Capa do livro: PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO 2

PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO 2

Autores: Amurabi Oliveira - Camila Ferreira da Silva - Simone Natividade (Orgs.)

A matéria-prima que compõe este livro faz parte de uma dinâmica cada vez mais rara no cenário acadêmico: o fazer científico a partir de um arrebatamento pelo ofício de investigador entre jovens pesquisadores e o estabelecimento de parcerias que vão além de domínios estreitos do conhecimento. Frente a um cotidiano que aponta para uma prática cada vez mais mecânica, aligeirada e superficial, movida pela pura e simples pressão em alcançar os famosos índices estatísticos bibliométricos ou os fatores de impacto [muitas vezes exclusivamente numéricos], o livro Pesquisas Contemporâneas em Educação chega ao seu volume 2 e ratifica seus sustentáculos: o compromisso com a Educação, seja enquanto prática social, seja enquanto espaço acadêmico específico; a compreensão da interdependência entre distintos temas, objetos e perspectivas no interior da pesquisa educacional; a pluralidade e o caráter multirreferencial que marcam a própria área da Educação ganham nesta obra centralidade a partir de um rico diálogo em torno de questões relevantes para a educação brasileira. Parece-nos bastante oportuno o lançamento desta coletânea no atual panorama político e econômico brasileiro, onde lutas parecem cessar, direitos se esvaírem e esperanças se esfacelarem. Diante, portanto, do que parece um “apocalipse social”, temos o dever de imprimir nossas ideias e ousadamente romper com o ciclo vicioso do imobilismo que ora nos acomete. Reside nesta obra uma geração de pesquisadores comprometidos com a ciência, com o debate que ultrapasse os muros da Universidade, que abrace causas importantes, sejam elas reais ou utópicas, que se oriente pela diversidade. Que esta coletânea provoque e convoque novos olhares sobre a Educação, este é certamente nosso maior desejo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4020-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-5191-5
DOI: 10.24824/978854444020.9
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO 2
AMURABI OLIVEIRA (ORGANIZADOR)
Licenciado e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuante nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política e Educação. Pesquisador do CNPq. Atualmente é professor visitante na Universidade Autônoma de Barcelona por meio do Programa PVE Júnior CAPES.

CAMILA FERREIRA DA SILVA (ORGANIZADORA)
Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM). Pós-Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), com bolsa Erasmus Mundus. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Licenciada em História pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Licenciada em Pedagogia pela UFAL, com intercâmbio acadêmico internacional em Ciências da Educação na Universidade de Lisboa (UL).

SIMONE NATIVIDADE (ORGANIZADORA)
Natural de São Paulo. Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Especialista em Educação em Direitos Humanos, Graduada em Letras pela Faculdade de Letras, todos os títulos no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa: Discurso e Ontologia-GEDON; Grupo de Pesquisa: Trabalho, Estado, Sociedade e Educação-GPTESE (UFAL/CNPq). Atualmente é pesquisadora pela CAPES. No que concerne ao escopo de produções intelectuais, contempla as áreas de Educação e Linguística, especificamente a Análise do Discurso de linha Francesa, de corrente Pecheuxtiana com ênfase em Discurso Político, Discurso Publicitário no âmbito do Ensino Superior, Universidade Neo-Humboldtiana e seu desenvolvimento no Brasil.

RODRIGO DE MACEDO LOPES
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal de Alagoas (2015) e Licenciado em Ciências Sociais na mesma instituição (2012). Durante o curso de graduação foi estudante visitante no curso de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2009/2010). Participa do Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economia das Simbolizações (GruPPAES/UFAL) e do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UFRGS). Faz parte da comissão editorial da Revista Contraponto (UFRGS) e avaliador nas Revistas Café com Sociologia e Revista Educação e Cultura Contemporânea (Universidade Estácio de Sá). Tem desenvolvido trabalhos na área de sociologia da cultura e sociologia da educação, destacadamente estudos sobre a emergência de um perfil de professor no ensino superior brasileiro.

FERNANDA BORBA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL e Mestra em Educação na mesma Universidade na linha de pesquisa História e Política da Educação, com destaque para relação: trabalho, educação e sociedade.

ERIK MARCELO DE MOURA
Licenciado em História pelo Centro de Estudos superiores de Maceió (CESMAC) e Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Geo-História pelo (CESMAC) e Mestre em Sociologia pela (UFAL). Professor do curso de Pedagogia da UNINASSAU – Maceió, nas disciplinas de Aspectos Sócio-Antropológicos da Educação; Metodologia do Ensino de História; Educação das Relações Étnico-Raciais; Educação Popular e Educação em Direitos Humanos. Membro do Grupo Educação e Trabalho – Unitrabalho (CEDU/UFAL).

MARIA LUÉDNA FERREIRA DE MELO
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAL. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atua como docente na Prefeitura de Alagoinha/PE. Foi Pesquisadora CNPq, CAPES e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação, Linguagens e Trabalho docente.

ROSILDA GERMANO DA SILVA MOURA
Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAL, Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa História da Educação, Cultura e Literatura (GEPHECL) e professora da Rede Municipal de Maceió. Área de atuação: História da Educação, com ênfase na História da Educação Alagoana, desenvolve pesquisa sobre o ensino profissional nos séculos XIX-XX.

JÉSSIKA DANIELLE DOS SANTOS PEREIRA
Possui Graduação de Licenciatura Plena em Ciências Sociais (2012) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2014). É Especialista em Culturas e História dos Povos Indígenas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). É Integrante dos Grupos de Pesquisa: Antropologia Visual em Alagoas (AVAL) e Etnologia Indígena. Tem experiência na área de Antropologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia da Educação, Etnologia Indígena e Educação Escolar Indígena.

MARTA MARIA MINERVINO DOS SANTOS
Possui graduação em Pedagogia (2008) mestrado (2010) e doutorado em educação (2017) pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área da educação, com ênfase na formação de professores e ensino de Língua Portuguesa.

JOSÉ ADAILTON CORTEZ FREIRE
Mestre em Educação (2014) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), graduado em Jornalismo (2010) pela mesma instituição e em Letras – Português (2014) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Atualmente trabalha como técnico em assuntos educacionais na UFAL. Tem interesse na área de gêneros textuais, letras e linguística.

MAYARA CORDEIRO DA SILVA
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, atua na linha de pesquisa Educação e Linguagem. Integrante do grupo pesquisa Escritura, Texto & Criação (ET&C) e do Laboratório do Manuscrito Escolar (L ÂME) tem se dedicado a investigar processos de escritura em sala de aula, debruçando-se sobre a Rasura Oral.

MAYARA TELES VIVEIROS DE LIRA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Gestão Educacional; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação a Distância e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na educação. Integrante do grupo TICFORPROD – Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online, dedicada à formação docente.

RENATA DA COSTA MAYNART
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Mestrado (2010) e Doutorado (2017) em Educação pela mesma universidade. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Atua na área de educação infantil com ênfase na pesquisa com crianças, desenvolvimento humano, processos de significação e cultura de pares.

ERICKA MARCELLE BARBOSA DE OLIVEIRA
Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – EGDE pelo Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte (ICHCA- UFAL). Membro do grupo de pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH – UFAL). Professora substituta no curso de Pedagogia da UFAL, vinculada ao Setor de Estudos de Educação Infantil. Possui experiência como pesquisadora na área de Educação com ênfase em Educação Infantil, atuando nos seguintes temas: educação e gênero, identidades de gênero, cultura de pares, sociologia da infância, formação de professoras/es da educação infantil.