Capa do livro: PDE ESCOLA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: <br>o caso da escola Forte Ambé em Altamira – Pará

PDE ESCOLA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO:
o caso da escola Forte Ambé em Altamira – Pará

Autores: Keila Simone dos Anjos

Os desafios na construção da gestão democrática escolar, por meio das diretrizes de um programa educacional federal, o PDE Escola, fundamentam este livro que busca, na realidade vivenciada em uma escola do interior do Pará, compreender como esse processo ocorre no “chão da escola”.
Esta obra realiza uma verificação das repercussões da Reforma do Estado brasileiro no interior das políticas públicas para a Educação Básica; identifica bases legais de sustentação do PDE Escola e seus efeitos no processo de democratização da gestão na escola pública de Ensino Fundamental; e examina as influências do PDE Escola na mobilização de uma gestão democrática.
Ao discutir o processo de seleção das escolas para o recebimento da prometida ajuda técnica e financeira do Governo federal, na implementação dos programas educacionais, apresenta a defesa de que a democratização da gestão escolar não consiste em um processo involuntário, mas em um movimento intencional, que deve ser perseguido pela coletividade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4018-6
DOI: 10.24824/978854444018.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PDE ESCOLA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: <br>o caso da escola Forte Ambé em Altamira – Pará
KEILA SIMONE DOS ANJOS
Pedagoga com mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica, pela Universidade Federal do Pará, especializada em Gestão do Trabalho Pedagógico: supervisão e coordenação, pela Faculdade Internacional de Curitiba, e em Educação, Diversidade e Sociedade, pela Universidade Federal do Pará. É articuladora da elaboração do currículo escolar do município de Altamira – Pará e coordenadora do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) e foi coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).