cidade na produção do espaço (UESB). Professor da Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Ciências Humanas DCH VI (Campus Caetité / BA), atuando no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em nível de Mestrado em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) e no curso de Licenciatura Plena em Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, História do Pensamento Geográfico, Geografia Agrária, Geografia Política e Relação Natureza x Sociedade.

WESLEY BORGES COSTA
Professor EBTT (Geografia) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim. Mestre em Geografia e Ordenamento do Território pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão. Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Itapetinga). Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT/Sorriso). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia, Campus VI. Membro dos Grupos de Pesquisa “Geografia e Transformações Contemporâneas (UNEB/CNPq) e “Fronteiras Amazônicas: sociedades, tecnologias e culturas” (IFRO/CNPq).