Capa do livro: CAMINHOS INVESTIGATIVOS: <br>o ensino em foco <br>COLEÇÃO CAMINHOS INVESTIGATIVOS - Volume II

CAMINHOS INVESTIGATIVOS:
o ensino em foco
COLEÇÃO CAMINHOS INVESTIGATIVOS - Volume II

Autores: José Mauro Souza Uchôa - Maria Irinilda da Silva Bezerra - Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto (Orgs.)

livro impresso
de R$ 56,00 por
livro digital
de R$ 56,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Caminhos Investigativos é uma coleção de textos científicos editados no formato de capítulo de livro para divulgar estudos realizados por pesquisadores de contextos investigativos diversos. A ideia é ampliar o diálogo com autores e leitores de diferentes regiões do Brasil fortalecendo a produção acadêmica de maneira colaborativa. A coleção é organizada por docentes do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL) da Universidade Federal do Acre (Ufac) em colaboração com autores de outras instituições de pesquisas, atribuindo um caráter multidisciplinar para a obra, principalmente para a área de ensino. No ano de 2017, foi publicado o Volume I da coleção, pela Editora CRV, tendo a metodologia como foco das discussões a respeito do paradigma de pesquisa qualitativa. Em 2019, os organizadores conseguiram articular, no âmbito do PPEHL, a edição do Volume II, intitulado Caminhos Investigativos: o ensino em foco com dez capítulos que discutem pesquisas que têm a sala de aula como laboratório ou que emergiram a partir das necessidades dos contextos escolares e não escolares, produzidas por 25 autores de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4009-4
DOI: 10.24824/978854444009.4
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CAMINHOS INVESTIGATIVOS: <br>o ensino em foco <br>COLEÇÃO CAMINHOS INVESTIGATIVOS - Volume II

Autores

ADEMÁRCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA
Docente da Ufac em Rio Branco-Acre, atuando no Curso de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

ADRIANA RAMOS DOS SANTOS
Professora da Ufac, em Rio Branco-Acre atuante no curso de Pedagogia, nos cursos de licenciatura e na pós-graduação no mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

ALINE SOUZA TAVARES
Aluna do curso de Letras Português, da Ufac, campus Floresta.

ANDRÉA MARTINI
Professora da Ufac, associada ao Centro de Educação e Letras, campus Floresta. Atua no curso de Licenciatura Indígena e integra o grupo de pesquisa YURA – Poéticas Indígenas e Brasis. É professora permanente do Programa de pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens.

ANTÔNIA GABRIELA NASCIMENTO LIMA
Professora da rede estadual de Educação do Acre na área de Linguagens e pesquisadora do GIL – Grupo de Investigação Leitura e Vida.

DANIELE RODRIGUES DO NASCIMENTO
Professora especialista da SEDUC do estado do Pará.

DEOLINDA MARIA SOARES DE CARVALHO
Professora doutora vinculada ao Centro de Educação e Letras, campus Floresta. Pesquisadora do Círculo de Estudos das Linguagens do Sudoeste Amazônico – CELSA. É professora permanente do Programa de pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens.

DIENES DO NASCIMENTO LIMA
Professor da rede pública de educação do Acre. Especialista em Língua Portuguesa pela Ufac (2015) e mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Ufac (2019).

FABÍOLA MÔNICA DA SILVA GONÇALVES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestrado e Doutorado em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores – PPGFP da UEPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UFPE. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem, Leitura e Letramento – GEPELLL – DGp-Cnpq. Pesquisadora do Núcleo de Acessibilidade da UEPB.

FRANCISCA ADMA DE OLIVEIRA MARTINS
Professora doutora vinculada ao Centro de Educação e Letras, campus Floresta. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Investigação Docente e Diversidade – GRIDD. É professora colaboradora do Programa de pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens.

GIOVANA GOMES ALBINO
Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Canguaretama-RN. Docente do Núcleo Didático Pedagógico. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduada em Pedagogia.

HELENICE DE FREITAS PÁSCOA
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Ufac. Especialista em Gestão Escolar pela UFAM. Professora vinculada a Coordenadoria Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC) no município do Guajará-AM.

JOSÉ MAURO SOUZA UCHÔA
Professor da Ufac, vinculado ao Centro de Educação e Letras, da Ufac, campus Floresta. É docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens e do Programa de Pós-graduação em Letras: linguagem e identidade. É doutor em Estudos da Linguagem. Pesquisador do Círculo de Estudos das Linguagens do Sudoeste Amazônico (CELSA) e líder do Grupo de Estudos em Linguagens nas Amazônias (GELA).

LARISSA RIBEIRO FLORENTINO
Possui graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Formação clínica com ênfase na Logoterapia e Análise Existencial. E em Análise do Comportamento Aplicada a pessoas com TEA, a qual atua como psicóloga atualmente.

LAYLLA CRISTIANE DE MOURA CARVALHO
Licenciada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Formação em Logoterapia e Análise Existencial aplicada a infância. Psicóloga Educacional na instituição de ensino Colégio Diocesano Santa Luzia.

MARCIVALDO OLIVEIRA DE SOUZA
Servidor da Secretaria de Segurança do Acre e pesquisador do GIL – Grupo de Investigação Leitura e Vida.

MARCUS VINICIUS CORRÊA CARVALHO
Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Integra o grupo de pesquisa HISTORIAR – Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Educação.

MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA
Professora da Ufac, vinculada ao Centro de Educação e Letras, campus Floresta. Doutora em Educação pela UFRN e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens. É líder do GEPED-UFAC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação).

MARIA DOLORES DE O. SOARES PINTO
Professora da Ufac, vinculada ao Centro de Educação e Letras, campus Floresta. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Investigação Docente e Diversidade – GRIDD. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens.

MARIA IRINILDA DA SILVA BEZERRA
Professora da Ufac, vinculada ao Centro de Educação e Letras, campus Floresta. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens. É doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

MARIA JOSÉ DA SILVA MORAIS COSTA
Professora da Ufac, lotada no Centro de Educação e Letras, campus Floresta. Atua na área de Literaturas e Teorias Literárias. É líder do GIL – Grupo de Investigação Leitura e Vida. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens.

NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

PATRÍCIA RIBEIRO COUTINHO GUERRA DE MESSIAS
Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade federal do Acre (2004) e Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Escolar na Educação Básica pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande (2005). Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática da UFAC (2019). Trabalha na Universidade Federal do Acre no Cargo de PEDAGOGA, na Diretoria de Apoio à Formação Acadêmica (DIAFAC/PROGRAD). Experiência na área de Educação.

VERA LÚCIA DE MAGALHÃES BAMBIRRA
Professora da Ufac, vinculada ao Centro de Educação e Letras, campus Floresta. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens. É doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

WENDELL FIORI DE FARIA
Professor da Universidade Federal de Rondônia. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Mestrado Acadêmico em Educação PPGE/Unir e membro do grupo de pesquisa Práxis/UNIR.