Autores: Giseli Donadon Germano - Fábio Henrique Pinheiro - Simone Aparecida Capellini (Orgs)
O livro intitulado “Dificuldades de Aprendizagem: olhar multidisciplinar” foi organizado pelos membros do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” com o objetivo de abordar as dificuldades de aprendizagem sob uma perspectiva multidisciplinar, com enfoque prioritário sobre os aspectos cognitivo-linguísticos e motores. A opção em realizar uma obra com esta temática controversa baseia-se no fato de que a mesma, ao longo dos anos, tem suscitado controvérsia tanto em sua terminologia como em sua definição, o que ocasiona confusão tanto na condução do processo avaliativo como interventivo no contexto clínico e educacional.
Ao longo dos 12 capítulos deste livro, o leitor poderá ter contato com as diferentes manifestações e características das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, que diferem dos transtornos de aprendizagem, sejam estes, específico como a dislexia, ou global como o distúrbio de aprendizagem.
Esperamos que este livro possa ser um material de consulta para professores, pedagogos, psicopedagos, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais que atuam na área da educação e da saúde que auxilie na compreensão de um dos problemas de aprendizagem que infelizmente atingem uma grande parte da população escolar em fase de aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-366-2
DOI: 10.24824/978858042366.2
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Simone Aparecida Capellini
Fonoaudióloga. Livre Docente em Linguagem Escrita – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem do Departamento de Fonoaudiologia – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Fábio Henrique Pinheiro
Fonoaudiólogo. Mestre e doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP.
Giseli Germano Donadon
Fonoaudióloga do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) e do Ambulatório de Neurologia Infantil – Desvios de Aprendizagem – HC/FM/UNESPBotucatu-SP. Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP. Recém-doutor pela Pró-Reitoria em Pesquisa (PROPe) FFC/UNESP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP.
Adriana Marques de Oliveira
Fonoaudióloga. Especialização em Linguagem. Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP.
Alessandra Aranda Nicolau
Pedagoga. Mestranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP.
Andrea Oliveira Batista
Fonoaudióloga. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP.
Cláudia da Silva
Fonoaudióloga. Mestre e doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP.
Maíra Anelli Martins
Fonoaudióloga. Mestranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP.
Maria Nobre Sampaio
Fonoaudióloga. Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP.
Maryse Tomoko Matsuzawa Fukuda
Fonoaudióloga Voluntária do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP.
Monique Herrera Cardoso
Fonoaudióloga. Mestranda em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP.
Natália Fusco
Fonoaudióloga. Mestranda em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP.
Olga Valéria Campana dos Anjos Andrade
Psicopedagoga e Coordenadora Pedagógica na área de Ensino Fundamental I. Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/ UNESP – Marília – SP .
Paola Matiko Martins Okuda
Terapeuta Ocupacional Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia da FFC/UNESP – Marília – SP e do Ambulatório de Neurologia Infantil – Desvios de Aprendizagem – HC/FM/UNESP – Botucatu - SP.
Vera Lúcia Orlandi Cunha
Fonoaudióloga. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação daUNESP – Marília – SP. Especialista em Psicopedagogia e em Motricidade Orofacial.