Capa do livro: EDUCAÇÃO ON-LINE:<br>conceitos, metodologias, ferramentas e aplicações

EDUCAÇÃO ON-LINE:
conceitos, metodologias, ferramentas e aplicações

Autores: João Batista Bottentuit Junior - Clara Pereira Coutinho (Orgs.)

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Sinopse

O conceito de educação on-line, muitas vezes usado como sinônimo de educação a distância, refere uma realidade mais abrangente que engloba a utilização dos recursos disponíveis na Internet para a distribuição de conhecimento ou de um programa educativo tanto na forma presencial como a distância, e ainda a combinação destas duas modalidades.

O uso desta ferramenta oferece um leque de recursos muito diversificados para os professores permitindo uma aproximação maior com os alunos quebrando assim as barreiras físicas da sala de aula. Além disso, utilizar recursos da Internet enriquece as práticas pedagógicas e aumenta as fontes de informação possíveis para uma disciplina, uma vez que o aluno poderá acessar um conjunto muito vasto de recursos multimídia (som, texto, imagem, vídeo, animação etc.).

Os catorze artigos publicados neste livro são o resultado das pesquisas de autores portugueses e brasileiros e visam contribuir para alargar o conhecimento sobre esta temática, divulgar experiências e boas práticas bem como promover uma reflexão sobre as vantagens e constrangimentos que a implementação destas metodologias necessariamente colocam a nível pedagógico, tecnológico e organizacional.

Organizado em torno de quatro grandes eixos temáticos – Conceitos, Metodologias, Ferramentas e Aplicações – este livro destina-se a professores e profissionais (ou futuros profissionais) ligados às atividades de ensino e aprendizagem e tem como principal objetivo sensibilizar para o grande desafio que a educação on-line coloca ao possibilitar a criação de cenários de aprendizagem inovadores onde professor e aluno são co-autores na construção do conhecimento.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-358-7
DOI: 10.24824/978858042358.7
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO ON-LINE:<br>conceitos, metodologias, ferramentas e aplicações

Autores

João Batista Bottentuit Junior

Doutor em Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA. É Especialista em Docência no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil. Já publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos, possui ainda livros e capítulos de livros publicados no Brasil e no Exterior. É professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II e Núcleo de Educação a Distância - NEAD. Atua na área de Educação, Informática, Metodologia da Pesquisa e Tecnologia Educativa. É avaliador de cursos de graduação do MEC/INEP.

 

Clara Pereira Coutinho

Doutora e Mestre em Educação na Especialidade de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. Graduada em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade de Lisboa. É professora Auxiliar de Nomeação Definitiva do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia do Instituto de Educação da Universidade do Minho onde desenvolve atividades de docência nas Licenciaturas em Ensino e também nos cursos de Mestrado e Doutoramento em Educação. Desenvolve investigação na área da Tecnologia Educativa, tendo publicadas mais de cem artigos em revistas e atas de reuniões científicas nacionais e internacionais, possui ainda livros e capítulos de livros no Exterior. Desenvolve investigação nas áreas de Educação, Metodologias de investigação e Tecnologia Educativa.

 

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Doutora em Educação, com pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal, no Instituto de Educação e Psicologia. Bacharel e Licenciada em Matemática. É professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, onde atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, como coordenadora e docente da linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital. Desenvolve pesquisa sobre Educação a Distância, Integração de Tecnologias na Educação, Currículo e Tecnologias, Web Currículo. Tem vários artigos e livros publicados.

 

José Alberto Lencastre

Doutor e Mestre em Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. É professor-coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia - Portugal, onde coordena a área das Tecnologias Educativas. É Coordenador do Mestrado em TIC, especialização em Comunicação Multimídia e da Pós-graduação em TIC Online (blended learning). É Coordenador-adjunto da Unidade de Investigação de “Educação e Tecnologias Educativas“ e responsável pela linha de investigação em “Tecnologias Educativas e Educação Online”.

 

Fernando Albuquerque Costa

É licenciado em Psicologia e Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde foi docente e investigador desde 1988. A partir de 2010, exerce funções de Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tendo trabalhado desde o início de suas atividades acadêmicas na área do Currículo, dedicou-se, a partir de 1996, às questões mais diretamente relacionadas com a utilização das TIC em contexto educativo. Atualmente coordena o Mestrado TIC e Educação e é responsável por diferentes disciplinas relacionadas com tecnologias e aprendizagem na Licenciatura em Ciências da Educação e nos Cursos de Mestrado e de Doutoramento na área das Tecnologias Educativas. Coordena atualmente o projeto de Ensino a Distância para a Itinerância (http://edi.blog.dgidc.min-edu.pt/), no âmbito de um protocolo de colaboração entre o Ministério da Educação e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Editou várias obras e tem dezenas de artigos publicados sobre a problemática do ensino e da aprendizagem com tecnologias.
 

Sandra Fradão

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com formação no Ramo Educacional. Realizou o Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Tecnologias Educativas, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente encontra-se a desenvolver o seu estudo de doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Leciona a disciplina de inglês no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Cumulativamente, colabora com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, enquanto professora convidada. Entre outras funções, tem lecionado a unidade curricular de Integração Curricular das TIC no Mestrado TIC e Educação em regime a distância. Tem participado ao longo dos últimos anos em várias iniciativas no âmbito das tecnologias em educação, nomeadamente no campo da formação de professores. Dinamizou várias ações de formação contínua sobre Coordenação, animação e dinamização de projetos TIC nas escolas e sobre A utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem. É co-autora de “Comunicar com TIC: Base de trabalho para desenvolvimento de um módulo interativo de auto-formação”, trabalho parcelar no estudo Competências TIC. Estudo de Implementação, publicado em 2008 pelo GEPE.

 

Lynn Alves

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Possui Pós-doutorado na área de Jogos Eletrônicos e Aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora adjunta e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, realizando investigações sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, ensino online e educação. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), dentre outros.

 

Ig Ibert Bittencourt

Graduado em Análise de Sistemas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2003), Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Atualmente é Professor e Vice-Diretor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Já ministrou cursos e/ou palestra nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suécia, China e Brasil e é um dos líderes do Grupo de Otimização da Web. Tem trabalhado com pesquisa, desenvolvimento e inovação de tecnologias sociais para educação e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.

 

Simão Pedro Marinho

Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialista e Mestre em Morfologia pela UFMG, Doutor em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do qual é coordenador atualmente. Professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas, responsável pela disciplina Informática no Ensino de Ciências e Biologia do curso de graduação em Ciências Biológicas. Membro do Conselho Diretor do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas e da Câmara do Departamento de Educação da PUC Minas. Líder do grupo de pesquisa;Tecnologias Digitais em Educação do Diretório de Grupos do CNPq. Membro de comitês científicos de revistas nacionais e estrangeiras. Tem experiência na área de educação, com ênfase no uso educacional das tecnologias digitais de informação em comunicação. Atua como pesquisador e professor nos temas informática na educação: uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino presencial e na educação a distância e formação docente para a aprendizagem em ambientes informatizados.

 

Maria Jacy Maia Velloso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Especialista em Psicopedagogia pela UNIMONTES e em Educação a Distância pela Universidade de Brasília - UNB, É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da UNIMONTES e Doutoranda em Educação pela UFMG. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais. Atuou como professora formadora do Grupo de formação e pesquisa da PUC Minas no Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Minas Gerais.

 

Lorena Peret Teixeira Tárcia

Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Novas Tecnologias em Comunicação. Pós-graduada em Marketing, Publicidade e RP, na Inglaterra. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Formada em Convergência de Mídias pelo projeto IfraNewsplex da Universidade da Carolina do Sul, EUA. Ex-coordenadora do curso de Jornalismo, professora de Jornalismo Online e coordenadora do laboratório de Convergência de Mídias no Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH. Integra o grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Educação da PUC Minas e atua como formadora do Programa Um Computador por Aluno (UCA) do Governo Federal. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Convergência, Internet, Rádio, Televisão e Comunicação Organizacional. Áreas temáticas: webjornalismo, convergência, multimídia e educação.

 

Alessandra M. S. Marinho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, atuando ainda na GPLI/Secretaria de Educação de Belo Horizonte. Professora-formadora do Grupo de Formação, Acompanhamento e Pesquisa do Projeto UCA em Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, tecnologia educacional, ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, informática na educação, interdisciplinaridade e educação ambiental.

 

Carmem Lúcia da Silva

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO e Graduação em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC. Possui experiência como tutora em curso de especialização, na educação superior, graduação presencial e a distância. Atua também na formação continuada de professores na área de tecnologias digitais na educação.

 

João Mattar

Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Bacharel em Letras (Português, Inglês e Francês) pela Universidade de São Paulo - USP, Cursos de Extensão pela University of California - Berkeley e pelo Departamento de Tecnologia Educacional da Boise State Univeristy - USA, Pós-Graduado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (1995), Mestrado em Tecnologia Educacional pela Boise State University - USA, Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pela Stanford University - USA, onde foi visiting scholar entre 1998 e 1999, tendo participado ativamente do Philosophical Reading Group. Foi Professor e Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa da Unibero - Centro Universitário Ibero-Americano, e professor autor e tutor da Faculdade Online UVB. Atualmente é professor da Universidade Anhembi Morumbi. Tem se dedicado à pesquisa na área de Tecnologias aplicadas à Educação, ministrando cursos, palestras e workshops pelo Brasil. Tem também desenvolvido material didático para Educação à Distância (EaD) para diversas instituições de ensino. Especializou-se também na pesquisa e ensino de Filosofia aplicado a áreas como Administração, Computação e Psicologia. É autor de diversos artigos e livros na área da Educação a Distância e Tecnologias na Educação.

 

Ibsen Bittencourt

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas UFAL (2002). Graduação em turismo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2007) e Especialização em Gestão de Turismo pela Universidade Barra Mansa do Rio de janeiro (2004) e Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2009). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas UFAL. Atualmente é Professor Assistente I da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

 

Eliana Santana Lisbôa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestra e Doutoranda em Educação em Ciências da Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa, ambos os cursos realizados na Universidade do Minho - Braga - Portugal. Possui ainda Especialização em Supervisão Escolar pela Faculdade de Teologia Hokemãh. É Especialista em Educação efetiva da Secretaria Municipal de Educação de São Luís - MA, Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: TIC, Internet, Web 2.0 e Redes Sociais.

 

Reinaldo Portal Domingo

Possui doutorado em Tecnologia Educativa pela Academia de Educação da Rússia (1992). Formado pela Universidade Pedagógica de Moscou, Rússia (1978) na área de Letras. Atualmente é professor da Universidade Federal do Maranhão (professor Adjunto I). Tem 30 anos de experiência na área de Educação, com ênfase  nos seguintes temas: Educação a Distancia, médios de ensino, tecnologia educativa, computação, leitura em língua estrangeira, metodologia da pesquisa educativa e processo de ensino aprendizagem. Coordenador Pedagógico do Núcleo de Educação a Distância da UFMA e Coordenador Adjunto da UAB/UFMA. Professor do Programa de Mestrado Cultura e Sociedade da UFMA. Líder do grupo de pesquisa TICs na Educação da UFMA. Autor de mais de 40 artigos e livros na área de educação.

 

Carlos Correia

Doutor na área de Audiovisuais e Media Interativos do Departamento de Ciências da Comunicação e Mestre em Literatura e Cultura Portuguesa, ambos os títulos conferidos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É escritor, professor universitário e pioneiro no desenvolvimento de aplicações multimídia em Portugal. A sua obra abrange a literatura, o teatro, a pedagogia, e o multimídia. Nesta última área de investigação o Autor supervisionou mais de centena e meia de aplicações, encomendas de instituições públicas e privadas, tendo algumas sido premiadas, nacional e internacionalmente. Na juventude C.C. foi jornalista, mais tarde colaborou na Televisão (R.T.P.) onde foi autor e apresentador de programas de divulgação literária. A interação do conjunto de atividades exercidas no jornalismo, na televisão e na escrita criativa esteve na origem de projetos de investigação sobre linguagens multimídia, área onde desenvolve aplicações desde os primeiros anos da década de 90.  O Autor é diretor do Centro de Investigação para Tecnologias Interativas - C.I.T.I., da Universidade Nova de Lisboa e responsável pela área de E-learning na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da U.N.L. onde se doutorou e prestou provas de agregação.

 

Irene Tomé

Doutora pela Universidade Nova de Lisboa em Ciências da Educação, especialidade Teoria Curricular e Metodologia de Ensino, com a tese Estratégias Multimédia para Educação e Formação. Universidade onde me licenciei em História e obtive o grau de Mestre com a dissertação Do papel ao digital. Estruturação de conteúdos e gestão de bases de dados. É professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona as unidades curriculares Teorias Construtivistas e Construcionistas aplicadas ao e-Learning e Metodologias do Desenvolvimento Curricular Online. Vice-coordenadora do mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning, desenvolvido em modelo de e-learning. Investigadora no CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interativas e no CESNOVA-Centro de Estudos de Sociologia da Nova, ambos da Universidade Nova de Lisboa. Os seus interesses de investigação situam-se nos modelos e estratégias de ensino-aprendizagem aplicados ao modelo de e-learning; na relação entre a aprendizagem e o cérebro.

 

Maria João Loureiro

É Professora Auxiliar no Departamento de Educação e membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia Educativa (CIDTFF), da Universidade de Aveiro. Em 2009 esteve como Professora Convidada na Universidade do Novo México (EUA). Fez uma pós-graduação e o seu doutoramento na Universidade de Mons (Bélgica). Os seus interesses de investigação prendem-se com a integração das TIC na Educação, nomeadamente na Educação em Ciências, bem como a avaliação educacional. Também ao nível da docência, e desde 1986, tem estado envolvida na lecionação de unidades curriculares das áreas da Didática, da Avaliação e das TIC na Educação. Esteve envolvida em diversos projetos nacionais e internacionais e é coautora de várias publicações. É membro de organizações internacionais como o ICEM ou a EDEN e referee de revistas científicas.

 

Lúcia Pombo

É Investigadora Auxiliar no Centro de Investigação Didática na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, onde é membro do Laboratório de Conteúdos Digitais. Concluiu o seu projeto de Pós-doutoramento na área da avaliação de impacte de cursos de Mestrado no desenvolvimento profissional de professores de Ciências em 2008. Concluiu o Doutoramento em Biologia em 2005 e o Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras em 1998, pela Universidade de Aveiro. Atualmente leciona unidades curriculares como Ciências Integradas da Natureza e Educação a Distância (Programa Doutoral em Multimédia em Educação); orienta estudantes de Mestrado em Didática, ramo Avaliação e ramo Tecnologias e estudantes de doutoramento em Multimédia em Educação. Tem participado em Projetos Europeus e Nacionais na área da integração das TIC em Educação. Tem publicado artigos científicos na área da avaliação do Ensino Superior com recurso às TIC em contextos online e ainda em Educação em Ciências.

 

Dalgoberto Miquilino  

Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade de Alagoas (2006), especialização lato-sensu MBA Gerência de projetos pela Fundação Getúlio Vargas - AL (2010), Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2011), Pós-graduando em, Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2010). Atualmente é Supervisor de Tecnologia da Informação das Organizações Arnon de Mello, Diretor de tecnologia da informação da Associação Brasileira de Recursos Humanos - AL(ABRH-AL), Coordenador do curso de Graduação Tecnológica em Redes de Computadores da Faculdade Maurício de Nassau -AL, Coordenador do curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos da Faculdade Maurício de Nassau-AL, professor-tutor do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Norte do Paraná. Atualmente, é pesquisador de áreas relacionadas a Educação à distância, usabilidade e AVA. Tem experiência em Ensino tendo atuado como professor de informática em diversas instituições de ensino Infantil, Fundamental, Médio, graduação e Pós-Graduação. Trabalha com projetos web, arquitetura da informação, gerência de projetos, usabilidade e ministra aulas há 13 anos.

 

Endhe Elias

Atualmente é aluno da Universidade Federal de Alagoas no curso de Ciência da Computação. Exerce a função de monitor da disciplina de Redes de Computadores I, ministrada no Instituto de Computação (UFAL). Também é aluno de iniciação científica e bolsista de iniciação científica do CNPQ, através do grupo de pesquisa GrOW (Grupo de Otimização da Web). Suas áreas de pesquisas de interesse são: Engenharia de Software com desenvolvimento centrado na Arquitetura e Engenharia de Software para Sistemas Multi-agentes e Web Semântica.

 

Thyago Tenório Martins Oliveira

Graduando no curso de Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, é monitor da disciplina Engenharia de Software I, ministrada no Instituto de Computação (IC-UFAL), bolsista de iniciação científica do CNPQ e pesquisador do grupo de otimização da web (GrOW). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de software e serviços, Web Semântica e Usabilidade.