Capa do livro: CONVERSAÇÕES COOPERATIVAS EM EDUCAÇÃO:<br> dialogando com Humberto Maturana

CONVERSAÇÕES COOPERATIVAS EM EDUCAÇÃO:
dialogando com Humberto Maturana

Autores: Sandra Maders (Org.)

A organização da obra “Conversações Cooperativas em Educação – dialogando com Humberto Maturana” reuniu trabalhos de diversos autores que se debruçam sobre os estudos de Humberto Maturana e suas ligações com outras áreas do conhecimento.

Impresso
de R$ 69,42 por
R$ 53,40
Digital
de R$ 63,00 por
R$ 40,05

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-86087-91-8
ISBN DIGITAL:978-65-86087-95-6
DOI: 10.24824/978658608791.8
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CONVERSAÇÕES COOPERATIVAS EM EDUCAÇÃO:<br> dialogando com Humberto Maturana
SOBRE A ORGANIZADORA
SANDRA MADERS
Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA/ Campus Dom Pedrito/RS. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. Pedagoga. Pesquisadora do Núcleo Kitanda: Educação e Intercultura/CNPq. Membro da Anistia Internacional/Direitos Humanos/2009. Coordenadora Geral da Editora e Gráfica Caxias, sede em Santa Maria/RS.

SOBRE OS AUTORES
ADALBERTO DUTRA ROSSATTO
Professor Universitário, Doutor em Educação pela (UFSM), pesquisador do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPFORMA), coordenado pelo Professor Dr. Amarildo Luis Trevisan (UFSM) e do Grupo de Pesquisa KITANDA: Intercultura e Educação, coordenado pelo Professor Dr. Valdo Barcelos (UFSM), sendo ambos cadastrados no CNPq. Mestrado em Educação (UFSM), Especialista em Psicopedagogia (UNIFRA), graduado em Filosofia (UNIFRA), Educação Artística/Artes Plásticas (UFSM), Psicanálise em Formação. Autor do Livro a Arte da Superação (2012).

ALICE FOGAÇA MONTEIRO
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena – PUCRS, mestrado em Educação Ambiental – FURG e mestrado em Educação Matemática e Tecnológica – UFPE.

ANA CAROLINA DE OLIVEIRA SALGUEIRO DE MOURA
Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Licenciada em Pedagogia – UNOPAR. Pós-Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS. Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e Mestrado em Educação Ambiental, ambos pela FURG.

ANGELISE FAGUNDES
Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM. Mestre em Letras (PPGL/UFSM). Licenciada em Letras / Português (UFSM). Licenciada em Letras / Espanhol (UFSM). Foi professora da Rede Municipal de Ensino de Dilermando de Aguiar (RS). É Professora Adjunta da área de Ensino de Espanhol do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo (RS), onde coordena o CELUFFS, centro de línguas do campus.

CARLOS GIOVANI DELEVATI PASINI
Doutor em Educação (UFSM/RS). Professor de Literatura Brasileira do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM/RS). Membro da Academia Santa-Mariense de Letras e da Casa do Poeta de Santa Maria.

CAROLINE SILVEIRA SPANAVELLO
Possui Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). É acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM (PPGE/UFSM) – Doutorado (2017/2020). É Professor titular da Rede Municipal de Ensino de Dona Francisca/RS.

CLENI INÊS DA ROSA
Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM). Mestra em Educação (2012) e Licenciada em Ciência Biológicas (1999) pela UFSM. Integra o Núcleo de Pesquisa KITANDA: Educação e Intercultura (CE/UFSM) Professora de Ciências na Rede Municipal de Santa Cruz do Sul/RS. Foi supervisora da CAPES PIBID/UNISC de 2012 até 2018.

DÉBORA PEREIRA LAURINO
Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela FURG, Mestrado em Ciências da Computação e Doutorado em Informática na Educação, ambos pela UFRGS.

ÉDEM ALEXANDRE DA SILVA
Graduado em Direito, com Especialização em Direito de Família e Mediação de Conflitos (2014), Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professor da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos – EsFAS. Membro da Comissão Permanente de Avaliação – CPA na Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA.

ELIANE LIMA PISKE
Doutoranda em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA/FURG. Pedagoga. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

ELVIO DE CARVALHO
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professor de Filosofia no Ensino Básico, em Rosário do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa KITANDA: Intercultura e Educação, coordenado pelo Professor Dr. Valdo Barcelos (UFSM), sendo cadastrado no CNPq. Mestre em Educação (UFSM), Especialista em Gestão Educacional (UFSM), Filosofia (UFSM), Pedagogia (UFSM), autor do livro, Ressignificação do Espaço Escolar: Ludicidade e Amorosidade na Formação Docente – (2020).

EMANUEL SAGRILLO CARVALHO
Formando em Direito – (UNIFRA), pesquisador de Jean Jacques Rousseau, sobre os direitos humanos na infância. Autor do livro Ressignificação do Espaço Escolar: Ludicidade e Amorosidade na Formação Docente (2020).

HELENISE SANGOI ANTUNES
Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

JOÃO LOREDI LEMES
Doutorando em Educação pela (UFSM/RS). Diretor-editor do jornal Expresso Ilustrado. Membro da Academia Santiaguense de Letras.

LUCAS VISENTINI
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Mestre em Educação (PPGE/UFSM). Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciado em Pedagogia (UFSM). Bacharel em Ciências Contábeis (UFSM). Professor, escritor e pesquisador integrante do GPKOSMOS (Grupo de Pesquisa sobre Educação Digital e Redes de formação) e do Núcleo KITANDA (Educação e Intercultura).

LUCY HELLEN COUTINHO ALMEIDA
Pedagoga (UEPA/PA). Especialista em Docência no Ensino Superior (SISUPA/PA). Adjunta da Seção Técnica de Ensino do Colégio Militar de Belém (CMBel/PA).

MÁRCIA JAPPE CAMARÁ FAGUNDES
Psicóloga, Psicanalista. Membro do grupo Kitanda – Educação e Intercultura (PPGE-UFSM).

MARCUS V. L. FONTANA
Pós-Doutor em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, com pesquisa sobre LMOOCs, sob supervisão do professor Vilson Leffa (2017). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2009), com bolsa fornecida pela CAPES. Licenciado em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua nos cursos de Licenciatura em Espanhol presencial e EaD e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede. É Coordenador dos projetos de pesquisa Além da Visão Ubíquo e MOOCs: um estudo em CALL desde uma perspectiva conectivista, que fazem parte do Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais, EaD e Línguas Estrangerias (GPTELE), reconhecido pelo CNPq.

MARIA ÂNGELA MATTAR YUNES
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica São Paulo. Psicóloga. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Dundee, Escócia. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, Niterói, RJ.

NARJARA MENDES GARCIA
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA/FURG. Pedagoga. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

VALDO BARCELOS
Professor Titular na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. PhD em Antropofagia Cultural Brasileira. Pesq. Prod. 1 – CNPq. Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências – ALPAS – 21 – Cadeira Paulo Freire. Membro da Academia Santa Mariense de Letras – ASL – Cadeira Cyro Martins. Membro da Casa do Poeta de Santa Maria – CAPOSM. Consultor MEC/UNESCO – MEC/MMA – CYTED – INPA – MCT. Membro Anistia Internacional Brasil (1972).

VALMÔR SCOTT JÚNIOR
Professor Adjunto na faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor, Orientador e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) (PPGD/UFPel), na LP 2: Direito e Vulnerabilidade Social. Doutorado em Educação (UFSM); Mestrado em Educação (UFSM); Especialização em Direito (UFSM); Licenciatura – PEG (UFSM); Graduação em Direito (UNICRUZ).