Capa do livro: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores: Viviana Borges Corte - Michell Pedruzzi Mendes Araújo - Camila Reis dos Santos (Orgs.)

“Não há que deixar de lembrar que nem todas as sementes semeadas em livros como este germinarão e nem todas que germinarem darão frutos. Dentre as primeiras, há aquelas que cairão nos caminhos e serão pisoteada e terminarão por alimentar as aves. Outras cairão entre pedregulhos e abrolhos, germinarão, mas logo fenecerão. Nesta República Militar Teocrática Neopentecostal, as sementes de Educação que estamos produzindo terão o destino dos dois grupos relatados: cairão nos caminhos e em solo onde, se germinarem, crestarão. Agora [como forma de resistência] cabe um convite para fazer a clausura desta protofonia ao Sequências Didáticas para o Ensino de Ciências da Natureza. Façamos realidade um sonho... Adentremos juntos a um cenário utópico, onde estão ausentes dissabores inseridos em nosso cotidiano pelo atual mandatório da atual (quase) ditadura teocrática em que vivemos. Redesenhados cenários, pense agora num livro com 8 capítulos acerca de Sequências Didáticas, burilados por duas dezenas de autores enlaçados com competência. Para este livro só faço um convite: À leitura. Faça-o com garra! Vale a pena! ... e uma vez mais: à leitura!”.
Attico Chassot,
no meu 39º ano de magistério,
o mais triste para Educação de todos

Impresso
de R$ 79,40 por
R$ 61,08
Digital
de R$ 69,48 por
R$ 45,81

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3667-7
DOI: 10.24824/978854443667.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
VIVIANA BORGES CORTE
Professora no Departamento de Ciências Biológicas UFES e professora permanente no PROFBIO. Dedica-se à pesquisa em Educação e Popularização da Ciência.

MICHELL PEDRUZZI MENDES ARAÚJO
Biólogo e pedagogo. Doutor e mestre em Educação pela UFES. É professor da Faculdade de Educação da UFG. Dedica-se ao Ensino de Ciências e à Educação Inclusiva.

CAMILA REIS DOS SANTOS
Bióloga e pedagoga. Mestre em Educação e Doutoranda em Biologia Vegetal UFES. Professora da Secretaria de Educação do Espírito Santo. Dedica-se à pesquisa em Popularização da Ciência e alfabetização científica.

ANDRÉ LUÍS SILVA DA SILVA
Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS  (2014) e Mestre em Química Inorgânica (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Licenciado em Química pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ (2004). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, atuando em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, na Especialização em Educação Científica e Tecnológica e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

ANDRESSA ERNANA SALES DE BRITO SOUZA
Mestranda do Programa EDUCIMAT – IFES (2016). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologias – IET (2015). Licenciada em Química pelo Centro Universitário São Camilo – ES (2012). Atualmente é professora de Química na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom João Batista da Motta e Albuquerque, localizada em Serra – ES.

CLAUDIO ROBERTO MACHADO BENITE
Doutor em Química com ênfase em Ensino de Química (2011) e Mestre em Educação (2009) em Ciências e Matemática – UFG. Especialista em Ensino de Ciências – UERJ (2006) e Licenciado em Química – UNIGRANRIO (2000). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Química, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, ambos da UFG.

CYNTHIA TORRES DAHER
Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2005). Especialista e, Gestão Educacional pela Faculdade Saberes (2003). Graduada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo (1992) e Pedagogia pela Faculdade de Educação e Comunicação Social (2000). Atualmente é docente no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) nas áreas de Educação e de Química, lecionando na educação básica técnica de nível médio e na educação superior em nível de Graduação e Pós-Graduação.

DANIEL TRUGILLO MARTINS FONTES
Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, modalidade Física da Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente atua como monitor em disciplinas da Graduação em Licenciatura em Física da Universidade de São Paulo.

DANIELLI VEIGA CARNEIRO SONDERMANN
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2015). Mestra em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2002). Especialista em Docência Superior pela Fundação de Assistência e Educação, FAESA (1997). Graduada em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Fundação de Assistência e Educação, FAESA (1995). Atualmente é professora com dedicação exclusiva do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e diretora executiva do Ifes.

DIONES MENDONÇA LÜTTIG
Especialista em Educação e Gestão Ambiental pelo Instituto Superior de Educação Ateneu- ISEAT (2012). Especialista em Educação e Divulgação em Ciências (EDIV) pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (2018). Graduou-se em Ciências Biológicas na Escola Superior São Francisco de Assis, ES (2011). Atualmente trabalha na rede Municipal de Ensino em Vila Velha-ES.

FERNANDA SOUZA DOS SANTOS
Licenciada em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2017).

GEIDE ROSA COELHO
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2011). Mestre em Educação pela UFMG (2007). Especialista em Ensino de Ciências pela UFMG (2003). Licenciado em Física pela UFMG (2001). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Desde 2014 é coordenador Adjunto do PPGEnFis–UFES.

IVINA LANGSDORFF SANTANA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Química/UFES  e Mestre em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2016). Especialista em Gestão Escolar Integradora pela Universidade Castelo Branco – UCB/RJ (2012). Graduada em Química pela UFES (2010). Atualmente atua no Ensino Superior na Faculdade Multivix (Vitória) e na Educação Básica pelo Estado do Espírito Santo.

ISAURA ALCINA MARTINS NOBRE
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2013). Mestra em Informática pela UFES (2002). Especialista em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação pela PUC/MG (1995). Graduada em Ciência da Computação pela UFV/MG (1991). Atualmente atua como Subsecretária da Subsecretaria de Planejamento e Avaliação (SEPLA) da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU) e como professora e pesquisadora no mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) ofertado pelo IFES.

JACKELINE DA ROSA MOREIRA
Licenciada em Ciências Exatas – Ênfase em Química, pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA (2017). Possui formação Técnica em Meio Ambiente pelo Colégio Coração de Maria, CCM (2009). Atualmente é membro diretivo da AGEOTUR (Associação para o Desenvolvimento do Geoturismo em Caçapava do Sul).

JOÃO PAULO PETRI ASSUNÇÃO
Mestre Profissional em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (2018). Licenciado em Biologia pelo Centro Universitário São Camilo- ES (2007). Licenciado em Física pela Universidade Metropolitana de Santos-SP (2011). Graduando em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro – UNISA. Especialista em Ciências Biológicas (2008), Metodologia do Ensino de Química (2008) e Educação Ambiental (2009) pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ. Especialista em Metodologia do Ensino de Física pela Faculdade São Francisco – FSC (2011). Atualmente é Professor efetivo na área de Ciências/Biologia da Rede Estadual de Ensino/SEDU e da Rede Municipal de Anchieta-ES.

JOSÉ CLÁUDIO DEL PINO
Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Aveiro – UA–Portugal (2004). Doutor em Engenharia de Biomassa (1994) e Mestre em Ciências Biológicas (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Ensino de Química pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (1988). Licenciado em Química (1975) e Graduado em Química Industrial (1975) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua como Professor-orientador dos Programas de Pós Graduação em Química e em Educação em Ciência Química da Vida e Saúde.

JOSIANE DE ALMEIDA TREVISANI
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Presidente Prudente. Licenciada em Pedagogia pela UNAR-Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2017). Graduada em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/ Unesp/ Presidente Prudente (2014). Atualmente é Professora de Educação Infantil e Professor I da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente-SP.

LEANDRO DA SILVA BARCELLOS
Mestre Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2017). Licenciado em Física pela UFES (2014). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Espírito Santo.

LEONARDO POLESE ALVES
Mestre em Educação em Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação EDUCIMAT do Ifes (2013). Especialista em Educação Profissional Técnica Integrada à Educação Básica de Jovens e Adultos (Proeja) pelo Ifes (2010). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (1992). Atualmente é Professor do Curso Técnico em Geoprocessamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES – Vitória) e professor de Física no Ensino Médio do Centro Educacional Charles Darwin (Vitória-ES).

MICHELLE KENIA SOARES DE SENA
Licencianda do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

NAYARA BORGES DE OLIVEIRA CORRÊA
Mestra em Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis (2019). Possui especialização em Ensino da Matemática, pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica (2014). Graduada em Licenciatura em Matemática, pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica (2012). Docente da Rede Estadual de Goiás. Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI-UFG). Atua com projetos na área de formação inicial e continuada de professores e na produção de materiais didáticos.

ORLANDO GOMES DE AGUIAR JÚNIOR
Pós-doutorado em Educação em Ciências na Universidade de Leeds, Inglaterra (2003-2004) e na Universidade de Massachussets-Boston (U-Mass Boston) e UFBA (2017-2018). Doutor, em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2001). Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1995). Licenciado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação da UFMG, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência da UFMG.

PAULO CÉSAR DE ALMEIDA RABONI
Pós-doutorado em Didática das Ciências pela Universidade de Lisboa (2014) e Ensino de Ciências pela FE/USP (2013). Doutorado (2002) e Mestrado (1993) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus de Presidente Prudente, no curso de Pedagogia e no programa de Pós-Graduação em Educação.

PAULO ROGERIO GARCEZ DE MOURA
Doutor em Educação em Ciência Química da Vida e Saúde (2016) e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2009). Também é Especialista em Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ (1998) e Licenciado em Química pela UNICRUZ (2002). É Professor do Magistério Superior na Graduação (DQUI) e no Programa de Pós-Graduação em Química, como Professor-orientador de mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Também atua como Professor Visitante do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Vila Velha (ES) no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – ProfQui. Atuou como Professor de Química de 1993 a 2016 na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

ROBSON LOPES CARDOSO
Pós-graduando em Educação Ambiental Pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal – FESLJ. Pós-graduando em Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Ciências Biológicas (Bacharel) pela Faculdade Anhanguera (2012). Graduado em Ciências Biológica (Licenciatura) pela Centro Universitário de Goiás (2010). Licenciando em Química pela Fundação Antares de Ensino Superior – FAESPE. Atualmente é professor de Biologia e Ciências Naturais no Colégio Estadual Jarbas Jayme (SEDUC/GO).

SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE
Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Aveiro, UA, Portugal (2014) e Universidade de Brasília – UNB (2014). Doutor em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ (1999). Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1993). Especialista em Sistema de Gestão da Qualidade pela Universidade Estácio de Sá – UNESA (2003). Graduado em Química (1994) e Engenharia Química (1990) pela UFRJ. Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e leciona Química e Educação em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do IFES.

STELLA MARIS CAMPOS SILVA
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2015). Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG (2009). Atualmente é Professora de Ciências e Biologia, na rede particular de ensino de Belo Horizonte – MG.

VILMA REIS TERRA
Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1997). Mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP (1991). Especialista em Microbiologia pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL (1985). Graduada em Química pela Universidade José do Rosário Vellano (1985). Licenciada em Química pela Universidade José do Rosário Vellano (1978). Atualmente é Professora e Pesquisadora do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

VIVIAN COSTA FERREIRA
Licencianda do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).