Capa do livro: INSTITUIÇÕES ESCOLARES:<br> memórias e narrativas <br>Coleção Instituições Escolares - Volume 1

INSTITUIÇÕES ESCOLARES:
memórias e narrativas
Coleção Instituições Escolares - Volume 1

Autores: Jussara Cassiano Nascimento - Lia Ciomar Macedo de Faria (Orgs.)

O livro Instituições Escolares: memórias e narrativas apresenta uma diversidade de histórias que envolvem pesquisas realizadas no âmbito das Instituições Escolares. Os autores desenvolvem o tema com eixos variados e que tem como finalidade produzir informações que possam ser úteis no momento presente contribuindo na construção do futuro.

Impresso
de R$ 85,02 por
R$ 65,40
Digital
de R$ 76,20 por
R$ 49,05

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4039-1
DOI: 10.24824/978854444039.1
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INSTITUIÇÕES ESCOLARES:<br> memórias e narrativas <br>Coleção Instituições Escolares - Volume 1
SOBRE AS ORGANIZADORAS
JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO
Natural da Cidade do Rio de Janeiro. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Psicopedagoga e Supervisora Escolar. Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na rede pública de ensino desde 1977. Atualmente é Coordenadora Pedagógica no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Membro do Grupo de Pesquisa LER (Laboratório de Educação e República), na UERJ. Atualmente é Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Práticas e saberes docentes: os Anos Iniciais em foco, no Colégio Brigadeiro Newton Braga.

LIA CIOMAR MACEDO DE FARIA
Pós-doutora em Ciências Políticas pelo IUPERJ e doutora em Educação pela UFRJ, professora-associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd/UERJ). Desenvolve pesquisa na linha da História da Educação Fluminense, como líder do grupo de pesquisa Ideário Republicano e Educação Fluminense (PROPEd/UERJ). Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói (1990-1998), Secretária Estadual de Educação do Rio de Janeiro (1999- 2001) e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (1999-2002). Diretora da Faculdade de Educação da UERJ (2008/2012). Publicou os seguintes livros: Histórias de Pesquisa na Educação: Pesquisas na História da Educação (Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2010), Chaguismo e Brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense (Rio de Janeiro: Quartet, 2010), Ecos e Memórias de Escola Fluminense (Rio de Janeiro: Quartet, 2008), Vozes femininas no Império e na República (Rio de Janeiro: Quartet, 2008), Política, gestão e financiamento de sistemas municipais públicos de educação no Brasil – bibliografia analítica (1996-2002) (São Paulo: Xamã, 2005), Desafios da Educação Municipal (Rio de Janeiro: DP&A, 2003), Palavra de Mulher (Rio de Janeiro: Quartet, 2002) e Ideologia e Utopia nos Anos 60: Um Olhar Feminino (Rio de Janeiro: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1997).

SOBRE OS AUTORES
ADRIANO FERNANDES DA SILVA JUNIOR
Mestrando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ).

ADRIENA CASINI DA SILVA
Doutoranda em Educação, PUC-Rio. Professora EBTT do Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ.

ANA LUIZA GRILLO BALASSIANO
Doutora em Ciência da Educação – Université de Paris 13/ Sorbonne-Cité. Doutora em Educação pela área História da Educação e Historiografia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USPMestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Arquiteta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação e da Pesquisa Biográfica em educação - ASIHVIF/RBE e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica. Integra o Grupo de Pesquisa História da Educação e Religiões (GEHER – FE/USP), o Centro de Pesquisa Interuniversitário EX PERICE (Paris 13 / Paris 8). Pesquisador do Laboratório Educação e República - ProPed/Uerj (bolsa PROATEC-UERJ N4 2011/2015). Professora responsável pelo Centro de Documentação e Memória (CDM) do Liceu Franco-Brasileiro/RJ.

ANDRÉ GOMES DA CONCEIÇÃO
Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Ministério da Defesa, lotado no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Professor I da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, lotado na Escola Municipal Dr. Cocio Barcellos.

AUREA MARIA BEZERRA MACHADO
Natural da Cidade de Pedreiras, Maranhão. Doutoranda em Educação pela UERJ, Mestre em Letras e Ciências humanas (UNIGRANRIO), possui pós-graduação “Lato Sensu” em Língua portuguesa (FEUDUC) e licenciatura em Língua portuguesa e Literatura brasileira (UERJ). Atualmente é Professora de Língua portuguesa e Literatura brasileira no Colégio Estadual Santo Antônio, Duque de Caxias – RJ e na Escola Municipal Célia Rabelo, em Xerém, 4º Distrito de Duque de Caxias. É membro do Grupo de Pesquisa LER (Laboratório de Educação e República), na UERJ. PROPED-UERJ.

CAREN VICTORINO REGIS
Doutoranda membro do Laboratório Educação e República do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Pedagoga da UERJ.

CILENE DE MIRANDA PONTES
Natural de Manaus-AM. Doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Amazonas – UFAM. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Amazonas – UFAM. Atualmente Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Membro do Grupo de Pesquisa LER. Membro e líder do Grupo de Pesquisa Educação em Contextos Amazônicos – EDUCA. Linha de Pesquisa: Formação de Professores, pluralidade Cultural e Práticas Pedagógicas na UEA/CEST.

HELAINE CRISTINE SILVA DAVID
Mestranda membro do laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ).

HELOISA HELENA MEIRELLES DOS SANTOS
Pós-Doutora em Educação (UERJ), Doutora em Educação (UERJ), Mestre em Educação (UERJ), Graduada em História (UERJ) e Pedagogia (UERJ). Criou e dirigiu o Centro de Memória Institucional do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) até 2011. Tem publicações impressas e on-line na área de História de Educação no Brasil, Espanha e Portugal. É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área de Memória e Cultura (registro CNPq/FAPERJ).

JEFTE PINHEIRO JR.
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre e graduado em História pela mesma universidade. Atualmente em estágio pós-doutoral no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de História do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB).

JOSÉ CARLOS PISTILLI
Natural da cidade do Rio de Janeiro, Doutor em Planejamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Engenheiro pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Didática do Ensino Superior pela SOMLEY/RJ, Especialista em Administração de Marketing pela SOMLEY/RJ, professor de Ciências e Matemática pela FEUC/RJ. Atualmente, sou regente de turmas do Ensino Fundamental e do Ensino médio, e coordeno Projetos Multidisciplinares, no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB). Coordeno o projeto SEMEARTE, parte do Programa de Extensão UFRJ/CBNB que envolve: Projeto Guarani, trabalho que aborda questões do Meio Ambiente, fazendo uso das linguagens tecnológicas e musico - teatral; Programa Educação para o Trânsito nas Escolas, em parceria com DETRAN/RJ; Projeto Astronomia CBNB, com parceria institucional entre o Museu de Astronomia/RJ (MAST) e o Colégio Brigadeiro Newton Braga, tendo como meta a construção do Planetário CBNB.

JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO
Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Membro do Grupo de Pesquisa LER/UERJ. Coordenadora Pedagógica no Colégio Brigadeiro Newton Braga.

KARLA CRISTINA DE SOUZA SANTOS
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Linha de Pesquisa Práticas educativas, linguagens e Tecnologias, onde pesquisou Currículo nas escolas organizadas em ciclos. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como docente na Prefeitura Municipal de São Gonçalo e Supervisora Acadêmica na Capital Humano, Tenologia e Treinamento, conveniada com a Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Pedagoga na Força Aérea Brasileira, atuando como docente, no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Membro do grupo de estudos e pesquisas “Práticas e saberes docentes: os Anos Iniciais em foco”.

KARYNE ALVES DOS SANTOS
Doutoranda em Educação/ PROPED; Pesquisadora do LER (Laboratório Educação e República); Professora da Rede Estadual do RJ; Supervisora Educacional do município de Niterói.

KÉSIA COSENDEY SINDRA MESCOLIN DOS SANTOS
Natural do Rio de Janeiro. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Linha de Pesquisa “Ética, Inclusão e Interculturalidade”. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Especial Inclusiva e em Psicologia Organizacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Gestão Estratégica de Investimentos da Educação Básica pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Tem experiência em docência e supervisão pedagógica em instituições públicas e privadas. Atualmente é Pedagoga na Força Aérea Brasileira (FAB), exercendo a docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e membro do Grupo de Pesquisa “Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em foco” no Colégio Brigadeiro Newton Braga.

LAURA ROBERTA FONTANA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora de História no Colégio Brigadeiro Newton Braga – Rio de Janeiro/RJ.

MAURO FERNANDES
Doutorando em História da Educação pelo ProPed – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis – U.C.P – Especialização em Gênero e Sexualidade – IMS/UERJ. Pós-graduação em Gênero e Diversidade pela UERJ. Pós--graduando MBA em Gestão Educacional UFF/SESI. Licenciatura Plena em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995/1992). Graduado em Pedagogia CEDERJ. Certificado de Professor Estrela 2012 pela SEEDUC – Regional Centro Sul. Diretor. do CIEP 155 Mª Joaquina de Oliveira. Dissertação de Mestrado: Identidades Raciais e de Gênero: Construção na Educação. Experiência Profissional: Superintendente Estadual de Educação. Diretor do C.E. Presidente Dutra, 2001/2002. Diretor do CIEP 155 Mª Joaquina de Oliveira, desde 2015. Coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa da ONG Ceap. CENSO IBGE. Professor nas disciplinas de Sociologia e Filosofia.