Capa do livro: OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO

OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO

Autores: Adriana Moreira de Souza Corrêa - Edilson Leite da Silva - Egle Katarinne Souza da Silva - Jefferson Antônio Marques (Orgs.)

A produção deste livro é resultado das discussões e atividades do projeto de pesquisa intitulado: Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA), vinculado a Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza (UACEN) do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O livro está organizado em 11 capítulos sistematizados em duas vertentes principais. Cinco capítulos trazem discussões conceituais sobre o uso da tecnologia no intuito de situar o leitor quanto aos conceitos e abordagens utilizados nos escritos produzidos pelo grupo. Nesse sentido, discorrem tanto dos próprios Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs), quanto as inerentes discussões sobre uso desses recursos em diferentes contextos, considerando aspectos como a modalidade regular, a Educação Especial, diferentes níveis e etapas de aprendizagem e ensino em diferentes formatos: complementados ou baseados no uso das tecnologias que foram foco de discussões e permearam outros escritos nessa vigência do GEDOVA. Os outros seis estão relacionados às atividades práticas, também relacionadas à temática do livro e desenvolvidas por membros que atuam e/ou atuaram no projeto.

Impresso
de R$ 57,56 por
R$ 44,28
Digital
de R$ 51,48 por
R$ 33,21

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3853-4
DOI: 10.24824/978854443853.4
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO
ADRIANA MOREIRA DE SOUZA CORRÊA
Especialista em Educação Especial – formação continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Pedagogia pela UFC e em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da disciplina Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Colaboradora do Grupo de Estudos Avançados sobre Letramentos (GELETRAMENTOS) e do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA).

EDILSON LEITE DA SILVA
Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Sistemas Agroindustriais (PPGSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. MBA em Tecnologias da Informação e Bacharel em Ciência da Computação ambos pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE). Professor Adjunto do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG. Colaborador do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA).   

EGLE KATARINNE SOUZA DA SILVA
Mestra em Sistemas Agroindustriais no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais (PPGSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Química Tecnológica e Meio Ambiente, e Docência do Ensino Superior. Graduada em Química no Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG. Gestora da Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo. Colaboradora do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA).

JEFFERSON ANTÔNIO MARQUES
Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduando do Curso de Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Didática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Secretário do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e atua coordenador do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA).

ADRIANA SIDRALLE ROLIM-MOURA
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Letras (UAL), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Líder do Grupo de Estudos Avançados sobre Letramentos (GELETRAMENTOS).

ALANNA GADELHA BATISTA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pós Graduanda em Neuropsicopedagogia – Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia (FATEC). Colaboradora do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA).

ANTONIEL PEREIRA DOS SANTOS
Graduando em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Membro do Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA).

ÉRICA EDMAJAN DE ABREU
Graduanda do curso de Licenciatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus Cajazeiras. Membro do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA).


EVERTON VIEIRA DA SILVA
Mestre e Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com ênfase em Química de Alimentos e seus aditivos. Especialista em Ensino de Química, Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão Empreendedora e Inovação. Graduado em Licenciatura em Ciências – Habilitação em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Química da UFCG e Professor Permanente do Mestrado em Sistemas Agroindustriais da UFCG e Coordenador de Pós-Graduação da Unidade Acadêmica de Ciências da Natureza (UACEN), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG.

FELÍCIA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA
Graduada em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Química Tecnológica e Meio Ambiente pela Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). Professora da rede estadual de ensino da Paraíba.

FRANCISCA DA SILVA
Pós Graduanda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Ensino de Química e Biologia pelo Instituto Prominas.

FRANCISCO JOSÉ DE ANDRADE
Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Matemática pela UFC. Graduado em Licenciatura em Ciências – Habilitação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente de Matemática na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Colaborador do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA).

GEOVANO CAVALCANTE DE OLIVEIRA
Graduando em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Membro do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA).

GLICICLEIDE DE SOUSA LIMA
Graduada em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Química Tecnológica e Meio Ambiente pela Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP).

IRINEU SIMÃO DA SILVA
Graduado em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da disciplina Ciências na rede de ensino do estado da Paraíba.

JOSÉ GORETE PEDROZA DE LACERDA
Mestre pelo do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais pelo Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Ciências pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduado em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química pela UFPB e em Licenciatura Plena em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIC) de Cajazeiras – PB. Professor adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande e Coordenador do Laboratório de Química do Centro de Formação de Professores (CFP) dessa universidade.

JOSÉ RIBAMAR GOMES DE SOUSA
Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Ciências Ambientais/Faculdades Integradas do Ceará (FIC). Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Membro do Grupo de Estudo: Território, Trabalho e Cidadania (GESTAR).

KÁGILA BATISTA ALVES
Graduada em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pós-graduanda Lato sensu em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes.

TATIANE BRAGA DE SA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora de Educação Infantil.