Capa do livro: O PROFESSOR PESQUISADOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: <br>práticas formativas e construção de identidade

O PROFESSOR PESQUISADOR QUE ENSINA MATEMÁTICA:
práticas formativas e construção de identidade

Autores: Josimar de Sousa

Vivenciar outro processo formativo é singularmente peculiar para quem já trabalha em uma dada profissão. E isto não é diferente para o professor não licenciado, que ainda é uma realidade no interior do Brasil. Para estes, buscar a formação profissional significa também, por um lado, ressignificar os sentidos de práticas enquanto docente, por outro, investir na profissionalização e reconstruir sua identidade profissional docente. Foi por isso que o Projeto Parceladas propôs “fazer parte” das histórias de vida de professores que atuavam no ensino da Matemática sem habilitação. Para pôr em prática sua empreitada, esse projeto ofereceu uma formação por meio da pesquisa didática – aprender pela pesquisa, pesquisando e aprendendo. Sempre será necessário discutir a formação do professor para lidar com a necessidade de trabalhar o pensamento crítico e a criatividade do aluno, bem como ação ativa para aprender. Para isso, a formação do professor precisa ser também pautada por esses caminhos. Percebe-se cada vez mais que o conteúdo isolado em fórmulas matemáticas e distante do mundo real pouco pode proporcionar aos alunos em termos de raciocínio necessário a aprendizagem da Matemática e seus usos no contexto na realidade em sociedade, de onde a própria demanda. Diante disso, os professores de Matemática da Rio Araguaia que buscaram ser melhores professores por meio da formação pela pesquisa também foram construindo e reconstruindo seu sentido de ser docente, assumindo identidade profissional docente de quem ensina Matemática na educação básica como um saber não livresco, indo para além dos conteúdos fixos e da forma tradicional de aulas expositivas e ações de repetição para aprender.  Esta obra trata disto – professor de Matemática pesquisador na escola básica.

Impresso
de R$ 75,00 por
R$ 64,20
Digital
de R$ 75,00 por
R$ 52,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3916-6
DOI: 10.24824/978854443916.6
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O PROFESSOR PESQUISADOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: <br>práticas formativas e construção de identidade
JOSIMAR DE SOUSA
Pós-Doutor pela Universidade de Lisboa – Portugal. Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade de São Paulo e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisa os seguintes temas: História da Matemática na formação inicial de professores de Matemática, Didática da Matemática e práticas formativas e letivas no Estágio Supervisionado. Coordena o Núcleo de Estudo Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática – NEPECIM; Laboratório de Práticas Interdisciplinares para o Ensino de Matemática – LabMat. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores de Matemática: Formação Inicial, Saberes e Identidade Profissional – GEPEMAT, e o Projeto de Extensão Escolar de Práticas em Ensino das Ciências Matemáticas. Vem publicando livros de sua autoria e de coletâneas na área de formação inicial do professor de Matemática e práticas letivas do professor que ensina Matemática, em colaboração com pesquisadores do Brasil e outros países. É membro do Conselho Consultivo Internacional do European Journals of Education Studies. Coordenador o Núcleo de Matemática do Programa Residência Pedagógica da CAPES no campus de Cáceres da Universidade do estado de Mato Grosso.