Capa do livro: INCLUSÃO ESCOLAR E ENSINO DE CIÊNCIAS NA BAHIA:<br> perspectivas em diferentes contextos e abordagens

INCLUSÃO ESCOLAR E ENSINO DE CIÊNCIAS NA BAHIA:
perspectivas em diferentes contextos e abordagens

Autores: Maxwell Siqueira - Maíra Machado (Orgs.)

A obra reúne um conjunto de estudos sobre a inclusão no ensino de Ciências que foram desenvolvidas em distintas cidades Baianas, tendo como objetivo contribuir para ampliação dos referencias e suscitar possibilidades temáticas para futuras pesquisas no campo da Educação Inclusiva entrelaçada com o Ensino de Ciências.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3794-0
DOI: 10.24824/978854443794.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

INCLUSÃO ESCOLAR E ENSINO DE CIÊNCIAS NA BAHIA:<br> perspectivas em diferentes contextos e abordagens
MAÍRA SOUZA MACHADO
Graduada em Biologia com especialização em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial (2017) e Mestrado em Educação em Ciências (2017). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

MAXWELL SIQUEIRA
Graduado em Física com Mestrado em Ensino de Ciências (2006) e Doutorado em Educação (2012) pela Universidade de São Paulo (USP) É professor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no curso de Física, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) e Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

SUSANA COUTO PIMENTEL
Graduada em Pedagogia com Mestrado em Educação Especial (2002) e Doutorado em Educação (2007) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, no curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Diversidade e Inclusão (PPGECID) e Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (MPGPPSS).

LEILA COSTA DOS SANTOS
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, com Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (2019) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É docente do Centro de Aperfeiçoamento Profissional de Ipiaú (CAPI).

ANA CRISTINA SANTOS DUARTE
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, com Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2004) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, no curso de Biologia, no Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Formação de Professores (PPG-ECFP) e Mestrado em Enfermagem e Saúde (PPGES).

VIVIANE BORGES DIAS
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana, especialista em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professora assistente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Desenvolve pesquisas na área de formação inicial de professores e Educação Inclusiva.

RAFAELA ROCHA-OLIVEIRA
Licenciada em Ciências Biológicas (2013) e Mestra em Educação em Ciências (2016) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (2018) pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Atualmente é docente do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Senhor do Bonfim (Campus VII), atuando no curso de Ciências Biológicas.

IVETE MARIA DOS SANTOS
Graduada em licenciatura em Química com Mestrado em Ensino de Ciências (2009) pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutorado em Educação (Em curso) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É professora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no curso de licenciatura em Química.

ANA LÚCIA AMARAL FREITAS
Graduada em Pedagogia (UFES 1996) com especialização em Supervisão Escolar (1997) pela Universidade Salgado de Oliveira – RJ. É coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Atendimento Educacional Especializado – NAAEE da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

TATTIANA CÔRTES FARIAS DE MENDONÇA
Graduada em licenciatura em Educação Física (UESC – 2012), Especialista em Ensino do Braille e Sorobã (FESAV – 2014), Especialista em Orientação e Mobilidade (IFCE – 2017). Professora Especialista em Deficiência Visual do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

SIMONALHA SANTOS FRANÇA
Graduada em física pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2017). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral. Cursa atualmente o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na UESC.

GISELE SOARES LEMOS SHAW
Licenciada em Pedagogia (2004) pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) com Mestrado em Ensino História e Filosofia das Ciências (2012) pela Universidade do Estado da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Doutorado em Educação em Ciências: química da vida e saúde (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no Colegiado de Ciências da Natureza, Campus Senhor do Bonfim, líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (NPEC). Investiga sobre relações família, escola e especialistas e o desenvolvimento da pessoa autista e sobre formação interdisciplinar de professores.

KALINE JUREMA JAMBEIRO ROCHA
Doutoranda em Psicologia Cognitiva (2019) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Psicologia Cognitiva (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Formação em Psicologia (2011) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Desenvolve projetos de pesquisa na área da Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento e Emoções. Faz parte do NupArg (UFPE) – Núcleo de Pesquisa da Argumentação e do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC). Possui experiência clínica com desenvolvimento atípico da infância.

CÁSSIA CAROLINE ARAÚJO REIS DE OLIVEIRA
Licencianda em Ciências da Natureza (2015-2019) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Residente do Programa Institucional de Residência Pedagógica da UNIVASF. Investiga sobre autismo e inclusão escolar que resultará em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).