Capa do livro: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO PÓS-GRADUAÇÃO:<br> pesquisas e reflexões do Programa de Psicologia Experimental da PUC-SP

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO PÓS-GRADUAÇÃO:
pesquisas e reflexões do Programa de Psicologia Experimental da PUC-SP

Autores: Paola Almeida - Maria do Carmo Guedes (Orgs.)

O livro Análise do Comportamento no Pós-Graduação: Pesquisas e reflexões do Programa de Psicologia Experimental da PUC-SP é uma edição comemorativa do trabalho desenvolvido por docentes e discentes do programa, que completa vinte anos de existência. Os autores convidam o leitor a conhecer o produto desse trabalho, a partir de textos teóricos, experimentais e de aplicação que discutem comportamento verbal, dificuldades metodológicas do trabalho aplicado, alfabetização, controle restrito de estímulos, estratégias de promoção de saúde, inclusão escolar, e propostas contemporâneas de terapia comportamental.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-007-9
ISBN DIGITAL:978-65-5578-008-6
DOI: 10.24824/978655578007.9
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO PÓS-GRADUAÇÃO:<br> pesquisas e reflexões do Programa de Psicologia Experimental da PUC-SP
CAMILA MARIA SILVEIRA COLODETTI
Formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP e doutora em Psicologia Experimental pela mesma universidade. Realizou um período de três meses (setembro a novembro de 2014) de doutorado sanduíche em Lawrence, Kansas, sob supervisão de Kathryn Saunders, com financiamento da CAPES (Programa Ciência sem Fronteiras). Tem experiência na área de intervenção comportamental com crianças no espectro autista e é supervisora da equipe Envolve – Intervenção em ABA.

DENIGÉS MAUREL REGIS NETO
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), mestrado e doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009; 2016). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e no Paradigma Núcleo de Análise do Comportamento, além de ser psicólogo clínico em consultório particular. Tem experiência na área de Psicologia clínica e como professor e pesquisador nos seguintes temas: emoção, controle aversivo e intervenção clínica.

DENIZE ROSANA RUBANO
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, análise do comportamento, B. F. Skinner.

FANI ETA KORN MALERBI
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1995). É membro do Grupo de Pesquisa da ANPEPP: Psicologia da Saúde em Instituições e na Comunidade e do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq “Psicologia da Saúde”, liderado pela Dr.ª Maria Cristina Oliveira Santos Miyasaki. Faz parte do Conselho Consultivo da Associação de Diabetes Juvenil de São Paulo – Diabetes Brasil. Cargos administrativos já ocupados na Universidade: Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Psicologia da PUCSP, Vice-cordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUCSP. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, estudando principalmente os seguintes temas: diabetes, adesão, família, criança e adolescente.

ISABELA DAMASCENO CAMPOS JARDIM
Possui graduação (2011) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e mestrado (2014) em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Seu interesse de pesquisa refere-se a assuntos ligados à Psicologia Clínica, com ênfase em intervenções comportamentais em crianças com desenvolvimento atípico. É diretora da clínica Unity ABA Services em Campinas – SP. Ministra palestras e cursos na área da Análise do Comportamento Aplicada a crianças com diagnóstico de TEA ou síndromes genéticas. Coordena a Clínica Unity ABA Services desde 2016 e atua como supervisora de casos.

LUIS FELIPE CRUZ
Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento na mesma instituição. Psicólogo graduado pela PUC-SP. Pesquisas e áreas de interesses em comportamento alimentar, desenvolvimento atípico e saúde pública.

LUIZ FELIPE SILVA MELO
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2011) e mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Aluno de doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Início 2018). Atualmente é supervisor de estágios da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações e professor da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica; análise experimental do comportamento, Comportamento verbal.

LUISA SCHIVEK GUIMARÃES
Doutora e mestra em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP, especialista em Terapia Comportamental: Teoria e Aplicação pela USP e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade FUMEC. Psicóloga pela UFMG, atualmente é professora substituta do departamento de psicologia desta universidade e atua como psicoterapeuta em consultório particular. Tem experiência nas áreas de psicologia clínica e educação, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento.

MARCOS SPECTOR AZOUBEL
Graduado em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2012). Mestre (2014) e doutor (2018) pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PEXP), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é pós-doutorando (bolsista PNPD/CAPES) pelo PEXP, na PUC-SP, e professor substituto na mesma instituição, onde ministra aulas na Graduação e no PEXP.

MARIA ELIZA MAZZILLI PEREIRA
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é, atualmente, professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro do corpo editorial da revista Perspectivas em Análise do Comportamento e parecerista ad hoc de vários periódicos. Tem como áreas de pesquisa prioritárias educação e comportamento verbal.

MARIA LUISA GUEDES
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973) e mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1997). Atualmente é assistente-mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comportamental, análise do comportamento, comportamento governado por regra, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares e behaviorismo radical.

MILENA MOURA FÉ ARAÚJO PORTELA
Mestre em Análise Experimental do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui titulação de Especialista nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia do Trânsito e Programa de Saúde da Família.

MÔNICA HELENA GIANFALDONI
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de Évora, Portugal. Faz parte da Mesa Diretora da Associação Latino-Americana de Formação e Ensino em Psicologia (ALFEPSI).  É professora assistente-doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando na graduação do curso de Psicologia e do Pós em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino/ Aprendizagem na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação pública, análise do comportamento e formação do psicólogo.

NILZA MICHELETTO
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: behaviorismo radical, análise do comportamento, comportamento verbal, variabilidade comportamental e leitura.

PAULA GIOIA
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é assistente-doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e docente permanente do Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação de formadores, controle de estímulos, autismo.

SAMIRA WEGBECHER
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), especialização em Psicologia Infantil e Acompanhamento Terapêutico pelo Núcleo Paradigma (2005 e 2006). Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), Especialização em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) pelo Tapia Couseling Psychologiscal Services In. USA, ministrado pela facilitador Ana Lucia Gomes Castello (2019). É sócia fundadora do espaço terapêutico A Casa Amarela, onde atua como psicóloga clínica com crianças adolescentes e orientação de pais e cuidadores.

SERGIO LUNA
Sergio Vasconcelos de Luna concluiu o doutorado em psicologia (Psicologia Experimental) pela universidade de São Paulo em 1983. Atualmente, é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, filiado aos Programas de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, e Psicologia Experimental: análise do comportamento. Publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Orientou dissertacões de mestrado e de doutorado nas áreas de Educação e Psicologia. Participou de inúmeros projetos, um dos quais em nível internacional. Atua na área de Psicologia, com ênfase em psicologia experimental. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: análise do comportamento e educação, behaviorismo e educação, contingências de ensino, contingências educacionais, contingências na Pós-Graduação.

VINICIUS PEREIRA DE SOUSA
Psicólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013). Mestre em Psicologia Experimental – Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e Formação em Terapias Comportamentais Contextuais, pelo Centro Paradigma – Ciências do Comportamento (2018). Doutorando em Psicologia Experimental – Análise do Comportamento, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como Psicólogo Clínico em consultório particular e como professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Realizou atividades como bolsista CAPES, com pesquisas a respeito da relação entre controle de estímulos antecedentes sobre respostas de leitura e seleção, tanto de palavras como de símbolos/sons musicais, investigando fenômenos como a leitura recombinativa e discriminação de estímulos auditivos. Atua principalmente nos seguintes temas: quadros relacionados a ansiedade, habilidades sociais, habilidades de estudo, aquisição de leitura com compreensão, comportamento simbólico e controle de estímulos sobre o comportamento operante.

WESLEM MARTINS SANTOS
Doutorando em Psicologia Experimental – Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), especialização em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Paranaíba (2013), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e especialização em Terapia Analítico-Comportamental pelo Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (2016). Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Análise Comportamental Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos comportamentais de intervenção clínica; integração em psicoterapia; e relação terapêutica.