Capa do livro: ENSAIOS SOBRE O PESQUISAR E REFLETIR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

ENSAIOS SOBRE O PESQUISAR E REFLETIR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores: Greice da Silva Lorenzzetti Andreis - Kelen Berra de Mello - Michelsch João da Silva - Rodrigo Sychocki da Silva - Sabrina Arsego Miotto (Orgs.)

O curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, iniciou suas atividades em 2010. A partir de um cenário nacional que exige excelência na formação de professores, o curso oportunizou por meio de seus primeiros trabalhos de conclusão de curso que pesquisas científicas fossem desenvolvidas tendo a escola como campo de pesquisa e estudo. Nesse contexto, após o curso ter passado por credenciamento, autorização e reconhecimento diante do Ministério da Educação (MEC), o presente livro procura resgatar e compartilhar as primeiras pesquisas desenvolvidas no âmbito dos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Caxias do Sul. Compreendemos que a função de formar professores(as) de Matemática seja de extrema relevância e importância no Brasil. Por isso, compartilhamos por meio desse livro um conjunto de experiências, as quais consideramos exitosas nesse campo de conhecimento, e almejamos que seu alcance, novas leituras e reflexões possam ancorar novas experiências na formação inicial de professores de Matemática.

Impresso
de R$ 48,20 por
R$ 37,08
Digital
de R$ 43,08 por
R$ 27,81

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-453-4
ISBN DIGITAL:978-65-5578-456-5
DOI: 10.24824/978655578453.4
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSAIOS SOBRE O PESQUISAR E REFLETIR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
CARLA FABIANE BONATTO
Licenciada em Matemática (IFRS, 2015), Especialista em Ensino de Física e Matemática (UNINTER, 2018). Foi professora da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul – Caxias do Sul, entre março de 2014 e outubro de 2018. Desde junho de 2018 é professora na Escola Lasalle Caxias. Atua com Ensino de Matemática e Física.

FERNANDA ROGÉRIA NORONHA DOS SANTOS
Licenciada em Matemática (IFRS, 2017), Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (FURG, 2019). Atua como professora dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Estadual de Educação do município de Caxias do Sul.

FRANCIELE LORENÇO
Licenciada em Matemática (IFRS, 2014), Especialista em Mídias na Educação (UFRGS, 2018), Ensino de Matemática no Ensino Médio (UFSM, 2018) e Qualificação Docente em Ciências da Natureza e Matemática (UERGS, 2018). Desde junho de 2013 é professora da Rede Estadual de Educação na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, município de Caxias do Sul.

GREICE DA SILVA LORENZZETTI ANDREIS (ORGANIZADORA)
Licenciada em Matemática (UCS, 2005), Mestre em Matemática Aplicada (UFRGS, 2008), Doutora em Engenharia Química (UFRGS, 2011) e Pós-Doutora em Engenharia Química/Combustão (UFRGS, 2013). Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, integrante do grupo de pesquisa GPMETA – Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações, e editora-chefe da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Atua com pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática e Matemática Aplicada.

KELEN BERRA DE MELLO (ORGANIZADORA)
Licenciada em Matemática (UCS, 2002), Mestre em Matemática Aplicada (UFRGS, 2004) e Doutora em Engenharia Mecânica (UFRGS, 2010). Foi professora da Universidade de Caxias do Sul entre março de 2004 e junho de 2010. Desde junho de 2010 é professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Atua com pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática e Inclusão na área da Matemática.

MELINA TRENTIN ROSA
Licenciada em Matemática (IFRS, 2015), Especialista em Mídias na Educação (UFRGS, 2018). É professora da Rede Estadual de Educação no município de Caxias do Sul, RS, pela Secretaria de Educação – 4ª CRE, desde 2016. Atua com pesquisas relacionadas à área de Matemática e Educação Inclusiva.

MELISSA CORRÊA CHEMELLO
Formada em Magistério, Licenciada em Matemática (IFRS, 2014), Especialista em Orientação e Supervisão Escolar (IDEAU, 2014). Desde 2010 é professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Caxias do Sul, atualmente responsável pelas Tecnomídias. Em 2015, assumiu uma segunda matrícula, atuando como professora de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Atuou como supervisora do PIBID (IFRS/2018-2019) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini.

MICHELSCH JOÃO DA SILVA (ORGANIZADOR)
Licenciado em Matemática (UNISUL, 2008), Especialista em Tecnologias no Ensino de Matemática (PUC-PR, 2010), Especialista em Coordenação Pedagógica (UFRGS, 2016) e Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS, 2014). Foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, entre agosto de 2013 e Março de 2016 e Campus Canoas entre Março de 2016 e Agosto 2017. Atuou como Coordenador de Ensino no Campus Caxias do Sul entre 2014 e 2015 e chefe de Departamento de Pós-Graduação do IFRS entre 2016 e 2017. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), vinculado ao Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência (DALTEC). Atua com pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática.

NAIARA DAL ZOTTO
Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, em 2014. Durante a graduação, atuou na área das pesquisas como bolsista de extensão em 2011, bolsista de pesquisa em 2012 e 2013 e bolsista do PIBID em 2014. Desde 2015, atua como professora de Matemática da Educação Básica (Ensino Médio) na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA (ORGANIZADOR)
Licenciado em Matemática (UFRGS, 2007), Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS, 2012) e Doutor em Informática na Educação (UFRGS, 2015). Foi professor do IFRS, Campus Caxias do Sul, entre agosto de 2011 e julho de 2016. Desde julho de 2016 é professor e pesquisador na UFRGS, lotado no Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA). Atua com pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática.

SABRINA ARSEGO MIOTTO (ORGANIZADORA)
Licenciada em Matemática (UCS, 2005) e Mestre em Matemática Aplicada (UFRGS, 2010). Atua como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, junto aos cursos Integrados ao Ensino Médio e de Graduação, desde fevereiro de 2013. Desenvolve projetos de extensão, ensino e pesquisa, com temáticas que envolvam o Ensino de Matemática.