Capa do livro: RELAÇÕES DE PODER: <br>um estudo com professores dos anos iniciais de um município catarinense

RELAÇÕES DE PODER:
um estudo com professores dos anos iniciais de um município catarinense

Autores: Claudia Vidaletti Matos Neves

Não é de hoje que estudiosos e educadores se perguntam o que os alunos devem aprender na escola e qual a melhor forma de fazê-lo. Cabe salientar que para cada modelo de escola existe um modelo de currículo. O currículo é o núcleo do processo pedagógico, ele orienta o projeto pedagógico, o planejamento docente, a prática pedagógica, a metodologia, a avaliação, as relações e também as políticas públicas.
Qualquer seleção que se faça para compor o currículo implica na produção de identidades que atenderão ou não ao arranjo social existente. Toda seleção é uma operação de poder.
Será que o professor sabe do seu poder de influência na definição do currículo? Se souber disso, será que ele quer entrar nessa arena contestada?
Pautada nessas questões, tem-se como objetivo central mapear como se manifestaram as formas de relação de poder no processo de revisão do currículo escolar dos anos iniciais do ensino fundamental de um município catarinense, considerando as políticas educacionais, as teorias curriculares e as discussões abordadas no contexto nacional e local.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4113-8
DOI: 10.24824/978854444113.8
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

RELAÇÕES DE PODER: <br>um estudo com professores dos anos iniciais de um município catarinense
CLAUDIA VIDALETTI MATOS NEVES
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), pós-graduada em Metodologia do Ensino e da Pesquisa e em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares com ênfase em Gestão Educacional pela FACVEST. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior. Suas pesquisas, estudos e pós-graduação centram-se nos campos de políticas públicas educacionais, currículo, avaliação e prática docente.