Capa do livro: FORMAÇÃO DOCENTE: <br>debates contemporâneos

FORMAÇÃO DOCENTE:
debates contemporâneos

Autores: Ari Raimann - Elizabeth Gottschalg Raimann - Camila Alberto Vicente de Oliveira (Orgs.)

    A coletânea “Formação docente: debates contemporâneos” reúne textos de pesquisadores/as vinculados à linha de pesquisa Políticas, gestão e formação docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí e autores/as convidados/as os quais abordam, por meio de relatos de pesquisas concluídas, as políticas, concepções e práticas dos processos de formação de professores. Considerando a pluralidade de referenciais, almeja contribuir com o avanço do debate teórico e socializar a produção dessa área de pesquisa.
    Considerando o contexto de incessantes tentativas de desmonte da educação pública e de esfacelamento do trabalho docente, o livro “Formação docente: debates contemporâneos” congrega textos, em sua maioria resultados de pesquisas empíricas, de pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacional, que se ocupam da reflexão acerca desse fenômeno naquilo que tange suas concepções, políticas e práticas, sob diferentes referenciais teórico-metodológicos. Temas como identidade docente em tempos de crise, a formação inicial e a inserção na profissão, representações de professores, a formação e sua interlocução com as escolhas profissionais e os loci de atuação além das políticas educacionais e seus efeitos na formação e organização escolar são abordados nessa coletânea e, diante disso, estudantes, professores/as, pesquisadores/as e todos/as aqueles que defendem a educação pública de qualidade socialmente referenciada, podem se interessar pela leitura da obra. O desafio, portanto, é socializar o conhecimento produzido na área contribuindo com a defesa intransigente do papel do professor – e seus processos formativos – como protagonista dessa escola que queremos. 

Impresso
de R$ 74,72 por
R$ 57,48
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 43,11

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3847-3
DOI: 10.24824/978854443847.3
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DOCENTE: <br>debates contemporâneos
ARI RAIMANN
Professor da Universidade Federal de Goiás. Desenvolve atividades de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas – Nufope – vinculado CNPq. Orienta projetos na área de Ciências Humanas, dedicados à linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Professores. Tem experiência na área de gestão da educação e políticas educacionais, com ênfase na Educação Básica, currículo. Projeto pedagógico e avaliação da educação. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÌ, realizou o Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal de Uberlândia /UFU e doutorou-se em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Foi coordenador do Curso de Pedagogia da UFG/REGIONAL JATAÍ. No período de 2013-2015 foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação UFG/REGIONAL JATAÍ. Atualmente é subchefe da Unidade Acadêmica Especial de Educação da mesma Universidade.

ELIZABETH GOTTSCHALG RAIMANN
Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Atua como docente na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Exerce atividades de ensino na graduação e Pós-Graduação Mestrado em Educação, área de políticas educacionais, gestão e formação de professores. Pesquisadora na área de política e gestão educacional, trabalho e profissionalização docente e formação de professores. Membro do Núcleo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE) Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, Membro do GEP-CMEBr-Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil.

CAMILA ALBERTO VICENTE DE OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: formação e prática do professor da escola básica e do ensino superior, trabalho docente na Universidade, mal-estar docente, Conselhos de Educação e qualidade socialmente referenciada, Estado da arte das pesquisas em Didática e identidade profissional.