Capa do livro: GERONTOLOGIA EDUCACIONAL E MEIO AMBIENTE: <br> Resultados de uma intervenção educativa intergeracional

GERONTOLOGIA EDUCACIONAL E MEIO AMBIENTE:
Resultados de uma intervenção educativa intergeracional

Autores: Henrique Salmazo da Silva - Fabiana Moreira Lima - Maria Liz Cunha de Oliveira ( Orgs. )

livro digital
de R$ 0,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro reúne dados de pesquisa no contexto da Gerontologia Educacional, cujo objetivo foi investigar, por meio de uma intervenção socioeducativa, a implantação de um programa de educação ambiental envolvendo pessoas idosas e adolescentes estudantes em Escola Pública do Distrito Federal (DF).  A vivência permitiu desmistificar preconceitos e oportunizar convivência, aprendizado, desenvolvimento pessoal e mudanças nas concepções sobre o próprio processo de envelhecimento.  

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-109-0
ISBN DIGITAL:978-65-5578-112-0
DOI: 10.24824/978655578109.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

GERONTOLOGIA EDUCACIONAL E MEIO AMBIENTE: <br> Resultados de uma intervenção educativa intergeracional

Autores

HENRIQUE SALMAZO DA SILVA
Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Departamento de Epidemiologia), e Doutor em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC. Atualmente é Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília – UCB. É vice-presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG – gestão 2017-2019) e atuou como gestor de centro de convivência para idosos e de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

FABIANA MOREIRA LIMA
Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Brasília (2016). Possui formação em Gestalt-terapia pelo Instituto de Gestalt-terapia de Brasília (2016). Mestrado em andamento em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília. Atuação e pesquisa voltadas ao processo de envelhecimento desde 2013. Atuou como bolsista técnico pela FAP-DF junto ao presente projeto. Experiência na área organizacional e atualmente, atua na clínica com os públicos adolescente, adulto e idoso.

MARIA LIZ CUNHA DE OLIVEIRA
Graduada em Enfermagem (1983), mestrado em Educação (1995 – bolsista CAPES) e doutorado em Ciências da Saúde (2000), todos pela Universidade de Brasília – UnB. Pós Doutorado (em andamento) em Psicologia Social pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora da pós-graduação em Gerontologia. É professora/pesquisadora do mestrado profissional da Fundação de Ensino e Pesquisa do Distrito Federal – FEPECS, na linha de pesquisa de saúde do adulto. Na graduação, leciona na área básica e no curso de Enfermagem. É consultora ad hoc da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Revista Brasileira Ciência e Movimento, Texto & Contexto Enfermagem, entre outras.

Sobre os autores
CAMILA MARINHO RIBEIRO MAGALHÃES
Graduação em andamento em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Possuí experiência como Coordenadora da Comissão de Comunicação do Centro Acadêmico de Psicologia, e como Instrutora de Informática para grupo de idosos no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Interesses nas áreas: Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Processo de envelhecimento, Educação. Atuou como bolsista de iniciação científica pela FAP-DF junto ao presente projeto.

DANILO RIBEIRO DO NASCIMENTO ARAGÃO
Graduado em Ciências Biológicas e Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Atuou como bolsista técnico pela FAP-DF junto ao presente projeto.

FABIANA TAVARES PEREIRA
Psicóloga formada pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, pós-graduanda em Teoria Psicanalítica pela mesma instituição em curso vinculado à Sociedade de Psicanálise de Brasília. Atuou como bolsista técnico pela FAP-DF junto ao presente projeto.

ISABELLE PATRICIÁ FREITAS SOARES CHARIGLIONE
Doutora em Cognição e Neurociências do Programas de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília (2014). Mestre em Cognição e Neurociências do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília (2010). Especialista em Neuropsicologia pelo IPAF (2007). Possui graduação em Licenciatura Plena (2004) e Formação em Psicologia (2005) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é professora do Curso de Psicologia pela Universidade de Brasília e colaboradora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília.

JOYCE KAREN ROCHA ALVES PEREIRA
Graduação em prosseguimento em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Conhecimento em coordenação de eventos acadêmicos pelo Centro Acadêmico de Psicologia da UCB e projetos pela Lógica Consultoria – Empresa Júnior de Psicologia (UCB). Atuou como bolsista de Iniciação Científica junto ao presente projeto.

JUSSARA SOARES MARQUES DOS ANJOS
Enfermeira, especialista em Docência do Ensino Superior, especialista em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria. Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2019). Professora de Enfermagem em Estágio Supervisionado – Atenção Básica e Hospitalar.

LARISSA APARECIDA DE SOUZA GRILO
Graduação em andamento em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Atuou como estagiária na área de Pesquisa. Realizou estágio voluntário dentro da Lógica Consultoria – Empresa Júnior de Psicologia (UCB). Atuou como bolsista de Iniciação Científica junto ao presente projeto.

LUCY GOMES
Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília e doutorado em Fisiologia – University of London. Atualmente é professora adjunta da Universidade Católica de Brasília, atuando na pós-graduação de gerontologia e na graduação de medicina. É membro titular fundador da Academia de Medicina de Brasília. Atualmente é consultora da FAPDF e parecerista de vários periódicos. Tem cerca de 100 artigos publicados, em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, doenças, prevenção de doenças, qualidade de vida e envelhecimento.

REBECA ZAIN
Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Atuou como bolsista de Iniciação Científica junto ao presente projeto.

SABRINA PEREIRA DE ALMEIDA
Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Atuou como bolsista de Iniciação Científica junto ao presente projeto.

STEPHANE LORRANE FERNANDES ALVES
Psicóloga pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência em Iniciação Científica, atuando como bolsista não apenas neste, como também em outros projetos. Foi membro do Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI UCB). Atuou na Lógica Consultoria – Empresa Júnior de Psicologia. Atualmente, atua como psicóloga clínica.

VÊNUS DEIA ALVES DE FARIAS
Mestrado em Gerontologia na Universidade Católica de Brasília-UCB (2019). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Darwin de Educação e Pesquisa (2008) e Pós-Graduada em Enfermagem do Trabalho pelo Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento CESED (2010). Possui Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário UNICEPLAC (2006).

VICENTE PAULO ALVES
Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1998), mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1991) e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Atualmente, está como coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (Mestrado e Doutorado). É atualmente coordenador da Rede dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares sobre o Envelhecimento (REPRINTE).

VITÓRIA SEGATO JADALLAH
Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Atuou como bolsista de Iniciação Científica junto ao presente projeto.

WILSON VIEIRA JÚNIOR
Doutor (2015) e Mestre (2010) em Arquitetura e Urbanismo na área de concentração Teoria, História e Crítica pelo PPG da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – UnB. Graduado em História pelo Centro Universitário de Brasília em 2003. Entre 2011 e 2015 ocupou o cargo de Coordenador do Arquivo Permanente no Arquivo Público do Distrito Federal. Ministra palestras e colabora em trabalhos sobre História e Patrimônio com instituições públicas ligadas ao ensino e educação, patrimônio histórico, artístico e ambiental. É autor de livros e artigos sobre História, acervos documentais e paleografia.