Capa do livro: EDUCAÇÃO E ESCOLA CONTEMPORÂNEA: <br>debates e embates com professores/educadores

EDUCAÇÃO E ESCOLA CONTEMPORÂNEA:
debates e embates com professores/educadores

Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho (Orgs.)

A razão desta obra é a crença dos autores em um país livre em que a Educação de seu povo é primordial. Ser professor, trabalhar na Educação não é apenas um ato de sobrevivência financeira, econômica. Vai além do Eu provedor da subsistência da família. É acreditar na humanidade. Acreditar na igualdade dos direitos e na permanência da Democracia de uma nação.

Impresso
de R$ 52,88 por
R$ 40,68
Digital
de R$ 47,88 por
R$ 30,51

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5578-005-5
ISBN DIGITAL:978-65-86087-94-9
DOI: 10.24824/978655578005.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E ESCOLA CONTEMPORÂNEA: <br>debates e embates com professores/educadores
ADRIANA SILVA FRANÇA
Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão pela Faculdade Internacional de Curitiba (2009). Licenciatura Plena em Normal Superior pela Universidade Estadual de Roraima (2007). Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia do Norte do Brasil (2013). Licenciatura Plena em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (2014).

ANDRÉ MATEUS ARAUJO
Bacharelado em andamento em Engenharia Civil na Estácio da Amazônia (Sociedade Educacional Atual da Amazônia); Licenciatura em andamento em Matemática na Estácio da Amazônia (UNISEB União Dos Cursos Superiores SEB LTDA).

CLAUDIA CLEOMAR ARAÚJO XIMENES CERQUEIRA (ORGANIZADORA)
Doutorado em andamento em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2018-). Mestra em Geografia (2016/UNIR, CAPES 4); Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017), todas as especializações pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogo Hídrico Multidisciplinar, sob a coordenação da Dra. Núbia Caramello. Membro fundador da APECs-Brasil. Membro do Grupo de pesquisa em ordenamento do território na Amazônia GOT-AMAZÔNIA. Professora universitária do curso de graduação de Ciências Contábeis da FACIMED/Cacoal.

CLAUDIONOR SANTOS DA SILVA
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Pedagogia pela Universidade do Tocantins – 2008; Especialização em: Metodologia e Didática do Ensino Superior – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil (2011); Gestão da Educação: Habilitação em Administração, Supervisão, Inspeção Escolar, Coordenação Escolar e Orientação Educacional – Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil (2015); e Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros, FAP, Brasil. 2016. Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia – FATEC (2018). Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

CLEUBENIR GONÇALVES QUEIROZ MELO
Doutoranda em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – 2019 (Paraguai). Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros (2017), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade FACETEN (2014), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Faceten (2014). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima (2009)

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES
Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, sob a linha de pesquisa Território e Sociedade na Pan-Amazônia – TSP, Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia: “Mulher e Relações Sociais de Gênero – Gepgênero”. Membro do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar. Graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009). Especialização em Gestão Ambiental pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Atualmente integra o quadro docente efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia.

ELIAS DE ARAUJO LOPES
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2010). Pós em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura (FAROL, 2011), em Ciências da Educação pelo Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais – IAPE (2015). Pós em saúde mental; saúde e segurança do trabalho; enfermagem do trabalho pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI – MG.

ELIZETH SOUZA DA CRUZ DE MELO
Doutoranda e Mestra em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (2019). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Cândido Mendes, Conclusão – 2004. Licenciatura em: 1) Letras Língua Inglesa (2012); 2) Geografia (2005), ambas as licenciaturas pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas). Trabalha com Ensino Médio na Escola Pública há 25 pela SEDUC do Estado do Amazonas, Brasil.

ESPERANÇA HERBÊNIA CAVALCANTE CARVALHO
Doutoranda (2019-) e Mestra (2019) em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Ciência da Educação com ênfase em Currículo na Educação Infantil, pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017), Espacialização em Gestão Escolar com ênfase em Merenda Escolar, pela Universidade do Estado do Amazonas – UA (2000); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima – UFRR (1995). Membro do Conselho Municipal de Educação – CME/BV/RR.

FRANCIÉLI DA SILVA TOLEDO
Mestra em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol – San Lourenzo, Paraguai (2019). Especialista em Libras pela Faculdade de Manuque – FANAM (2014); em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017), Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Braz; Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2014). Funcionária Pública no município de Santa Luzia do Oeste.

FRANCISCA MARIA GALVÃO PICANÇO
Cursando Doutorado em Ciências da Educação na Universidad de la Integración de las Américas – UNIDA. Possui Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Privada del Leste – UPE (2018). É Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela UNIASSELVI (2014) e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2010). Graduou-se em Letras/Habilitação Língua Portuguesa e Literatura (2013) e em Normal Superior (2004) pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Atualmente, é professora assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e na Seduc Amazonas. Tem experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior. Possui pesquisas em interferências linguísticas na escrita pelas mídias sociais; interculturalidade e educação da criança indígena nas escolas públicas; letramento e multiletramento; sequências didáticas, gêneros textuais, teoria e prática da leitura e, por fim, produção textual.

GILEADE DE SOUSA DE OLIVEIRA
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai, 2019. Especialização em: 1) Mídia na Educação pela Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil (2010-2010); 2) Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes, UCAM, Brasil (2006-2008). Licenciatura em: 1) Pedagogia Brasil (2002-2006) e Matemática (1999-2004), ambas pela Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.

IARA COUTO FERRAZ
Mestra em Ciência da Educação pela FIG – Faculdade Integradas de Goiás (2019). Especialista em: 1) Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2002); 2) Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação e Ciências Administrativas de Vilhena – AVEC (2003); 3) Psicopedagogia pela Faculdade da Amazônia – FAMA (2010). Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Educação e Ciências Administrativas de Vilhena – AVEC (1997).

IZIDORIA SILVA DOS SANTOS AMORIM
Doutora e Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol, UNADES, Paraguai (Me 2016; Dra. 2020). Especialista em Ciências da Educação pela Academia Educação Montenegro, AEM, Brasil (2015) e em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Amazonas –UFAM (2004). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação, FLATED, Brasil (2014). Licenciada em Letras em Língua e Literatura Portuguesa, Universidade Federal do Amazonas – UFAM, (2000). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil (2012). Professora, estatutária – SEDUC, desde 1994. Na atualidade, está como membro da coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara – AM, como Assistente Social, desde 2015.

JOCILEUMA ALVES LIMA
Doutorado em andamento em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – 2019 (Paraguai). Graduação em Química pela Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil (2005 – 2008).

LUCIMAR DA SILVA
Licenciada em Matemática – UNITINS (2010); Pós-Graduada em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL ( 2011); em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia educacional pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL (2013); em Matemática pela Faculdade de Nanuque – FANAN (2015); Licenciada em Pedagogia – Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – SESPA (2016); Pós-Graduada em Ciências da Educação – FAP (2016); Pós-Graduada em Ensino de Física pela Faculdade FUTURA (2018); Pós-Graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – FATEC (2018).

MANOEL CARLOS BARRETO TEIXEIRA
Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai (2018-2020). Graduação em Ciências, Habilitação Plena em Matemática pela Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil. (2003). Atualmente é professor de Matemática na rede de ensino municipal de Padre Bernardo, e na rede Estadual de Goiás.

MARIA CILENE GOMES RODRIGUES BARROZO
Doutoranda em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, 2019 (Paraguai), Especialização em Ciências da Educação – Instituição de Ensino FAP: Faculdade de Pinheiros, conclusão 2017. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima (2008).

MARIA DE NAZARÉ MORAIS MARTINS
Doutoranda em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, 2019 (Paraguai); Especialização em Ciências da Educação (2017) pela Instituição de Ensino FAP – Faculdade de Pinheiros; Licenciatura Plena em Português (2017) pela FIAR – Faculdades Integradas de Ariquemes, Especialização Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão pela Instituição de Ensino – FACINTR 0ER/IBPEX (2010); Licenciatura Plena em Pedagogia pela UERR – Universidade Estadual de Roraima (2009).

MARIA FATIMA SANTOS AMARAL
Doutoranda em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – 2019 (Paraguai); Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2010 – 2011); Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017); Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior – FARES (2005 – 2008).

MARIA NASARÉ MATEUS MORAES
Doutoranda em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – 2019 (Paraguai). Especialização em Ciências da Educação – Instituição de Ensino FAP: Faculdade de Pinheiros. Conclusão 2017. Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (Campus Boa Vista). Conclusão 2009. Especialização em Pedagogia Escolar: Supervisão, Orientação e Administração – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Conclusão em 2005. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática – Universidade Federal de Roraima – UFRR. Conclusão em 2004.

MARILENE DOS SANTOS CATÃO
Doutoranda em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – 2019 (Paraguai). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil, FACETEN, Brasil (2012). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil, FACETEN, Brasil.

NILZETE ALVES DA COSTA
Doutoranda em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – 2019 (Paraguai). Especialista em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão pela FACINTER – Faculdade Internacional de Curitiba (2010). Licenciada em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (2014). Licencia em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima – UERR (2009).

NORA NEY DE LIMA DOS SANTOS
Doutoranda (2019-) e Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2019); Especialista em Educação Matemática pela ESBAM (2006); Licenciatura em Matemática – pela UFAM (2005) e Pedagogia pela FLATED em (2014); Funcionária estadual (professora efetiva de matemática).

RAROMA CARVALHO DE LUCAS
Cursando Licenciatura Plena em Pedagogia, Complemento em Pedagogia em Letras/Português – FAEL 2019. Especialista em Direito e Processo do Trabalho – Anhanguera 2014. Bacharel em Direito – Estácio Atual/RR – 2012.

RITA DE CÁSSIA SILVA GABRIEL
Mestrado em Ciências da Educação pela Instituição Universidad Del Sol – Programa de Pós-Graduação em Educación – San Lorenzo – Carrera – Paraguay. Especialização em Coordenação Pedagógica e Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

RONALDO DE OLIVEIRA CARVALHO
Doutorando (2019-) e Mestre (2017) em Ciências da Educação pela UNADES. Licenciatura Curta em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima – UFRR em 1995. Especialização em: 1) Gestão da Educação pela UA (2001); 2) Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiro – FAP (2017). Iniciou sua vida profissional em 1980 como professor federal. Trabalhou no EJA durante 10 anos, supletivo, na montagem de módulos ocupando cargo de Coordenador. Exerceu cargo de gestão intermediaria em várias escolas do estado e exerceu vida pública como professor durante 38 anos, aposentando-se em 2017. Atualmente, é um dos gestores do Centro Educacional Sociedade da Criança em Roraima, Brasil.

ROZIMEIRE DE PAIVA LEITE DE LIMA
Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Universidad Del Sol – Programa de Pós-Graduação em Educación – San Lorenzo – Carrera – Paraguay. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade ISEIB de Betim (2017), graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (2004), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2011), especialização em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Candido Mendes (2014) e especialização em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2005).

RUAN DA CUNHA DE CARVALHO
Mestrando em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES, Paraguai. Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED (2015); Pós-Graduação em Ciência da Educação (2017).

SIMONI DA SILVA GONÇALVES
Doutoranda em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – 2019 (Paraguai). Especialização em Ciências da Educação (2017) pela Faculdade de Pinheiros, Especialização em Pedagogia Escolar (2003) pela Universidade Internacional de Curitiba – IBPEX. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia-Magistério 1ª a 4ª série 1º Grau pela Universidade Federal de Roraima (2001). Atualmente é professora da Escola Estadual Vereador Francisco Pereira Lima. Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em Atendimento Educacional Especializado – AEE.

VALDIVINO BARROS MORAIS
Doutorado em andamento em Ciências da Educação, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – 2019 (Paraguai). Especialização em: 1) Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros, FAP, Brasil (2017-2017); 2) Administração Escolar pela Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil (2012 – 2013). 3) Complementação Pedagógica em Docência do Ensino Su pela Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil (2010-2011); 4) Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil. 5) Tecnologia Em Educação pela Pontífice Universidade Católica – PUC-RIO, PUC-RIO, Brasil (2010-2010). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil (2017 – 2018). Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil (2002 – 2008). Curso técnico/profissionalizante. Escola Estadual de Formação de Professores de Boa Vista, Magistério, Brasil (1999-1999).

VLAGNER FIORESE
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – 2019 (Paraguai), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva pela Faculdade Internacional de Curitiba (Uninter, 2011). Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros (FAP 2017). Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG, 2007). Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica pelo Instituto Federal de Educação de Roraima (IFRR, 2016).