Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3865-7
DOI: 10.24824/978854443865.7
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
CRISTINA NOVIKOFF
Pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006). Professora da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2016). Assessora de Pesquisa – Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campo Grande- CFP/UFCG, Líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES/ CNPq. Editora-chefe da Revista de Pesquisa Interdisciplinar do CFP/UFCG.
FERNANDA FELISBERTO DA SILVA
Professora do departamento de Letras da UFRRJ-IM, doutora em Literatura Comparada pela UERJ, Tutora do PET – Conexões Baixada.
GUILHERME PEREIRA STRIBEL
Professor da Universidade Estácio de Sá, Guilherme Pereira Stribel é doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd – UERJ), sob orientação de Maria Isabel Ramalho Ortigão; mestre em Educação, Cultura e Comunicação, pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ, sob orientação de Aura Helena Ramos; e licenciado em Geografia, cursando uma segunda graduação em Pedagogia. Possui experiência docente em nível superior em cursos de licenciatura presenciais e em EaD, atuando principalmente nos campos da Educação em Direitos Humanos, Currículo, Didática, Avaliação, Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Formação de Professores. Também é membro do grupo de pesquisa de Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática; e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).
JOÃO GOMES JUNIOR
Professor e poeta. Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2019), licenciado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017), pós-graduando em Estudos Linguísticos e Literários pelo IFRJ-Nilópolis. Foi coordenador da representação municipal da Aliança Nacional LGBTI em Queimados, RJ, e atua no Conselho Estadual LGBT+ do Rio de Janeiro. É pesquisador do Laboratório de Estudos de Gêneros, Educação e Sexualidades (LEGESEX), da UFRRJ, campus IM, e do Laboratório Cidade e Poder (LCP), da UFF.
JONAS ALVES DA SILVA JÚNIOR
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE/USP), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) e da graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É líder do LEGESEX – Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq).
LEANDRO RODRIGUES NASCIMENTO DA SILVA
Graduando-se em Letras Português/Literaturas pela UFRRJ. Professor do pré-vestibular social da Prefeitura de Nova Iguaçu; Pesquisador de Educação, Gênero e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); pesquisador do Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidade (LEGESEX/UFRRJ).
LEONARDO DA SILVA PEREIRA
Pedagogo e mestrando em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de educação a distância (UFF). Atua como professor do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Mesquita e de Queimados. Integrante do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (LEGESEX/UFRRJ).
LUCIANO MARQUES DA SILVA
Professor de Língua Portuguesa, da Prefeitura de Seropédica/RJ e Mediador Pedagógico de Língua Portuguesa na Educação do Curso de Pedagogia do Consórcio CEDERJ. Possui graduação em Letras (Português, Literatura e Espanhol) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre e doutorando em Educação pelo Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ.
LYGIA DE OLIVEIRA FERNANDES
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped/UERJ) e profissional da Educação Básica vinculada à Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME – Niterói).
MARIA CAROLINA DE ANDRADE OLIVEIRA
Graduanda do curso de Licenciatura plena em pedagogia pela UFRRJ, pesquisadora no LEGESEX- Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq).
MATHEUS FORTUNATO DA SILVA
Graduando do curso de licenciatura plena em Pedagogia pela UFRRJ/IM, bolsista do PIBID, membro dos grupos de pesquisa LEGESEX e PET – Conexões Baixada.
NATÁLIA RODRIGUES STOCO
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Demandas Populares – PPGEduc /UFRRJ, pesquisadora no LEGESEX – Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq).
OLGA GONÇALVES BATISTA DA SILVA
Pedagoga Graduada pela UFRRJ/IM, articuladora de territórios do Núcleo de Atenção à violência, do grupo de Pesquisa GEPEJA (Grupo de estudo e pesquisa de educação de Jovens e Adultos) da UFRRJ/IM, membra do Fórum Grita Baixada.
RODOLPHO AMARAL
Licenciado em Letras – Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com período sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC/UC). Mestrando no Programa de Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF), área de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
ROSÂNGELA HILÁRIO
Doutora com Pós-Doutorado em Educação pela FEUSP/Faculdade de Educação da Universidade São Paulo. Professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia e do Mestrado em educação da Universidade Federal de RO/PVH. Líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/PPGE-UNIR e Vice-líder do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Gestão Territorial na Amazônia/UNIR.
ROSIMERI MARIA BARBOSA
Mestrado Interdisciplinar em Letras e Ciências Humanas pela UNIGRANRIO – Universidade do Grande Rio (2013), Pedagoga pela Faculdade de Educação Osório Campos – FEOC (1990). Professora Especialista (Orientadora Educacional) da Rede Pública Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ, Professora das Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal, da Rede Pública Estadual – SEEDUC/RJ e do Curso de Pedagogia da UNIG – Universidade Iguaçu/RJ.
SANDRA REGINA SALES
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Transformação: pesquisas em educação e comunicação e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA/UFRRJ).
SANDRO ARAGÃO
Licenciado em Letras – Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Língua Portuguesa na Prefeitura de Nilópolis e é mestrando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense.
THIAGO BARCELOS SOLIVA
Possui graduação em Ciências Sociais pela UFF. Mestrado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e doutorado em Ciências Humanas (antropologia cultural) também na UFRJ. Atualmente é professor adjunto A do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB.
TIAGO DIONISIO DA SILVA
Doutorando em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA/UFRRJ) e professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).
WUDSON GUILHERME DE OLIVEIRA
Graduado em História pelo Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM; especialista em Educação e Relações Raciais pela UFF/PENESB e em História e Cultura Afro-brasileira e Africana UNIAFRO Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola pela UFRRJ/LEAFRO. Desenvolve vivências como professor de História, Filosofia e Sociologia.