Capa do livro: (DES)ENCONTROS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: <br> identidades, políticas e práticas

(DES)ENCONTROS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
identidades, políticas e práticas

Autores: Sandra Regina Sales (Org.)

Esta coletânea reúne textos resultantes de pesquisas concluídas e em andamento que comungam entre si de premissas que seguem como desafios a serem enfrentados no campo da EJA, em tempos de produção de “homens sobrantes” e de assombrosa produção de desigualdades. O direito à educação de pessoas jovens e adultas como sujeitos de direitos é pautado em diferentes contextos, tornando visíveis as questões das diferentes juventudes, da interseccionalidade, das práticas decoloniais e de EAD, que tencionam questões específicas e requerem políticas públicas com foco na dignidade da política.

Edna Castro de Oliveira

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3923-4
DOI: 10.24824/978854443923.4
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

(DES)ENCONTROS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: <br> identidades, políticas e práticas
ALAN SERAFIM FERREIRA
Bacharel e licenciado em Geografia pela UFRJ. Mestre em Educação pelo PPGEDUC – UFRRJ. Professor de Geografia SME – RJ. Professor de Geografia da FAETEC – RJ. 

ALINE CRISTINA DE LIMA DANTAS
Doutora em Educação pelo Programa em Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Educação de Jovens e Adultos, com ênfase em Formação Continuada, atuando principalmente nos seguintes temas: Dignidade da pessoa humana, direito à educação, políticas públicas para educação de jovens e adultos e formação profissional.

ALINE DOS SANTOS SILVA
Mestre em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - UFRRJ Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especilaização em Ensino de Sociologia – CPII. Membro do grupo de pesquisa e estudos de educação de jovens e adultos – GEPEJA. UFRRJ Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Documentos de Educação de Jovens e Adultos - NEDEJA – UFF Atualmente é professor do Centro Educacional Logos e professor de sociologia - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, pratica docente, leis e violência.

AMÉRICO HOMEM DA ROCHA FILHO
Doutorando em Educação (UFRRJ/PPGEDUC). Mestre em Educação (Uerj/Proped). Possuo graduação com LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA (1983). Atualmente sou professor I (Aposentado) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro(1986/2017),trabalhei no CREJA (Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos) com educação a distância (EaD) na educação de jovens e adultos (EJA), participando da equipe de planejamento e implementação desse projeto. Professor regente I (Aposentado) da PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS (desde 2011), trabalhei de 1998 à 2011 no Curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Dr. Artur Vargas em Angra dos Reis e fui bolsista/UAB da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ(CEDERJ), onde atuei como tutor presencial no Curso de Pedagogia da Uerj (2007/2017), com as disciplinas, Matemática na Educação 1 e Matemática na Educação 2. Sou integrante do grupo de pesquisa GEPEJA no PPGEDUC/UFRRJ, sob orientação da Professora Doutora Sandra Regina Sales.

BERNHARD SYDOW
Possui Licenciatura plena pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1996), Bacharelado em Música Habilitação: Órgão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor no IFRS-POA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Porto Alegre), Brasil. Tem experiência na área de Educação Integral, Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Arte-Educação Música, Composição e Regência de Orquestra infanto-juvenil, música para órgão de tubos. Foi Coordenador do Projeto Prelúdio (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre).

CARLOS FABIAN DE CARVALHO
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atuou no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Espírito Santo , além de ter atuado na gestão municipal, na Secretaria Municipal de Educação de Vitória-ES, nos seguintes setores: Coordenação de Educação de Jovens e Adultos, Gerência de Ensino Fundamental e Gerência de Gestão Democrática. Atou como Professor Substituto na Universidade Federal do Espírito Santo, na Habilitação em Educação de Jovens e Adultos, além da Pós-graduação em Educação Profissional integrada a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Em todas estas experiências ministrou a disciplina de Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos. Membro integrante e orgânico do Fórum de EJA do ES.

ELIANE RIBEIRO ANDRADE
Professora da Escola de Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO nas áreas de: Políticas Públicas de Educação e Juventude/ Sociologia da Educação e da Juventude/ Educação de Jovens e Adultos/ Educação Popular/ metodologias, com ênfase na pesquisa e avaliação.Pós-doutorado em sociologia, realizado no Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos y Geracionales, vinculado ao Departamento de Sociologia da Universidad de La Republica, Uruguay. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF, mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação-IESAE, da Fundação Getúlio Vargas – FGV e pós-graduada em Avaliação de Programas Sociais e Educativos pelo International Development Research Center e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. Desde 2008, é Professor Visitante do Diploma Juventud, maestria em Sociologia da Universidad de La Republica – UDELAR, Uruguai.

JONAS ALVES DA SILVA JÚNIOR
Possui graduação em Letras (USP) e em Pedagogia (Uninove); Mestrado em Letras pela USP; especialização em Arte-educação pela UnB e Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É líder do LEGESEX - Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq). Coordena também a linha de pesquisa Gênero, Sexualidade, Infâncias e Educação (GRUPIs/CNPq). Suas investigações versam sobre corpos, sexualidades e gênero na escola, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos.

LUCIANO MARQUES DA SILVA
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ. Mestre em Educação: PPGEduc UFRRJ. Especialista em Educação Básica com ênfase em Educação de Jovens e Adultos: CESPEB/UFRJ. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Premiado pelo X Seminário Internacional Fazendo Gênero da UFSC. Menção Honrosa no Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ. Residente no Pedro II Humaitá II. Tem experiência na Educação Básica. Pesquisa diversidades étnicas e de gênero.

MARCELO LARANJEIRA DUARTE
Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Cursou o Programa de Pós-graduação (Especialização) em Psicologia Educacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) entre 2009 – 2010, e o Programa de Pós-Graduação (Especialização) em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Atua como Docente e Orientador Educacional na Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis. Atualmente participa do grupo de Pesquisa “ Escola, Trabalho e Território: elementos para a compreensão dos modos de transição para a vida adulta de jovens em defasagem escolar no Rio de Janeiro “. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, Juventude, Educação Básica e Psicologia da Educação.

MARGARETE MARIA CHIAPINOTTO NORO
Mestre em Educação (2011) e Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA (2007), pela UFRGS. Especialista em Literatura Anglo-Americana pela UFRGS (1992) e Língua Inglesa pela PUC-MG (1988). Graduada em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1985). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IF Sul-rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul (RS)até março de 2013. Tem experiência na área de Letras, ênfase em Língua Inglesa e Literatura Anglo-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos trabalhadores, educação profissional, língua inglesa, inglês instrumental e terminologia inglês-português na área de polímeros.

MARÍLIA CAMPOS
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Educação na Área de Movimentos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense (1997), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua com Educação Popular e Comunitária, Movimentos Sociais e Educação do Campo.

MÔNICA DA SILVA FRANCISCO
Possui graduação em Letras Português- Literatura pelo Centro Universitário Augusto Motta (2005) e mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é estudante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professora da ASSOCIAÇÃO CULTURAL NINO MIRALDI e tutora da pós graduação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, cultura, arte, educação, educação, escola, antirracismo e relação etnico-racial.

OLGA GONÇALVES BATISTA DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ IM (2017). Pesquisadora do GEPEJA – Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos do IM/UFRRJ. Colaboradora do Fórum Grita Baixada e Articuladora de Territórios – Núcleo de Atenção à Violência. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

REGINA CÉLIA REYES NOVAES
Regina Célia Reyes Novaes possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1989). Lecionou na PUC-RJ e na Universidade Federal da Paraíba. Desde 1988, tornou-se Professora do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia, do IFCS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde orientou pesquisas de iniciação científica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado nos seguintes temas: movimentos sociais, juventude, religião, cultura, cidadania e violência. Aposentou-se da UFRJ em 2005, prosseguindo com orientações de teses e dissertações anteriormente iniciadas no PPGSA. Foi editora da Revista Religião e Sociedade de 1995 até 2005. Também foi Secretária Geral da Associação Nacional de Antropologia (ABA); Presidente do Instituto Superior de Estudos da Religião (ISER) e Presidente do Instituto Brasileiro de Análises Sócio-Econômicas (IBASE). No IBASE participou da coordenação geral da pesquisa Juventude e Integração Sul Americana, desenvolvida simultaneamente em seis países latinoamericanos. Em 2009 atuou como consultora senior do PNUD/Nações Unidas para a realização do Informe Juventude e Desenvolvimento Humano nos países do Mercosul. Entre 2010 e 2016 realizou pesquisas e atuou em consultorias sobre políticas públicas de juventude em Convênios entre a Secretaria Nacional de Juventude e UNESCO trabalhando em colaboração com grupos de pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora visitante da UNIRIO, Programa de Pós Graduação em Educação, linha de pesquisa Educação e Políticas Públicas de Juventude.

SANDRA REGINA SALES
Possui graduação em Letras (1991), graduação em Pedagogia (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação de Jovens e Adultos e do Grupo de Pesquisa Políticas de Transformação: pesquisas em educação e comunicação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Mídia e Educação e Políticas de Ação Afirmativa.

SEVERINE CARMEM MACEDO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO); Doutoranda pelo PPGEdu/UNIRIO. Compõe o Grupo de Pesquisa Juventude: Políticas Públicas, Processos Sociais e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude/estatuto/direitos/políticas públicas/sustentabilidade/desenvolvimento teritorial/participação e movimentos sociais. Foi membro do Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE. Foi Secretária Nacional de Juventude da Secretaria Geral a Presidência da República. Presidiu a Organização Ibero Americana de Juventude. Foi coordenadora do Comitê Interministerial da Política de juventude. Foi Diretora de Ações Territoriais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA.

SIMONE VALDETE DOS SANTOS
Professora associada 4 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação na modalidade sanduíche pela Universidade Federal Fluminense (2000). Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: educação de jovens e adultos, educação profissional, educação do campo, formação de professores, educação profissional integrada à eja, educação ambiental e história da educação. Foi Diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação de 2011 a 2012. Cumpriu mandato como Diretora da Faculdade de Educação da UFRGS de 2012 a 2016. Desenvolveu estágio de pesquisa em nível de estudos de pós doutorado junto ao Centre Interdisciplinaire de recherche normand en éducation et en formation (CINERF) da Université de Rouen / França de abril a julho de 2018, sob orientação da professora Doutora Stéphanie Gasse.

SÔNIA FERREIRA MARTINS
Formação: Licenciatura em Educação do Campo e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino Agrícola (PPGEA UFRRJ) . Coordenadora da Comissão Pastoral da Terra.