Capa do livro: A LUTA PELA TERRA E POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE ÓTIMA QUALIDADE NO BRASIL

A LUTA PELA TERRA E POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE ÓTIMA QUALIDADE NO BRASIL

Autores: Flávio Reis dos Santos (Org.)

Para que tenhamos as possibilidades de refletir sobre os processos de luta pela terra e sobre o direito a uma educação pública de boa qualidade para as pessoas que vivem e trabalham no campo, é preciso que consideremos o complexo conjunto das forças sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais constituídas e constituintes do Brasil por meio do seu desenvolvimento histórico, especialmente aquelas forças que têm por objetivo a defesa dos interesses do capital nacional e do capital internacional. É de fundamental importância a reflexão sobre os movimentos sociais brasileiros na luta pela terra e em defesa da reforma agrária, bem como os movimentos sociais em defesa da oferta de uma educação pública, gratuita, laica e de ótima qualidade para propiciar às populações que habitam no campo as possibilidades de inserção e permanência no competitivo e excludente mercado de trabalho no interior da sociedade capitalista. As políticas de educação para as pessoas do campo devem considerar a diversidade de suas realidades e, sobretudo, a permanente luta pela posse (propriedade) da terra para garantir a manutenção da vida. Tais políticas precisam considerar a indissociabilidade da prática pedagógica com a construção e utilização teórica e metodológica, bem como o fato de que o campo não está apartado da cidade, em realidade, campo e cidade são partes constituintes de uma mesma totalidade, isto é, a sociedade capitalista.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-86087-08-6
ISBN DIGITAL:978-65-86087-12-3
DOI: 10.24824/978658608708.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A LUTA PELA TERRA E POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE ÓTIMA QUALIDADE NO BRASIL
SOBRE O ORGANIZADOR
FLÁVIO REIS DOS SANTOS
Pós-Doutor em Educação Rural pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Goiás (PPGGC/UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual de Goiás (CIP/UEG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás (NEPERBR/UEG).

SOBRE OS AUTORES
ANDRÉ EUGÊNIO DA SILVA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Graduado em Letras pelo Centro Universitário Paulistano (UniPaulistana). Professor do Colégio Estadual Orcalino Fernandes Evangelista.

CARMEN LÚCIA FREITAS DE MENDONÇA
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Apogeu. Graduada em Letras e em Pedagogia pela Faculdade de Ituiutaba.

CÍCERO ANTONIO MESQUITA DA SILVA BRITO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Graduado em Administração pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).

CRISTIANE RAQUEL FERREIRA CÂNDIDO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás (NEPERBR/UEG).

ELEUZA APARECIDA DE SOUZA LOPES
Mestre em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Inspeção e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Psicopedagogia Educacional e Clínica pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada em Pedagogia pela Comunidade Evangélica Luterana de São Paulo (ULBRA). Inspetora Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Itumbiara. Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual da Polícia Militar Unidade Dionária Rocha (Itumbiara/GO). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás (NEPERBR/UEG).

EVA MARIA BARROS
Aluna em Regime Especial do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Direito Civil e Processual pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Professora do curso de Graduação em Direito da Faculdade de Caldas Novas (UNICALDAS).

JANETE APARECIDA SILVA
Mestre pelo Programa de Formación de Profesores en Educación de la Universidad Iberoamericana (UNIBE/PARAGUAY). Aluna em Regime Especial do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

JULIERME MORAIS
Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS-UEG/Campus Morrinhos). Professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio da Universidade Estadual de Goiás (PROMEP/UEG). Professor do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Morrinhos). Pesquisador do Grupo de Trabalho Nacional de História Cultural (ANPUH), do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC/UFU), do Grupo de Estudos de História e Imagens (GEHIM/UFG) e do Grupo de Pesquisa Cine&Arte (UTP).

JÚLIO CESAR MEIRA
Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Morrinhos). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG).

LAURIELLY MARIA ITACARAMBI DA SILVA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade APOGEU. Graduada em Gestão em Recursos Humanos pela Universidade Paulista (UNIP).

LAURO BIAN CONCEIÇÃO CÂNDIDO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

MARCUS VINÍCIUS DE SOUSA SILVA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade Internacional Signorelli. Graduado em Direito pela Faculdade de Caldas Novas.

RODRIGO SILVA TAVARES
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade ATAME. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Especialista em Direito Tributário e Processo Tributário pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira.

RODRIGO WIESNER
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Controladoria e Gestão Financeira de Empresas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera/UNIDERP. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

SARA KARLA DE ABREU ANDRADE CARVALHO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).