Capa do livro: AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: <br> Perspectivas internas, externas e de gestão <br> Coleção Avaliação do Ensino Superior <br> Volume 5

AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:
Perspectivas internas, externas e de gestão
Coleção Avaliação do Ensino Superior
Volume 5

Autores: Gionara Tauchen - Altair Alberto Fávero (Orgs.)

A proposta da Coleção vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho Universidades e Políticas Públicas de Educação do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO 2016-2019), ao Programa de Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AUPL), à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF). Os autores compartilham investigações e experiências desenvolvidas em diversas Universidades do Brasil, México e Angola. Nos 12 capítulos que compõe este Volume 5, os autores discutem sobre os problemas da produção Científica na Pós-Graduação, as fragilidades e potencialidades nas pesquisas e na avaliação no Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2022), o impacto no processo de avaliação nas IES da produção legislativa para o Ensino Superior, regulação e autonomia no Ensino Superior, o processo de construção e reconstrução do SINAES, a autoavaliação como objeto de pesquisa no fazer docente, o uso de portfólios na formação de professores, a utilização de rubricas na avaliação no Ensino Superior, os impactos da pesquisa educativa no Sistema Nacional de Investigadores (SNI – México), os desesperos e as realidades para alcançar a qualidade na Pós-Graduação, a gestão universitária e os processos formativos dos secretários, a dinamização dos processos pedagógicos na gestão escolar dentre outros. Estimamos que a leitura desta obra contribua com a ampliação das nossas compreensões sobre os processos avaliativos nas perspectivas internas, externas da avaliação, e que possibilite o diálogo e a construção de possibilidades a partir da interação com diferentes contextos de investigação.

Impresso
de R$ 84,08 por
R$ 64,68
Digital
de R$ 75,48 por
R$ 48,51

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-051-2
ISBN DIGITAL:978-65-5578-049-9
DOI: 10.24824/978655578051.2
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 252
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: <br> Perspectivas internas, externas e de gestão <br> Coleção Avaliação do Ensino Superior <br> Volume 5
ALFREDO GABRIEL BUZA
Professor Catedrático no Instituto Superior de Ciências de Educação em Luanda, República de Angola. Doutor em Ciências Agrárias pela UFRA. É Diretor Nacional no Gabinete de Recursos Humanos do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

ALTAIR ALBERTO FÁVERO
Pós-doutorado pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS). Docente da Universidade de Passo Fundo (UPF). Aristeo Santos López
Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, doutorado em Educação pela Unicamp. Docente da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx).

CARINA TONIETO
Doutora e mestre em Educação (UPF) e docente na Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campos de Ibirubá).

CLAUDIA FABIOLA CARRILLO CAMPOS
Licenciada en Pedagogía por la Universidad de Colima, especializada en la enseñanza del idioma inglés, en las áreas de planeación e inclusión de la tecnología en la enseñanza del inglés por el Corporativo RILEA.

CRISNA DANIELA KRAUSE BIERHALZ
Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito.

DANIELE SIMÕES BORGES
Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Docente da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

EVANDRO CONSALTÉR
Doutorando em Educação (Bolsista CAPES) pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Educação (UPF).

GABRIEL BRAVO ROJAS
Estudiante de la Maestría en Enseñanza de la Historia de México en la Universidad Abierta y a Distancia de México, administrativo de la Dirección General de Educación Media Superior de la Universidad de Colima.

GIONARA TAUCHEN
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutorado em Ensino e aprendizagem pela Universidade Eduardo Mondlane. Docente da Universidade Federal do Rio Grande FURG.

JERÔNIMO SARTORI
Doutor em Educação (UFRGS). Docente dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Educação do Campo e Coordenador e professor do PPGPE – Campus Erechim – UFFS.

JOÃO MANUEL CORREIA FILHO
Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de la integracion de las Americas. Docente do Instituto Superior de Serviço Social, em Angola.

JULIANA LANDO CANGA
Professora Associada no Instituto Superior de Serviço Social (ISSS) em Luanda. Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas e Doutora em Sociologia pela UFPa.

LIDIANE L PUIATI PAGLIARIN
Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

LIZIANE PADILHA MENA
Graduada em Ciências da Natureza – Licenciatura. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa.

MARCIO GIUSTI TREVISOL
Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

MARCIUS DE ALMEIDA GOMES
Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB / Campus XII). Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (MP GESTEC /UNEB).

MARIA ANGÉLICA RODRIGUES MARTINS
Doutora em educação (USP), mestre em Educação (PUC/SP) e docente da Universidade Católica de Santos (UCS).

MARÍA AZUCENA OCAMPO GUZMÁN
Maestra em Investigación Educativa por el Centro Universitário de Ciencias Sociales y Humanidades de la Universidad de Guadalajara. Asistente administrativo en el Centro Universitário de Ciencias Económico-Administrativas de la Universidad de Guadalajara.

MARIA DE LOURDES PINTO DE ALMEIDA
Pós-doutora em Políticas Educacionais pela USP e em Política, Ciência e Tecnologia pela Unicamp. Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

MARISA FÁTIMA ROMAN
Mestre em Educação Superior e Doutora em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Autônoma do Estado do México.

MARTA MARQUES
Doutora em Educação (Unisinos), mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

ROBERTO ARAÚJO DA SILVA
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos (UCS).

SANDRA SIMONE HÖPNER PIEROZAN
Mestre em Educação (UFPR). Docente do curso de licenciatura em Pedagogia do Campus Erechim – UFFS.

SUELI BARROS DA CRUZ CHAVES
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (LPLB) e Redação do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (CELEM), em Malhada-Bahia.

TANIA MORALES REYNOSO
Maestra en Educación Superior por la Facultad de Ciencias de la Conducta (UAEMex), y doctora en Ciencias de la Educación por la Facultad de Ciencias de la Educación de Santiago de Compostela, España.

VALESCA BRASIL IRALA
Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). É professora da Universidade Federal do Pampa.

VITOR GARCIA STOLL
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé/RS. Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito/RS.