Capa do livro: GEOGRAFIA ESCOLAR: <br>reflexões, práticas e formação de professores

GEOGRAFIA ESCOLAR:
reflexões, práticas e formação de professores

Autores: Gabriela Dambrós - Leonardo Pinto dos Santos - Victória Sabbado Menezes (Orgs.)

O livro reúne um conjunto de capítulos de professores pesquisadores do Brasil que se dedicam às temáticas concernentes à Geografia escolar e à formação de professores nesta área. Trata-se de uma obra que apresenta proposições teórico-metodológicas, práticas e reflexões relacionadas ao ensino de Geografia no contexto contemporâneo.

Impresso
de R$ 50,40 por
R$ 43,20
Digital
de R$ 50,40 por
R$ 35,28

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3598-4
DOI: 10.24824/978854443598.4
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO UM LIVRO FEITO DE DOBRADIÇAS EM TEMPOS DE DEFESA DO ÓBVIO - 9
  • PAULO, JEAN E EDGAR: um pensamento às Gabrielas, aos Leonardos e às Victórias do Brasil - 13
  • RESPIROS E PLURALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA - 27
  • O PAPEL DO PROFESSOR EM TEMPOS DE ASCENSÃO DA IDIOCRACIA - 37
  • O LUGAR COMO RECORTE ESPACIAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: criando espacialidades em sala de aula (ou: quando professores de Geografia dialogam) - 49
  • PARA ALÉM DAS CONCEPÇÕES SIMPLISTAS DE PAISAGEM: refletindo sobre o conceito de paisagem através das representações dos alunos do Ensino Médio - 63
  • O SENTIDO DO CORPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Maurice Merleau-Ponty pelas mãos de Lima - 77
  • O USO DE FILMES PARA ENSINAR GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 93
  • A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS - 105
  • A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DE CAMPO: formando professores de Geografia para a educação básica - 121
  • METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: reflexões sobre um projeto de elaboração do atlas geográfico escolar municipal - 135
  • SOBRE OS AUTORES - 151
SOBRE OS ORGANIZADORES
GABRIELA DAMBRÓS
Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela UFSM (2014). Mestra em Geografia pela UFSM (2014). Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela UFSM (2015). Doutora em Geografia pela UFRGS (2018). Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas.

LEONARDO PINTO DOS SANTOS
Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico (2013) e Graduado em Licenciatura Plena em Geografia  pela UFSM (2013). Especialização em Mídias na Educação (2018) e Mestrado em Geografia pela UFRGS (2015). Doutor em Geografia pela UFSM (2019). Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais, no PNLD 2018 Geografia Ensino Médio, no PNLD 2019 e no PNLD 2020 Projetos Integradores. É professor da Rede Estadual do Rio Grande do Sul (SEDC/RS).

VICTÓRIA SABBADO MENEZES
Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa em Ensino de Geografia. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa em Ensino de Geografia. Integrante do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGEO-UFRGS).

SOBRE OS AUTORES
ANA MARIA DE OLIVEIRA PEREIRA
Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE de Novo Hamburgo, Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo; Graduação em Geografia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, atuando nos cursos de Geografia e Pedagogia.

BRUNA BRENTANO
Graduada em Geografia – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pós-graduada em Mídias na Educação – Especialização pela UFSM, graduanda em Pedagogia – Licenciatura Plena pela UFSM e pós-graduanda em Especialização em Educação para os Anos Finais do Ensino Fundamental pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Atua na rede particular de ensino nos anos finais do Ensino Fundamental.

CARINA COPATTI
Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduada em Geografia e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora na rede municipal de ensino do município de Charrua/RS.

DANIEL ALMENTEIRO GOMES DE FREITAS
Licenciado e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando em Geografia pela PUC-Rio. Professor da Rede Estadual do Rio de Janeiro – SEEDUC/RJ.

DANILO SANTANA PORCARI DIAS
Graduado em Licenciatura Plena em Geografia com ênfase em Meio Ambiente, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica. Doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Geografia na Rede Estadual de Educação e na Rede Privada de Ensino.

FELIPE VELHO AZEVEDO COSTA
Bacharel e licenciado em Geografia pela UFRGS. Especialista em Psicanálise da Infância e Adolescência (UFRGS 2017) e mestrando na linha de Ensino de Geografia da UFRGS (2017-2019), atualmente leciona em três instituições de ensino da rede privada em Porto Alegre/RS.

GUSTAVO ARGENTA
Professor de Geografia, graduado em Geografia – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, pós-graduado em Mídias na Educação – Especialização pela Universidade Federal de Santa Maria e pós-graduando em Especialização em Educação para os Anos Finais do Ensino Fundamental pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Atua como professor no município de Estrela/RS nos anos finais do Ensino Fundamental.

IGOR ARMINDO ROCKENBACH
Doutorando na linha de Ensino de Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realiza pesquisas na área do Ensino de Geografia, especialmente acerca da prática docente e da formação inicial e continuada de professores de Geografia.

KAINAN RODRIGUES DOS SANTOS
Licenciado e Mestre na linha de Ensino de Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor de Geografia na rede de ensino do município de Florianópolis. Pesquisador na área de políticas públicas na formação de professores de Geografia. Tem experiência no ensino de Geografia na educação básica.

LEONICE APARECIDA DE FÁTIMA ALVES PEREIRA MOURAD
Graduada em Direito (1990), História (1999), Ciências Sociais (2007), Geografia (2017) Agricultura Familiar e Sustentabilidade (2018) e Serviço Social (2018); Mestra em História da América Latina (2002) pela UNISINOS. Mestra em Geografia (2015) pela UFSM; Doutora em História da América Latina (2008) pela UNISINOS; Doutora em Geografia pela UFSM (2019). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSM.

MARCIA APARECIDA GARCIA DOS SANTOS PORCARI
Graduada em Licenciatura Plena em Geografia com ênfase em Meio Ambiente, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Ensino de Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutoranda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de Geografia na Rede Privada de Educação, na qual leciona para turmas de Ensino Fundamental II e Médio.

MARCOS BOHRER
Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorando da linha de ensino de Geografia (UFRGS). Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUCRS. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC – Campus Videira).

ROBSON OLIVINO PAIM
Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de Geografia em Processos Educativos. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor do curso de Geografia no Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul.

ROSA ELENA NOAL
Possui doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo/USP (2001) e Pós-Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF (2014). Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos temas: Formação de professores, Cartografia Temática e inclusão na perspectiva da Educação Popular.

SABRINA GUIMARÃES REIS
Licenciada em Geografia – UERJ/FEBF. Mestre em Geografia – UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC-Rio, na linha de pesquisa Espaço, Cotidiano e sustentabilidades. É integrante do grupo de pesquisa URAIS da PUC-RIO e Professora Substituta na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SANDRO DE CASTRO PITANO
Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) com Pós-Doutorado Sênior/CNPq pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS (2016-2017). Tem experiência na área de educação e desenvolve pesquisas sobre educação popular, metodologias participativas e pensamento de Paulo Freire.

TUANE TELLES RODRIGUES
Formada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2017. Mestra em Geografia (UFSM, 2019), especialização em Metodologia no Ensino de Geografia e Educação a Distância: Gestão e Tutoria (UNIASSELVI, 2019). Atualmente é doutoranda em Geografia (PPGGeo-UFSM). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino de Geografia e Inclusão, Cartografia Escolar, Cosmografia Geográfica e TIC’s.