Capa do livro: ESTÁGIO CURRICULAR: <br>contribuição para formação docente

ESTÁGIO CURRICULAR:
contribuição para formação docente

Autores: Siomara Cristina Broch, Rosangela Segala de Souza (organizadoras)

Os textos que compõem este livro apresentam um pouco do trabalho desenvolvido nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos (IFFar JC), a partir da última atualização do Projeto Político Pedagógico ocorrida em 2014. As professoras organizadoras da obra, professoras Dra. Siomara Cristina Broch e Ms. Rosangela Segala de Souza são docentes do Curso e organizaram artigos de acadêmicos e seus orientadores, construídos principalmente nas disciplinas de estágio de observação (ECS I e ECSIII) realizados em escolas de Ensino Fundamental e Médio da região central do RS durante o ano de 2018. A leitura do livro permite conhecer a prática realizada nos estágios durante a formação inicial dos futuros professores de Matemática na Instituição. Os capítulos descrevem experiências de acadêmicos em estágio, a partir do olhar de cada um, em que apresentam suas vivências e saberes construídos, oportunizando interpretações e reflexões a respeito da realidade do ambiente escolar e do ensino de Matemática na Educação Básica.

Impresso
de R$ 33,04 por
R$ 29,44
Digital
de R$ 33,04 por
R$ 23,13

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3926-5
DOI: 10.24824/978854443926.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 134
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ESTÁGIO CURRICULAR: <br>contribuição para formação docente
ARISTEU CASTILHOS DA ROCHA
Graduação em Estudos Sociais pela (UNICRUZ); Graduação em História pela (UPF); Especialização em Educação pela (URI). Mestrado em História pela (PUCRS) e Doutorado em História pela (PUCRS). Atua no ensino e pesquisa cuja área principal é Ensino de História, Formação de professores, Ensino de História e Cultura da África, Afro-brasileira e Indígena.

DÉBORA DA SILVA NEVES
Acadêmica de Curso de Licenciatura em Matemática – Campus Júlio de Castilhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

ELENIR DE FÁTIMA CAZZAROTTO MOUSQUER
Pedagoga, Mestre em Educação. Docente Aposentada do curso de Licenciatura em Matemática – IFFar – Campus Júlio de Castilhos

ELISÂNGELA FOUCHY SCHONS
Orientadora; Mestre em Ensino de Matemática; Docente no Campus Júlio de Castilhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.   

EVERALDO ROMOÃ DE OLIVEIRA
Licenciando em Matemática no IFFar – Campus Júlio de Castilhos. Área de interesse de pesquisa: Ensino, pesquisa e extensão; Matemática, História e Cultura da África, Afro-brasileira e Indígena.

GRACIELE DE BORBA GOMES AREND
Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Franciscano (2008), mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e doutoranda no curso de Meteorologia pelo programa de pós-graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, atuando em todas as modalidades de ensino.  

JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA
Ensino Médio Politécnico (2015) pelo Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus (IEEMD); Acadêmico do curso superior de Licenciatura em Matemática (2016 - 2020) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos (IFFar JC). Membro do Diretório Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática na Coordenação de administração. Sua área de interesse está relacionada ao Ensino de Matemática através do uso de Tecnologias, Avaliação da Aprendizagem Escolar e Formação Inicial Docente. No ano de 2019, passou a trabalhar com Assistência Educacional, Aulas Particulares, Revisão e Formatação de trabalhos acadêmicos.

KADJA SILVEIRA LIMA
Acadêmica do curso superior de Licenciatura em Matemática (2016 - 2020) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos (IFFar JC).

LORENS ESTEVAN BURIOL SIGÜEÑAS 
Mestre em Matemática; Docente e Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2014-2017).

MATEUS POZZEBON BORGES
Acadêmico do curso superior de Licenciatura em Matemática (2016 - 2020) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos (IFFar JC).

NATÁLIA ALESSANDRA KEGLER
Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física também pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Trabalha na área de Educação Matemática com ênfase nos aspectos lúdicos, metodologias de ensino e práticas educacionais visando o ensino e aprendizagem de matemática. Sua última atuação docente foi como professora no Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM).

ROSANGELA SEGALA DE SOUZA
Professora do Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos. Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1985) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atuou como professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (1993 a 2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, Linguística Aplicada, Tecnologias educacionais no ensino de LE, Letramentos e Leitura e Produção Textual. Desenvolve pesquisas em EAD, desenvolvimento de cursos online, games educativos e produção de material didático digital.

SIOMARA CRISTINA BROCH
Licenciada em Matemática (2000), especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa (2006) pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2013). Atuou como professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (2001 a 2006). Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFFar – Campus Júlio de Castilhos desde 2006. Docente de Estatística aplicada a Educação e Estágio Curricular Supervisionado em Cursos de Licenciatura. Desenvolve pesquisa em formação de professores e estatística aplicada.