Capa do livro: REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: <br>compartilhando experiências <br>Coleção: Perspectivas em Ensino de Ciências <br> Volume: 01

REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS:
compartilhando experiências
Coleção: Perspectivas em Ensino de Ciências
Volume: 01

Autores: Ana Luiza de Quadros (Org.)

O uso de representações tem sido uma prática constante no processo de construção do conhecimento científico e na pesquisa científica, por meio do aprimoramento de imagens e de modelos e na integração de recursos linguísticos e matemáticos às ferramentas visuais. Estudos importantes têm mostrado que uma habilidade importante de cientistas é a capacidade de criar e manipular representações visuais. Partindo desses estudos, nosso grupo de pesquisa explora o termo Representações Multimodais como uma abordagem na qual os estudantes poderiam desenvolver a capacidade de construir representações diversas, por meio de diferentes modos semióticos e de comunicá-las em um processo negociado, que relaciona diferentes representações. A abordagem baseada nas “Representações Multimodais” vem sendo usada em situações diversas de sala de aula e foi amplamente explorada neste livro. Os autores convidam você a navegar pelos capítulos do livro e interagir com os relatos de pesquisa aqui apresentados.

Impresso
de R$ 47,39 por
R$ 36,45
Digital
de R$ 46,82 por
R$ 27,34

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-169-4
ISBN DIGITAL:978-65-5578-175-5
DOI: 10.24824/978655578169.4
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: <br>compartilhando experiências <br>Coleção: Perspectivas em Ensino de Ciências <br> Volume: 01
ANA LUIZA DE QUADROS
Doutora em Educação, Mestre em Educação nas Ciências e Licenciada em Química. Atua como docente no curso de Licenciatura em Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG. Tem experiência na pesquisa educacional, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores de Química e de Ciências, ensino baseado no contexto social, representações multimodais e ensino e aprendizagem.

DANIELA MARTINS BUCCINI PENA
Licenciada em Química, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora de Química na educação básica e superior. Desenvolve pesquisas na área de Formação de Professores de Química, Natureza da Ciência e Representações Multimodais.

MARIA LUIZA SILVA TUPY BOTELHO
Doutoranda em Educação e Ciências (FaE- UFMG), Mestre em Educação e Ciências (FaE - UFMG) e Licenciada em Química (ICEX - UFMG). A pesquisa de doutorado tem como foco a investigação do uso de representações multimodais em aulas de Química da Educação Básica. No mestrado pesquisou as concepções de licenciandos em Química sobre o processo de ensino e aprendizagem. Atualmente é professora de STEAM da rede privada de Belo Horizonte.

ANA LÍVIA BAPTISTELLA ARAUJO
Formada em Química Licenciatura (UFMG), mestranda em Educação e Ciências (UFMG) e criadora do canal no YouTube “Você só dá aula?”. Atualmente é mestranda em Educação e docente de Química em instituições de ensino médio e trabalha com projetos relacionados a área da Educação, com foco nas representações multimodais no Ensino de Ciências.

LUCIANA NAMI KADOOCA
Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é mestranda em Educação e Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, da Faculdade de Educação da UFMG, e desenvolve projetos relacionados à área da Educação, relativo às práticas epistêmicas, o que inclui as representações. Tem experiência como bolsista de iniciação à docência pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/FaE/UFMG, Subprojeto: Química - CAPES).

ADRIANA ARAÚJO DUTRA RODRIGUES
Mestre em Educação e Ciências, Bacharel e Licenciada em Química. Faz seu doutorado em Educação e Ciências na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão Social. Atua como professora de Química na Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo e produz webcomics desde 2007. Sua pesquisa se centra principalmente no uso de quadrinhos no ensino de Ciências, atualmente pelo prisma da multimodalidade e da linguagem visual.

ANDRÉA HORTA MACHADO
Graduada em Química Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987- 1988), mestrado e doutorado em Educação - Metodologia de Ensino - pela Universidade Estadual de Campinas (1992 e 1999). Atualmente é Professora Associada da UFMG em exercício no Colégio Técnico. Atua na formação de professores de Química e Ciências. Autora do livro Aula de Química: discurso e conhecimento, Ed. UNIJUÍ e co-autora dos Livros didáticos: Química - Coleção Parâmetros, Editora Scipione e Química 3 volumes - Ed. Scipione.

BRUNA FERNANDA COSTA MONTEIRO
Graduada em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), cursou o técnico-profissionalizante em Técnico em Química Industrial pelo Fundação de Ensino de Contagem(2009). Atualmente é professora de Química em instituições de Ensino Médio e mestranda do Programa Mestrado Profissional em Educação da UFMG.

MATHEUS AUGUSTO CAMPELO FELIX
Graduado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), é professor de Química em instituições de Ensino Médio e mestrando do Programa Mestrado Profissional em Educação da UFMG.

FERNANDA AIRES GUEDES FERREIRA
Graduada em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade de Itaúna (2009), cursou mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (2013), e é doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, da Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente é professora de Ciências da Natureza na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais e de Ciências e Biologia da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro. Possui experiência na condução de projetos de iniciação científica, com premiações nacionais e internacionais. É coordenadora geral da FEMIC - Feira Mineira de Iniciação Científica. Atua como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências por investigação, Formação de professores e Divulgação científica.

ORLANDO AGUIAR JR.
Pós-doutorado em Educação em Ciências na Universidade de Leeds, Inglaterra (2003-2004) e na Universidade de Massachussets-Boston (U-Mass Boston) e UFBA (2017-2018). Doutor, em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2001). Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1995). Licenciado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Professor Titular da Faculdade de Educação da UFMG, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência da UFMG