Capa do livro: LÍNGUA E DISCURSO: <br>objetos de pesquisa e ensino

LÍNGUA E DISCURSO:
objetos de pesquisa e ensino

Autores: Eneida Dornellas de Carvalho - Denilson P. de Matos (Orgs.)

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Sinopse

Uma parceria sem preconceitos de qualquer ordem emana da proposta deste livro, quando Eneida Dornellas de Carvalho e Denilson P. de Matos optam por refletir sobre DISCURSO e LÍNGUA. Convictos de que toda combinação de conhecimento que se aprofunde no anseio de colaborar com a Educação tem sua função social, os outros profissionais que abraçam esta mesma causa confirmam, por meio das páginas desta obra, que compartilhar, combinar e parcerizar são maneiras eficazes de ensinar e aprender algo.

(Denilson P. de Matos & Eneida Dornellas de Carvalho)

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-100-7
ISBN DIGITAL:978-65-5578-083-3
DOI: 10.24824/978655578100.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

LÍNGUA E DISCURSO: <br>objetos de pesquisa e ensino

Autores

CLÁUDIA SALES DE OLIVEIRA
Professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Roraima - IFRR. De maio de 2014 até o presente, leciona Língua Portuguesa e Língua Espanhola na Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima – UFRR. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e Especialização em Ensino de Língua Portuguesa: Teoria e Prática (2002), pela Universidade do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), Mestrado em Letras (2015), pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Doutorado em Linguística (em andamento), pelo PROLING, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

DENILSON P. DE MATOS
Professor Associado na UFPB. Doutor em estudos Linguísticos pela UFF, mestre pela PUC/RJ e graduado e especialista em L. Portuguesa pela UERJ. Especialização em Educação a Distância pelo SENAC. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Funcional Clássica (LFC) e de Linguagem e Tecnologia, esta, principalmente, nas discussões sobre letramento e EaD. Líder do Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de Base/TLB. Coordenador de cursos lato sensu a distância pela UAB/UFPB. Professor permanente do Programa de pós-graduação em Linguística/PROLING e do Programa de Mestrado Profissional em linguística e ensino (PGLE).

EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Professora de Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística na UEPB. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1995), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (2000), e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011).

EDITO ROMÃO DA SILVA JUNIOR
Mestre em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, variação linguística e ensino tradicional.

ENEIDA DORNELLAS DE CARVALHO
É Professora de Língua Portuguesa na Universidade Estadual da Paraíba, onde atua na graduação do curso de Letras e no mestrado profissional PROFLETRAS, voltado para a formação de professores do ensino fundamental da escola pública. Formada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Possui habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa, sendo especialista em Língua Portuguesa e Língua e Literatura Francesas nessa mesma Universidade. Possui grau de mestrado em Linguística pela UFPE e doutorado em Linguística pela UFPB. Pós-doutorado pelo Instituto de Educação na Universidade Lisboa.

FÁBIA SOUSA SENA
Doutoranda em Linguística PROLING/UFPB (2018), Mestrado em Linguística e Ensino - UFPB (2017), Especialização em Supervisão Educacional - FIP (2005), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2004), cursa graduação em LETRAS Português – IFPB. Atua como Gestora e Supervisora Escolar na PMJP. Membro técnico integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Linguísticos Interacionais (NELIN) da UFPB.

FRANCINEIDE FERNANDES DE MELO
Mestra em Letras e Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa TLB (Teoria Linguística de Base) pela UFPB. Experiência como professora de língua portuguesa no Ensino Superior em cursos de Graduação e pós-graduação em Universidades públicas e privadas, presencialmente e em EaD. Atua na Educação Básica como professora de Língua Portuguesa. Principais áreas de interesse: Linguística, Análise do Discurso e Linguística Funcional.

IVONE LUCENA
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) – UNESP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, produção textual, sentido, formação discursiva e formação ideológica.

JOSÉ ANTÓNIO BRANDÃO CARVALHO
Doutor em Ciências da Educação, com Agregação na especialidade de Literacias e Ensino do Português. Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação e Investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho. Docência e Investigação nas áreas de Didática da Língua Materna, Didática de PL2/PLE, Didática da Escrita, Literacias e Escrita Académica.

MARIANNE C. BEZERRA CAVALCANTE
Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1999); Mestrado em Linguística pela UFPE (1994); Graduação em Comunicação Social pela UFPE (1989). Professora adjunta da UFPB. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, interação mãe-bebê, prosódia, multimodalidade, letramento. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Linguísticos Interacionais (NELIN) da UFPB e Coordenadora do Programa SOMA / UFPB. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

MARIA TERESA TEDESCO VILARDO ABREU
Professora associada de Língua Portuguesa, Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutora em linguística pela UFRJ (2002); Mestre em linguística pela UFRJ (1992); especialista em linguística aplicada pela UERJ (1989). Pós – Doutoramento pela Universidade de Colônia, Alemanha (2017). Tem capítulos e artigos publicados em livros representativos da área. Pesquisadora com interesse centrado nas questões referentes à formação docente e ao processo ensino-aprendizagem de leitura e de escrita em língua materna.

ORIOSVALDO DE COUTO RAMOS
Mestre em Linguística e Ensino pela UFPB, Licenciado em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim/PE; especialista no Ensino de Língua Inglesa pelas Faculdades Integradas da Vitoria de Sto. Antão/PE e em Tecnologias em Educação, pela PUC – Rio.

OTÍLIA COSTA DA E. SOUSA
Possui Doutoramento em Linguística (Universidade Nova de Lisboa) e Agregação em Educação (Universidade de Lisboa). É Professora Coordenadora Principal na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Professora convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Doutora em Linguística (2008) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da UFPB do Curso de Letras do Campus IV, do PROFLETRAS (Programa de Mestrado Profissional em Letras-UFPB) e do MPLE (Mestrado Profissional em Linguística e Ensino -UFPB). Atualmente realizar Estágio Avançado de Pós-Doutoramento na Universidade do Minho – Portugal, na área de Literacias e Ensino do Português.

WILLIANY MIRANDA DA SILVA
Professora Associada IV da Unidade Acadêmica de Letras/UFCG, e membro do Programa de pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG), desde 2005. Possui doutoramento em Letras pela UFPE, e realizou estágio de pós-doutoramento na FALE-UFMG, em 2013, e no PPGL-UFC, em 2019.