Capa do livro: CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: <br>a qualidade socialmente referenciada entre iniciativas exitosas e contextos adversos <br>Coleção Conselhos municipais de educação - Volume 1

CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO:
a qualidade socialmente referenciada entre iniciativas exitosas e contextos adversos
Coleção Conselhos municipais de educação - Volume 1

Autores: Paulo Gomes Lima (Coord.)

Pesquisa sobre os Conselhos Municipais de Educação e as iniciativas centradas nos processos democráticos e a busca por uma educação que reflita de fato as expectativas sociais, ao que se denomina de “educação socialmente referenciada.”

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-4007-0
DOI: 10.24824/978854444007.0
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: <br>a qualidade socialmente referenciada entre iniciativas exitosas e contextos adversos <br>Coleção Conselhos municipais de educação - Volume 1
ALESSANDRA NEGRÃO DOMINATO BARROS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2013). Atualmente é professora de educação básica i da Prefeitura Municipal de Votorantim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Ludopsicopedagogia e alfabetização e Letramento.

AMANDA REGINA MARTINS DIAS
Mestranda em Educação pela UFSCar, campus Sorocaba/SP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação(GEPLAGE). Possui especialização em Gestão Escolar (2011) pela Faculdade Pitágoras (MG) e em Psicopedagogia (2005) pela Faculdade de Educação São Luís/SP. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba (2005). Atualmente é diretora de escola da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

ELIANE PIMENTEL CAMILO BARRA NOVA DE MELO
Cursa Doutorado em Educação na UNESP, Rio Claro-SP. Possui mestrado em Educação pelo Programa de Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2015). Em 2005 concluiu a Especialização em Educação Especial “Dificuldades de Aprendizagem”. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (2004) e graduação em Matemática pela Faculdade de Educação São Luís (1998). Ficou entre as cinco finalistas em alfabetização no prêmio “Professor nota 10” da Fundação Victor Civita da Editora Abril em 2010 com o projeto “Livro de Receita”. Há 18 anos trabalha como professora do Ensino Fundamental I em salas de alfabetização. Atualmente é professora efetiva do Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de Sorocaba e professora universitária do NEP – Núcleo Educacional Pedagógico e do INEC - Integração em Educação Continuada com ênfase na formação continuada nas áreas de Alfabetização, Letramento e Psicopedagogia. Participa dos Grupos de Pesquisas: “Teorias e Fundamentos da Educação”, “Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação? (GEPLAGE), grupos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, Sorocaba-SP.

ETIANE LILIAN BARBOSA DAMASCENO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista(2006). Tem experiência na área de Educação.

GILSEMARA VASQUES RODRIGUES ALMENARA
Graduada em Educação Física pela FEFISO (Faculdade de Educação Física de Sorocaba), Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral , Pós graduada em Gestão e Planejamento Escolar e Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade São Luís e MBA em Gestão da Excelência em Educação. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. Mestre em Educação pela UFSCar/Sorocaba. Atualmente é supervisora de ensino da Prefeitura de Sorocaba.

IZABEL DE CARVALHO GONÇALVES DIAS (IN MEMORIAM)
Formada em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Hortolândia – FAECH, Hortolândia, SP em 2009. Especializada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Adventista de Hortolândia – Campus Hortolândia, SP em 2011. Curso de Dinâmica da Administração de Empresas pelo Instituto brasileiro de Desenvolvimento Pessoal, São Paulo, SP em 1988. Curso de Motivação e Capacitação em Vendas pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Pessoal, São Paulo, SP em 1988. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Social em Ação Comunitária – GEPESAC, UNISAL Campinas, SP. Membro da Associação Brasileira de pedagogia Social – ABRAPSocial, São Paulo, SP.

JOCIANE MARTHENDAL OLIVEIRA SANTOS
Mestranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE/CNPq) UFSCAR – Sorocaba. Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI (2009) e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Uninter (2013). O foco de suas pesquisas situa-se na área da Educação Superior e Estágio Curricular Supervisionado [ECS]. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

JURANY LEITE RUEDA
Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGED) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba-SP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e História da Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES). Possui especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, especialização em Educação Especial pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo e graduação em Pedagogia pela mesma instituição.

KALIN CRISTINA DE CASTILHO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora na rede pública de ensino no município de Votorantim- SP. Membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE) – UFSCar campus Sorocaba.

KATLIN CRISTINA DE CASTILHO
Mestranda em Educação pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) campus Sorocaba, desenvolvendo estudos sobre políticas educacionais, com ênfase na Educação Superior da América Latina e Caribe e seus processos de internacionalização. Graduação em Geografia pela UFSCAR (2014) e Pedagogia (2009) pela UNISO (Universidade de Sorocaba), tendo atuado como bolsista de iniciação científica da FAPESP (2008-2009). É integrante do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação) credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. É professora da Rede Municipal de Sorocaba desde 2011, já tendo atuado como vice-diretora escolar (2014) e orientadora pedagógica (2015) na mesma rede de ensino.

LINCOLN AKIRA NAZARIO KAYAKI
Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE/CNPq) UFSCAR – Sorocaba.

NOÊMIA DE CARVALHO GARRIDO
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2009) e doutorado em Universidade Trás-Os -Montes e alto Douro – UTAD pela Universidade de Trás-os-Montes- Alta Douro (2017). Atualmente é pesquisadora do grupo geplage da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, professora da Fundação Municipal para Educação Comunitária, coodenadora de curso da Fundação Municipal para Educação Comunitária e professora da Fundação Municipal para Educação Comunitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de educadores, educação de jovens e adultos, fumec e educação sócio-comunitária.

PAULO GOMES LIMA
Pós-Doutorado pela UNICAMP. Doutorado em Educação Escolar pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação pela – UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior e a articulação com a Educação Básica, Políticas Públicas para a Educação Brasileira, Fundamentos da educação e Gestão Educacional. É líder do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas [DCHE] da UFSCAR – Sorocaba e docente do PPGED UFSCAR-Sorocaba (Mestrado e Doutorado em Educação).

PETULA RAMANAUSKAS SANTORUM E SILVA
Doutoranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP e membro efetivo do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE). Possui mestrado em Educação pela UFSCar campus Sorocaba (2018), especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (2010), em Gestão Escolar através da Escola de Gestão da UFSCar Sorocaba (2015) e em Teologia Prática pela Universidade Mackenzie (2015). Possui graduação (licenciatura) em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2008) e (bacharelado) em Teologia pela Unicesumar. Atualmente é supervisora de ensino da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Gestão da Educação e suas políticas.

SILMARA APARECIDA LOPES
Doutoranda em Educação pela UFSCar – Campus Sorocaba. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Licenciada em Filosofia e Pedagogia. Profissional da área da educação com experiência na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Trabalhou como Professora de Cursinhos Preparatórios para Concursos Públicos da área de Educação para Professores, Diretores de Escola e outros cargos, na empresa Prof. Júnior Cursos Preparatórios, de 2013 a 2017. Trabalha, sem vínculo empregatício, em Reflexão Cursinhos Preparatórios para Concursos Públicos da área da Educação, desde novembro de 2017, atuando em Sorocaba e Região. Interesses de pesquisa: Pedagogia Histórico-Crítica; Educação e Trabalho; O Ensino de Filosofia no Ensino Médio; Políticas educacionais e sociais; Educação Inclusiva; Avaliação na Educação Básica. Membro do grupo de pesquisa GPTeFE – Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Campus SOROCABA. Proponente e Coordenadora do Projeto Permanente sobre Adaptações Curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais na Diretoria de Ensino de Sorocaba, desde o ano de 2016.

THIAGO DE MELO MARTINS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e graduação em Letras pela Universidade de Sorocaba (2005). Atualmente é estatutário da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, credenciado pela UFSCAR e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. Mestrando em Educação pela USFCAR Campus Sorocaba.

VITÓRIA EVELIN PIGNATARI NAKADAKI
Graduação em Licenciatura em Pedagogia (em andamento) pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.