Capa do livro: SUBJETIVIDADES E DEMOCRACIAS: <br> Escritas transdisciplinares <br> Coleção Transversalidade e Criação <br> Ética, Estética e Política - Volume 9

SUBJETIVIDADES E DEMOCRACIAS:
Escritas transdisciplinares
Coleção Transversalidade e Criação
Ética, Estética e Política - Volume 9

Autores: Flávia Cristina Silveira Lemos - Dolores Galindo - Pedro Paulo G. de Bicalho - Leandro Passarinho Reis Júnior - Paulo de Tarso R. de Oliveira - José de Arimatéia R. Reis - Valber Luiz F. Sampaio - Michele R. Corrêa - Marcia Roberta de Oliveira Cardoso (Orgs.)

Este livro visa contribuir com a formação docente, profissional e de pesquisadores(as) que desejam pensar as próprias práticas  e cuidado de si sem prescindir do cuidado com os outros. Espera-se conversar com os (as) pares e outras pessoas, para que não utilizem de modo arbitrário este material. Sobretudo, temos uma preocupação em oferecer redes para tecermos análises da emergência dos fundamentalismos em diferentes facetas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4048-3
DOI: 10.24824/978854444048.3
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 522
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SUBJETIVIDADES E DEMOCRACIAS: <br> Escritas transdisciplinares <br> Coleção Transversalidade e Criação <br> Ética, Estética e Política - Volume 9
ADRIANA ALCÂNTARA DOS REIS
Psicóloga da Secretaria de Saúde Pública do Pará, Especialista em Saúde Mental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas), Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

AIRLE MIRANDA DE SOUZA
Logoterapeuta, Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Professora Titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA) e do PPGP/UFPA.

ANA CAROLINA SECCO DE ANDRADE MÉLOU
Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPA). Mestra em Psicologia (PPGP/UFPA). Bacharel em Psicologia e Psicóloga (UFPA). Pesquisadora na área de saúde mental relacionada ao trabalho (SMRT). Experiência profissional de dez anos em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Experiência como professora convocada pelo Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) nos cursos de Pedagogia e Artes Visuais da UFPA, ministrando as disciplinas Psicologia do Desenvolvimento & da Aprendizagem e Psicologia da Educação. Professora orientadora de estágio básico em saúde e estágio profissional em saúde mental no curso de Psicologia da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Atualmente Professora adjunta I no curso de Direito da Faculdade de Belém (FABEL), ministrando a disciplina Psicologia Jurídica. Também Professora no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), ministrando aulas nos cursos de Psicologia e Tecnológico em Gestão Hospitalar

ANACLAN PEREIRA LOPES DA SILVA
Possui Bacharelado e Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1992) e Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente realiza o curso de Doutorado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (término em 2021). Atua como psicóloga na Universidade do Estado do Pará (UEPA) desde 2008, tendo fundado junto com sua equipe o Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS) no ano de 2012, setor que se insere no campo da saúde do trabalhador e que realiza atendimentos psicossociais aos servidores da universidade e seus familiares com vistas a promover seu bem-estar e tratar da saúde mental dos trabalhadores.

ANDRESSA CABRAL DOMINGUES
Acadêmica do curso de Psicologia, bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica e membro do Laboratório de Psicologia e Processos Psicossociais da UFG/Jataí.

ATAUALPA MACIEL SAMPAIO
Graduado em psicologia e Mestre em Psicologia Social pela UFMG. Foi professor da Sociedade de Ensino Superior de Patos de Minas (SESPA), Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e Faculdade Patos de Minas (FPM). Trabalhou como psicólogo do CAPS 2 e atualmente desenvolve trabalho como psicólogo do NASF 03 nas equipes da ESF de Patos de Minas e Governo do Distrito Federal.

BEATRIZ VILAR LESSA
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe.

BERNARDO JIMÉNEZ-DOMÍNGUEZ
Centro de Estudios Urbanos-Universidad de Guadalajara.

BRENO FERREIRA PENA
Psicanalista, Psicólogo, pós-graduado em gestão de pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutor e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- MG). Professor da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor da Residência Multiprofissional, Complexo Hospitalar UFPA-EBSERH, Unidade João de Barros Barreto.

CAMILA CÂMARA
Graduada em Psicologia (PUC-RJ).

CARLOS JORGE PAIXÃO
Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno – FICOM,1984); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, Convênio MEC/SESU/CAPES, 1988); Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional (FICOM, 1989); Mestrado em Educação (Currículo) pela PUC–São Paulo, 1993; Doutorado em Educação pela UNESP, 1999; Pós-Doutorado em Educação pela FE-UNICAMP, sob a Supervisão do Prof. Dr. Silvio Gamboa, 2011-2012. Atuou como Pedagogo (Funções: Adm. Escolar no Ensino Fundamental e Prof. de Ensino Médio) no Departamento de Ensino Fundamental e Departamento de Ensino Médio da SEDUC/PA (1983-1990). Professor do Curso de Pedagogia – FAED/ICED/UFPA e Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED-UFPA, atuando na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado). Docente com Experiência de Ensino e Pesquisa na área de Educação, com ênfase em: História da Educação; Filosofia da Educação; Cultura Epistemológica; Epistemologia e Teorias da Educação; Epistemologia, Didática e Prática Docente. Grupos de Pesquisa / Diretório do CNPq: 1) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação – EPsTEM / UFPA; 2) Pesquisador Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da FE-UNICAMP.

CELINA MARIA COLINO MAGALHÃES
Concluiu o doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo em 1995. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Diretora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (2017-2021). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, no período de mar. de 2011 a fev. 2015 e Coordenadora do Grupo de Trabalho Brinquedo, aprendizagem e saúde na ANPEPP de junho 2016 até agosto de 2020. Membro da Diretoria da ANPEPP no período de 2018 a 2020. Ministra disciplinas na Faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Orcid 0000-0002-1279-179X.

CLARA OLIVEIRA BARRETO CAVALCANTE
Psicóloga graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Gestalt-Terapeuta pelo Centro Gestáltico em Fortaleza-CE e Arteterapeuta pelo Instituto Aquilae em Fortaleza - Ceará. Atuou como estagiária bolsista de Psicologia na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), desenvolvendo atividades no campo do acolhimento institucional e na área de medidas socioeducativas. Atualmente participa da pesquisa guarda-chuva “Juventude e Violência Urbana: Cartografia dos Processos de Subjetivação” do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES - UFC) da Universidade Federal do Ceará.

CRISTIANE SOUZA BORZUK
Professora adjunto do curso de Psicologia da UFG/ReJ, mestre em Psicologia Social pela PUC/SP, doutora em Psicologia pela USP com estágio pós-doutoral no Instituto de Psicologia da USP.

DOLORES GALINDO
Possui Pós-Doutorado (2015-2016), Doutorado (2006) e mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi vice-coordenadora e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea. Na graduação, atua como Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (LABTECC). Foi da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO (2016-2017), Conselheira Alterna da ULAPSI (2016-2017) e integrou a Coordenação da Red Latinoamericana de posgrados en estudios sobre la cultura – ReLaPec (2014-2016). Compõe o GT Conhecimento,Subjetividade,Práticas Sociais da ANPEPP. Foi Vice-Presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO (2012-2013) e Secretária (2014-2015). É membro associada da ESOCITE.BR – Associação Brasileira dos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias, da ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Editora de seção da Athenea Digital: revista de pensamiento y investigacion Social (UAB – Espanha). Possui experiência em Psicologia como área interdisciplina, com o interesse de pesquisa voltado às epistemologias feministas em ciência, tecnologia e sociedade, em diálogo com estudos foucaultianos, orientadas à problematização de relações de poder, saber e colonialidades.

EDSON MARCOS LEAL SOARES RAMOS
Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Pará (1994), mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É professor Titular da Universidade Federal do Pará. É Professor e Ex-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará. É Conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. E diretor do Fórum Nacional de Programas Profissionais. É professor colaborador da Universidade de Cabo Verde no mestrado de Segurança Pública. Tem experiência nas áreas de Estatística, Engenharia de Produção, Segurança Pública e Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.

ÉLIDA FURTADO DO NASCIMENTO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2010); Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2016); doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). É professora assistente pela Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, atuando na graduação com a disciplina de psicologia da educação. É pesquisadora pelo GAEPE: Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação e pelo NEPHC: Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural. Tem experiência de pesquisa no campo da educação e da psicologia educacional, investigando principalmente temas relacionados aos processos de ensino e aprendizagem, afetividade e fracasso escolar.

ELIZ MARINE WIGGERS
É graduada em Psicologia pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI. Possui especialização Lato Sensu em Mediação Social pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atua como docente de graduação de Psicologia no Centro Universitário Avantis - UNIAVAN. Tem experiência na área clínica, social e jurídica, atuando principalmente com os seguintes temas: subjetividade, mediação social, políticas públicas, e relações de poder.

EMANUEL MEIRELES VIEIRA
Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor da Universidade Federal do Ceará.

ENIO DE SOUZA TAVARES
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2012), Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2010), tendo se concentrado nas áreas de Psicologia Social e Clínica a partir do referencial teórico da Psicologia Sócio-Histórica em interlocução com o Pensamento Sistêmico, o Construcionismo Social, a Esquizoanálise, a Epistemologia da Complexidade e o pensamento de Michel Foucault. Tem experiência em metodologias qualitativas de investigação, estando vinculado a grupos de pesquisa sobre o adolescente autor de ato infracional, sexualidade, pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade, e práticas profissionais em psicologia a partir de uma perspectiva histórico-crítica.

EVELYN TARCILDA ALMEIDA FERREIRA
Possui graduação em Psicologia (UFPA/2001), Especialização em Gestão com pessoas (CESUPA/2007) e Formação em Dinâmica dos Grupos (SBDG/2008), Mestra em Psicologia Social (UFPA/2015). Doutoranda em Psicologia pela UFPA. Pesquisa e interessa-se por temas na interface Psicologia Social, Saúde e Educação, medicalização da educação e da sociedade, políticas públicas etc. Atua como como Psicóloga Escolar e Educacional na SEDUC, foi Professora Substituta na Faculdade de Psicologia da UFPA (2015 a 2017). Possui experiência docente e já atuou no IFPA, na Universidade Anhanguera e UNIP. Possui experiência na área de Psicologia do Trabalho e Organizacional, trabalhou com Grupos nas instituições, É professora do Curso de Psicologia na UNINASSAU Belém.

FAUSTON NEGREIROS
Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012). É professor-pesquisador adjunto IV do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Ciência Política da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Pesquisador no grupo de pesquisa Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica, da Universidade de São Paulo/USP. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE. Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. Compõe o GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia/ANPEPP. Compõe o Conselho Editorial e é Revisor Técnico das seguintes editoras: Artmed, Mercado das Letras, Brazil Publishing, Penso, CRV, Juruá e Pimenta Cultural. Possui experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional. Coordena o PSIQUED, Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, vinculado ao CNPQ. Atua principalmente nos seguintes temas: Queixa Escolar; Fracasso Escolar; Medicalização e Patologização da Educação e da Sociedade; Atuação e Formação do Psicólogo Escolar; Problemas na Escolarização, Vulnerabilidade e Desigualdade Social, Psicologia e Política Educacional, Psicologia Escolar, contextos e práticas emergentes. Psicologia e Proposições Legislativas. ORCID: 0000-0003-2046-8463.

FERNANDA TEIXEIRA DE BARROS NETA
Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Pará, doutoranda em Psicologia Social e Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA, mestre em Psicologia Social e Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA pela linha; Subjetividade, Sociedade e Saúde; Trabalha como psicóloga no Centro de Apoio Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). Participa da Comissão de Gênero do Conselho Regional de Psicologia, CPR10, e do grupo de estudos; Transversalizando; Tem como interesse de estudos temas transversais como infância, juventude, violência, políticas públicas, direitos humanos, inclusão, justiça, educação, Michel Foucault, Paulo Freire, Carl Rogers, outros.

FERNANDO AUGUSTO RAMOS PONTES
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1990), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília (2002) e pela Technischen Universität Dortmund - Alemanha (2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento e ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e também é professor do Programa de Pós-graduação e Segurança Pública da UFPA. Membro do Conselho Assessor do CNPq (2017-2019). Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento no período 2014-2016, e Vice-presidente no período de 2016-2018.

FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Possui graduação em Psicologia/UNESP (1999). Licenciada em Pedagogia/CESB-GO (2017). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional/UNEB (2017). Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007). Realizou pós-doutorado em Psicologia e Subjetividade, na UFF, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Lívia Nascimento, em 2016. Foi bolsista FAPESP no Doutorado. É professora associada II, na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPA. Integra a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Foi Conselheira Titular no Conselho Federal de Psicologia (gestão 2011-2013). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2010-2011). É Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2, desde 2013. Integra o GT ANPEPP Psicologia Política. Compõe o GT Deleuze da ANPOF. Foi membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO (2016-2017). Integra a Diretoria Nacional da ABEP (2017-2019).

GEISE DO SOCORRO LIMA GOMES
Possui graduação em Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008), graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017). Atuou como conselheira no Conselho Regional de Psicologia durante a gestão 2013-2016. Profa substituta de Psicologia da Educação, na UFPA, atualmente.

GENYLTON ODILON RÊGO DA ROCHA
Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estágio de pós-doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique da França (INRP), desenvolvendo atividades de pesquisa no Service d’Histoire de l’Education, no período de novembro de 2006 a dezembro de 2007. Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado). É Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA; Secretário Regional da SBPC (Biênio 2017-2019 e 2019-2021); Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP); membro da Comissão Justiça e Paz (CNBB Norte II); e Tutor do Grupo PET Interdisciplinar Conexões de Saberes.

GLAYBE ANTÔNIO SOUSA PIMENTEL
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Educação – Secretaria de Estado de Educação do Pará. Professor – Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri. Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC.

HERBERT TADEU PEREIRA DE MATOS JUNIOR
Bacharelado em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2008 - 2012). Bolsista de Iniciação Cientifica (2011 - 2012), trabalhando com o tema de políticas públicas e subjetividade. Especialista em Saúde pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Mental da Universidade do Estado do Pará e Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (2015 - 2017). Monografia - Psicologia e Saúde Mental: Produção de cuidado em clínica psiquiátrica de hospital geral no Sistema Único de Saúde. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (2015 - 2017). Dissertação - Saúde Mental e Coletiva: Uma análise do processo de trabalho em uma emergência de hospital público na Amazônia. Pesquisador vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Trabalho e Saúde na Amazônia: Subjetividades, Instituições e Políticas. Membro da ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social.

INGRID SAMPAIO DE SOUSA
Graduanda em psicologia na Universidade Federal do Ceará, Membro do Círculo de Pesquisa e Lógica em Epistemologia das Psicologias (CPLEP), coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas e Membro da formação básica do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, sessão Fortaleza.

IOLETE RIBEIRO DA SILVA
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Amazonas, Diretora da Faculdade de Psicologia da UFAM (2012-2016, 2017-2020). Bolsista Produtividade CNPq 2. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPGPSI/UFAM. Integrante do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Psicologia Escolar/Educacional (2018-2020). Foi Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – FORUM DCA (2008/2009, 2012), Integrante do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (2012/2013), Conselheira Titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (2011/2012), Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (2010-2011), integrante da Coordenação Política do Fórum Nacional de Assistência Social (2010-2011), Secretária da Região Norte no Conselho Federal de Psicologia (2005-2010, 2016-2019) e Presidente do Conselho Regional de Psicologia 20a Região Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia (2011-2012), Conselheira Suplente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (2017-2018). Desenvolve pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando os seguintes temas: atuação do psicólogo nas políticas públicas de educação e assistência social com foco na promoção dos direitos humanos da população amazônica; aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de pessoas historicamente excluídas; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade.

ISABEL ROSA CABRAL
Possui graduação em Bacharelado em C. Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE (1994) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Pará, coordenadora do PET Saúde/Saúde da Família (UFPA-Belém) e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - área de Oncologia. Tem experiência na área de Genética Humana, com ênfase em Mutagênese e Epidemiologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: citogenética, mutagênese ambiental e interação gene-ambiente na carcinogênese. Mais recentemente, vem desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão em Saúde Pública, embasada em Epidemiologia.

IVNE ALENCAR FARIAS
Graduanda de Psicologia.

JOÃO PAULO PEREIRA BARROS
Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação. E-mail: joaopaulobarros07@gmail.com

JOSÉ ARAÚJO DE BRITO NETO
Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (2005). Especialização em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). É Mestre em Psicologia (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e profissional liberal – Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, direitos humanos, políticas sobre drogas.

JUAN TELLES
Psicólogo PUC-RJ; Mestrando em Psicologia PUC-RJ.

KARLA MARIA SIQUEIRA COELHO
Terapeuta Ocupacional, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Psicologia (PPGP/UFPA), Mestre em Psicologia (UFPA) e Professora Assistente da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

KELLY CRISTINA COSTA ALBUQUERQUE
Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia, linha Psicologia e Processos Escolares. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade da Amazônia Ocidental (2011) e em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre (2007). Pós-graduada em Psicopedagogia (UGF) e em Psicologia Clínica (FAAO). Psicóloga clínica. Atualmente é professora e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade da Amazônia Ocidental. Membro do Conselho Editorial da Revista RIC - FAAO. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Psicologia - FAAO. Avaliadora do Guia do Estudante - Ensino Superior.

LARISSA FERREIRA NUNES
Psicóloga Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente cursa Mestrado em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC) e passou na seleção de Doutorado em Psicologia da UFC para o ano de 2020. É integrante do Grupo de Pesquisa e Intervenções Sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação - VIESES/UFC. Foi pesquisadora colaboradora na pesquisa “Violência armada na cidade de Fortaleza e suas consequências humanitárias” (Instituto OCA e Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e é pesquisadora colaborado na pesquisa “Juventude e violência urbana: cartografia de processos de subjetivação na cidade de Fortaleza”. Tem experiência na área de Psicologia e Socioeducação. Dedica-se aos seguintes temas: violências e modos de subjetivação na contemporaneidade.

LAURA SOARES MARTINS NOGUEIRA
Pós-Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Doutora em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDTU) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) (2011). Realizou Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) (1998) e Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1993). Atua como tecnologista sênior na FUNDACENTRO. Participa do Programa de Pós-Graduação Trabalho, Saúde e Ambiente da FUNDACENTRO, do grupo de pesquisa Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia, da Universidade Federal do Pará e do Grupo de Estudos Saúde na Amazônia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental, trabalhando com os seguintes temas – Saúde Mental e Trabalho, Saúde do Trabalhador, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Pesquisa Qualitativa em Saúde.

LEILANIR DE SOUSA CARVALHO
Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI/CMRV (2018-2020). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integral Diferencial (2009). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar – PSIQUED. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Atuação e Formação do Psicólogo Escolar, Psicologia Escolar, contextos e práticas emergentes, Psicologia e Política Educacional, Codependência, Mundo Corporativo, Psicologia Organizacional.

LETÍCIA CARNEIRO DA CONCEIÇÃO
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014) e doutorado em andamento pela Universidade Federal do Pará. Atuação profissional nas Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA e Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ambiente, juventude, educação de jovens e adultos e ensino médio.

LILIAN LAMEIRA SILVA
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará, atualmente residente multiprofissional no Programa de Saúde da Mulher e da Criança/UEPA/FSCMP. Experiência em projetos de extensão e pesquisa: atendimento clínico, processos de acolhimento e suporte psicológico em abordagem psicanalítica na Clínica Escola de Psicologia (CLIPSI/UFPA), experiência em atendimento a mulheres com HIV/AIDS na Clínica de Doenças Infecto Parasitárias (HUJBB), experiência em práticas de cuidado e escuta com mulheres encarceradas e seus bebês (Unidade Materno Infantil/SUSIPE). Áreas de interesse: saúde, gênero e feminismo, clínica psicanalítica.

LOUINE COSTA LIMA CRUVINEL
Psicóloga, membro do Laboratório de Psicologia e Processos Psicossociais da UFG/Jataí.

LÚCIA HELENA DA SILVA ALVES
Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP, com a tese “Um estudo psicanalítico sobre o trauma e o sofrimento psíquico em situação de violência”, 2017, que contou com o apoio do CAPE, este artigo constitui o segundo capítulo da tese. Atuo como psicóloga clínica na Polícia Civil do Estado do Pará e no PROPAZ/IML/Secretaria de Saúde Pública do Pará.

LUANNA TOMAZ DE SOUZA
É graduada em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Direito na Universidade Federal do Pará, Doutora em Direito pela Universidade de Coimbra – Portugal e Pós-doutoranda em Direito na Puc-Rio. Atua como vice-diretora da Faculdade de Direito da UFPA e professora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação de Direito da UFPA. É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Mulher e Relações de Gênero Eneida de Moraes (GEPEM-UFPA). Coordena o Grupo de Estudos em Direito Penal e Democracia (UFPA), a Clínica de Atenção à Violência (CAV/UFPA) e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Violência na Amazônia (NEIVA – UFPA). Tem experiência na área de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Sociologia Jurídica, Segurança Pública, Direitos Humanos, Direitos das Mulheres e das Crianças e Adolescentes.

LUCIANO IMAR PALHETA TRINDADE
Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, na Linha de Pesquisa Psicologia Clínica e Fenomenologia. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2019). Realizou período de mobilidade acadêmica na Universidade Federal do Paraná, onde frequentou disciplinas isoladas e participou do grupo de supervisão da Prática de Avaliação Neuropsicológica em Hospital Geral. Possui experiência no campo da Psicologia, tendo atuado em Projeto de Pesquisa na área da Educação Básica, Projeto de Suporte Psicológico no enfrentamento de barreiras atitudinais e monitorias em Educação Inclusiva e Psicologia Escolar/Educacional. Integrou a gestão do Centro Acadêmico de Psicologia da UFPA (2016). Foi bolsista de Iniciação Científica no projeto “Clínica na contemporaneidade: atuação de profissionais na Atenção Básica”. Suas temáticas de interesse são: psicologia da saúde, educação em saúde, clínica psicológica, amor e luto.

LUIZ MIGUEL GALVÃO QUEIROZ
Mestre em Educação e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA). Pedagogo. Técnico em Mineração. Facilitador do GQT-CVRD/DOCEGEO. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Currículo – NEPEC e Grupo de estudos e pesquisas Observatório de Gestão escolar Democrática – Observe. Docente da disciplina Políticas Educacionais – UAB2/IFPA. Docente do curso de Pedagogia da Escola Superior Madre Celeste. Técnico em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará.

MARA DANIELE DE SOUSA SARMENTO
Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

MARCELO DE ALMEIDA FERRERI
Professor associado do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe e permanente do programa de Pós-graduação em Psicologia da UFS.

MARIA HELENA ZAMORA
Mestra e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. É professora da graduação em Psicologia da PUC-Rio desde 2000 e da Pós-Graduação a partir de 2012. Professora convidada da National/Global Advisory Board for Faith and Justice in Community and Society, Indiana, USA, entre 2011 e 2015. Iniciou cooperação com o Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social, de Coimbra, em 2012. Em 2017 passa a ser pesquisadora convidada da linha de pesquisa “Acolhimento e inclusão de jovens em risco do IPCDHS/FCT, Univ. de Coimbra e consultora do Laboratório de Intervenção na Comunidade (LInC). É Vice-coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS, da PUC-Rio) desde 2006. Em 2010, foi Coordenadora Adjunta do ProUnir, Protagonismo Universitário e Empoderamento Profissional, em convênio com a SEPPIR e consultora do projeto em 2011. Foi docente do Mestrado em Psicologia Social na UNIVERSO entre 04/2010 e 08/2012. Foi sócia da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) por cinco anos. Membro da ANPEPP desde 2012. É membro do corpo editorial e consultora de diversas revistas e editoras científicas nacionais e internacionais. É membro da CEDECA-RJ (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) desde 2012. Foi colaboradora do CRP-5 (Conselho Estadual de Psicologia) em 2009- 2010 e 2014-2015 e é Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos em 2019. Colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura (NIMESC) da PUC-Rio, entre 2014 e 2015. Pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) da PUC-Rio, desde 2015 e do Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Processos de Criminalização (TRANSCRIM) da UFF, em 2016. Membro da Comitê Estadual, inclusive na Secretaria Executiva, para a Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (Lei 5778, de 2010), como suplente do Movimento MOLEQUE de 2015 a 2018. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Cidadania e Direitos Humanos, fundado em 2017, em Minas Gerais. Membro do Comitê de Prevenção de Homicídios de Adolescentes da UNICEF (Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas), a partir de 2019, passando a integrar o Comitê de Ética em 08/2019. Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia - RJ em 2019.1.

MARIA IVONETE BARBOSA TAMBORIL
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1996), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2017). Atualmente é Associada - Nível 2 da Universidade Federal de Rondônia e do Fundação Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação docente, Grupo focal, Política educacional, Projeto político pedagógico, Reformas educacionais e Desenvolvimento profissional.

MARIA LÚCIA CHAVES LIMA
Psicóloga (UFPA); Mestre em Psicologia (UFPA); Doutora em Psicologia Social (PUC-SP). Professora adjunta IV na graduação e na pós-graduação do curso de Psicologia (UFPA). Líder do grupo de pesquisa Inquietações.

MARILENE MARIA AQUINO CASTRO DE BARROS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2016). Professora da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação: currículo, epistemologia e história e, saberes culturais e educação na Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, prevenção, adolescentes e enfrentamento.

MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA
Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997 – atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica. Professora do Curso de Graduação em Psicologia da USP. Editora Chefe da Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013, Avaliação Qualis Periódicos A2). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2006-2008) e Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2009-atual, Avaliação Qualis Periódicos – A2). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-atual) e Presidente Anterior. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005-2007 e 2008 a 2010). Vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2014-2016). Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2016-2020). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Realizou Estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002) e participou como Professora Visitante em 2007 (bolsa do Consulado Canadense). É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia – SIP. Membro da AHILA – Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus.

MARLI LUCIA TONATTO ZIBETTI
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988); Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000); Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela mesma instituição (2005); Pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). É professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, atuando na graduação e no Mestrado em Psicologia. Membro da ABRAPEE e do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP; pesquisadora e líder do GAEPPE: Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação (UNIR). Vice-líder do Grupo Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica (USP). Membro do Conselho Editorial da EDUFRO, da Revista Êxitus (UFOPA) e da Revista EDUCA (UNIR). Editora de Seção da Revista Psicologia Escolar e Educacional da ABRAPEE. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar investigando, principalmente, os processos de escolarização e sua significação para os sujeitos; a apropriação das políticas educacionais no cotidiano escolar e na formação de Professores.

MICAEL JAYME CASARIN CASTAGNA
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2018), pesquisa Segurança Pública no Rio de Janeiro tendo como dispositivo de pesquisa a participação da psicologia em políticas públicas penitenciárias e seu controle social. Possui graduação em Psicologia também pela UFRJ (2017). Tem experiência teórico-prática de estágio em psicologia clínica através da abordagem Transdisciplinar, com referencial dos processos de produção de subjetividade pela Esquizoanálise. Em três anos e meio deste estágio, acompanhou estudantes ao longo da graduação em um projeto de assistência estudantil que entendia a saúde mental como direito e garantia possível de permanência na universidade. Atualmente, atua como colaborador em duas Comissões de Instrução da Comissão de Orientação e Ética do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro e participa do Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário. Co-supervisiona, pelo Mestrado, estágios do Projeto “Psicologia e Justiça: Construção de Outros Processos”, baseados nos ideários dos Direitos Humanos e com atuação entre os eixos Psicologia, Violência e Políticas Públicas.

MILENE MARIA XAVIER VELOSO
A Professora Milene Maria Xavier Veloso possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento/UFPA (2015). Realizou estágio doutoral na Universidade do Minho em Portugal no grupo de pesquisa em Sociologia da Infância (2014). Esse doutorado sanduíche foi realizado com financiamento da CAPES. É professora Associada da Universidade Federal do Pará com experiência nas áreas de Psicologia Social e Psicologia da Saúde, atuando principalmente na investigação de temas relativos à violência contra crianças e adolescentes. Atualmente coordena o projeto de pesquisa intitulado: Violência contra crianças e adolescentes: indicadores e estratégias de enfrentamento?

MORGANA MOURA
Graduada em Psicologia pela UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis. Mestre em Psicologia Social pela PUC São Paulo. Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, vinculada ao grupo de pesquisa Laboratório de tecnologia, ciência e criação (LabTecc). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Drogas da Universidade Federal do Ceará. Conselheira-presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª região (MT), gestão 2016-2019, também coordena a comissão de saúde do CRP18. Conselheira do CONESD – MT (Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas). Atua como psicóloga clínica e como docente pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e pela Faculdade FASIPE, com experiência de atuação nos serviços socioassistenciais e na atenção em saúde mental. Em pesquisa se relaciona com os seguintes temas: processos psicossociais e medicalização, saúde mental, redução de danos no uso de drogas, psicologia e arte contemporânea.

OBERDAN DA SILVA MEDEIROS
Cientista social, doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação PPGED da Universidade Federal do Pará, Campus Guamá e professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.

PATRÍCIA GUEDES NOGUEIRA
Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas (2013). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Tem experiência na docência do ensino de Biologia e na gestão escolar. Ministra oficinas e palestras na área de ensino de ciências. Integrante do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE). Tem interesse no campo da Educação e da Psicologia Escolar com ênfase em processos de escolarização no ensino fundamental, médio e formação de Professores.

PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestrado em Saúde Pública – Ensp (1998) e Doutorado em Saúde Pública – Ensp (2005). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Psicologia, em que atua nos seguintes campos do conhecimento: saúde do trabalhador, sofrimento psíquico, análise institucional, política de saúde e monitoramento e avaliação. É membro da Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva e Diretor da Rede Unida. Participa do Conselho Editorial da Revista Saúde e Debate e é membro do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde – CEBES e membro do GT da ANPPEP de Psicodinâmica do Trabalho. É Coordenador da Rede Unida/ Região Norte e Coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFPA.

PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA
Mestre e Doutor em Educação. Licenciado Pleno em Pedagogia. Bacharel em Direito. Professor Titular na Faculdade de Educação, do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará. Acadêmico Perpétuo na categoria de Sócio Fundador da Academia Igarapemiriense de Letras – AIL, cujo Patrono é o Poeta Bento Bruno de Menezes Costa. Líder de Grupo no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC e do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Crime e Criminalidade – NUPECC.

PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO
Possui graduação em Psicologia (UFF), especialização em Psicologia Jurídica (UERJ), mestrado e doutorado em Psicologia (UFRJ). Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Editor de Arquivos Brasileiros de Psicologia (Qualis A2) e Editor Associado de Psicologia: Ciência e Profissão (Qualis A2). Professor Visitante do Instituto Escocês de Pesquisa em Segurança Pública da University of Dundee, do Programa de Mestrado em Psicologia Social da Universidad de la Republica do Uruguai, do Programa de Mestrado em Criminologia Aplicada da Universidad San Carlos de Guatemala e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Atualmente compõe o conselho diretor da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como coordenador de integração acadêmica de extensão. Compõe, ainda, o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e a Comissão Permanente dos Direitos da População em Situação de Privação de Liberdade do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) do Ministério dos Direitos Humanos. Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

RAFAEL VENTIMIGLIA DOS SANTOS
Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Clínica e Psicologia Escolar Educacional pela Universidade Federal do Pará - UFPA/2018. Participou, por 4 anos, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão - INCLUDERE, onde desenvolveu os Projetos de Pesquisa e Extensão Empoderando Comunidades Escolares Paraenses para o Enfrentamento da LGBTfobia nas Escolas (PROEX 2015-2016) e; Enfrentamento da LGBTfobia na Escola (PIBEX 2017). Atuou por 14 anos no Movimento Social Organizado pelo Movimento LGBT do Pará. É Coordenador Adjunto do Comitê Gestor do Plano Estadual de Segurança Pública e Enfrentamento LGBTIfobia do Conselho Estadual de Segurança Pública do Pará - CONSEP/SEGUP. É o atual gestor da Gerência de Proteção à Livre Orientação Sexual - GLOS ligada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos - SEJUDH. É Vice-Presidente e Secretário do Conselho Estadual da Diversidade Sexual do Pará - CEDS/SEJUDH.

RAFAELE HABIB SOUZA AQUIME
Psicóloga, Graduada pela Universidade da Amazônia (UNAMA), em 2012. Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2015, na linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde e Doutoranda em Psicologia pelo mesmo Programa. Dentre as experiências profissionais, atuou como Professora substituta da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Professora do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) e Conselheira do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região, gestão 2016- 2019, sendo presidenta da Comissão de Ética (COE), membro do Grupo de Trabalho Infância e Juventude, e Grupo de Trabalho Psicologia e Assistência Social. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e ministra disciplinas nos campos da educação, organizações, ética e formação docente.

RENATA VILELA RODRIGUES
Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), da Universidade Federal de Mato Grosso (2015), com bolsa CAPES. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Desenvolveu durante a graduação Projeto de Pesquisa pelo Programa Voluntariado de Iniciação Científica (2009-2010) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2010-2011), com bolsa CNPq. Realiza estudos sobre os processos de medicalização e farmacologização da existência, capitalização da vida nos mercados de saúde, produção de subjetividades e interlocuções entre os estudos foucaultianos e feministas. Atualmente é Professora Titular do Curso de Psicologia do UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande.

RICARDO PIMENTEL MÉLLO
Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará tanto na Graduação como na Pós-Graduação. Tese de Professor Titular (2017 – Conceito de Cuidado). Pós-Graduação: Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012 – Teoria Ator-Rede); Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 - Tese: Abuso Sexual Infantil); Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994 – Dissertação: Violência Agrária); Formação em Psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo (2000); Especialização em Psicologia Clínica e Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Pará (1992 ? Monografia: Pulsão de Morte). Graduação: Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1986 – TCC: Relações Sexistas); Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1985). Coordena o Núcleo de Estudos sobre Drogas (UFC) e colabora com: Núcleo de Estudos sobre Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (PUC – SP); Núcleo de Lógicas Institucionais e Coletivas (PUC – SP); Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Drogas (UFCG)

ROBERTA BRASILINO BARBOSA
Pós Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ e membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. Especialista em Psicologia Jurídica pela UERJ (2015). Graduada e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e mestra e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade (2012/2017). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de criminalização, subjetivação, políticas públicas sobre drogas, favelas, segurança e direito à cidade.

SIMONE SOUZA DA COSTA SILVA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Psicologia nesta mesma instituição (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006 e pós doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund - Alemanha (2012). Durante o mestrado, investigou a relação mãe-criança na situação de banho, no doutorado ampliou seu foco e investigou a estrutura e dinâmica das relações familiares em uma comunidade ribeirinha da Amazônia. Atualmente é professora e diretora adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) onde ocupa o cargo de Diretora Acadêmica da Unidade além de atuar no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). Além das atividades desenvolvidas no PPGTPC atua na faculdade de psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP). Nos últimos anos desenvolveu pesquisas com famílias ribeirinhas e coordenou grupo de pesquisa que investigou os impactos gerados pelo Programa Bolsa Família (PBF). O interesse por famílias excluídas socialmente como as ribeirinhas e pobres se ampliou com os trabalhos sobre famílias de crianças com alteração de desenvolvimento.

TATIANA BICHARA
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e mestrado em Psicologia Social (Núcleo Organização e Ação Social – prof. Dr. Peter Spink) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP no Depto. de Psicologia Social e do Trabalho. (2014) sob a orientação da Profª. Dra. Ianni Scarcelli. É docente titular do Instituto de Altos Estudios Nacionales – IAEN – Equador (set/16 – atual). Atuou como Coordenadora Geral de Pesquisa do Instituto de Altos Estudios Nacionales – IAEN – Equador (jan/17-ago/18). Atuou como docente do Programa Rede Sampa, na área de Redes de Atenção Psicossocial (maio/2015 - ago/16). Atuou como docente da graduação do Curso de Psicologia da Universidade Nove de Julho – UNINOVE – de março de 2011 a dezembro de 2014. Atuou como docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2009-2010) e da Faculdade de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP – Jundiaí (2009-2010). É fundadora e atuou como coordenadora da Oficina de Dança e Expressão Corporal (2001-2016) e foi preparadora corporal do Projeto Coral Cênico Cidadãos Cantantes (1997-2009), na Galeria Olido. Trabalhou em Projeto de Pesquisa Qualitativa sobre a Atuação dos/as Psicólogos/as nas Políticas Públicas Nacionais para o CREPOP – CFP sob a coordenação do Prof. Dr. Peter Spink, na Fundação Getúlio Vargas (2007-2009). Atuou como gerente do programa Educação e Cidadania na Associação Novolhar e como assessora de desenvolvimento local no Instituto Rukha. Tem experiência na área de Psicologia Social, Políticas Públicas, Arte, Saúde Coletiva, Saúde Mental e Cultura

THAMYRIS MAUÉS DOS SANTOS
Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTC/UFPA) (2019). Professora da Faculdade Uninassau - Belém (Grupo Ser) (2018-). Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento (2013). Psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará (2010). Participante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD-NF/ CAPES), com Mestrado Sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGP/ UFRGS). Integrante do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento Humano (LEDH), do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC-UFPA). Atua principalmente nos seguintes temas: Vulnerabilidade social; Famílias Pobres; Práticas Parentais; Programa Bolsa Família, Pobreza e Famílias Ribeirinhas.

VANESSA AMARANTE DE SOUZA
Psicóloga – UFC.

VÂNIA APARECIDA CALADO
Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Concluiu mestrado no Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da USP, com bolsa do CNPq. Obteve o título de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural da UFRN. É professora do curso de Psicologia e do curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Psicoterapia Infantil da Universidade Potiguar - Laureate International Universities, Natal, RN. É coordenadora do Serviço Integrado de Psicologia da Universidade Potiguar, campus Roberto Freire, Natal/RN.

VICTOR AUGUSTO CAVALEIRO CORRÊA
Terapeuta Ocupacional, Doutor em Doenças Tropicais pela UFPA, Mestre em Psicologia pela UFPA e Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO/UFPA) e do PPGP/UFPA.

YANA WANZELLER GRANHEN
Graduanda de Psicologia-UFPA. Atualmente é Estagiária do Ministério Público do Estado do Pará.