Capa do livro: A EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA: <br>práticas pedagógicas no ensino fundamental

A EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA:
práticas pedagógicas no ensino fundamental

Autores: Samuel Nascimento de Araújo - Leandro Oliveira Rocha - Fabiano Bossle (Orgs.)

Muito se tem produzido sobre os desafios da docência na contemporaneidade e, mais especificamente, sobre as práticas pedagógicas construídas coletivamente nas escolas pelos professores de Educação Física com os estudantes. Mais do que mera tendência, a socialização de experiências didático-pedagógicas através de produções literárias também evidencia contrapontos às publicações que, por vezes, discutem a docência e o processo de escolarização sem vivenciar o dia a dia da escola, seja atuando na Educação Básica, seja pesquisando com os professores. Dialogar sobre práticas pedagógicas e escola pública, temas desta obra, requer cuidado ético, compromisso acadêmico e posicionamento crítico, pois somente assim a preocupação de não reproduzir discursos descontextualizados e reducionistas é maior do que o atrevimento de simplificar a complexidade da “vida na escola”. Por isso, este livro representa o desafio de um coletivo de professores em problematizar a Educação Física escolar a partir de reflexões e interpretações das próprias experiências docentes, localizando um processo de escrita potencializado pela reflexividade e pela sustentação teórica e marcado pelo conhecimento produzido na escola pública.

Impresso
de R$ 43,80 por
R$ 37,82
Digital
de R$ 43,80 por
R$ 30,66

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3966-1
DOI: 10.24824/978854443966.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA: <br>práticas pedagógicas no ensino fundamental
SAMUEL NASCIMENTO DE ARAÚJO
Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, com Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2016), Especialização em Orientação Educacional pela UFFS (2014), Especialização em Pedagogia dos Esportes pela Faculdade Unyleia (2017) e Graduação em Educação Física Licenciatura pela URI (2009). Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino Pública de Guarani das Missões/RS e da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e professor voluntário do Projeto de Futebol e Futsal da Associação Guaraniense Pró Esporte e Cultura em Guarani das Missões/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS), coordenado pelo Prof. Dr. Fabiano Bossle, com experiência de pesquisa nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Formação de Professores, Didática e  Metodologia de Ensino de Educação Física, Práticas Pedagógicas, Etnografia, Pedagogia Crítica, Educação Libertadora Freiriana.

LEANDRO OLIVEIRA ROCHA
Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2019), com Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2014), Especialização em Fisiologia do Exercício e do Desporto pela UNIVATES (2011) e Graduação em Educação Física - Licenciatura plena - pela UNIVATES (2007). Professor de Graduação em Educação Física da Universidade do Vale do Taquari, professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino Pública de Teutônia/RS e professor do Projeto Capoeira da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Estrela/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS), coordenado pelo Prof. Dr. Fabiano Bossle, com experiência de pesquisa nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Teoria Crítica, Educação Libertadora de Paulo Freire, multiculturalismo, metodologias de ensino, prática pedagógica, etnografia crítica, autoetnografia e autoetnografia crítica.

FABIANO BOSSLE
Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Pós-Doutorado (2011), Doutorado (2008) e Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2003); Especialização em Ciências do Esporte pela UFRGS (1995); Graduado em Educação Física – Licenciatura Plena – pelo IPA (1991). Líder do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Escola (GTT ESCOLA) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)  para o Biênio 2017-2109.

TIAGO NUNES MEDEIROS
Graduado em Educação Física, Especialista em Pedagogia do Esporte e Mestre em Ciências do Movimento Humano. Atualmente é professor de Ensino Superior do Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC) e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Osório. Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física da UNICNEC e Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica da UNICNEC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa de Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF) da UFRGS. Coordenador do Grupo de Iniciação Científica da UNICNEC em Educação Física Escolar: transformação e resistência. Doutorando em Ciências do Movimento Humano do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

MÁRCIO CARDOSO COELHO
Graduado em Educação Física licenciatura plena (UNISINOS-2003), Especialista em Fisiologia do Exercício (Universidade Veiga de Almeida-2005) e em Cinesiologia (UFRGS-2008), Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2017), Doutorando em Ciências do Movimento Humano ( UFRGS-2019), professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Tem experiência nos seguintes temas: Educação Física, Educação Física escolar, formação de professores, práticas pedagógicas e metodologia do ensino de Educação Física. É pesquisador do grupo de pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF/UFRGS).

FERNANDA MARIA BRATTI VOLKEN
Professora de Educação Física, natural do município de Lajeado/RS, com experiência docente no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na iniciação esportiva em ginástica artística e de trampolim, em escolas da rede pública e privada de ensino. Graduou-se em Educação Física - Licenciatura pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, local em que participou de diversos congressos, seminários e mostras de trabalhos científicos como pesquisadora, apresentadora e ouvinte. Pesquisa temas, como: Educação Física escolar, estágio docente supervisionado, prática pedagógica, relações interpessoais em sala de aula e protagonismo juvenil. Atualmente, também é acadêmica do curso de Educação Física - Bacharelado da UNIVATES.

LUCAS SILVA SKOLAUDE
Possui formação em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), possui Especialização em Educação Física Escolar e Personal Trainer pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), é Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Faz parte do grupo de pesquisa Didática e Metodologia do ensino da Educação Física (DIMEEF), sendo pesquisador da cultura indígena Kaingang. É professor da Rede Estadual de Ensino de Porto Alegre, das escolas de Ensino Médio Tom Jobim e Senador Alberto Pasqualini.

CINARA VALENCY ENÉAS MÜRMANN
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade Salesiana de Educação Física e mestrado em Ciências do Movimento Humano na subárea de Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora do Curso de Educação Física licenciatura e bacharelado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus Santo Ângelo/RS. Líder do Grupo de Pesquisa – Grupo Interdisciplinar de Educação Física, Membro do Comitê Institucional de Avaliação de projetos de Extensão - CIAPEx da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

MONIQUE BIANCHETTI
Graduada em Educação Física - Licenciatura pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) em 2017. Especialista em Ensino de Educação Física pelo Instituto Prominas em 2019. Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, é acadêmica do curso de Educação Física - Bacharelado da UNIVATES e pesquisa os seguintes temas: Educação Física escolar, protagonismo discente, ginástica localizada e funcional, relações de gêneros na escola e práticas pedagógicas de dança, futsal e futebol.

ANDRÉ OSVALDO FURTADO DA SILVA
Natural de Porto Alegre/RS é Graduado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Pós-graduado em Cidadania, Transparência e Controle Social pela Universidade La Salle (UNILASALLE); Pós-graduado em Saúde Coletiva com ênfase em saúde da família pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA); Pós-graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho (UGF). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é Doutorando no mesmo curso pela mesma instituição. Professor da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul no componente curricular Educação Física (desde 2009). Técnico de Handebol. Finalista do troféu destaque como treinador desportivo do CREF/RS em 2017. Acumula diversos títulos no handebol de clubes e escolar com destaque para o Estadual de Clubes Mirim em 2014 e o título do campeonato estadual de Beach Handebol em 2017. Além do treinamento e do ensino da modalidade esportiva, realiza estudos sobre o esporte no contexto escolar e na abordagem de grupos alternativos (desde 2005). Membro do grupo de pesquisa F3p – efice, onde desenvolve estudos sobre o trabalho docente e a pratica pedagógica dos professores de escolas públicas.  Participante da organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 na Arena do Futuro/RJ, local das competições de Handebol. Atuou, também, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 na Arena do Futuro/RJ. Possui experiência na coordenação e realização de trabalhos para Concursos Públicos, Processos Seletivos e similares para o Setor Público e Privado. Tem experiência em Educação Física Escolar e em treinamento físico, técnico e tático de Handebol com passagem por equipes como: ULBRA/Canoas (2005 a 2011), Colégio Marista PIO XII (2013 a 2015), Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (SGNH) (2013 a 2015), Clube Cultural Canoense (2016 a 2017), Equipe da Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) (2017 a 2019), além de ser organizador de diversos eventos relacionados ao Handebol.