Capa do livro: CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: <br> Criação, implementação e desdobramentos <br> Coleção Conselhos Municipais de Educação <br> Volume 2

CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO:
Criação, implementação e desdobramentos
Coleção Conselhos Municipais de Educação
Volume 2

Autores: Paulo Gomes Lima (Coord)

Nesse volume 2, os pontos intercambiantes de indagações e ponderações da pesquisa destacaram os seguintes eixos: a) a existência e a iniciativa (ou não) da criação de um sistema municipal de ensino na localidade pesquisada; b) Na existência de um sistema municipal de ensino, entender a prioridade que se aplicou em se fazer cumprir ou não os princípios orientadores da LDBEN quanto a organização e gestão democrática dos C.M.Es.; c) Em relação ao Conselho Municipal de Educação: uma vez existente, conhecer a sua composição; quantidade e representatividade dos segmentos representados e identificar suas competências descritas em lei ordinária ou complementar do município para a sua legitimação; d) a definição do C. M. E na legislação municipal; e) Estabelecer relações entre os caráteres anunciados na legislação municipal e regimentos dos C.M.E.s: consultivo, deliberativo, normativo, fiscalizador e mobilizador e o seu modus operandi; f) saber quem são as representações e/ou segmentos sociais representados no C.M.E; g) a suficiência da oferta educacional e o papel do C.M.E na luta pela reivindicação por uma melhor educação no município, h) analisar até que ponto a colaboração entre os entes federados é sentida e efetivada no município; i) destacar de onde partiu as iniciativas para a construção do C.M.E. do município e o porquê; j) discutir a partir dos documentos dos C.M.E como o princípio da gestão democrática e educação socialmente referenciada são entendidos e trabalhados na agenda diária do colegiado.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-087-1
ISBN DIGITAL:978-65-5578-086-4
DOI: 10.24824/978655578087.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: <br> Criação, implementação e desdobramentos <br> Coleção Conselhos Municipais de Educação <br> Volume 2
AMANDA REGINA MARTINS DIAS
Mestranda em Educação pela UFSCar, campus Sorocaba/SP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE). Possui especialização em Gestão Escolar (2011) pela Faculdade Pitágoras (MG) e em Psicopedagogia (2005) pela Faculdade de Educação São Luís/SP. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba (2005). Atualmente é diretora de escola da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

ELIANE PIMENTEL CAMILLO BARRA NOVA DE MELO
Cursa Doutorado em Educação na UNESP, Rio Claro-SP. Possui mestrado em Educação pelo Programa de Educação da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (2015). Em 2005 concluiu a Especialização em Educação Especial “Dificuldades de Aprendizagem”. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (2004) e graduação em Matemática pela Faculdade de Educação São Luís (1998). Ficou entre as cinco finalistas em alfabetização no prêmio “Professor nota 10” da Fundação Victor Civita da Editora Abril em 2010 com o projeto “Livro de Receita”. Há 18 anos trabalha como professora do Ensino Fundamental I em salas de alfabetização. Atualmente é professora efetiva do Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de Sorocaba e professora universitária do NEP – Núcleo Educacional Pedagógico e do INEC – Integração em Educação Continuada com ênfase na formação continuada nas áreas de Alfabetização, Letramento e Psicopedagogia. Participa dos Grupos de Pesquisas: “Teorias e Fundamentos da Educação”, “Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE), grupos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, Sorocaba-SP.

ELIDIA VICENTINA DE JESUS RIBEIRO
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Campus Sorocaba. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Campus Sorocaba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação – GEPLAGE, cadastrado junto ao CNPq. Supervisora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Diretoria de Ensino Região de Itapetininga. Pós-Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense, RJ (2013), em Gestão da Rede Pública pela Universidade de São Paulo, USP (2013), em Gestão Educacional pela Universidade de Campinas, UNICAMP (2006) e em Educação pela Unicastelo, SP (1992). Graduada em Pedagogia pela Fundação Santo André, SP, em 1989. A ênfase de estudos científicos e acadêmicos compreende os eixos da: política e gestão da educação, planejamento educacional, supervisão de ensino e intersetorialidade entre universidade e Educação Básica.

GILSEMARA VASQUES RODRIGUES ALMENARA
Graduada em Educação Física pela FEFISO (Faculdade de Educação Física de Sorocaba), Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, Pós-graduada em Gestão e Planejamento Escolar e Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade São Luís e MBA em Gestão da Excelência em Educação. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. Mestre em Educação pela UFSCar/Sorocaba. Atualmente é supervisora de ensino da Prefeitura de Sorocaba.

IZABEL DE CARVALHO GONÇALVES DIAS (IN MEMORIAM)
Formada em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Hortolândia – FAECH, Hortolândia, SP em 2009. Especializada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Adventista de Hortolândia – Campus Hortolândia, SP em 2011. Curso de Dinâmica da Administração de Empresas pelo Instituto brasileiro de Desenvolvimento Pessoal, São Paulo, SP em 1988. Curso de Motivação e Capacitação em Vendas pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Pessoal, São Paulo, SP em 1988. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Social em Ação Comunitária – GEPESAC, UNISAL Campinas, SP. Membro da Associação Brasileira de pedagogia Social – ABRAPSocial, São Paulo, SP.

JOCIANE MARTHENDAL OLIVEIRA SANTOS
Mestranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE/CNPq) UFSCAR – Sorocaba. Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI (2009) e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Uninter (2013). O foco de suas pesquisas situa-se na área da Educação Superior e Estágio Curricular Supervisionado [ECS]. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

JURANY LEITE RUEDA
Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGED) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba-SP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e História da Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES). Possui especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, especialização em Educação Especial pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo e graduação em Pedagogia pela mesma instituição.

KALIN CRISTINA DE CASTILHO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora na rede pública de ensino no município de Votorantim- SP. Membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE) – UFSCar campus Sorocaba.

KATLIN CRISTINA DE CASTILHO
Mestranda em Educação pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) campus Sorocaba, desenvolvendo estudos sobre políticas educacionais, com ênfase na Educação Superior da América Latina e Caribe e seus processos de internacionalização. Graduação em Geografia pela UFSCAR (2014) e Pedagogia (2009) pela UNISO (Universidade de Sorocaba), tendo atuado como bolsista de iniciação científica da FAPESP (2008-2009). É integrante do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação) credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. É professora da Rede Municipal de Sorocaba desde 2011, já tendo atuado como vice-diretora escolar (2014) e orientadora pedagógica (2015) na mesma rede de ensino.

LINCOLN AKIRA NAZARIO KAYAKI
Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE/CNPq) UFSCAR – Sorocaba.

NOÊMIA DE CARVALHO GARRIDO
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2009) e doutorado em Universidade Trás – Os – Montes e alto Douro – UTAD pela Universidade de Trás-os-Montes- Alta Douro (2017). Atualmente é pesquisadora do grupo geplage da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, professora da Fundação Municipal para Educação Comunitária, coordenadora de curso da Fundação Municipal para Educação Comunitária e professora da Fundação Municipal para Educação Comunitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de educadores, educação de jovens e adultos, fumec e educação sócio-comunitária.

PAULO GOMES LIMA
Pós-Doutorado pela UNICAMP. Doutorado em Educação Escolar pela – UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação pela – UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior e a articulação com a Educação Básica, Políticas Públicas para a Educação Brasileira, Fundamentos da educação e Gestão Educacional. É líder do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE] da UFSCAR- Sorocaba e docente do PPGED UFSCAR-Sorocaba (Mestrado e Doutorado em Educação).

PETULA RAMANAUSKAS SANTORUM E SILVA
Doutoranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP e membro efetivo do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE). Possui mestrado em Educação pela UFSCar campus Sorocaba (2018), especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (2010), em Gestão Escolar através da Escola de Gestão da UFSCar Sorocaba (2015) e em Teologia Prática pela Universidade Mackenzie (2015). Possui graduação (licenciatura) em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2008) e (bacharelado) em Teologia pela Unicesumar (2015). Atualmente é supervisora de ensino da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Gestão da Educação e suas políticas.

REBECA ANSELMO ESTEVAM
Aluna Especial do Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) campus Sorocaba. Professora. Titular de Língua Portuguesa na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo.

RUTE DE CARVALHO ANGELINI
Mestra em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL Campus Maria Auxiliadora/ Americana -SP. Pós-Graduada “Lato Sensu” em nível de Especialização em Educação Social pela UNISAL Campinas – SP (2006), e em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação “São Luís” – Jaboticabal – SP (1999). Formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas –PUC – Campinas – SP(1990). É professora efetiva da EJA-1 na Fundação Municipal para Educação Comunitária – FUMEC – Campinas – SP, atua também como professora efetiva PEB II – dos anos iniciais pela Rede Municipal de Campinas – SP. Faz parte de Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Social e Ação Comunitária (GEPESAC). Participa da Linha de Pesquisa do Curso de Mestrado em Educação pela UNISAL – Campus Americana – SP, do grupo CAIPE – na linha 2 – A intervenção – educativa Sociocomunitária: linguagem, intersubjetividade e práxis, como orientanda do Professor Dr. Severino Antônio Moreira Barbosa.

SILMARA APARECIDA LOPES
Doutoranda em Educação pela UFSCar-Campus-Sorocaba. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Licenciada em Filosofia e Pedagogia. Profissional da área da educação com experiência na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Trabalhou como Professora de Cursinhos Preparatórios para Concursos Públicos da área de Educação para Professores, Diretores de Escola e outros cargos, na empresa Prof. Júnior Cursos Preparatórios, de 2013 a 2017. Trabalha, sem vínculo empregatício, em Reflexão Cursinhos Preparatórios para Concursos Públicos da área da Educação, desde novembro de 2017, atuando em Sorocaba e Região. Interesses de pesquisa: Pedagogia Histórico-Crítica; Educação e Trabalho; O Ensino de Filosofia no Ensino Médio; Políticas educacionais e sociais; Educação Inclusiva; Avaliação na Educação Básica. Membro do grupo de pesquisa GPTeFE – Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar – Campus-SOROCABA. Proponente e Coordenadora do Projeto Permanente sobre Adaptações Curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais na Diretoria de Ensino de Sorocaba, desde o ano de 2016.

THIAGO DE MELO MARTINS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e graduação em Letras pela Universidade de Sorocaba (2005). Atualmente é estatutário da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. Mestrando em Educação pela USFCAR Campus Sorocaba.

VIVIANE DA SILVA SILVEIRA

Mestranda em Educação pela UFSCar, campus Sorocaba/SP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE). Possui especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual – Teoria e Prática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Indaial (2013). Graduação (licenciatura plena) em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (2000) e graduação (licenciatura) em Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque (2016). Atualmente é diretora de escola da Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.