Capa do livro: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: <br> indagações sobre a formação continuada e o compromisso com a gestão democrática na escola pública municipal de Curitiba (2013-2016)

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO:
indagações sobre a formação continuada e o compromisso com a gestão democrática na escola pública municipal de Curitiba (2013-2016)

Autores: Andresa Cristina Pisa Costa

Na obra O Projeto Político-Pedagógico: indagações sobre a formação continuada e o compromisso com a gestão democrática na escola pública municipal de Curitiba (2013-2016), Andresa Cristina Pisa Costa desenvolve estudos sobre a formação continuada no contexto das políticas educacionais, a gestão democrática da educação e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Analisa a política educacional desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Curitiba para a reelaboração dos PPPs das escolas, e se esta favoreceu o fortalecimento da gestão democrática. O período da pesquisa refere-se ao período em que a política foi desenvolvida. Tal política articulou a reescrita do PPP a um processo de formação continuada. Fundamenta suas análises nos documentos legais até os Planos Nacional e Municipal da Educação. A abordagem da pesquisa é qualitativa e a análise fundamentada no método dialético na perspectiva do materialismo histórico. A pesquisa fundamenta-se na relação dialética entre as análises documentais, legais e epistemológicas e os dados coletados em pesquisa de campo. A análise possibilitou a autora apontar que as equipes escolares utilizam o PPP para orientar o seu trabalho, o planejamento e definir o currículo que visa a formação humana. E que o fator tempo foi o maior dificultador para o trabalho do pedagogo na construção do PPP. Aponta-se como um caminho a ser percorrido a consolidação da gestão democrática da educação, visto que a descontinuidade das políticas públicas voltadas à formação e valorização dos profissionais da educação tem fragilizado o coletivo e precarizado as condições de trabalho para a materialização do PPP no chão da escola.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3884-8
DOI: 10.24824/978854443884.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: <br> indagações sobre a formação continuada e o compromisso com a gestão democrática na escola pública municipal de Curitiba (2013-2016)
ANDRESA CRISTINA PISA COSTA
A obra de Andresa Cristina Pisa Costa contribui para o debate sobre as políticas educacionais que tratam do PPP, da formação continuada dos professores e da gestão democrática da educação na escola pública. A autora realiza um estado da arte que evidencia a importância da relação entre o PPP e a formação continuada. Realiza uma análise pautada nas políticas educacionais mais significativas dos últimos 20 anos. Investiga se a elaboração do PPP, articulada à formação continuada, favorece a mobilização da escola, pautada na intencionalidade de um projeto transformador da prática educativa, comprometido com a gestão democrática e formação humana.