Capa do livro: A CIDADE E AS MÚLTIPLAS INTERAÇÕES COM O PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO<br> COLEÇÃO CIDADE: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida - Vol. II

A CIDADE E AS MÚLTIPLAS INTERAÇÕES COM O PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO
COLEÇÃO CIDADE: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida - Vol. II

Autores: Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso - Helena Copetti Callai - Tarcisio Dorn de Oliveira (Orgs.)

livro impresso
de R$ 63,17 por
livro digital
de R$ 63,17 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A discussão em torno da interdisciplinaridade é um tema que permanece no centro de atenção dos estudos acadêmicos contemporâneos. Pensar a cidade em sua interface com questões como o patrimônio, a memória, a identidade e o pertencimento, dentre outras, remete, de imediato, à interdisciplinaridade. São múltiplas vozes interagindo, o que, na ótica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, seria o pensar relacional. Pensar relacionalmente significa situar os conhecimentos sempre em relação aos demais e pensar a cidade ajuda a refletir sobre as inúmeras áreas do conhecimento que compõem um objeto de estudo, como a cidade, a qual, em um horizonte multidisciplinar, é constituída por diversas facetas.
 É neste cenário que se dão as conexões entre as ideias dos pesquisadores autores dos artigos aqui inseridos, os quais, em algum momento, dialogam entre si. Como alerta Bourdieu, “é preciso sair dos limites que a divisão das especialidades e das competências impõe: o essencial permanece ininteligível enquanto se ficar circunscrito aos limites de uma única tradição”. Por estes e outros motivos, trata-se de uma publicação de fundamental relevância para a seara do desenvolvimento sociocultural, sendo que a obra vislumbra novas perspectivas para a capacitação de profissionais multidisciplinares. Aplausos aos organizadores e autores por, mais uma vez, socializarem suas pesquisas.

Maria Aparecida Santana Camargo
Artista Plástica
Doutora em Educação

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-188-5
ISBN DIGITAL:978-65-5578-186-1
DOI: 10.24824/978655578188.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A CIDADE E AS MÚLTIPLAS INTERAÇÕES COM O PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO<br> COLEÇÃO CIDADE: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida - Vol. II

Autores

CLÁUDIA ELIANE ILGENFRITZ TOSO
Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Doutora em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (Bolsista CAPES/PROSUP). Realizou Estágio de Doutorado Sanduíche na Università di Bologna (Itália) com Bolsa Capes. Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Especialista no Ensino de Geografia e da História – Saberes e Fazeres na Contemporaneidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Graduada em História pela UNIJUÍ. Atua como professora substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Cerro Largo. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de história e da geografia, história local e silêncios da história, criança, cidade, patrimônio e sentimento de pertencimento, espaços e tempos escolares e ritualização do espaço escolar. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologia em Geografia e Ciências Sociais. Coordenadora do GT de Humanidades do Programa de Formação Continuada Macromissioneira da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo.

HELENA COPETTI CALLAI
Licenciada e Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (FAFI-UNIJUI). Mestra e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Pós-Doutora pela Universidade Autônoma de Madrid – Espanha (UAM) com bolsa da CAPES. Professora Titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) junto ao Departamento de Humanidades e Educação (DHE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC-UNIJUÍ). Orienta mestrado doutorado, supervisiona pós-doutorado e orienta PIBIC/CNPq. Pesquisadora bolsista de produtividade em pesquisa PQ/CNPq Nível 1D; Pesquisador Gaúcho FAPERGS. Membro da REDALADGEO- Rede Latino Americana de Didática da Geografia. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Geografia com ênfase em Ensino de Geografia/Educação Geográfica, Educação para a formação cidadã; Currículo e Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Básica; Avaliação Institucional. Consultora externa da CAPES, CNPq, FAPESP, FAPERGS. Autora de artigos científicos e livros e capítulos de livros na área de pesquisa.

TARCISIO DORN DE OLIVEIRA
Pós Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Meridional. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta. Organizador da Coleção Educação, Espaço Construído e Tecnologias, da Coleção Desenvolvimento, Tecnologias e Educação da Coleção Cidade: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida e da Coleção Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente e Educação. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias - Gtec da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

ALANA RIGO DEON
Graduada em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

ALISSON VERCELINO BEERBAUM
Graduado em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestrando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

ANA JÚLIA OLIVEIRA TOLEDO
Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade de Cruz Alta.

ANDONI ARENAS MARTIJA
Graduado em Pedagogia em Historia y Geografía, pelo Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Post-Graduado em Ecologia Aplicada ao Meio Ambiente pela Universidad de Mar – Chile. Mestre em Inovac?o?es Educacionais pela Universidade de Cie?ncias da Educac?a?o de Playa Ancha – Chile. Doutor em Educac?a?o pela Universidade de Alcala? – Espanha.

ANDREA QUADRADO MUSSI
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas. Mestra em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutora em Avaliação da Aprendizagem e Tecnologia Educacional pela Laspau / Harvard University – Estados Unidos.

BEATRICE BORGHI
É professora de História Medieval, de Didática da História e de História do Mediterrâneo junto ao Dipartimento di Scienze dell’Educazione dell’Alma Mater Studiorum – Università di Bologna (Departamento de Ciências da Educação). Participa e coordena pesquisas em parceria com diversas universidades européias. É Diretora Científica da Revista “Didattica della storia – Journal of Research and Didactics of History”, além de membro de comitês científicos de outras revistas e associações. É diretora do evento “Festa internazionale della Storia” (www.festadellastoria.unibo.it). Os seus interesses e seus estudos em âmbito histórico vão desde o tema da peregrinação e de suas manifestações nas três grandes religiões monoteístas aos estudos medievais. No campo da didática se ocupa de métodos, estratégias e instrumentos para o ensino da História, educação para a cidadania e da Educação Patrimonial.

BRENDA AMPUERO PAREDES
Graduada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso – Chile.

CARINA COPATTI
Graduada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pela UNIASSELVI. Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Pós-Doutoranda em Políticas educacionais pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

CLÁUDIA ELIANE ILGENFRITZ TOSO
Graduada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Ensino de Geografia e da História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Pós-Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

CRISTHIAN MOREIRA BRUM
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Franciscana. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Pós-Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

CRISTIANE DE LURDES XAVIER HAGAT
Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Técnica e Tecnológica e Profissional pelo Instituto Federal Farroupilha. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

DIEISON PRESTES DA SILVEIRA
Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha. Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade Futura. Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta. Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

ELMIR JORGE SCHNEIDER
Graduado em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

FRANCISCO RODRÍGUEZ LESTEGÁS
Graduado em Filosofia e Letras pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Graduado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Doutor em Geografia e História pela Universidade de Oviedo – Espanha.

FRANCISCO XOSÉ ARMAS QUINTÁ
Graduado em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Doutor em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha.

GABRIEL DA SILVA WILDNER
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

HELENA COPETTI CALLAI
Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí. Mestra em Geografia pela Universidade de São Paulo. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Autônoma de Madrid – Espanha.

ISABEL KOLTERMANN BATTISTI
Graduada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

JAEME LUIZ CALLAI
Graduado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Documentação Científica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná.

JANDHA TELLES REIS VIEIRA MÜLLER
Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado para Grupos Especiais pelo Centro Universitário de Volta Redonda.

JORGE ALBERTO LAGO FONSECA
Graduado em Letras - Português e Literaturas pela Universidade da Região da Campanha. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar pela Universidade Federal do Pampa. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

JOSÉ ANTONIO PINEDA ALFONSO
Graduado em Psicologia pela pela Universidade de Sevilha – Espanha. Graduado em História pela Universidade de Sevilha – Espanha. Doutor em História Moderna pela Universidade de Sevilha – Espanha. Doutor em Pedagogia pela Universidade de Sevilha – Espanha.

JOSÉ CARLOS DA SILVA TELLES
Graduado em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

JÚLIO DINIZ ZUCHETTO
Graduando em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

MARÍA AUXILIADORA REBOLLO CORREDERA
Graduada em Ensino Fundamental pela Universidade de Sevilha – Espanha. Mestra em Psicologia Educacional pela Universidade de Sevilha – Espanha.

MARÍA JOSÉ OTERO AURISTONDO
Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso – Chile. Graduada em Atualização de Práticas Pedagógicas em Geografia pela Universidade Alberto Hurtado – Chile. Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso – Chile. Doutora em Geografia Humana pela Universidade de Leeds – Reino Unido.

MARIO FERRERAS LISTÁN
Graduado em Psicopedagogia pela Universidade de Huelva – Espanha. Mestre em Ensino e Aprendizagem de Ciências Experimentais, Sociais e Matemáticas pela Universidade de Huelva – Espanha. Mestre em Patrimônio Histórico e Natural pela Universidade de Huelva – Espanha.

MARISTELA MARIA DE MORAES
Graduada em Letras – Português e Literaturas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Pós-Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

ROLANDO DONDARINI
Graduou-se com honras pela Università di Bologna em Literatura, PhD em História Medieval pela Università di Firenze, Pesquisador em História Medieval na Università di Bologna em 1990 e desde 2000 Professor Associado. Desenvolve pesquisa sobre fontes, sobre a relação entre as cidades dominantes e cidades menores e gestão dos bens comuns e coletivos. Para o estudo comparativo dos estatutos medievais criou o Comitato Italiano per gli studi e le edizioni delle fonti normative da Biblioteca del Senato. Nesta pesquisa que combina os do Ensino de História. No campo da História Pública concebeu e conduziu o projeto Le radici per volare (Raízes para voar), envolvendo centenas de professores e milhares de alunos em iniciativas de investigação, aprendizagem e de comunicação, incluindo a Festa internazionale della Storia (Festival Internacional de História) desde 2003 que ocorre em Bologna e que se estendeu em muitas outras cidades italianas, européias e América Latina. Fundador do Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa Histórica; do Centro Internazionale di Didattica della Storia e del Patrimonio (Dipast) que promove e realiza cursos e seminários e numerosas conferências na Itália e no exterior. De 2013 a 2015 foi membro do Conselho de Administração do Dipartimento di Scienze dell’Educazione dell’Alma Mater Studiorum – Università di Bologna (Departamento de Ciências da Educação). É sócio-fundador e membro do Comitê científico da Revista “Anecdota”; membro do Comitê científico da Revista “I quaderni del Maes”.

RUDIÃO RAFAEL WISNIEWSKI
Graduado em Letras – Português/Inglês e Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestre em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

TARCISIO DORN DE OLIVEIRA
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Meridional.

TATIANE DE FÁTIMA KOVALSKI MARTINS
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Feevale. Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

THEYLOR FÜHR HOELSCHER
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

VALESCA FALCÃO SORTÉIA
Graduada em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

VÂNIA MARIA ABREU DE OLIVEIRA
Graduada em Estudos Sociais pela Associação de Professores de Cruz Alta. Graduada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

XOSÉ CARLOS MACÍA ARCE
Graduado em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Doutor em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha.