Capa do livro: METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: Saberes, conhecimentos e práticas educativas <br>Coleção Metodologias participativas em pesquisa Aplicada<br> Volume 1

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: Saberes, conhecimentos e práticas educativas
Coleção Metodologias participativas em pesquisa Aplicada
Volume 1

Autores: Gilberto Pereira Fernandes - Francisca de Paula Santos da Silva - Alfredo Eurico Rodrigues Matta - José Cláudio Rocha (Orgs.)

A obra Metodologias Participativas: Saberes, Conhecimentos e Práticas Educativas apresenta uma síntese de experiências aplicadas e vivenciadas por professores e professoras nos campos da Educação e da Saúde em diversos contextos nos quais desenvolveram estratégias metodológicas ativas e participativas no processo de construção de aprendizagens por meio da ação colaborativa.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3660-8
DOI: 10.24824/978854443660.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: Saberes, conhecimentos e práticas educativas <br>Coleção Metodologias participativas em pesquisa Aplicada<br> Volume 1
ALESSANDRA MARTINS DOS REIS
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), concluiu o Mestrado em Saúde Coletiva (2007) na Universidade de São Paulo (USP), Especialização em Saúde da Família (2003) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Especialização em Processos Educacionais na Saúde (2017) no IEP/HSL/MS, graduação em Enfermagem (2001) na USP. Tem experiência nas áreas: Saúde Coletiva (cuidado e gestão) e Educação.

ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA
Pesquisador do CNPQ, DT2; Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), Graduado em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006). Coordenador de Projetos de Pesquisa financiados pelo FNDE, MEC, MCT, FAPESB e UNEB. Se dedica a pesquisar em modelagem computacional aplicada a EAD e a Tecnologia Educacional.

ANA FLÁVIA FERREIRA DE BRITO OLIVEIRA
Doutoranda pelo Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2018). Especialista em Educação Infantil com Mídias Interativas pela Universidade do Estado da Bahia e Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Graduada em Letras com Espanhol pela Universidade Federal da Bahia e Pedagogia. Coordenadora Pedagógica do Colégio da Polícia Militar – CPM Ribeira.

ANA MARIA MACIEL BITTENCOURT PASSOS
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1978) e mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professor assistente do Centro de referência em desenvolvimento e humanidades, professor assistente no Campus XIX, professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: produção, caderno/aula, direito, direito civil, direito constitucional e direito administrativo.

ANTONIO AMORIM
Pedagogo pela Faculdade Nove de Julho e graduação em Formação Especial em Mecânica pela UNESP Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha (2003). Realizou o Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo Doutorado Inter-institucional e Multidisciplinar da Universidade Federal da Bahia (2016). É Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação com registro no CNPQ. É Presidente da Rede Internacional de Pesquisa em Educação (BRASILUEJA), que congrega mais de 20 Grupos de Pesquisa sediados no Brasil e na Europa. Atualmente, é professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia, atuando no ensino de graduação e de pós-graduação da universidade.

BRUNO OLIVEIRA DOS SANTOS
Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (UNIFACS). Especialista “lato sensu” em Direito Público pelo Instituto de Educação Luiz Flávio Gomes (ILF). Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

CAYO PABLO SANTANA DE JESUS
Possui graduação em Ciência da Computação com ênfase em A. de Sistemas (2005), Especialista em Engenharia de Software (2006), Mestre em Sistemas e Computação (2009) títulos obtidos pela Universidade Salvador. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação Móvel, Interfaces não Convencionais e Robótica Educacional.

CÉLIA TANAJURA MACHADO
Professora Dra. em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/FACED), Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB/GESTEC).

DANILO FÉ SILVA
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana(2006), especialização em Gestão Escolar pelo Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia(2011), especialização em Filosofia Contemporânea pela Universidade Estadual de Feira de Santana(2014) e mestrado-profissionalizante em Ens. de Hist. da África, da Diáspora e dos Indígen pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(2016). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Tutor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Professor de História do Projeto Verbo Estudantil e Professor da Escola Comdor Jonathas Teles de Brito. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

EUDES MATA VIDAL
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Mestre em Educação e Contemporaneidade. (UNEB) Doutorando do Programa de Doutorado Multi-institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: conteudos digitais, história local, religiosidade, canudos e antropologia.

FRANCISCA DE PAULA SANTOS DA SILVA
Pós-Doutoramento em Educação (2006), Universidade de Coimbra, Portugal; Doutoramento em Educação (2005), Universidade Federal da Bahia, Brasil, com vivências na Nova Zelândia; Mestrado em Administração (1997),  Permanece atuando como professora e pesquisadora da graduação em Turismo e Hotelaria e programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Doutorado Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) e Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); líder do Grupo Multidisciplinar Sociedade Solidária, Educação, Espaço e Turismo (SSEETU).

FRANCISCO JOSÉ ARAGÃO PEDROZA CUNHA
Docente e pesquisador do Programa de pós-graduação de Ciência da Informação do Instituto de Ciência da Informação da UFBA e do Programa de Pós-Graduação do DMMDC/UFBA. Líder do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (Gepicc) e um dos coordenadores do Grupo Temático Informação em Saúde (GTISP) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO. Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (DMMDC/UFBA).

GILBERTO PEREIRA FERNANDES
Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo DMMDC/UFBA; Mestre em Educação de Jovens e Adultos (UNEB); Especialista em Educação de Jovens e Adultos (IFBA); Especialista em Docência do Ensino Superior (FACHA), Especialista em Literatura Brasileira (SALGADO DE OLIVEIRA) Graduado em Letras Vernáculas (UNEB) e Língua Inglesa (UESC). Professor, designer didático, extensionista na área de formação de professores para a EJA e o ensino de línguas (UNEB) para o qual desenvolve produção de design didático pedagógico e metodologias ativas para o ensino e aprendizagem multirreferencial; Coordenador do grupo de estudos e pesquisa: Sujeitos e subjetividades on-line e do pré-fórum de EJA da Costa do Descobrimento, pesquisador, escritor, poeta, pregador da paz.

GISELE MARCIA DE OLIVEIRA FREITAS
É integrante da Rede de Especialistas Ibero Americana de Conhecimento e Inovação da Fundación CEDDET, doutoranda em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), possui mestrado em Formação de Professores de Espanhol pela Universidad de Alcalá (UAH – Espanha), mestre em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB, mestre em Comunicación y Educación en la Red pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED – Espanha) licenciada em Pedagogia e em Letras/Espanhol.

IGOR BACELAR DA CRUZ URPIA
Doutorando pelo programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – UFBA. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – UNEB (2016). Especialista em Segurança em Grandes Eventos e em Docência do Ensino Superior. Bacharel em Gestão em Segurança Pública e Defesa Social pela Academia de Polícia Militar da Bahia (2013). Bacharel em Museologia pela UFBA (2010).

JOSÉ CLÁUDIO ROCHA
Pós-Doutor em Direito pela (UFSC) Centro de Ciência Jurídicas (CCJ), Núcleo de Pesquisa em Direito Internacional Eirene, [2014-2015]; Doutor em Educação pela (UFBA) [2001-2006]; Mestre em Educação pela UFBA [1998-2001]; Especialista em Administração Pública pela (UEFS) [1997]; Especialista em Gestão de Projetos de Pesquisa e Pós-Graduação pela (UNIRIO) [2014]; Especialista no Ensino de Ética, Desenvolvimento e Capital Social no Instituto de Estudos Avançados para as Américas (INEAM) da Organização dos Estados Americanos (OEA) [2005]; Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília/Ágere Advocacy/Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) [2006]. É pesquisador nas linhas de Desenvolvimento e Humanidades. Professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é coordenador do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH), reconhecido como Centro de Pesquisa pelo CONSU/UNEB Resolução 1.247/2016.

JUAN MANUEL CABRERA RODRÍGUEZ
Maestría en Docencia y Administración de la Educación Superior; Máster Oficial en Formación de Profesores de Español, especialidad en Lengua Castellana y Literatura, docente en el Colegio de Estudios de Posgrado de la Ciudad de México – COLPOS; Subdirector de Educación Básica.

LOUISE ANUNCIAÇÃO FONSECA DE OLIVEIRA DO AMARAL
Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2012). Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Católica do Salvador (2006), em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (2008) e especialização em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada pela Universidade Federal da Bahia (2008). Arquivista da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É membro do Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação Digitais (CRIDI, UFBA, CNPq, 2005), do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC, UFBA, CNPq, 1995) e do Grupo Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa (Ged/A, CNPq, UFF).

MARCOS VINÍCIUS CASTRO SOUZA
Doutorando em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). Especialista em Psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar (FVC). Graduado em Pedagogia (FAENE). Membro do Grupo de Pesquisa Rede Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (In)Formação, Currículo e Trabalho (REDPECT/UFBA). Atua como coordenador pedagógico na rede municipal de ensino de Salvador/BA.

MARIA CRISTINA MACHADO DE CARVALHO
Doutoranda em História: Poder, Trabalho e Práticas Culturais – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ UFRRJ. Mestre em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em 2013. Especialista em Gestão Pública – Anhanguera (Feira), em 2014. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica – Anhanguera (Feira), em 2013. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino de História Afro-brasileira e Indígena, Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias, UNESI, em 2012. Graduação em Licenciatura em História – Universidade Estadual de Feira de Santana em 2008. Tem experiência em ensino (Educação Básica e Superior), pesquisa e extensão.

MARIA INÊS CORRÊA MARQUES
Professora na UFBA na Faculdade de Educação-FACED, vice coordenadora do Doutorado Multi-institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento DMMDC/UFBA. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, aposentada. Graduou-se em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, cursou Mestrado e Doutorado no campo da História da Educação Superior na FACED/UFBA.

MARÍA LUZ GARCÍA LESMES
Professora de espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Possui Graduação em Filología Hispánica e Graduação em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de Valladolid (UVA), Espanha. Mestre em Literatura e Cultura na área de tradução pela Universidade Federal de Bahia (UFBA) com a dissertação A criação de uma poética da tradução a partir da tradução para espanhol do livro de poemas Todo Risco de Damário da Cruz. Na atualidade estuda no Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) na UFBA. Sua área de atuação se desenvolve nos estudos de Linguística Aplicada, Aquisição de segundas línguas, Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Aprendizagem de Língua Natural (NLL).

MARIA OLIVIA DE MATOS OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado em Educação pela UFBA (1982) e Mestrado em Calidad Educativa pela Universidade Autónoma de Barcelona (2001). Doutorado em Calidad y Procesos de Innovación Educativa – Universidad Autónoma de Barcelona (2003). Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2012). Pesquisadora de processos formativos a distância e tecnologias aplicadas a Educação. Áreas de interesse: Educação on-line; Mídia; Formação de professores; EJA.

MARY VALDA SOUZA SALES
Doutora em Educação (UFBA), Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Licenciada em Pedagogia (UCSal). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Professora Adjunta da UNEB, atuando na graduação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Líder do grupo de pesquisa ForTEC. Pesquisadora em Educação, Tecnologias, Currículo e Formação, com ênfase na Educação a Distância, Processos Tecnológicos, Mediação Pedagógica, Desenho Didático de Cursos.

MOISÉS DOS SANTOS VIANA
Doutorando pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – DEDC – CAMPUS 14, Conceição do Coité – Comunicação Social – Rádio e TV – Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro dos grupos de Pesquisas: REDETEC – Rede de Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (In) Formação, Currículo e Trabalho; e FEL – Formação, Experiência e Linguagem.

ROSANGELA COSTA SOARES
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Especialista em Tecnologias e Novas Educações pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFBA). Possui graduação em Pedagogia pela UNEB. Colunista da Rede de Agentes Comunitários de Comunicação, vinculado a Agência de Notícias das Favelas. Professora da rede municipal de ensino de Salvador e Lauro de Freitas. Tem experiência na área de gestão escolar, coordenação pedagógica, formação de professores e tecnologias digitais aplicadas à educação.    

TÁRSIO RIBEIRO CAVALCANTE
Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB, especialista em Redes de Computadores e graduado em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa. Atualmente é professor do Instituto Federal Baiano, onde coordena a Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências. Possui interesse de pesquisa nas áreas da Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação e Robótica, atuando principalmente nos temas: educação de jovens e adultos, robótica educacional e educação científica.

UBIRATAN AZEVEDO DE MENEZES
Doutorando em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Metodologia da Educação Física e do Esporte (UNEB); Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Assistente e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Escola e Currículo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Ex-Diretor de Departamento de Educação- Campus II – Alagoinhas; Pró-Reitor de Assistência estudantil e Coordenador Institucional do PIbid.

VIVIANE ROCHA VIANA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira Santana. Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus II. Atualmente é professora de ensino superior na Universidade do Estado da Bahia-UNEB e Faculdade Social da Bahia – FSBA. Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGeduc/UNEB. Coordenadora de área do Subprojeto PIBID – Educação Física / UNEB – Campus II 2012-2018. Doutoranda em Educação – FACED/UFBA. Membro pesquisadora do grupo CORPO-UFBA.

WILSON DE LIMA BRITO FILHO
Doutorando em Educação UFBA (2016.1). Mestre em Educação UFBA (2015). Licenciado em Educação Física UFBA (2000). Bacharel em Direito FACET (2009). Especialista em Psicopedagogia IBPEX (2002) e Docência no Ensino Superior FTC (2011). Gestor e docente de cursos de graduação em Educação Física. Assessor da SETREL – Lauro de Freitas – Ba. Membro/pesquisador GRUPO CORPO-UFBA. Pesquisando nos temas: Lazer, História da Educação Física, Educação Formal e Não formal, Atividade física e Saúde.