Capa do livro: ENSINO MÉDIO<br>Políticas, Docências, Inclusão e Cotidiano Escolar

ENSINO MÉDIO
Políticas, Docências, Inclusão e Cotidiano Escolar

Autores: Jean Mac Cole Tavares Santos (Org)

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Sinopse

Esta obra reúne pesquisadores de diversas instituições brasileiras, com trajetórias acadêmicas distintas, discutindo as políticas governamentais para o ensino médio, percebendo seus reflexos na escola e no mundo do trabalho, com especial ênfase no cotidiano escolar e na perspectiva inclusiva como bandeira geral da escola e, especificamente, da escola pública. Sempre com o foco na escola, os textos que compõem a obra, frutos das conferências do Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM), realizado na Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em novembro de 2011, expõem as contradições das políticas, a possibilidade do local, as incorporações e adaptações de docentes e discentes em sala de aula para viabilizar a qualidade do ensino e a resistência cada vez maior da ideia de reformas e revoluções na escola média pós-reformas da dácada de 1990 em diante. Unidos pela consistente pesquisa sobre o tema, os autores lançam olhares sobre essa temática que continua instigando e provocando reflexões e práticas. É uma obra coletiva que agrega perspectivas diferentes e inovadoras a começar pela concepção fundante do trabalho: dialogicidade! O diálogo, na perspectiva do encontro freiriano, serve como fio condutor que os une no tempo-território sempre impreciso, nebuloso, como apontou Balandier, do contemporâneo. O tempo-território não monolítico, deslinearizado e não quantificado. O tempo-território dialético. O tempo que é vivido-sentido. O território que é sentido-vivido. Cada autor deixa a marca de sua inserção social, política e cultural ao tecer o escrito que aqui tomou corpo. Há no livro como um todo o interesse com a função social da escola média seja na dinâmica do debate teórico, na precisão conceitual, seja na sensibilidade aguçada do compromisso de transformar a escola e a sociedade como tarefa inadiável.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-388-4
DOI: 10.24824/978858042388.4
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO MÉDIO<br>Políticas, Docências, Inclusão e Cotidiano Escolar

Autores

Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraiba (2008). Professora Adjunta III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, membro dos Grupos de Pesquisa em Alfabetização e Letramento e Psicologia e Educação Inclusão. Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como coorientadora. Coordena pesquisa sobre a perspectiva (auto) biográfica de alunos com surdez da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com apoio do CNPQ.


 

Araceli Sobreira Benevides

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UERN e do Departamento de Ciências da Religião, Campus de Na¬tal/UERN. Doutora em Educação (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Fenômeno Religioso (líder) e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Práticas Sociais (pesquisadora).


 

Camila Paula Silvestre

Graduada em Comunicação Social pela UERN e aluna do Mestrado em Educação - POSEDUC/UERN. Bolsista da CAPES. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Estado e Sociedade - GEPEES.

 

Edna Cristina do Prado

Doutora em Educação pela UNESP, mestre em Educação pela PUC-SP, especialista em Psicologia pela USP, em Ecoturismo pela UFLA, em Tutoria em EaD pelo Senac, licenciada em Educação Física, Pedagogia, Letras e bacharel em Linguística pela USP. Professora da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

 

Elione Maria Nogueira Diógenes

Professora da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Faz parte dos seguintes grupos de pesquisa: Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (líder); Gestão e Avaliação Educacional (GAE) e o Caminhos da Educação em Alagoas.

 

Francisco Ari de Andrade

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB), da Faculdade de Educação (Faced – UFC). Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC) e integrante do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME). Desenvolve pesquisa sobre instituição e cultura escolar.

 

Ivonaldo Leite

Ph.D em Ciências da Educação, na especialidade Sociologia da Educação. Professor da Universidade Federal da Paraíba/Campus do Litoral Norte. Tem atuado em Programas de Pós-graduação da própria UFPB, da UFPE – onde foi docente – e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É pesquisador-bolsista do CNPq.

 

Jean Mac Cole Tavares Santos

Mestre em História Social (UFRJ - 2000) e doutor em Educação (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência. Professor adjunto do Curso de Pedagogia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estado, Educação e Sociedade (GEPPES). Desenvolve pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no Ensino Médio nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará com apoio do CNPQ e da FAPERN.

 

Nora Krawczyk

Doutora em Educação pela FE/Unicamp. Professora do Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na FE/Unicamp. Possui Bolsa Produtividade pelo CNPQ, com a qual está desenvolvendo a pesquisa intitulada O ensino médio um capo de disputa. É coordenadora do Programa de Centros Associados (CAPES) com Flacso/Argentina. Entre suas publicações encontram-se os livros A Reforma educacio¬nal na América Latina nos anos 1990 e Balanço e Perspectivas do Ensino Médio no Brasil.


Paula Janaína Meneses Rodrigues

Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (2008) e licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Atualmente, cursa Mestrado em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Bolsista da Capes.

 

Rosemeire Reis

Professora da graduação e pós-graduação do Centro de Educação da UFAL. Pesquisadora do CNPq e líder do grupo « Juventudes, Culturas e Formação ». Doutora em Educação pela FE-USP, com estágio de doutorado na Universidade Paris 13. Realiza pós-douto¬rado sob supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (UFS).

 

Sandra Regina Paz

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Per¬nambuco. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Integrante do Grupo de Pesquisa Sociologia do Trabalho, Currículo e Formação Humana - GEPSTUFAL (UFAL/CNPq), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (Unioeste/CNPq), do Coletivo de Estudos de Política Educacional (FIOCRUZ/CNPq).

 

Selma Andrade de Paula Bedaque

Graduada em Educação de deficientes da audiocomunicação pela Universidade de Taubaté (1985), em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1989) e em Educação de deficien¬tes mentais pela Universidade de Taubaté (1987). Especialista em Educação de Deficientes auditivos pela Universidade de Campinas¬-UNICAMP e mestre em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É coordenadora pedagógica da Gerência Executiva da Educação do Município de Mossoró/RN.


 

Valdemar Siqueira Filho

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universi¬dade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA . Tem experiência em pós-graduação stricto sensu área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa como processo de ensino, nomadismo, linguagem e semiótica da cultura.