Capa do livro: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: <br>cenários e perspectivas

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
cenários e perspectivas

Autores: Liliana Soares Ferreira - Álvaro Moreira Hypolito - Vicente Cabrera Calheiros

A obra Educação profissional e tecnológica: cenários e perspectivas reúne textos de pesquisadores de distintos contextos brasileiros que, de modo colaborativo, expressam suas concepções a fim de constituir um debate aberto que contempla um amplo conjunto de políticas públicas educacionais, assim como as particularidades de seus processos de implementação.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-002-4
ISBN DIGITAL:978-65-5578-010-9
DOI: 10.24824/978655578002.4
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 266
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: <br>cenários e perspectivas
ÁLVARO MOREIRA HYPOLITO
Doutor em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin – Madison. É Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas, onde exerceu a função de Pró-Reitor de Graduação. Atualmente é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educativas da UFPel. Participa da REDESTRADO, na coordenação nacional e como membro efetivo da rede na América Latina. É filiado nas associações nacionais ANPEd, ANPAE e ABdC. Participa da AERA como membro efetivo e da WERA. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo, e Gestão e Gerencialismo, Currículo, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Gênero, Globalização e Identidade.

AMILTON DE MOURA FIGUEIREDO
Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Gestão Educacional pela UNISINOS (2015), Especialista em Ciência Política pelo Instituto de Sociologia e Política-UFPEL (2005), Aperfeiçoamento em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP-Brasília (2010). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (2001). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, onde exerceu os cargos de Pró-reitor de Ensino e Reitor Substituto. Atualmente é Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional. Tem experiência na área de Gestão Educacional, História da Educação Profissional, Legislação Educacional, Ciência Política e História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão na Educação Profissional, Políticas Públicas em Educação Profissional, Estado e Esfera Pública, desigualdades sociais e relações institucionais.

ANA PAULA ALMEIDA
Técnica Administrativa em Educação do IFRS – Campus Ibirubá, Bacharel em Serviço Social, Mestra em Educação Profissional e Tecnológica.

ANDRESSA AITA IVO
Graduada em Educação Física, Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2007. Especialista em Gestão Educacional (UFSM) em 2008. Especialista em Educação Física Escolar (UFSM) em 2008. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2010. Doutora em Educação (UFPel) em 2013, com período Sanduíche na Université Laval, Quebec, Canada, com orientação do Prof. Dr. Clermont Gauthier. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no departamento de Administração Escolar.

ÂNGELA BALZ FRANZEN
Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Educação Interdisciplinar pela FAÍSA. Graduada em Letras – habilitação em Língua Inglesa e respectivas literaturas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora de Língua Inglesa na E.E.E.M. Castelo Branco e na Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM).

ASSIS FRANCISCO DE CASTILHOS
Graduado em Química Industrial. pela UFRGS (1990), mestrado (2004) e doutorado (2010), ambos pela UFSC. Pós-doutorando no CES/Coimbra. Pesquisa e ensina na área ambiental, nível técnico e superior.

BIANKA BIAZUS VICENTE
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Rede Estadual RS.

CLAUDIO RODRIGUES DO NASCIMENTO
Doutor em Educação, Professor e ex-Diretor do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM/UFSM.

CRISTHIANNY BENTO BARREIRO
É professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas, Doutora e Mestre em Educação. Líder do Grupo de Estudos Narrativos em Educação – GENE.

DAIANE DA SILVA GOMES
É professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas, Mestre em Educação e Tecnologia. Participa do Grupo de Estudos Narrativos em educação.

DERMEVAL SAVIANI
Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq, Coordenador Geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) e Professor Titular Colaborador Pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP.

ELAINE CONTE
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação – NETE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores – GEFFOP/CNPq.

ELOMAR ANTONIO CALLEGARO TAMBARA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas.

FLÁVIA OBINO CORRÊA WERLE
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2003). É professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientadora de doutorado e mestrado. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: administração e gestão educacional, história da educação, história das instituições escolares, política e avaliação educacional, educação rural.

GUILHERME BRANDT DE OLIVEIRA
Guilherme Brandt de Oliveira é pedagogo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Alvorada. Formado em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

LILIANA SOARES FERREIRA
Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM.

LUIZA FAGUNDES DIAS
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – PPGE/FaE. Professora Substituta da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), pelo Departamento de Fundamentos da Educação.

MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO
Técnico Administrativo em Educação do IFFar – Campus Santo Augusto, Tecnólogo em Gestão Pública, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Doutorando em Educação na UFSM.

MARIA CLARA BUENO FISCHER
Maria Clara Bueno Fischer é professora do Departamento de Estudos Especializados (DEE) e do Programa de Pós-Graduação na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É bolsista PQ-CNPQ.

MARIA HELENA PADILHA BANDEIRA MORAES HERNANDES
É professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Visconde da Graça, Mestre em Educação e Tecnologia. Participa do Grupo de Estudos Narrativos em educação.

MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
Docente no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM, Licenciada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação.

MÍRIAM BENITES RIOS
Mestre em Educação pela Universidade La Salle Canoas/RS e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação – NETE/CNPq. O artigo é resultante da Dissertação de Mestrado desenvolvida com incentivo da CAPES/PROSUP.

PATRÍCIA PORTO RAMOS
É professora da Escola Técnica Estadual Canguçu, Mestra em Educação e Tecnologia, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Participa do Grupo de Estudos Narrativos em Educação.

SIDINEI PITHAN DA SILVA
Professor do Departamento de Humanidades e Educação – Unijuí. Professor do Curso de Educação Física da Unijuí e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Unijuí. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Física – Unijuí/Unesp. Doutor em Educação (UFPR). Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí). Graduado em Educação Física (UFSM), Farmácia (UFSM) e História (Unijuí).

SIMONE VALDETE DOS SANTOS
Dra em Educação, professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

VICENTE CABRERA CALHEIROS
Doutor em Educação (2018) pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialista em Educação Física Escolar, pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é pós- doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria, desenvolvendo pesquisa com o projeto: Implementação e Historicidade das Políticas Públicas e do Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul e professor substituto no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul. Durante a formação acadêmica desenvolveu pesquisas nas temáticas envolvendo trabalho e educação, escola, educação física escolar, trabalho pedagógico e movimentos sociais; práticas escolares e políticas públicas, educação profissional e tecnológica.