Autores: Maria Eliza Mattosinho Bernardes
O livro que se encontra em suas mãos o levará a um universo de importantes conhecimentos diante da realidade educacional em que vivemos. Na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, o ser humano se constitui ao produzir sua própria existência e para tanto, dentre outros aspectos, participa e produz mediações simbólicas. Quando esse processo ocorre na escola, um quadro específico passa a ser criado por intensas pinceladas e um leque de cores de diferentes matizes se abre diante dos olhos de quem cria e admira. Pelas ações de ensino e aprendizagem sua configuração ganha contornos de um movimento verdadeiramente humano. Sujeitos dessa atividade pedagógica, professores e estudantes, mobilizados, podem por em movimento objetivos, objetos, instrumentos, conhecimentos, afetos, sentidos, significados na direção de que o legado humano seja apropriado. A leitura das páginas deste livro, com certeza, também o envolverá em momentos desse movimento.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-241-2
DOI: 10.24824/978858042241.2
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Maria Eliza Mattosinho Bernardes
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/ USP e em Mudança Social e
Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP.
Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Sociedade e Políticas
Públicas: concepções da Teoria Histórico-Cultural- CNPq/USP. Pesquisa e escreve sobre a Atividade Pedagógica e o Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, Formação de Professores, Políticas de Estado no campo da Educação a partir do referencial teórico-metodológico do materialismo histórico dialético e da teoria histórico-cultural.