Capa do livro: POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores: Gionara Tauchen - Alfredo Gabriel Buza (Orgs.)

A organização desta obra emerge das pesquisas dedicadas ao estudo das condições contemporâneas da Educação Superior: políticas e reformas, gestão das instituições e dos processos envolvidos no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação e na internacionalização; avaliação externa e interna.

Impresso
de R$ 78,11 por
R$ 67,31
Digital
de R$ 78,11 por
R$ 54,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3749-0
DOI: 10.24824/978854443749.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 350
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
CHARLENE BITENCOURT SOSTER LUZ
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle.

GABRIEL CELESTINO ROSA
Graduando do Curso de Psicologia pela Universidade La Salle, Bolsista CNPq.

LEONIDAS ROBERTO TASCHETTO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Université Paris VIII – Vincennes-Saint Denis, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Psicologia da Universidade La Salle.

FERNANDO BUMBA
Doutorado em Currículo, Professorado e Instituições Educativas pela Universidade de Granada-Espanha. Prof. Auxiliar.Docente no Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED-Cabinda, Universidade 11 de Novembro colocado no Departamento de Ensino Em Psicologia.

XAVIER ALFREDO DA SILVA FUTI
Doutorado em ciências da educação pela a Universidad San Lorenzo (UNISAL) Paraguai. Professor Auxiliar. É docente nas Universidades 11 de Novembro no Instituto Superior Ciências da Educação-ISCED, Instituto Superior Politécnico de Cabinda-ISPCAB e Instituto Teológico Charles Harvey em Angola-ITECHA.

ALFREDO GABRIEL BUZA
Professor Catedrático no Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda, Departamento de Ensino e Investigação em Ciências de Educação, Director do Gabinete de Recursos Humanos do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

FRANCISCO ANTÓNIO MACONGO CHOCOLATE
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Mestre em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário Fieo, UNIFIEO, Osasco–Brasil. Licenciado em Psicologia Educacional pela Universidade Agostinho Neto Angola. Actualmente exerce a função de Vice-Reitor para a Extensão e Cooperação da Universidade 11 de Novembro. Édocente do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-UON), na categoria de Assistente.

CARLOS PEDRO CLÁVER YOBA
Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba; Mestre em Educação pelo Instituto Superior Pedagógico José Varona de Havana-Cuba; Licenciado em Psicologia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Lubango.Actualmente exerce a função de Reitor da Universidade Lueji A’Nkonde; Docente da Escola Superior Pedagógica da Lunda- Norte, na categoria de Professor Titular.

HELENA GONÇALVES SERRÃO BAXE
Professora Auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Educação/Luanda. Doutoramento em Ciências Pedagógicas, na Universidade de Ciências Pedagógicas “Enrique J. Varona”, Habana, Cuba. Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular. Licenciatura em Ciências de Educação, opção Pedagogia, no Instituto Superior de Ciências da Educação do Lubango, Huíla. Possui DESS (Diplome d’Études Specialés Superieurs), na Universidade de Bourgogne (IRÉDU), em Dijon, França.

LUISA CERDEIRA
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal.

BELMIRO CABRITO
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal.

TOMÁS PATROCINIO
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal.

MARIA DE LOURDES MACHADO-TAYLOR
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior- CIPES, Portugal.

SIRLEI NADIA SCHIRMER
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Rio Grande-Furg.

YULIMER UZCATEGUI
Mestre em Educação em Ciências: Química da vida e saúde. Universidade Federal do Rio Grande FURG.

GIONARA TAUCHEN
Doutora em Educação, pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Universidade Federal do Rio Grande-Furg.

ANGRA SANTOS PORTO
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (MP GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB / Campus I); Coordenadora Pedagógica (Secretaria de Educação do Estado da Bahia – Núcleo Territorial de Educação – NTE 13).

MARCIUS DE ALMEIDA GOMES
Doutor em Educação Física na Área da Atividade Física e Saúde, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012); Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/ Campus XII); Professor do Programa de Pós Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (MP GESTEC); Coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia; Experiência em Gestão Acadêmica Universitária e Políticas Públicas em Atividade Física e Saúde.

SEBASTIÃO SILVA SOARES
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor na Universidade
Federal do Tocantins.

LEILIANE DE MOURA ARAÚJO
Especialista em Educação do Campo. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do
Tocantins. Professora na Universidade Federal do Tocantins. E-mail: leiliane.moura@mail.uft.br

ANGELINA LOPES LUÍS AGUIARES NGUNGUI
Docente da disciplina de Metodologia de Recolha e Pesquisa Histórica e Seminário Especializado no Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. Universidade Katyavala Bwila, Angola, na Categoria de Professora auxiliar, doutorada no curso de Ciências da Educação, especialidade Educação Histórica e Ciências Sociais.

XAVIER ALFREDO DA SILVA FUTI
Doutorado em ciências da educação pela a Universidad San Lorenzo (UNISAL) Paraguai em 2015, Mestrado em educação primária em Atlantic International University AIU/USA em 2011 e Licenciado em ensino da Matemática pela Universidade Agostinho Neto -UAN Angola em 2007. É docente nas Universidades 11 de Novembro no Instituto Superior Ciências da Educação-ISCED, Instituto Superior Politécnico de Cabinda-ISPCAB e Instituto Teológico Charles Harvey em Angola-ITECHA.

FERNANDO BUMBA
Doutorado em Currículo, Professorado e Instituições Educativas pela Universidade de Granada-Espanha. Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores Pelo Instituto Superior de Ciências Educativas- Odivelas em Portugal. Pós-Graduado em Supervisão e Gestão Educativa pelo mesmo Instituto. Licenciado em Ensino de Psicologia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda da Universidade Agostinho Neto-Angola. Professor Auxiliar. Professor no Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED-Cabinda, Universidade 11 de Novembro colocado no Departamento de Ensino Em Psicologia.

FERNÃO OSÓRIO AFONSO
Doutorado em Ciências de Educação: Currículo, Professorado e Instituições Educativas, pela Universidade de Granada, Espanha em 2017. Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Professores pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, Odivelas-Portugal. Licenciado em Pedagogia: Gestão e Inspeção Escolar pela Universidade Agostinho Neto. Bacharel em Formação de Formadores para Ensino Básico pela Universidade Pedagógica de Moçambique-Maputo. Docente pelo Instituto Superior de Ciências de Educação da Universidade Onze de Novembro.

IBRAHIN GONZÁLEZ RAMÍREZ
Doutor em Ciências Pedagógicas pelo (ICCP)-Cuba, Máster em Ciências da Educação Superior pela Universidade da Havana-Cuba. Docente da Universidade 11 do Novembro (Instituto Superior Ciências da Educação-ISCED), Angola. 

ADILSON CRISTIANO HABOWSKI
Mestrando em Educação pela Universidade La Salle – Canoas/RS, na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Possui o Magistério, com habilitação para atuar como professor na Educação Infantil e Séries Iniciais e Graduação em Teologia pela Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas/RS).

LILIAN SOARES ALVES BRANCO
Mestranda em Educação pela Universidade La Salle, Especialização em Gestão em Educação pela UFRGS, Especialização em Gestão do Capital Humano pela FAPA, Especialização em Administração de Empresas pela FGV, Especialização em Orientação Educacional pela UNINTER e atualmente está cursando a Pós-Graduação em Formação Docente para EaD e curso de Bacharel em Administração.

ELAINE CONTE
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Educação pela UFSM. Atua principalmente com Formação de Professores, Teoria Crítica, Filosofia da Educação, Tecnologias Digitais e Educação, Estética e Performance, Educação a Distância.

ARLINDA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Professora auxiliar no Instituto Superior de Ciências da Educação Cuanza Sul- Angola.

ARCELAS WEVELA EVARISTO TCHINDA
Mestranda em Ciências da Educação do ISCED – Luanda-Angola. Docente do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul- Angola.

EUCLIDES NENGA MANUEL SACOMBOIO
Doutor em Ciências da Saúde, Docente do Instituto Superior de Ciências de Saúde da Universidade Agostinho Neto (Luanda/Angola) e Formador do CF-SABER.

JOÃO MANUEL CORREIA FILHO
Doutor em Ciências da Educação, docente do Instituto Superior de Serviço Social, Angola. Formador do CF-SABER.

FILOMENA DE JESUS FRANCISCO CORREIA FILHO SACOMBOIO
Doutoranda em Tecnologia e Saúde e Mestre em Sistema de Informação Organizacional, Docente da Universidade Óscar Ribas (Luanda/Angola), Formador do CF-SABER.

FERNANDINO JOÃO PEREIRA LEITÃO
Doutor em Ciências Pedagógicas, docente da Escola de Formação de Professores, Angola, Formador do CF-SABER.

CELSO LUIZ PRUDENTE
Antropólogo, cineasta e Doutor em Cultura pela USP, Pós-doutor em Linguística pelo IEL/UNICAMP, Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Criador e Curador da Mostra Internacional do Cinema Negro.