Capa do livro: VOZES DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

VOZES DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores: Anselmo Pereira de Lima (Org)

livro impresso
de R$ 46,91 por
livro digital
de R$ 46,91 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Vozes da iniciação à docência reúne e articula textos que tratam das seguintes questões de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação Básica: relações entre oralidade e escrita em textos de alunos de sexto e sétimo anos; tratamentos dados à variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD; gramática no ensino fundamental de uma escola pública estadual paranaense – luta e resistência; a formação do jovem leitor: como incentivar o gosto pela leitura; divergências entre a prescrição e a realização das diretrizes curriculares no ensino de Língua Portuguesa; o uso de recursos tecnológicos e seu reflexo na atividade prática docente; a descontinuidade na aprendizagem; e, por último, mas não o menos relevante, a importância da participação da família no processo educacional do aluno. Tendo como fundamentação teórica principal os escritos de Bakhtin e Vigotski, os textos da obra buscam divulgar e, com isso, por meio de possíveis contribuições do público leitor, aperfeiçoar ações inovadoras de formação docente implementadas durante os anos de 2010 e 2011, com continuidade nos anos de 2012 e 2013, em instituições públicas de Educação Básica, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pela CAPES e executado, dentre outras, na Área de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da UTFPR, Campus Pato Branco.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-345-7
DOI: 10.24824/978858042345.7
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

VOZES DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

Anselmo Pereira de Lima

É Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com estágio de Doutorado no Departamento de Psicologia do Trabalho do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) de Paris-França; Licenciado em Letras Português-Inglês pelas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC-SP); Professor do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR, Campus Pato Branco; Chefe do Departamento de Educação da UTFPR, Campus Pato Branco; Coordenador de Área de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-UTFPR, Campus Pato Branco); Autor do livro “Visitas técnicas: interação escola-empresa”, publicado pela Editora CRV, e do Blog Lousa & Giz: www.lousaegiz.blogspot.com

Luciana Pereira da Silva

Doutora em Estudos Linguísticos pela UFPR; Mestre em Letras pela UEL; Especialista em Língua Portuguesa pela UEL e em Metodologia do Ensino Tecnológico pelo CEFET-PR; Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio; Profes¬sora do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da UTFPR, Campus Curitiba; Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-UTFPR).

Maria de Lourdes Bernartt

É Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP, Especialista em Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino Tecnológico, Graduada em Letras Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas (FAFI), Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da UTFPR, Campus Pato Branco, e Professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR, Campus Pato Branco. 

Rita de Souza Deon

Licenciada em Letras Português pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas (FAFI); Especialista em Língua Portuguesa pela Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão; Professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira, Pato Branco – PR; Super¬visora dos alunos bolsistas da Área de Língua Portuguesa do Programa Insti¬tucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-UTFPR, Campus Pato Branco).

Ana Cláudia Nunes Martinelli, Andressa Sarita Felipe, Camila Corrêa Baptista, Daiana Luzza, Heloisa Cristina Rampi Marchioro, Paulo Sergio Biesek, Rafael Guilherme de Sousa Cabreira, Raíssa Gabriele Kaminski, Talita Regina Roman Ronsani e Vanessa Geronimo

são acadêmicos de diversos períodos do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da UTFPR, Campus Pato Branco, e foram bolsistas da Área de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-UTFPR, Campus Pato Branco) ao longo dos anos 2010 e 2011.