Capa do livro: FORMAÇÃO HUMANA E DIALOGICIDADE EM PAULO FREIRE IV: <br>por uma pedagogia amorosamente política

FORMAÇÃO HUMANA E DIALOGICIDADE EM PAULO FREIRE IV:
por uma pedagogia amorosamente política

Autores: João Batista de Albuquerque Figueiredo - Maria Eleni Henrique da Silva - Narcelio José Marques dos Santos - Renata Lopes de Oliveira (Orgs.)

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Sinopse

Formação Humana e Dialogicidade em Paulo Freire IV, na perspectiva de uma pedagogia amorosamente política, repercute de modo que nos estimula a perceber quanto o momento é importante para reconhecer a atualidade de Paulo Freire. Perceber, em especial, sua perspectiva de que educação requer busca pela liberdade, superação da Subalternidade, decolonialidade, práxis dialógica. Para Paulo Freire, Educação para efetivamente educar, convém ocorrer no contexto de uma Teoria de Ação Dialógica. Há de se conjugar o verbo esperançar em todos os seus tempos, principalmente em tempos de pandemia viral planetária e pandemia fascista no Brasil. A Dialogicidade, nessa vertente da amorização, como pressuposto essencial, nos empodera para irmos além e tecermos esse lugar que ainda inexiste, mas pode existir. Vamos junt@s fomentar essa u-topia e colaborar para o advento desse lugar onde se torna possível amar. Propaguemos os 3 As: amor, arte e alegria. Paulo Freire Vive!

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-237-0
ISBN DIGITAL:978-65-5578-233-2
DOI: 10.24824/978655578237.0
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO HUMANA E DIALOGICIDADE EM PAULO FREIRE IV: <br>por uma pedagogia amorosamente política

Autores

ALINE DA SILVA SOUSA
Pedagoga, Mestre e Doutora em educação (UFC), professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Paiva Andrade.

ANA LUISA RODRIGUES VIANA
Integrante do Grupo de estudos Educação Ambiental Dialógica – GEAD da FACED/UFC. Graduanda em Psicologia (UNIFOR), graduanda em Ciências Sociais (UECE). Facilitadora de Biodança em formação pela Escola Comunitária de Biodança – ECOMBIO.

ANA VALÉRIA FEITOSA DIAS
Possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Jornalista, é editora da Revista Animal Star (Educação Ambiental, Senciência Animal, Antrozoologia, Cinofilia, Medicina Veterinária). Possui Pós-Graduações em nível de especialização nos cursos Teorias da Comunicação e Imagem (UFC); Economia para Jornalistas (UFC); e Psicodrama Terapêutico e Socioeducacional (Universidade Vale do Acaraú/ Escola de Psicodrama Matriz Criativa). Coordena o Projeto Amigo Animal, com crianças Tapeba, na Comunidade de Jandaiguaba, Caucaia (CE).

ANTÔNIO FONTENELE LEÃO
Doutorando em Educação (UFC). Mestre em Humanidades (UNILAB). Possui Licenciatura em Teatro (IFCE) e graduação tecnológica em Artes Cênicas (IFCE), com especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo – Residência Agrária (UFCA). Atuou entre os anos de 2013 e 2015 como professor substituto da Licenciatura em Teatro (IFCE), na área de Teoria estética e História do teatro.

CARLOS RODRIGUES BRANDÃO
Mestre em antropologia pela Universidade de Brasília e doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e professor visitante sênior da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação popular, campo religioso, religião e educação. Coordena atualmente dois projetos de pesquisa nos sertões do Norte de Minas.

CLARICE GOMES COSTA
Pedagoga pela UECE (1993), professora da rede municipal de Fortaleza e do município de Maracanaú, assumindo neste, função técnica-pedagógica. É mestra em Educação pela UFC (2002) e Doutora em Educação pela mesma universidade (2018).

CLÉDIA INÊS MATOS VERAS
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); graduada em Economia Doméstica pela UFC e licenciada em Pedagogia pela UFPB. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freiriana (GEAD). Atua como pesquisadora na área de educação popular, movimentos sociais, juventude e escola.

ELEOMAR DOS SANTOS RODRIGUES
Supervisor da Célula de Desenvolvimento Curricular – EJA (COEF-SME), licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação – UFC, bacharel em Geografia pela UECE, doutorado em Educação Brasileira pela UFC e pesquisador das temáticas afro e indígenas relacionadas à educação.

FELIZBELA KUYELA ALBERTO MIRANDA
Graduação no Bacharelado em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB-CE.
Estudante do curso de Pedagogia da UNILAB – CE. Discente integrante do projeto de extensão Mediações Socioculturais de conflitos: uma perspectiva dialógica e inventiva de mediação em contextos sociais no entorno da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- Ceará

FERNANDO ANTÔNIO FONTENELE LEÃO
Doutorando em Educação (UFC). Mestre em Humanidades (UNILAB). Possui Licenciatura em Teatro (IFCE) e Graduação Tecnológica em Artes Cênicas (IFCE), com especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo – Residência Agrária (UFCA). Atuou entre os anos de 2013 e 2015 como professor substituto da Licenciatura em Teatro (IFCE), na área de Teoria estética e História do teatro, atualmente é docente na Universidade Federal do Sul da Bahia.

FRANDERLAN CAMPOS PEREIRA
Graduado em Ciências Sociais pela UECE (2011), com especialização em Agroecologia, Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação do Campo pelo PRONERA/UFC (2015). Mestre em Antropologia pela UFC/UNILAB (2019). Integrante do Grupo de estudos Educação Ambiental Dialógica – GEAD da FACED/UFC. Pesquisador na área de educação do campo, educação popular, movimentos sociais e etnicidade.

HALISSON MOTA CUNHA
Doutorando e Mestrado pela Faculdade de Educação – UFC, na linha de pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola (MOSEP). Graduando em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará. Possui graduação em Educação Física – Licenciatura pela UFC (2015) e graduação em Educação Física – Bacharelado pela UFC (2010). Professor de Educação Física Escolar da cidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, educação física escolar e boas práticas docentes.

ISABEL MAYARA GOMES FERNANDES BRASIL
Mestre em Educação (UFC), pesquisadora sobre educomunicação, cultura de paz e juventudes, jornalista, professora universitária e consultora acadêmica.

JOÃO BATISTA DE ALBUQUERQUE FIGUEIREDO
Doutor em Ciências – Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, coordenador do grupo de estudo e pesquisa em Educação Ambiental Dialógica, Educação Intercultural, Educação e Cultura Popular – GEAD/UFC.

JON ANDERSON MACHADO CAVALCANTE
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Educação pela UFC. Prof. Dr. do Bacharelado em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB – CE. Coordenador docente do projeto de extensão Mediações Socioculturais de conflitos: uma perspectiva dialógica e inventiva de mediação em contextos sociais no entorno da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- Ceará.

JOSÉ MACLECIO DE SOUSA
Professor de geografia atuando em escolas públicas de Fortaleza e na formação de educadoras/es em cursos de licenciatura. Tem doutorado em Educação e mestrado em Desenvolvimento em Meio Ambiente, pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisas sobre lugares e experiências de educação ambiental.

JOSÉ RINARDO ALVES MESQUITA
Ator e diretor teatral, doutorando em Educação Brasileira (UFC), mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (UNILAB-CE), especialista em Educação Biocêntrica. Pedagogo, professor da Faculdade Novo Tempo – Itapipoca e membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Dialógica, Educação Intercultural, Educação e Cultura Popular – GEAD/UFC.

LAURA COSTA FERREIRA
Graduação no Bacharelado em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB-CE. Estudante do curso de História da UNILAB – CE. Discente integrante do projeto de extensão Mediações Socioculturais de conflitos: uma perspectiva dialógica e inventiva de mediação em contextos sociais no entorno da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- Ceará

MARCIO REGIS PINTO POMPEU
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Educação Física pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC/ESTÁCIO). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

MARIA DE FÁTIMA DE LACERDA
Graduada em Educação Física pela (UNIFOR) e docente da rede municipal de Fortaleza. Especialista em Arte e Educação (UECE), em parceria com o (IFCE). Mestra em Educação pela UFC (2018). Atualmente é integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental Dialógica, Educação Intercultural, Educação e Cultura Popular GEAD (UFC).

MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professora Adjunta e Diretora do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola.

RAQUEL CARINE MARTINS BESERRA
Mãe de duas queridas filhas: Luiza Martins e Maria Eduarda Martins. Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), concluído em 2008. É educadora da rede pública municipal de Fortaleza e professora substituta da Universidade Estadual do Ceará.

RENATA LOPES DE OLIVEIRA
Doutoranda e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em História também pela UFC e graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e educação Popular Freireana – GEAD e desenvolve pesquisa abordado questões sobre educação indígena, decolonialidade e dialogicidade freireana.

RONNY BARROSO PEIXOTO
Graduado em Educação Física na Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Mestrando em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Atualmente é Professor de Educação Física Escolar da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Saberes em Ação vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES da Universidade Federal do Ceará – UFC.