Capa do livro: PARFOR UNEB:<br> experiências e itinerários formativos de professores em exercício

PARFOR UNEB:
experiências e itinerários formativos de professores em exercício

Autores: Mônica Moreira de Oliveira Torres - Hilda Silva Ferreira - César Costa Vitorino (Orgs.)

O e-book “PARFOR UNEB: experiências, itinerários formativos de professores em exercício” é o resultado da proposta de democratização do ensino superior no território baiano. A Universidade do Estado da Bahia(UNEB), instituição multicampi, tem contribuído de forma significativa com a formação de educadores em várias áreas do conhecimento. A UNEB, em parceria com o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), ação da Capes que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior desde o ano de 2010, vem registrando muitas experiências bem sucedidas que têm contribuindo com as transformações do cotidiano da Educação Básica na Bahia.
Neste e-book são socializadas vivências educativas exitosas na expectativa do fortalecimento do Programa PARFOR como política de formação de professores, além de sensibilizar outros educadores na busca de resultados de pesquisas realizadas que apresentem itinerâncias teórico-práticas de sujeitos implicados com a formação de professores em exercício profissional na rede pública de ensino. Os onze textos, com o rigor acadêmico esperado de um grupo de profissionais engajados com a socialização do saber, apresentam contribuições relacionadas à formação e profissionalização de professores em processo de formação continuada.
A nossa bandeira de luta PARFOR RESISTE é o clamor pela continuidade do Programa que qualifica docentes e oportuniza (re)pensar o fazer pedagógico evidenciando que as narrativas favorecem a autoria e (re)construção dos saberes-fazeres docentes.

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3810-7
DOI: 10.24824/978854443810.7
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PARFOR UNEB:<br> experiências e itinerários formativos de professores em exercício
MARTA ENÉAS DA SILVA
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1992) e Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec em Chicoutimi (2005). Atualmente é professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática.

MÔNICA MOREIRA DE OLIVEIRA TORRES
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000), Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduc- UNEB e Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa. É professora Assistente do DEDC - Campus XI - Uneb da área de Estágio Supervisionado. Atuou também na Coordenação do Colegiado do Curso de Pedagogia de 1996 a 1997 e como Diretora de Departamento no período de 2002 a 2005 assumindo a representação do FORUNDIR Nordeste. Assumiu a Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UNEB de 2006 a 2009 e Coordenou o FORGRAD/NORDESTE de 2007 a 2008. Atua na Coordenação Geral do PARFOR, no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica CEMITEC/IAT/SEC. É vinculada ao Grupo de Pesquisa EPODS e professora do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social-MPIES/UNEB. É membro do Fórum Estadual de Educação da Bahia e do Fórum Estadual de Formação de Profissionais da Educação Básica. Atua na área de Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Docência Universitária, Currículo.

FABRÍCIO OLIVEIRA DA SILVA
Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (1998) pela mesma universidade, Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP (2003), Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Atualmente é professor assistente, lotado no campus XVI em Irecê, lecionando Estágio Supervisionado e Prática Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, linguagem, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação e seminário interdisciplinar de pesquisa.

HELGA PORTO MIRANDA
Doutoranda em Educação e Currículo pela PUC/SP. Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia – MPEJA/UNEB(2015). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL(1999). Atualmente é docente auxiliar da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, Campus IV.Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, pesquisa e prática pedagógica, saúde/educação/pedagogia hospitalar.

NILCELIO SACRAMENTO DE SOUSA
Doutorando em Educação (UFF). Mestre em Educação e Diversidade (UNEB). Professor da Rede Municipal de Ensino de Mairi/BA e do Sistema Privado de Educação Superior. Pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa: Diversidade Sexual na Educação e na Escola: estado da arte (UFF), Práticas Educativas e Formação de Professores (UNIRIO).

ANA LÚCIA GOMES DA SILVA
Doutora em Educação. Docente titular da Universidade do Estado da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA/Uneb). Docente da graduação no Curso de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED/Uneb).

MARIA LUIZA SÜSSEKIND
Pós-doutora em Currículo, UBC/Canadá. Doutora em Educação, PROPED/UERJ. Docente do PPGEdu/UHNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF/Unirio). Editora da Revista Espaço do Currículo/UFPB e da Revista Teias Proped (UERJ). Membro do Comitê de Conferências da Associação Internacional de Estudos Avançados em Currículo (IAACS/2018). Docente da graduação nos cursos de Pedagogia, História, Filosofia, Letras, Teatro, Música e Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/Unirio). Coordenadora do PIBID/Interdisciplinar/UNIRIO. Secretaria Nacional da ANPEd. Tem artigos e vídeos de acesso público onde defende a escola pública, a democracia e a ecologia dos saberes.

VINICIUS SILVA SANTOS
Professor Mestre pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus VIII – Paulo Afonso e no Curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR/Santa Brígida.

JACQUES FERNANDES SANTOS
Professor Mestre pela Universidade Estadual de Pernambuco – UPE, docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus VIII – Paulo Afonso e no Curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR/Santa Brígida.

ÂNGELA MARIA CAMARGO RODRIGUES
Mestre em Educação e Contemporaneidade - UNEB/Salvador, professora Assistente da UNEB/Caetité. Grupo de Pesquisa: Educação, Saúde e Meio Ambiente.

LUCIANA PEREIRA DE OLIVEIRA CRUZ
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade no PPGEDUC - UNEB/Salvador, professora Assistente da UNEB/Bahia. GRUPO de pesquisa. Pensamento Contemporaneidade.

EDUARDO OLIVEIRA MIRANDA
Doutor em Educação – FACED/UFBA. Professor Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, pertence ao Departamento de Educação, bem como, ao Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UEFS. Atuou como professor formador do PARFOR/UNEB em 2014, no Campus XXI – Ipiaú, Bahia, polo Ubatã.

BRAULINO PEREIRA DE SANTANA
Possui Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2005), com Dissertação intitulada: “Gênero Linguístico e Constituência Semântica”; e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2010), com Tese intitulada: “Intersecções entre Morfologia e Léxico no Conceito de Entrada Lexical”. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Jequié-Ba. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, Morfologia, Semântica e Léxico.

MARCOS AURÉLIO DOS SANTOS SOUZA
Doutor em Literatura pela UFBA, é professor Adjunto do DEDC, Campus I, UNEB, Salvador-Ba.

VÂNIA REGINA DE SOUZA SANTOS
Graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em História Política e Mestra em Educação e Contemporaneidade pela mesma Universidade, também Especialista em Orientação Educacional (Universidade Salgado de Oliveira) é professora de História e Cultura Afro-brasileira da Plataforma Freire (UNEB). Está vinculada ao grupo de pesquisa em Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural (Rede Memo) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alagoinhas (GEPEA). Compõem o quadro de professores da Faculdade Santíssimo Sacramento.

IRAMAIA DE SANTANA
Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é PhD em Biologia Marinha e Aquicultura. Enquanto pesquisadora se dedica ao desenvolvimento de protocolos para a exploração sustentável de peixes de importância biossocioeconômica no Litoral Norte da Bahia e como educadora se importa com a aplicação de técnicas da Análise Bioenergética no processo de autoconhecimento, autorregulação e autoproteção.

MARCOLINO SAMPAIO DOS SANTOS
Doutorando em Teologia pela EST – Escola Superior de Teologia, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor de Prática Pedagógica Estágio na turma de Pedagogia do PARFOR da cidade de Aracatu, membro do grupo de pesquisa em Leitura, Letramento e Inclusão (UNEB).

JACIARA DE OLIVEIRA SANT´ANNA SANTOS
Mestranda em Docência Universitária, pela Universidade Tecnológica Nacional, Buenos Aires, Argentina, professora da Universidade do Estado da Bahia, coordenadora do curso de Pedagogia da PARFOR da cidade de Aracatu, diretora da UNEB campus XX, membro do grupo de pesquisa em Leitura, Letramento e Inclusão (UNEB).

LÍDIA BARRETO DA SILVA
Possui mestrado em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2019), Especialização em Política do Planejamento Pedagógico - Currículo, Didática e Avaliação pela Universidade do Estado da Bahia (2007) e graduação em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Católica do Salvador (2004). Atualmente é docente na Licenciatura em Pedagogia – UNEB.

MARIA DA NEVES ENÉAS DA SILVA SANTOS
Doutora em Educação pela Universidad Del Mar, Chile. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e a segunda graduação foi Bacharelado em Educação Religiosa pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste - STBNE. É especialista em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordena o Núcleo de Alfabetização e Letramento - NUAL e também a Brinquedoteca Universitária do Departamento de Educação – Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, também sendo docente desse Departamento.